A COSTA CROATA ( 2 )

Ao contrário da maioria dos visitantes estrangeiros que descobrem HVAR , incluindo muitos autocaravanistas ( essencialmente alemães ) , nós optámos por

sair pelo extremo oriental da ilha ( em vez de regressarmos ao porto da chegada ) , percorrendo-a na sua totalidade até à ponta leste onde se situa a vila de SUCURAJ , já bastante perto da CROÁCIA  CONTINENTAL , isto para evitarmos 2 situações : tomar de novo o dispendioso ferry para SPLIT e , em segundo lugar , termos de voltar para trás , pois o nosso destino era descer a costa croata e entrar na BÓSNIA-HERCEGOVINA ; se assim o pensámos , melhor o fizemos : percorrer cerca de 80 kms até à ponta leste da ilha , onde existe em SUCURAJ um pequeno ferry que liga a ilha ao continente , numa viagem de 30 minutos , bem mais económica do que a que nos trouxe até à ilha , vindos de SPLIT : poupámos tempo e dinheiro ! Aqui e acolá na ilha de HVAR existem paradisíacos campings com as suas praias privativas , onde o sossego é absoluto

 

 

 

 

Percorrer a costa adriática é um passeio muito agradável pois a costa é lindíssima , as praias abundam com 2 grandes ”senão” : a esmagadora maioria não tem areia mas sim seixos/pedras e a água , embora de uma limpeza imaculada é…..ultra-gelada !!! mas o melhor estava para vir : chegar a esta pérola chamada DRUBOVNIK , chegada especialmente espectacular para quem vem da BÓSNIA a descer montanha após montanha , até chegar praticamente ao nível do mar : parece que estamos a sair do INFERNO e a chegar ao PARAÍSO…….;  a costa croata é sem dúvida muito bonita , as ilhotas que existem em grande número espalhadas pela costa são uma enorme tentação para se visitarem , não se sobrepusessem outras razões mais fortes…..

DUBROVNIK é sem sombra de dúvida o local mais visitado de toda a CROÁCIA , os turistas são aos largos milhares ( e até já falámos com portugueses…..)  mas são os holandeses e os alemães que levam a ”taça” quanto ao número de visitantes estrangeiros , talvez até mais holandeses do que alemães ! Para compensar o ”campismo selvagem” da BÓSNIA , aqui resolvemos ficar no belo e enorme camping  : CAMPING SOLITUDO   N 42º 39′ 39”    E 18º 04′ 21” ; como temos o ”camping-cheque” pagamos apenas € 16/dia contudo , fiquem desde já a saber que a tarifa normal ronda os…..€ 42/dia e o camping deixa muito , muito a desejar ; a começar pela internet , quase inexistente , depois os duches , casas de banho  e despejos das cassettes ficam super-longe ( + – 350 metros !!! ) , vale a sua boa localização e os aparcamentos serem espaçosos , o resto é …..barrete !

Mas DUBROVNIK é sem dúvida alguma uma das verdadeiras pérolas do Adriático , francamente bonita a cidade ! E os muitos milhares de turistas não podem estar enganados : há motivos de sobra para se visitar esta cidade ; estamos em Junho e já é difícil circular devido à enorme quantidade de turistas de todas as nacionalidades  que invadem a cidade ; imagine-se a cena em AGOSTO !?!?!?!?!? A quantidade de hotéis de 5 estrelas é assombrosa , se não houvesse mercado para eles ……..não existiriam , não é verdade??? Nota-se perfeitamente o turista endinheirado , começam a aparecer os russos , montes de chineses e americanos ! TUDO MALTA COM ”PAPEL”………

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aportam 4 a 5 grandes navios de cruzeiros por dia , quando não há mais lugar nos cais , fundeiam ao largo e os turistas são transportados em lanchas : TAL O MOVIMENTO !

 

Portanto DUBROVNIK encantou-nos e quiçá poderá ser um destino a revisitar no futuro ; mas a viagem tem de continuar  !  Vamos partir para um outro destino desconhecido , o MONTENEGRO , o qual apenas conhecemos de livros ……I N T É !!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “A COSTA CROATA ( 2 )”

  1. Antonio Garrido diz:

    Olá

    A costa Adriatica toda ela é bonita e o facto de ter “areia muito grossa” é só vantagens: fica toda na praia e não vai nenhuma para a AC!!!
    Nos, como estava previsto, depois da Romenia atravessamos a Bulgaria para entrar na Turquia e a nao ser o facto de os bulgaros serem bastante antipaticos nada há a assinalar. Sem historia. Ao contrario, na Turquia, mesmos a falar portugues e eles turco é só cumprimentos abraços e beijinhos(quase). Até café já nos ofereceram.

    Continuação de boa viagem

    AG

    Continuação

    • admin diz:

      olá !
      no que respeita à areia …tomamos um duche no exterior….
      folgo em saber que a vossa viagem está a correr bem , quanto à bulgária , já se sabia : um dos países mais desinteressantes do mundo , além da questão da ”simpatia”…., um país a evitar a todo o custo : PURA PERDA DE TEMPO E DINHEIRO !!!
      turquia já é outro……”campeonato” , muito para ver , óptima gastronomia , malta simpática , pena que o gasóleo seja obscenamente caro !
      continuem a desfrutar e obrigado por comentarem os nossos posts , isto apesar de estarem em viagem , outros nos seus sofás …..não o fazem !
      um abraço
      david+marilia

  2. Graça Araújo diz:

    Olá David e Marília., como está a correr a viagem, estou gostando das fotos que vejo, visto de perto deve ser lindo !
    Quando chegarem a Tunísia, não se esqueçam de fazer a foto que lhes pedi.
    Boa continuação e beijinhos para vocês.
    Graça

    • admin diz:

      olá graça !
      estamos bem , a viagem continua sem incidentes e ….já estamos no montenegro !
      tu que estás no centro da europa ( PERTO DE TUDO… ) não conheces estes locais …..porque não queres!!!
      beijinhos

  3. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Obrigado pelas fotos e relatos, que mostram os locais e explica com piada os pormenores, que só os seus olhos muito experientes vêm.
    Apanhou o pequeno ferry, poupou gasóleo, a AC e o chassis do dono, depois de tantos km deve começar a ter dores. Mesmo aplicando aqui a velha máxima “quem corre por gosto…”
    Nota: Tenho visitado a vossa página mas não tenho escrito.
    Também eu saí 2 vezes (cerca dois mil km) no ultimo mês
    O importante é que a viagem corra até ao fim como correu até Montenegro muito bem, sem incidentes.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá companheiro !
      nós é que agradecemos em nos continuar a acompanhar.
      acho que faz muito bem em passear internamente , pena que tantas vezes a g.n.r. não permita o estacionamento das a/c , algo que nós no estrangeiro não sentimos….
      um abraço, bons passeios e muita saúde
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Que inveja, essas fotos com esse mar tranquilo, águas límpidas…depois de destilar aqui, sob 37 graus…
    O “pessoal” chegou hoje de uma visitinha rápida ao norte e fiquei a saber por eles que andas com os pés inchados. CUIDADO! Olha a genética!Também não ando lá grande coisa mas conselhos e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
    Essa costa do adriático nunca visitei, com grande pena minha. Dizem que é fabulosa e quem possa gastar bastante tempo em andanças pelas ilhas, descobre recantos inolvidáveis. Aproveitem bem. E, depois, prefiro fotos de paisagens com vocês que de monumentos…Vejam lá se dão um arzinho da vossa graça…
    C.Frielas telefonou-me à bocado. Era para “aproveitar” o que já se pode colher…Daqui por uns dias lá estarei…
    Continuação de boa viagem! Beijinhos

    • admin diz:

      pois é , tem sempre de me acontecer algo nas viagens !!! agora são os pés inchados , a drª assustou-me com essa hipótese de ser do coração….
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks