A CIDADE BONITA E A CIDADE FEIA…….

Dia e meio em cada uma destas cidades,uma já nossa conhecida desde 1996 e a outra não;UDAIPUR é uma das cidades mais turisticas da INDIA por causa

do seu famoso lago PICHOLA e dos seus inúmeros palácios,donde se destaca o LAKE PALACE ; tem dos hotéis mais luxuosos da INDIA  sendo um deles muito famoso,muito caro e MUITO BONITO : o LAKE PALACE HOTEL,que fica no meio de um dos lagos e que foi utilizado para parte das filmagens de um dos filmes do JAMES BOND : OCTOPUSSY. Em 1996 tivemos o privilégio de ficar um par de noites neste paradisíaco hotel,convidados pelos nossos amigos de UDAIPUR e foi sem dúvida uma inesquecível experiência luxuosa e irrepetível !!!

lake palace hotel - udaipur

Como é óbvio,nos tempos actuais não há ”papel” para relembrar tão magnânimos luxos pelo que desta vez nos ficámos pelas fotos…..; por coincidência,conhecemos um jovem lisboeta de visita à INDIA, depois de ter prestado trabalho de voluntariado em KOLKATA ( calcutá) aproveita e fica a conhecer melhor este imenso país ; trocámos algumas impressões e deixámos o nosso contacto.

outro palácio em udaipur

UDAIPUR é a capital do mármore na INDIA ,para se ter uma pequena ideia da enormidade desta indústria na INDIA basta dizer que só em UDAIPUR e no eixo UDAIPUR – JODHPUR existem cerca de oito mil empresas de todas as dimensões……,são mais de CEM QUILÓMETROS DE FÁBRICAS PEQUENAS , MÉDIAS E GRANDES QUASE TODAS SEGUIDAS,impressiona pela quantidade ,pela desorganização,pela falta de respeito ambiental e pelos milhões que se movimentam a toda a hora…………..é realmente uma dimensão assustadora !!!

UDAIPUR  tem agora um interessante teleférico que nos leva numa curta viagem de 3 a 4 minutos ao topo de uma das suas muitas colinas e donde se admiram belas panorâmicas

lake palace - udaipur

vista de udaipur

lake pichola

a marilia a meter-se em aventuras......

Para contrastar AHMEDABAD é feia,desinteressante,ultra-populosa e macro-suja !!!!!!!!! Tem muito poucos motivos de interesse , apenas se podendo destacar uma mesquita com 260 colunas e 15 cúpulas trabalhadas , da qual apresentamos um par de fotos,  e uma janela feita em pedra trabalhada durante vários anos por um escravo,segundo dizem e que representa a árvore da vida :

mesquita siddi saiyad - ahmedabad

uma janela co mais de 500 anos..........

SERENIDADE

teen darwaza - ex-libris de ahmedabad

Saídos de AHMEDABAD já depois das 12h00 e não se justificando de modo algum permanecermos naquela feia ,suja e barulhenta cidade decidimos  ”montar a estrelinha” e rumar a DAMÃO , o nosso próximo destino ; apesar de a maioria do troço ser auto-estrada só chegámos já noite bem escura pois há as AUTO-ESTRADAS  e as  auto-estradas indianas,não confundir umas com as outras……………; embora seja muito arriscado conduzir à noite na INDIA apenas peloestado das estradas e pela caótica circulação de……pessoas,animais e veículos , não tínhamos outra alternativa senão percorrer os últimos 50 a 60 kms já de noite,o que foi um autêntico suplício. Os indianos,a exemplo dos paquistaneses raramente acendem os faróis,vá-se lá saber a razão ; é pois normal vermos de repente à nossa frente  e saído do nada um qualquer carro ou camião e quase dá para morrermos de susto; depois as ”vacas sagradas” resolvem igualmente passear no escuro e os búfalos recolhem às suas guaritas,e as bicicletas aparecem também do nada e os peões atravessam-se por todo o lado e…..e……e….

DAMÃO à primeira vista parece ter parado no tempo e é um pouco mais sujo  (ainda mais….)  do que o resto da INDIA pelo que deu para ver nesta primeiras horas ; iremos descansar aqui um par de dias e tentarmos aclimatar um pouco à humidade pois o calor seco acabou a partir de AHMEDABAD e começa agora o calor húmido………….


Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “A CIDADE BONITA E A CIDADE FEIA…….”

  1. Bom dia, Caros Estrela
    São aqui 08.30 horas. Cheguei no trabalho há cerca de uma hora e decidi espreitar os viajantes lusitanos pela India, e vejo que aí deverá estar a anoitecer… Será o final do dia, certo?
    Mais uma vez fico admirado com as riquezas desse imenso país. Esses palácios tão ricos… a contrastar com uma pobreza extrema que vários documentários sobre a India nos falam. E não terá sido por acaso que esse país beneficiou da entrega generosa da Madre Teresa de Calcutá.
    Mas é muito bom ver esse lago semeado de casas e hoteis sumptuários. As vossas fotos falam de uma calma… de um sossego e de uma riqueza que impressionam o leitor.
    Chegaram a Damão: uma antiga colónia portuguesa. Certamente que restaram ainda vestigios da nossa estada por´aí, noeadamente a nível religioso e da tipologia de construção das habitações. Gostaria que num dos próximos «post’s» falassem sobre esse aspecto, se não for pedir muito.Sobretudo dos traços arquitectónicos de Damão em contraponto com o que já viram do resto da India.
    Acompanho-vos quase diariamente. E ganho sempre mais um pouco quando vos visito. Daí que nunca me canse de vos agradecer a generosidade manifestada nas reportagens com que nos honrais. Obrigado.
    E… boa estadia por Damão.

    Carlos da Gama

    • admin diz:

      caro carlos da gama
      a diferença horária entre a india e portugal é de + 4h30 apenas.
      obrigado pela sua amável mensagem,sempre que possível tentaremos satisfazer os pedidos que nos são feitos.
      um abraço
      david+marilia

  2. mario delgado diz:

    tambem nao pode ser tudo bonito se nao toda a gente ficava em AHMEDABAD olà marilia entao è mais facil comdusir o CAMELO ou a AC hahahahahaa as imagens sao sempre espetaculares bonne comtinuation

    • admin diz:

      o camelo teve que ser conduzido pelo tratador pois verificou-se que a marilia não tinha a carta válida…..
      um abraço

  3. Hélia e Júlio diz:

    Quem serão os frequentadores desses luxuosos hoteis e o que andarão a fazer, de certeza que não vêm o mesmo que os nossos amigos Estrela e, portanto pouco ou nada terão para contar, mostrar e sentir, não acham? Perigoso, arrojado, dificil mas vivências, tão profundas como as vossas onde estão? Nós sim estamos a partilhar essa vivência com belas fotos e descricões. Desejamos profundamente o vosso bem estar. Um grande abraço.

    • admin diz:

      MUITO OBRIGADO PELA VOSSA MENSAGEM !
      há uma classe extremamente rica ,eu diria obscenamente rica,na india mas não se mistura com o chamado povo,quase todos os ”intocáveis”…..
      nós ?????? nós vamos a TODO O LADO,SEM RECEIOS……
      um abraço
      david+marilia

  4. JOSÉ FAZENDA diz:

    Olá cidadãos do mundo,tenho acompanhado a vossa mega viagem e realmente absorvido os vossos comentários e fotos magnificas, mas como se costuma dizer isso ao VIVO E A CORES deve ser de ficar radiante,já passaram do RAJAST. para o GUJARAT, Goa já está a vista, não sei se vão a CALECUTE, um pouco mais abaixo, dar uma palavrinha ao PERO DA COVILHÃ,
    O calor já passou e em Damão à muita agua, continuação de boa viagem e um grande abraço.

    • admin diz:

      olá zé !
      realmente,ao vivo e a cores é diferente pois por muito boas que sejam as fotos,elas não conseguem transmitir tudo o que vemos,sentimos,cheiramos,ouvimos,absorvemos.
      tem sido uma experiência fascinante a todos os níveis e creio eu IRREPETÍVEL……
      um abraço

  5. MEUS CAROS AMIGOS
    JÁ HÁ CERCA DE TRÊS DIAS QUE NÃO DAIS SINAIS DE VIDA. COMPREENDO QUE, DE QUANDO EM VEZ, TENHA QUE HAVER UM INTERVALO. E O VOSSO É MAIS QUE MERECIDO.
    VENHO AQUI TODOS OS DIAS PARA ESPREITAR NOVOVIDADES. DAÍ ESTE DESABAFO. MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE TUO ESTEJA A CORRER PELO MELHOR!

    APROVEITO PARA VOS DEIXAR CÓPIA DE UM PARÁGRAFO DO MEU ÚLTIMO POST NO MEU BLOG memoriadamicha2011.blogspot.com

    «Quase todos os dias viajo na companhia de autocaravanistas por vários continentes. Ultimamente, acompanho, com grande admiração, o casal «Estrela» nessa epopeia em que se tornou a sua «Rota da Seda». Serão oito meses de deslumbramento com os relatos da sua passagem por países quase impossíveis, convivendo com culturas ancestrais, por estradas sem condição, sujeitos a perigos vários como que a lembrar os nossos heróis quinhentistas na descoberta de «novos mundos ao mundo». Estou-lhes grato por me proporcionarem viver emoções fortes, quer despertadas por fantásticas paisagens de territórios inóspitos, quer por monumentos intemporais daquele extraordinário mundo desconhecido.»

    UM ABRAÇO E BOA CONTINUAÇÃO.

    Carlos da Gama

    • admin diz:

      caro carlos da gama,
      ficamos sempre muito lisonjeados pelas suas amáveis palavras e uma vez mais só temos a agradecer a sua simpatia.
      a internet tem sido um enorme obstáculo a não escrevermos a par de um acidente caseiro,mas …..continue a espreitar !!
      um abraço
      david+marilia

  6. Duarte Andrés diz:

    Olá David Estrela
    Espero que viagem vos esteja a correr de feição e já agora como se estão a portar o mapas dos gps.
    um abraço
    Duarte

    • admin diz:

      olá duarte !
      infelizmente o mapa da india não resultou,tive que adquirir um garmin (copiado) por cerca de usd 40.00 tanto quanto me lembro MAS TAL NÃO LHE TIRA DE MODO ALGUM O ENORME MÉRITO QUE TEM !!!!
      os putros (tailandia,cambodia,etc) veremos quado lá chegarmos…..
      um abraço
      david estrela

Trackbacks/Pingbacks