30 DIAS NO MAR……..

Não foram 30 dias mas quase : foram 28 dias ( quase ) a ver apenas muita ÁGUA !!! foram ao todo 10423 milhas marítimas ( 1m.m. = 1.852m ) portanto é só fazer a conta !

 a travessia do ATLÂNTICO francamente foi o que nós designamos por um real frete ; custou horrores pois ao fim de 1-2 dias já está tudo visto no navio e nada mais resta do que ver água e mais água e mais água à nossa volta……; com a costa em média a 500-600 kms de distância ( !!!!! ) pode-se imaginar o cansaço que é de ver tanta água…tantos dias !!! A velocidade média de navegação foi de 16 nós/hora o que equivale a quase 30 km/ .

Mas vamos a alguns detalhes :

Em primeiro lugar , o navio mais uma vez……mudou !!! Acabámos por embarcar num ”irmão gémeo” chamado GRANDE ATLÂNTICO , apenas um ano mais novo , de resto tudo igual ; navio já com uma idade de certo modo avançada , com comodidades muito básicas , oficiais da BULGÁRIA e tripulação das FILIPINAS ; comida a bordo regular , uns dias bastante aceitável quase BOA , outros dias muito má !!! Excesso de guisados , abuso incrível de pimentos cozinhados , enfim , muito diferente do que tinha lido anteriormente das tripulações italianas e sobretudo dos cozinheiros italianos !

O embarque propriamente dito foi muito fácil : tínhamos as coordenadas do cais de embarque no monstruoso porto de ANVERS e fomos directamente para lá , depois de passarmos a segurança e mostrarmos os bilhetes ; fechámos bem o gás , inclusivamente a torneira de segurança , desligámos a água , desligámos a corrente interna de 12V , já tínhamos feito a mala com os artigos indispensáveis para a viagem marítima e , chegados à borda do navio , um marinheiro deu-nos as boas-vindas e conduziu-nos ao nosso camarote ; o tamanho do ”monstro” visto ao pé é verdadeiramente assustador !!!

 

IMG_0295

 

 

IMG_0086

 

A visita ao interior do navio foi extremamente interessante :

 

IMG_0057

 

IMG_0066

 

IMG_0068

 

IMG_0072

 

IMG_0073

 

IMG_0074

 

IMG_0075

 

IMG_0077

 

uma porca maior que o nosso tronco !!!

uma porca maior que o nosso tronco !!!

 

IMG_0129

 

os cabos de amarração são quase tão espessos quanto os nossos braços...

os cabos de amarração são quase tão espessos quanto os nossos braços…

 

IMG_0143

 

IMG_0142

 

IMG_0059

 

 

A partida estava programada para as 15h00 de 22-08-2015  mas apenas largámos as amarras pelas 23h00 DO DIA SEGUINTE !!!  entretanto fizemos conhecimento com os companheiros de viagem que embarcaram igualmente em ANVERS ( 2 jovens francesas +1 casal ele belga ela francesa ) assim como conhecemos os 5 passageiros que já tinham embarcado em HAMBURGO ( 1 casal de alemães + 1 alemão sózinho + 1 casal ela polaca ele austríaco ) ; de IMEDIATO se formaram 2 grupos bem distintos e que mal se falaram durante a viagem pois o antagonismo foi enorme : os de ANVERS e os de HAMBURGO ; foi muito,muito difícil conviver com pessoas tão diferentes e , infelizmente , com comportamentos sociais tão reprováveis : a falta de classe , a ignorância e sobretudo a boa educação eram chocantes , enfim , numa palavra , TALVEZ DAS PESSOAS MAIS DESINTERESSANTES DESTE PLANETA PARA SE CONHECER !!!!! PARECIAM ESCOLHIDOS A DEDO !!!

Estivemos a observar  o carregamento da ”besta” durante mais de 1 dia , uma incrível azáfama para carregar nos seus 6 andares de carga (!!! )tudo o que se possa imaginar que tenha rodas : carros novos destinados à América do Sul , carros usados destinados a África , máquinas agrícolas , máquinas industriais de todo o tipo , bulldozers , camiões , châssis , chapas enormes de ferro , equipamentos militares , enfim , um mundo enorme de cargas !

 

a rampa de acesso subida.

a rampa de acesso subida.

 

IMG_0181

 

 

a rampa descida.

a rampa descida.

 

IMG_0085

 

IMG_0083

 

IMG_0118

 

o interior de um barco salva-vidas

o interior de um barco salva-vidas

 

entrada no porto de VITÓRIA

entrada no porto de VITÓRIA

 

IMG_0187

 

largas centenas de carros topo de gama (mercedes,bmw,porsche,etc) , muitos milhões de euros nos porões

largas centenas de carros topo de gama (mercedes,bmw,porsche,etc) , muitos milhões de euros nos porões

 

os carros de luxo foram todos desembarcados nos 3 portos brasileiros que escalámos : VITÓRIA+RIO+SANTOS ....no Brasil há muito dinheiro !

os carros de luxo foram todos desembarcados nos 3 portos brasileiros que escalámos : VITÓRIA+RIO+SANTOS ….no Brasil há muito dinheiro !

 

IMG_0369

 

IMG_0301

 

em CONAKRY foram descarregados os carros velhos que a EUROPA já não aceita...

em CONAKRY foram descarregados os carros velhos que a EUROPA já não aceita…

 

Seguiram-se vários dias de mar mais ou menos calmo até aportarmos a DAKAR – SENEGAL , logicamente passámos em frente à costa portuguesa , mas a costa estava demasiado longe……a cerca de 600 kms ; passámos junto às ILHAS CANÁRIAS e sempre com mar calmo…. ; em DAKAR estivemos um  dia a descarregar carros usados  e não nos foi permitido ir a terra , era complicado obter as autorizações portuárias sem termos visto , além de que a ameaça ÉBOLA também contou ….. ; a cidade é muito monótona , já lá estive há cerca de 40 anos e nada tem de interessante para ver…. ; ficámos na amurada a observar toda a azáfama portuária e sempre à espera de ver qual seria o veículo a bordo a ser assaltado …..; fizeram-se turnos de 2 horas DIA E NOITE ,cada passageiro , para vigiar parte do porão nr. 2 onde seguiam as autocaravanas pois como é sabido , a GRIMALDI infelizmente e por mais estranho que pareça , não assume qualquer responsabilidade por qualquer furto que ocorra a bordo…..,parece mentira mas é verdade,está no contrato de transporte !

Depois foi a excitante mas calma travessia do oceano , com passagem  da LINHA DO  EQUADOR e uma ”cerimónia” que quase põe a tripulação em delírio por brincarem com os passageiros até mais não com variados tipos de praxes ……; houve um gigantesco BBQ e uma longa sessão de KARAOKE ; eu aproveitei e em vez de me cortarem uma madeixa de cabelo , mandei rapar totalmente a ”máquina zero”…………….ele vai crescer novamente !!!

 

corte radical.....dentro de 1 mês estará óptimo !

corte radical…..dentro de 1 mês estará óptimo !

 

uma das praxes

uma das praxes

 

a passagem do EQUADOR

a passagem do EQUADOR

 

a Marilia também foi praxada,claro !!!

a Marilia também foi praxada,claro !!!

 

DSC_0926

 

IMG_0208

 

durante a travessia celebrámos o 34º aniversário do nosso casamento.

durante a travessia celebrámos o 34º aniversário do nosso casamento.

 

e até mandámos fazer o respectivo bolo....

e até mandámos fazer o respectivo bolo….

 

Sempre com bom tempo , segui-se uma novidade : a escala em CONAKRY para a descarga de algumas largas centenas de carros usados , alguns tão usados e em tão mau estado que tinham de ser EMPURRADOS POR UM EMPILHADOR , imagine-se o estado em que estavam….e já agora o estado em que ficaram ! claro que são carros que já não podem ser usados na EUROPA e que são vendidos por tuta-e-meca para certos países africanos ; é engraçado pensar um pouco nas estranhas voltas que a economia dá por vezes : passados uns anos , esses mesmos veículos , já podres de velhos e sem metade das peças , são comprados pela EUROPA como……..ferro-velho , por uns míseros cêntimos/kg !!!

Claro que sendo a GUINÉ-CONAKRY um dos países onde existe mais a super-contagiosa ÉBOLA , houve que tomar precauções e ninguém sequer se aproximou dos pretinhos sem que estivesse com um fato branco especial e máscara na cara , assim como usando luvas de latex…..

De vez em quando víamos uns espectaculares pôr-de-sol :

 

IMG_0100

 

IMG_0102

 

IMG_0099

 

IMG_0098

 

Aportámos a VICTÓRIA para descarregar mais veículos  e carregar outros ”made in brasil” , depois de uma travessia longitudinal do oceano onde houve a sorte de vermos por várias vezes baleias e alguns golfinhos, todos muitíssimo rápidos a vir à tona de água e quase sem dar tempo à clássica foto ….mas algo consegui !

 

mal se vê mas garanto que é uma baleia !!!

mal se vê mas garanto que é uma baleia !!!

