160.000

Longe de pretender escrever um qualquer exaustivo artigo sobre a variada gastronomia japonesa , não posso no entanto deixar de fazer um post sobre o assunto pois

 a gastronomia japonesa é levada tão , tão a sério neste país que nos sentimos confusos e ignorantes quando não conseguimos acompanhar qualquer conversação , por mais simples que seja , sobre o assunto em questão…..; aliás é engraçado que quando conhecemos um japonês que fala algum inglês , depois das primeiras 3-4 perguntas da praxe ( se gostamos do Japão , quais as cidades que já conhecemos , há quanto tempo estamos no país, etc ) vem a pergunta sacramental e obrigatória : DO YOU LIKE JAPANESE FOOD ??? Se somos sinceros e dizemos que de peixe cru (SASHIMI ) não morremos de amores, bom então descemos de imediato na consideração do nosso interlocutor …… PACIÊNCIA !!! não se pode gostar de tudo , não é verdade???

Mas comecemos pelo título deste artigo : embora TOKYO seja uma das maiores cidades deste planeta , a proporção de restaurantes existentes é desmesuradamente grande : cerca de 160.000 !!! Como termo de comparação , PARIS apenas com alguns poucos…………milhões de pessoas a menos, tem (só) 15.000 ; mas o melhor vem a seguir : TOKYO tem a maior concentração no mundo de restaurantes classificados com 3 estrelas MICHELIN ……………SÓ 16 !!! Com 2 estrelas MICHELIN ?? apenas………52 e com UMA ESTRELA MICHELIN são só……….179 !!! Enfim , algo que nos faz à partida sentir insignificantes…….pois em PORTUGAL temos apenas 2 ou 3 se não me engano ( e de 1 estrela apenas…) .

Mas antes de falarmos um pouco sobre a comida propriamente dita , há que falar sobre os LOCAIS onde essa comida é servida, ou seja os variadíssimos tipos de restaurantes que existem no JAPÃO ; enquanto que em PORTUGAL temos uma variedade de locais de certo modo limitada ( e ainda bem !!! ) no JAPÃO a ………confusão é enorme ! Nós temos as casas de pasto/tascas,restaurantes simples e restaurantes de luxo,além das pequenas variantes tais como os snack-bar ,as churrascarias,etc ; ora no JAPÃO senti-mo-nos perdidos entre :

RYOTEI : restaurantes ultra sofisticados e caríssimos onde na prática somente se entra por convite ( muito inacessíveis ) , onde se serve o supra-sumo da gastronomia japonesa e  onde uma refeição pode custar sem grande esforço € 250 a € 300……….e até mais – – – – – por pessoa !

KAISEKI : restaurantes ”carotes” mas já acessíveis a qualquer um , servem o mesmo tipo de comida que os anteriores mas num ambiente não tão exclusivo e onde os chefs não são super-estrelas .

IPPIN-RYORYA , KORYORYA , IZAKAYA : a melhor explicação é esta : equivalem aos bistros franceses ou aos restaurantes de tapas espanhóis .

NOMYA e AKA-CHOCHIN : correspondem às nossas tascas .

BARES DE MASSA : baratos , servem RAMEN , SOBAYA ,  SOUMEN e UDON , tudo isto são tipos distintos  de massa japonesa , e eles vão aos arames quando nós dizemos : ”pois , é a mesma coisa que PASTA não é ”??? ( na realidade não é……)

SUSHI : de vários preços e incontáveis variedades , os mais populares no Ocidente ….

YAKINIKUYA : churrasqueiras de tipo coreano .

KISSATEN : cafetarias que servem comida simples .

RESTAURANTES ESPECIALIZADOS : uma interminável lista que inclui , entre muitos outros ,  os restaurantes que servem FUGU , ou seja o peixe-balão , super venenoso e ultra caro !!!! o seu veneno é cerca de 1.000 vezes mais potente que o cianeto e só chefs altamente experimentados sabem cozinhar este peixe  sem perigo , tendo de ser devidamente credenciados. A maioria dos ocidentais não arrisca…….pois o veneno actua em menos de 1 hora e é drasticamente mortal  !

Mas antes que algum dos estimados leitores comece a pensar que eu sou fanático por cozinha japonesa , devo desde já informar que por nada a trocaria pela nossa super saborosa e inigualável cozinha tradicional portuguesa – – – – – – DE MODO ALGUM !!! Para ser franco , até nem é uma gastronomia que eu aprecie muito , mais do que o sabor , na cozinha japonesa aprecio a apresentação…..

Vamos pois pegar nos …….HASHI (pauzinhos para comer ) e dar-vos uma ideia geral , de uma forma assaz simplista , do que se come essencialmente no JAPÃO : dois tipos básicos , WASHOKU (pratos japoneses) e YOSHOKU (pratos ocidentalizados) , mas o que quer que se coma , o arroz branco está omnipresente : é um arroz diferente do nosso (bastante diferente ) pois  após ser cozido  aglutina facilmente afim de ser recolhido pelos célebres pauzinhos ; tem um sabor muito bom , apenas cozido sem quaisquer condimentos , embora se possam misturar alguns dos saborosos molhos que eles têm.

SUSHI , MAKI-ZUSHI , NIGIRI-ZUSHI  , CHIRASHI-ZUSHI e SASHIMI : tranches de peixe,ovas,camarão,lula, e outros mariscos crus , servidos em canapés de arroz avinagrado e levemente doce com ou sem algas,há imensas variantes e incontáveis ingredientes / produtos associados .

TEMPURA : peixe,camarões e legumes envoltos numa massa fina e fofa  de farinha e fritos,mergulhando-se em seguida num molho ( este prato é de origem portuguesa ! ) – – – – – O MEU PREFERIDO !

TEPPANYAKI : pedaços de carne,peixe,mariscos,legumes , salsichas, etc  tudo grelhado na chapa à sua frente……pelo próprio ! provámos em 2 locais e gostámos! A carne é cortada quase tão fina que mais parece fiambre !

SUKYAKI : tiras finas de carne cozinhadas uma espécie de marmita com molho de soja,saké e açúcar,acompanha com vegetais e tofu, depois de cozinhado mergulha-se em ovo cru.

SHABU-SHABU : parecido com o sukyaki mas mergulha-se num caldo quente e juntam-se sementes de sésamo e/ou soja e sumo de limão.

YOSHOKU : versão japonesa da cozinha ocidental,tipo omeletes,hamburguers,camarão frito , croquetes,panados , etc

UNAGI : espetada de enguias de água doce grelhadas .

KANI-NABE : guisado de caranguejo ; provámos em OSAKA e gostámos.

YAKITORI : espetadas grelhadas no carvão de toda a espécie,tais como carne de vaca,frango,fígados de aves,cogumelos,asas de frango,pimentos,cebolas,etc : um dos mais populares no Japão .

RAMEN : massas finas chinesas mergulhadas em caldo, juntando-se tiras de carne,ovo,legumes,almondegas,rebentos de soja,etc

SOBAYA ou SOUMEN :  massa típica japonesa tipo spaghetti muito fino , depois de cozida mete-se num prato com algum gelo por cima para rápido arrefecimento , apanha-se com os pauzinhos e mete-se cada ”garfada” numa pequena taça com um molho próprio e……sorve-se rapidamente e com muito barulho ; é engraçado ver os japoneses a comer a SOBAYA / SOUMEN pois sorvem a massa com um barulho infernal , dizendo que quanto mais barulho fizerem melhor sabe a massa…… o que em qualquer restaurante ocidental poriam todos os outros comensais ……….com os olhos em bico !!!  Enfim , mas quanto a etiqueta  teríamos de fazer um outro post especificamente dedicado ao assunto…..; experimentámos mas …………………ficámos indiferentes e não fizemos o barulho a sorver que deveríamos ter feito !!! UDON , é uma massa tipo spaghetti mas muito grosso quase com 1 cm de diâmetro e, aqui está o problema , extremamente comprida , cerca de 50 cm : difícil de comer !

TONKATSU : escalope de porco panado e frito com variados molhos , muito bom !

Há mais alguns pratos típicos contudo seria demasiado exaustiva a explicação ; o certo é que a gastronomia japonesa é muito apreciada internacionalmente e , nas grandes metrópoles do mundo tais como PARIS,LONDRES,NEW-YORK,SYDNEY, SÃO PAULO , etc os restaurantes mais caros e sofisticados são sem dúvida os  japoneses……

Os restaurantes mais normais/corriqueiros ( chamados SHOKUDO )  têm nas montras os seus pratos típicos com a comida em……….PLÁSTICO , exactamente como se fosse verdadeira ( incrivelmente realista ) , aliás tudo tão bem feito que nem queremos acreditar que a massa,a carne,o ovo ,o peixe , os legumes,as sobremesas, os gelados, etc,etc são pedaços de plástico pintados………; há aliás um bairro em TOKYO onde existe uma enorme rua apenas e só dedicada a um tipo de lojas, exactamente as lojas que vendem esses pratos já ”confecionados” com comida de plástico !!!! Essa rua  chama-se KAPPABASHI-DORI e fica em TOKYO SETENTRIONAL, para mim um dos ”must” a visitar em TOKYO .

As fotos da comida japonesa que provámos estão na respectiva secção de ”COMIDAS” , mas para mim , o mais engraçado de tudo é ver as diferentes comidas de plástico ! O REALISMO IMPRESSIONA QUALQUER UM :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas antes que me esqueça , conto-vos 4 curiosidades sobre uma ida a um restaurante : 1ª : a gorjeta é algo absolutamente desconhecido e nunca usado , pois a explicação é simples : gratificar um serviço é degradante para quem recebe além de que  evidencia que o trabalho do empregado está a ser mal remunerado ! Portanto , nem pensar deixar uns ”trocos” na bandeja…..; 2ª curiosidade : para pedir a conta não se fala, o gesto é colocar o dedo indicador meio cruzado com o dedo médio e por a mão no ar , a bandeja com a conta vem de imediato e o comensal levanta-se e vai pagar à caixa , em caso algum se deixa o dinheiro na mesa………; embora , em muitos locais onde se come , quando pedimos a comida , de imediato a conta parcial é colocada num copo próprio na mesa , se se pede algo mais é só acrescentar no tal talão….: PRÁTICO SEM DÚVIDA !!!

 

 

 

A terceira é muito engraçada : é absolutamente normal e faz parte integrante da etiqueta japonesa o dono do restaurante ou o seu gerente , vir à porta despedir-se dos comensais e agradecer reconhecido a visita ao estabelecimento , e aí meus amigos, as vénias parecem não terminar e os salamaqueques são mais que muitos , a lenga-lenga dura no mínimo 1 minuto………; para nós é totalmente ridículo , mas para os japoneses tal faz parte da sua cultura e tradições………e do seu sentido de educação e etiqueta ! Mas não há dúvida que é extremamente engraçado apreciar aqueles salamaqueques todos à porta dos restaurantes…..

A 4ª curiosidade é algo impensável na EUROPA ou nos E.U.A. : restaurantes , snacks e outros em………andares !!! É verdade , vimos em muitas cidades e ficámos espantados : em baixo na rua os respectivos cartazes muito coloridos e cheios de fotos com os preços , assim como a indicação …..5º andar ou 8º andar!!! Toma-se o elevador e …….. entra-se no restaurante , faz confusão e é um pouco claustrofóbico pois em geral não há janelas mas a extracção de fumos e cheiros é 100% perfeita ; experimentámos em NAGASAKI  e em TOKYO , mas é algo digamos assim ”esquisito”……..

Mas o japoneses são sem sombra de dúvida um povo estranho , com pormenores sobre certas matérias que nos deixam sem saber o que pensar….; estou a referir-me ao dinheiro, por exemplo . A atitude dos japoneses perante o dinheiro é algo que nos confunde ; relembro que estivemos em muitas cidades e regiões do Japão , portanto trata-se de algo que presenciámos CENTENAS de vezes : nunca há troca de dinheiro de mão para mão , isto é , de comprador para vendedor e vice-versa : invariavelmente o dinheiro é depositado numa vulgaríssima cestinha de plástico de onde a outra parte (vendedor ou comprador) o retira ; havendo troco, o processo é idêntico…..; isto verifica-se nos supermercados, em qualquer tipo de lojas , nas portagens ( que estranho quando chegamos a uma portagem e o portageiro nos estende uma vulgar cesta de plástico onde deveremos depositar o dinheiro !!! ) , bombas de gasolina, restaurantes, nos BANCOS (!!!)etc,etc,etc ; faz-nos uma certa confusão no início pois ficamos com a sensação que o dinheiro é uma coisa nojenta, suja da qual nos devemos desligar ; inclusivamente uma parte significativa de certas profissões usa luvas brancas quando mexe em dinheiro……. OU SEJA, MAIS UMA JAPONESICE !!!

 

a cesta azul é para nós colocarmos o dinheiro e….recebermos o troco : o dinheiro não se dá ou recebe em mão !!! ESTRANHO , NÃO É ???????

Mas voltando ao assunto da comida , no Japão a escolha é absolutamente infinita pois mesmo para alguns menos……………exigentes  , se tudo isto não servir, têm ainda a chamada JUNK FOOD com  largos MILHARES de MCDONALD’S , KFC , PIZZA HUT e outros congéneres , similares e sucedâneos espalhados por tudo quanto é rua,avenida e esquina …………….. é preciso é por o pessoal a comer a toda a hora…………………….MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA !!!!!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “160.000”

  1. João Firmino diz:

    Boa noite, David e Marília

    Foi este o relato mais completo que já li sobre comida e restaurentes japoneses…no Japão.
    E pitoresco! Relato, como de costume, com doses de humor, que nos fazem rir com vontade.

    Cá ficamos à espera de mais notícias…sobre esta e sobretudo sobre a próxima viagem!

    João Firmino/CAB

  2. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Obrigado pelas imagens, das réplicas dos pratos de plástico e relatos que a meu ver, são um autentico curso de formação de gastronomia Japonesa. onde não falta os pormenores, com piada a complementar tudo.

    Abraço
    Fernando Ramos

  3. Cisfranco diz:

    Gostei muito. O seu relato é um tratado sobre o assunto. Um abraço.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      ainda bem que gostou, quando degustar comida japonesa já sabe o que pedir!
      um abraço
      david+marilia

  4. Olá meus caros amigos

    Que delicia ler uma crónica como a vossa. Ela proporciona-nos um sem fim de curiosidades (a que chamais de japonesices) sobre o Japão e as suas gentes. Sobre a cultura gastronómica e os hábitos que que lhe são intrínsecos.
    Ao ler as v/ crónicas, penso no interesse que seria a edição da viagem em livro. Porque, para além da escrita ser quase perfeita, existe esse valor acrescentado que é o desconhecimento de todos nós duma cultura longínqua … e que julgavamos tão próxima!
    Continuação de boa viagem
    Abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      mais um dos muitos simpáticos comentários a que nos habituou ao longo de muitos meses , mais uma vez muito obrigado !
      quanto ao livro , eu continuo a dizer o mesmo que disse há vários anos atrás quando me sugeriram a mesma coisa : é preciso ter REALMENTE jeito , e eu creio que não chego a esse ponto…., mas de qualquer modo sinto-me lisonjeado pela ideia!
      um abraço e até à próxima….viagem !
      david+marilia

  5. José Ricardo Ferrari diz:

    Uma aula de gastronomia.
    Querido casal, visitar esta página sempre traz benefícios.
    Aprendi muito. Vou correndo para um restaurante Japonês.
    Aqui no Brasil temos ótimos restaurantes, mas nenhum supera o piorzinho de lá.
    Abraços.
    Parabéns pela classificação para a copa 2014. Bela exibição de Cristiano Ronaldo.

    • admin diz:

      olá josé ! seja bem aparecido…… e obrigado por continuar a comentar
      um abraço
      david+marilia

  6. Aurélio Raposo diz:

    Amigos David+Marília já há algum tempo que não espreitava as vossas viagens,fiquei satisfeito de saber que já tinha realizado a viagem ao Japão que já sonhava com ela há algum tempo,aqui fica o meu abraço e até breve.

    • admin diz:

      a sua ausência durante muitos , muitos meses deixou-nos……..apreensivos , pensa-se sempre o pior…!
      ainda bem que o podemos voltar a ler
      um abraço
      david+marilia

      • Aurélio Raposo diz:

        Caros amigos David e Marilia,em relação ao meu problema de saúde parece-me estável,vamos ver daqui em diante se não há surpresas,para que possa haver disposição para acompanhar as vossas aventuras,um abraço.

  7. filipe diz:

    Muito bom. Estou a ficar viciado neste blog.

    • admin diz:

      olá filipe !
      muito amável da sua parte , esperamos que se divirta e que igualmente este site lhe permita adquirir conhecimentos úteis para as suas futuras viagens.
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks