A AVENTURA E O FANTASMA DOS MEDOS

Quando esta viagem foi planeada há muitos meses atrás,consideraram-se vários tipos de riscos devido a  diversos factores como por exemplo não podermos contar com um grande apoio diplomático se algo corresse mal, irmos atravessar regiões desérticas e /ou inóspidas e/ou conflituosas e/ou hostis,ao ser uma prolongada viagem a qualidade e quantidade dos riscos aumentaria,as dificuldades logísticas seriam enormes,os custos da mesma muito altos sobretudo devido ao alto preço dos combustíveis,etc,etc.; o que não considerámos foi que um ‘’verme nojento’’, felizmente já positivamente identificado pelas autoridades, nos pudesse  assaltar  a casa,apesar do sistema de alarme  existente e da presença do caseiro residente! Mas enfim,como tínhamos tomado as devidas precauções quanto aos bens de muito valor,nada de extraordinário foi roubado e a vida prossegue….

Felizmente nada de grave nos aconteceu até agora por estas paragens; é claro que tomamos todas e mais algumas cautelas quanto aos haveres : dinheiro SEMPRE muito escondido em variadíssimos sítios na AC,máquinas fotográficas e de filmar sempre bem resguardadas,passaportes SEMPRE fechados num cofre,nunca deixando à vista qualquer artigo que possa ser cobiçado,etc. Viajar para estas paragens nada tem a ver com os passeios que se dão em PORTUGAL ou na EUROPA dita civilizada,onde obviamente não posso incluir paragens tais como a ROMÉNIA ou a ALBÂNIA,por exemplo; requer muita preparação,alguma experiência e sobretudo um espírito aventureiro isento de medos; em caso algum se pode evidenciar medo ou receio perante estranhos,pelo contrário,deve-se ser algo arrojado,mostrar muita descontração e demonstrar que temos CARRADAS de experiência neste tipo de países- – – – – – – – – – – mesmo que não tenhamos assim tanta !!! Quando se mostra qualquer tipo de fraqueza ou timidez ou falta de ávontade,estamos a dar mais força e coragem a quem EVENTUALMENTE nos queira prejudicar ou fazer mal…. Depois há pequenos…..truques (digamos assim ) que se devem utilizar tais como se se está porventura num ambiente que pode ser hostil deve-se usar SEMPRE óculos escuros (sim,sempre mesmo que chova !!! ) pois se há algo que atrapalha quem não está com boas intenções é o facto de não poder ver os nossos olhos…..; outra coisa importante é nunca tirar do bolso muito dinheiro de uma só vez : desperta a cobiça alheia ! Mostrar em geral ‘’cara de poucos amigos’’ ajuda imenso,acreditem ; não deixar que alguém se mostre demasiado……’’friendly’’ ao ponto de se aproximar demasiado ou até tocar-nos….; NUNCA em caso algum aceitar que um desconhecido lhe mostre este ou aquele sítio muito turístico e interessante onde é mais rápido chegar de táxi- – – – – – – – ou pior ainda,no carro dele!!! As senhoras NUNCA em caso algum devem levar a sua carteira a tira-colo  de lado MAS SIM SEMPRE A TIRA-COLO À FRENTE DO PEITO !!! Enfim , muitas mais ‘’dicas’’ haveria que dar e existem até livros sobre o assunto, contudo o mais importante é ter sempre presente o BOM-SENSO !!!

Pouco a pouca vamo-nos aproximando do PAQUISTÃO ,depois de SHIRAZ seguiremos para LESTE em direcção a FASA- – – SIRJAN- – – KERMAN- – – BAM- – – ZAHEDAN e finalmente a única fronteira aberta entre o IRÃO e o PAQUISTÃO : MIRJAVEH ; esperamos a partir de BAM já ter escolta militar ou no mínimo policial iraniana,pelo menos assim nos foi prometido ! Depois da fronteira esperamos igualmente ter escolta militar ou policial paquistanesa,até ao ‘’santuário taliban’’ de QUETTA. Todos nos disseram e assim lemos em muitos sites que atravessar o SISTÃO (última parte do IRÃO ) e atravessar o BALUCHISTÃO (início do PAQUISTÃO ) além de desinteressante não é ….’’pera-doce’’ face aos perigos existentes,tais como os bandidos e saqueadores no SISTÃO e os ‘’candidatos’’ a talibãs no BALUCHISTÃO ; inclusivamente a curta travessia do sul do deserto de DASHT-E-LUT é bem difícil pois tem em geral tempestades de areia mais fortes e frequentes que o…. digamos assim,’’primo’’ do norte o DASHT-E-KAVIR que atravessámos em 2010  quando fomos em direcção ao TURQUEMENISTÃO. Ou seja,é caso para dizer : se o SISTÃO não vale um tostão o BALUCHISTÃO ainda vale menos !!! O meu maior lamento é não ter na realidade uma camisola do C.RONALDO pois EU SEI que a mesma faria milagres se alguém nos quisesse fazer mal !!!

Acabo de saber – – – – – – por umas colegiais de 15-16-17 anos- – – – – que o CARLOS QUEIROZ é o novo treinador da selecção nacional do IRÃO (  é caso para dizer : grande coisa que eles foram buscar !!!!!!!!!!!!!!! ) . De qualquer forma continua aqui e em inúmeros países no mundo a ‘’saga’’ C. RONALDO : não fazem a mínima das mínimas ideias onde fica PORTUGAL ( uma percentagem relativamente elevada posiciona o país na….AMÉRICA DO SUL….) mas toda a gente sabe quem é o ‘’puto’’ !!! Quando lhes fazemos a associação  : RONALDO-PORTUGAL deixamos de ser simples turistas para passarmos a ser muito mais considerados e deveras importantes!!! Um dia,por mera brincadeira,disse a um grupo que eu era tio do RONALDO : foi quase uma revolução em plena rua,nem me queriam deixar partir……….;não me lembro exactamente em que país foi,mas sei que foi no ano passado,creio que no QUIRGUISTÃO ou no CAZAQUISTÃO.

Se no norte do IRÃO se vê uma ou outra AC  ‘’quando o rei faz anos’’ (este ano ainda não vimos nenhuma,apenas 2 na TURQUIA ) então aqui para o sul olham-nos autenticamente como ET’s ; fazem fila para tirar fotos,fazem questão de posar ao lado da AC e o mais engraçado- – – – – – – – mas afinal nem tem graça nenhuma- – – – –  – – é isto : vão ao nosso lado,acompanhando-nos por algumas centenas de metros,de repente aceleram, ultrapassam-no e param à nossa frente,sai a ‘’famelga’’ toda do carro e o chefe da família começa com os ‘’salamaqueques’’ WELCOME TO IRAN,WELCOME TO MY COUNTRY, WHERE ARE YOU FROM MY FRIEND ??? THIS IS MY WIFE,THIS IS MY SISTER AND THIS IS tal e tal e tal ; tiram as fotos que entendem,o trânsito espera pacientemente nas cidades e nas auto-estradas nem sequer usam os 4 piscas;entretanto outros passantes aproximam-se há mais telemóveis a tirar fotografias,os rapazes esforçam-se a pular na esperança de ver  por uma das janelas como é a ‘’estrelinha’’ por dentro,enfim …..o circo desceu à cidade !!!!!!!! Tudo isto com uma enorme delicadeza e  educação,mesmo os que nada sabem dizer em inglês falam-nos em farsi como se nós os entendêssemos perfeitamente…….São de uma hospitalidade como não se vê em nenhum lugar do mundo : as vezes que já nos convidaram para tomar ‘’chay’’ ou comer foram muitas,mas nunca aceitámos pois sentimos um enorme constrangimento por não sabermos como nos exprimir……Arranjamos sempre uma desculpa airosa  (normalmente falta de tempo)  e seguimos o nosso caminho sabendo de antemão que mais km menos km ou mais rua menos rua ouviremos de novo um caloroso WELCOME TO IRAN—WELCOME TO MY COUNTRY !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



4 comentários para “A AVENTURA E O FANTASMA DOS MEDOS”

  1. estrela diz:

    Se até ao momento tenho tido algum controlo sobre as emoções e os medos, este vosso post teve o condão de me destabilizar por completo. Nem todos nascem com capacidade de, mentalmente, conseguirem inverter as situações. És dos poucos que o consegue, à custa de muito conhecimento, sangue frio e doses industriais de “lata”, para não falar do teu físico que não tem, propriamente, ar de cristal da boémia!
    Escusado será dizer que todos torcemos para que essa passagem para o paquistão se faça sem mossa.
    Será que ajuda imprimires algumas fotos de craques? Tens a impressora a cores contigo? Em caso de necessidade, faço aqui uma pesquisa básica, selecciono meia dúzia de arquivos e mando. Aí, imprimes, colocas com fita cola nas madeiras da estrelinha, apresentas essas stars do futebol. Mas, please, não caias na asneira de dizeres que és parente. Ainda te mantêm em cativeiro, enquanto pedem chorudos resgates. Vê lá!!!!

    Beijinhos

    • admin diz:

      ok ok não é necessário !

      PELO SIM PELO NÃO JÁ ARRANJEI UMA BANDEIRA BRANCA PARA POR NA ”ESTRELINHA” DESDE A ENTRADA ATÉ À SAÍDA DO PAQUISTÃO……..

      MAS VAI TUDO CORRER BEM!!!!!!!

      BEIJOS

  2. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Faço minhas as palavras da Estrela pois desta vez também fiquei assustada com a descrição.Acredito que vai tudo correr bem até porque as vossas precauções são bastantes mas pirem-se do Paquistão o mais rápido que puderem.Beijocas e estamos todos a torcer para que esta etapa seja rápida.

    • admin diz:

      queremos sair depressa mas o problema é que o país é ENORME !!!!!!!!!!!!
      beijos e mais uma vez os teus comentários são sempre agradáveis de ler.

Trackbacks/Pingbacks