 

outra !!!

outras duas !!!

Seguiu-se a inolvidável entrada no estuário do RIO DE JANEIRO , com o CORCOVADO e o PÃO-DE-AÇÚCAR  a darem-nos as boas vindas…..; é realmente umas das cidades mais bonitas do mundo  sem dúvida e a entrada de barco passando entre morros é algo que nunca se esquece na vida !!! Como a descarga era apenas de algumas horas , não houve tempo de ir a terra.

RIO , com o PÃO-DE-AÇÚCAR ao fundo

RIO , com o PÃO-DE-AÇÚCAR ao fundo

 

IMG_0327

 

 

IMG_0337

 

Depois do RIO foi SANTOS , o porto que serve a imensa metrópole de SÃO PAULO ; SANTOS calculo que seja uma cidade muito desinteressante por 2 razões : 1ª nunca oiço ninguém falar dela e 2ª pelo aspecto horroroso do seu porto , a cidade deve ser do mesmo género……………adiante !

Por fim tivemos uma fantástica notícia : em vez de escalarmos ZARATE e finalmente o último porto ( MONTEVIDEO ) a companhia decidiu para contentamento de todos , escalar primeiramente MONTEVIDEO onde finalmente desembarcámos todos ( daí a viagem ter sido um pouco mais curta) ;  a entrada no país fez-se de maneira muito rápida e eficiente , a alfândega não revistou a estrelita e por consequência não descobriu os 6 kgs de bacalhau nela escondidos……….nem as 30 garrafas de vinho verde………nem os inúmeros enchidos alentejanos……….nem…..nem…..nem……!!!

 A primeira a ”pisar” terra foi a estrelita com os seus 4 novos e reluzentes pneus a queixarem-se do excessivo peso ….. ; fiz pontaria para que o 1º pneu a pisar solo uruguaio fosse o pneu direito – – – – – – – – – – superstição rodoviária !!!!

 

finalmente a desejada chegada a MONTEVIDEO

finalmente a desejada chegada a MONTEVIDEO

 

AGORA É QUE VAMOS COMEÇAR a sério A NOSSA MAIOR AVENTURA !!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



34 comentários para “30 DIAS NO MAR……..”

  1. Eduardo Rana diz:

    Amigos:
    Assim que li que chegaram sentei-me na cadeira para fazer a viagem convosco. Um abraço amigo

    • admin diz:

      olá eduardo !
      espero que se divirta com os futuros posts.
      um abraço
      david+marilia

  2. margarida diz:

    Ora então,meus queridos, vamos lá começar a grande aventura! Sim, que nõs também
    viajamos convosco. Já li o relato da viagem, que achei interessante pelas infos
    acerca da carga que transportam e respectivos destinos. As desigualdades de continente para continente são realmente muitas…
    Isso das praxes na passagem do equador é que não era para mim…Sou absolutamente
    contra as praxes. Nem nunca quis ir estudar para Coimbra, minha cidade natal, exacta-
    mente por causa de na altura ser a única onde havia praxes. Por isso fui para Lisboa!
    Enfim, isto é só um àparte.
    Fico por aqui por agora, pois tenho tarde programada. Vou jogar Mah-jong e Rummy.
    Querem vir? São sempre umas tardes bem divertidas com muito riso. Até breve.
    Aguardando as vossas news, beijinhos e parabéns pelos 34. Nós fizemos 42 também este mês. Ah e o meu neto mais velho,quase 6anos, começou hoje a vida escolar!
    Passa o tempo num instante

    • admin diz:

      olá minha querida !
      bem , 42 anos de casada………….oh filha que exagero !!!!!!!!!!!
      um beijinho para ti , um abraço ao teu e continua com saúde !
      beijos +beijos

  3. Manuel diz:

    Obrigado por esta magnifica descrição. A parte mais dificil da viagem já está, agora é só gozar o passeio.
    Pensava que essas história das praxes era só para quem atravessa pela 1ª vez o equador. De qualquer forma sempre serve para quebrar o tédio de uma viagem tão longa.
    Achei muita graça ao facto de entrarem com a roda direita 🙂

    Divirtam-se e… não se esqueçam de mandar noticias.

    • admin diz:

      olá manuel !
      eu também pensava que a praxe era apenas para os …”virgens” no assunto , mas apesar das minhas 12 travessias do equador (uma delas por barco) não houve maneira de escapar!
      o 1º post está quase a sair e o 1º país está quase visto !
      um abraço
      david+marilia

  4. Ricardo Miguel diz:

    Agora sim vai começar a aventura, mal posso esperar pelos novos relatos.

    Grande abraço

    • admin diz:

      olá ricardo !
      o 1º post ”a sério” está quase a sair….quase !
      um abraço
      david+marilia

  5. Cisfranco diz:

    Olá amigos|
    Folgo que tenham chegado bem. Agora é que a aventura vai começar. Boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      a aventura já começou , sem percalços.
      o uruguai está quase visto e seguir-se-à buenos aires.
      um abraço
      david+marilia

  6. Ana Pressler diz:

    Olá finalmente!
    Andava eu aqui preocupada sem saber onde andavam metidos! O barco que tinhas indicado chegou a Cape Town e voltou para Dakar…E eu sem vos conseguir seguir o rasto. Andava preocupada à séria até que o Xico me informou que já lhe tinhas telefonado.
    Se fosse um contentor eu consigo fazer o tracking, mas assim carga de porão não dava.
    Beijinhos
    Ana

    • admin diz:

      olá minha querida !!!
      um dos teus inúmeros admiradores…………..(EU)……………também já estranhava a tua falta de notícias!
      pois é , essa da nova troca do barco também a soubemos apenas quando já estávamos a caminho de anvers ; a grimaldi é assim !
      beijinhos para ti e um abraço para o rui.
      david+marilia

  7. Nelson Baptista diz:

    Boa viagem que tudo corra pelo melhor. grande abraço

    • admin diz:

      olá nelson !
      obrigado pelos seus votos.
      desejos de saúde para si e seu pai.
      um abraço e …..espero que a vespa se aguente !!!
      david+marilia

  8. Boa tarde. Só soube da vossa viagem no dia da partida pela nossa comum amiga Ana Pressler. Fiquei interessado em seguir as vossas aventuras. até porque gosto de viajar, mas nunca como vocês já o fizeram. Adoraria poder estar na minha Ac junto, a viajar. Aproveitaria levá-los ao Pantanal e Amazônia, Mato Grosso, terra natal da minha esposa. Enfim, fica para outra oportunidade se Deus quiser. Desejo-lhes as maiores FELICIDADES, nesta aventura. Irei gostar de saber dos vossos caminhos e aventuras. Que DEUS os proteja, sempre! Martinez Jm

    • admin diz:

      olá martinez !
      muito gosto em conhecê-lo e desde já , muito obrigado pelo simpático comentário.
      iremos até ao pantanal , mas só um pouco pois a AC está muitíssimo pesada e não tem …….”estilo” para andar por aqueles caminhos !
      um abraço e obrigado por nos seguir
      david+marilia

  9. estrela diz:

    Olá, meninos!!!! Só agora consegui arranjar um tempinho para vos escrever.

    Andando por partes, devo ser um bicho raro, pois sempre que andava no mar, dias e dias sem ver terra, adorava essa solidão de só ver água e céu…e sentir aquele fantástico cheiro a maresia… Deixaram-me saudades, esses tempos que já lá vão…

    Sobre as praxes, obviamente que também as sofri, faz parte do acontecimento e, imaginem lá, baptizaram-me de “peixe cofre”. Porque seria????? ehehehe Cá tenho o diploma, assinado por Neptuno e nem vos falo qual foi a penalização!

    Temi que a Marília enjoasse mas portou-se que nem uma marinheira! Sobre o barco em si, tirando o exagero das proporções, nada de novidade para mim a não ser o interior dos salva-vidas. Caiu-me o queixo de espanto! Nunca imaginei que fossem assim os dos Cargueiros dessa envergadura. Mas tem a sua lógica.

    Nunca fui ao Brasil e penso que será um deslumbramento essa entrada na barra, junto ao Rio de Janeiro. Estou como vocês, é sem dúvida um dos locais mais belos do nosso planeta. Às vezes, divirto-me a imaginar como seria esse local, quando por lá os portugueses fundearam pela primeira vez…natureza pura, sem a mão do homem para estragar…

    Bom, a partir de agora é que vai começar a AVENTURA dos vossos sonhos! Só posso desejar, do fundo do coração, que tudo corra bem. Olho esperto, que a região tem sempre surpresas e tu, menino, és capaz de ter alguma “recaída” e começares a espingardar para todos os lados, pensando que estás ainda na Rússia e adjacentes, puxando dos galões de juíz…(ahahaha, essa foi das melhores!).
    Manda um pequeno apontamento dizendo se aquele problema ficou resolvido. Se precisares de mais alguma coisa, diz.
    Beijocas!!!!

    PS: isto é para a Magui: não sabia que gostavas de jogar Mah-Jong! Já sabes, em setembro, quando nos juntarmos, levas o jogo, que o meu está na casa da Raquel, em Castelo Branco. Da minha parte, levo alguns instrumentos musicais… Beijocas para ti também.

    • admin diz:

      muitas dificuldades com a net.
      o problemazinho transformou-se num problemazão, o tal tipo simpático nem sequer respondeu ao meu mail…..
      estamos em buenos aires , o tempo está horrível , muitas dificuldades andar com a vespa, para agravar a mesma mostra alguns sinais de ”doença”…engasga-se e de vez em quando , sem aparente razão, o motor deixa de trabalhar….
      beijinhos

  10. Aurélio Raposo diz:

    Meus caros David e Marilia,bem vindos a terra firme,que tudo corra bem,e cá espero mais notícias boas,e fotos para alegrar a vista,grande abraço.

    • admin diz:

      olá aurélio,
      desejos de saúde e que nos continue a acompanhar com alegria
      um abraço
      david+marilia

  11. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Finalmente rodas em terra para a Estrelita começar a carregar as baterias, e vocês começarem a esperada aventura.

    Sugestiva descrição para uma monótona viagem de quase um mês. Deu para ver como se passa o tempo num “transatlântico” desse tipo.

    Cá ficamos à espera dos vossos primeiros relatos nesse continente.

    Boa sorte!

    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      sim , finalmente vemos outras cores sem ser azul !
      o 1º post sobre o uruguai está quase pronto , é só esperar mais um par de dias…
      um abraço
      david+marilia

  12. Jorge Figueiredo diz:

    Boas Viajantes
    Admitindo por antecipação a redundância do “reparo”, registo com agrado que não deixa de ser um deleite ler as suas entusiasmantes e realísticas crónicas.
    Apreciei a “arte” de reinventar formas de “matar” o tempo de forma lúdico/didática, sobretudo para nós que o seguimos.
    Após a praxe iniciática no mar, segue-se o palmilhar catedrático do asfalto, de alguém que efetivamente sabe (e muito) da poda.
    Divirtam-se, divertindo-nos e martirizando-nos de inveja (da boa claro).
    Abraço cordial

    • admin diz:

      olá j.figueiredo !
      muito obrigado pelas simpáticas palavras , quase nos babámos !
      o 1º post sobre o uruguai está quase pronto….só mais um pouco !
      um abraço e saúde
      david+marilia

  13. Duarte Andrés diz:

    Ola Dávid e Marilia
    Fico impaciente á espera do vosso relatos da vossa nova aventura. Esepro que tudo corra sobre “carris”
    Um abraço
    Duarte

    • admin diz:

      olá duarte !
      obrigado por nos seguir com paciência !
      vai sair em breve o 1º post sobre o uruguai e , esperando que os outros não levem a mal , dedico-lhe este próximo post !
      um abraço
      david+marilia

  14. Fantástica descrição. Adorei, apesar de saber da monotonia que se apodera de nós quando se passa muito tempo sobre o oceano. As fotos são maravilhosas e o v/ espírito de aventura recomenda-se!
    Parabéns pelo 34º aniversário de casamento!
    Continuação de boa viagem

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      obrigado igualmente pelas simpáticas palavras , aliás algo habitualmente seu…
      um abraço
      david+marilia

  15. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Finalmente em terra depois dessa monótona viagem,a partir de agora começa a aventura como tu dizes. Gostei das fotos e aproveito para dar os parabéns pelo aniversário de casamento,em que estive presente,quando éramos um pouco mais jovens…….
    Como sempre tu levas-nos com vocês através da tua óptima narrativa o que nos faz ficar a conhecer um pouco dos locais onde passam.Fico a aguardar os próximos posts,tudo a correr bem e beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      aproveitando uma réstea de net , aqui vai a nossa saudação com beijinhos

  16. Moreira diz:

    Fantástico…

    Que bom que tudo correu bem, para agora a verdadeira aventura começar!
    Estou anciloso por ver esses relatos!

    Desejos de uma excelente trip!!!

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      olá moreira !
      correu bem mas custou !!!
      um abraço e obrigado por nos seguir
      david+marilia

  17. Georgios Synanidis diz:

    Hello David & Marilia,
    sorry I did’t follow your trip from the begining, as we were much focused in Syros apartments.
    The article is fantastic. While I was reading it, I was travelling also , great experience. I remembere the days I was traveling as engine crew Patras to Angona Italy. But this trip is much different. I will follow you from now on ,because I have relly admire the way you act.
    Have a good luck for the continue and take care please,
    George & Afrodite

    • admin diz:

      hi george+aphrodite !
      tks for showing up , good to hear about you !
      all is going well over here.
      big hug+kisses
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks