A FINLÂNDIA E A EDUCAÇÃO………

A FINLÂNDIA como todos sabem pertenceu durante muitos séculos ao reino da SUÉCIA , sendo a sua independência bastante recente , apenas em 1917 , e como se não bastassem  os cerca de 700 anos de domínio sueco , a seguir vieram os russos pois este país foi durante mais de 100 anos um GRÃO-DUCADO do IMPÉRIO RUSSO ; ora , e para agravar a situação , a FINLÂNDIA foi durante muitos anos extremamente pobre , obrigando assim uma significativa parte da população a emigrar exactamente para o seu vizinho rico chamado SUÉCIA- – – – – – – daí também a razão de cerca de 5% da população falar sueco e muitas das coisas que se vêm escritas são igualmente em sueco ; eu testemunhei , aquando da minha prolongada estadia na SUÉCIA durante 3 meses em1967, a enorme quantidade de finlandeses que lá estavam emigrados pois as condições de vida na FINLÂNDIA nessa altura não eram nada fáceis…; e como é que este povo , sem significativos recursos naturais, tendo que importar uma altíssima  percentagem  dos bens alimentares que consome ,sem indústria de relevo nessa altura ,  ”deu a volta ” ao assunto ????? Apenas e só com……….EDUCAÇÃO ESCOLAR OU INSTRUÇÃO  !!!! Quem desejar que se informe sobre os detalhes da EDUCAÇÃO ESCOLAR na FINLÂNDIA e ficará espantado se a  começar a comparar com a ………obrigatoriedade escolar que temos no nosso país!!! ATÉ CHATEIA !!!!!!!!!!!!!!!!! É só ver a desmesurada quantidade de empresas internacionais e finlandesas que aproveitam toda aquela ”massa cinzenta” , é só ver as empregadas de supermercado ou de qualquer lojeca, ou qualquer polícia ou mesmo PEIXEIROS A VENDER O SEU PRODUTO NA MARKET SQUARE na capital,ou um qualquer empregado do metropolitano (!!) a falarem um inglês que nos deixa embasbacados…………..ATÉ CHATEIA !!!!!!!!! É definitivamente outro campeonato,que não o nosso……..

Percorridos tantos MILHARES de kms na ESCANDINÁVIA e prestes a entrarmos nos PAÍSES BÁLTICOS que ainda não conhecemos,há algo que não posso deixar de mencionar e comparar ( pois como acaba de escrever um prezado companheiro , viajar é também comparar ….) que é exactamente o ENORME CIVISMO NAS ESTRADAS E CIDADES que se observa quer na DINAMARCA,na SUÉCIA,na NORUEGA ou  na FINLÂNDIA !! Se por vezes alguns procedimentos que lá observamos nos irritam um pouco por sermos latinos( o atravessar das ruas ,por exemplo…) , friamente não podemos deixar de elogiar e enaltecer o enorme civismo e educação que se observa em praticamente 100% destes condutores ; basta dizer que apenas uma vez assistimos a uma manobra , digamos assim , menos correcta mas que , em PORTUGAL acontece a cada MINUTO em qualquer estrada : fazerem-nos uma repentina ultrapassagem e meterem-se quase de imediato à nossa frente pois não poderiam continuar a ultrapassar os carros seguintes…..; em tantos milhares de kms aconteceu apenas uma vez e até nos espantou, quiçá o indivíduo estava cansado de seguir atrás de nós….; as buzinadelas são tão raras que , quando acontecem , todos olham a indagar a razão…; é raríssimo ver-se um carro da polícia,apeados nem pensar nisso ! MAS……radares são aos molhos,às resmas ou paletes , como diria o outro………….mas é engraçado que imperterivelmente há sinais bem visíveis a assinalar a existência dos radares , para que não possamos dizer que…………..não fomos avisados !!!!

Depois há vários tipos de radares fixos ( nunca vimos qualquer um móvel assistido pela polícia ) , eis alguns exemplos :


Desenganem-se os que pensam que é ”canja” portanto andar a 120 km/ hora porque ”topamos” os radares à distância…….PURO ENGANO !!!! Meus caros, tudo isto foi devidamente estudado e experimentado : passados 3 ou 4 minutos de vermos o aviso de RADAR já não nos lembramos do mesmo e………..quando menos se espera , ele aí está coladinho a uma inocente árvore quase não se distinguindo da mesma , pois os pinheiros nórdicos têm o tronco meio acinzentado , quase igual aos postes metálicos onde os radares são colocados !!! Eles são colocados em locais realmente estratégicos e , sem darmos por isso , estamos em cima deles : vamos a ver as multas que me vão aparecer em casa……..

As estradas na generalidade são bem melhores que as norueguesas,o piso é bem liso , as bermas estão bem assinaladas com todas as ervinhas aparadas e ………parece que são cuidadas diariamente pois não se vê uma ervinha mais alta  ou papel ou plástico, tudo absolutamente impecável !!!

Mudando de assunto e apenas antes que me esqueça……………….A RAIVA E INVEJA que eu tenho das PESCARIAS DO MANUEL VITORINO……. (é claro que estou a brincar,que fique bem claro !!!!!!!!! ), gosto de pescar mas os nossos percursos embora parecidos são diferentes , até pelos locais onde eles pernoitam , enfim pode ser que um dia haja oportunidade de pescarmos juntos………e espero bem  que ele me ensine algo ! CONTINUAÇÃO DE BOAS PESCARIAS MANUEL !!!! MAS NÃO MOSTRES MAIS FOTOS  DOS PEIXES SENÃO FICO SEM UNHAS…………

HELSINKI é uma capital que não tem assim tanto para se ver , tirando a sua enorme catedral ( quiçá o edifício mais fotografado de toda a FINLÂNDIA !!! ) pouco mais resta ; com a ajuda preciosa da VESPA  dois dias chegaram e sobraram para dar a volta completa  a todo o burgo e conhecer os cantinhos mais interessantes. Por necessitarmos de internet e de electricidade , temos permanecido no conhecido camping RASTILA  nos arredores da cidade , e de mota são apenas 12 kms até ao centro,por vias rápidas de excelente qualidade : a propósito de vias rápidas e antes que me esqueça , na FINLÂNDIA – – – – – – – – país bastante mais rico que o nosso – – – – – – – as auto-estradas não são pagas , embora não sejam muito abundantes , pese-se o facto de o país ser extremamente plano ; se na NORUEGA (país rico ) há uma ”desculpa” muito boa para não terem auto-estradas ( a não ser uns kms junto a OSLO )  devido ao facto de o país ser muito montanhoso e totalmente ”partido” pelos incontáveis braços dos fiordes e rios , na FINLÂNDIA  não construíram auto-estradas ( a não ser alguns kms à volta das grandes cidades , além de  TAMPERE-HELSINKI + TURKU-HELSINKI ) tendo inteligentemente preferido fazer uma rede muito boa de estradas nacionais de qualidade ; no nosso país , um dos mais pobres da EUROPA abundam as auto-estradas , algumas delas absolutamente vazias , e quem ficou beneficiado não foram os utentes mas sim…………….os outros !!!! E TODA A GENTE SABE QUEM SÃO OS OUTROS……………; A PROPÓSITO…..A FINLÂNDIA É O PAÍS MENOS CORRUPTO DO PLANETA !!!!!

Não há seguramente país no mundo pobretana como nós que tenha tantas ”máquinas” como o nosso……; é ver a quantidade de MERCEDES,BMW e outros afins que circulam nas nossas cidades e estradas : É DIFICÍLIMO VER NA ESCANDINÁVIA UM DESTES VEÍCULOS NOVOS OU SEMI-NOVOS , é tão ,tão raro que se não soubéssemos os PIB daqueles países ,pensaríamos estar num qualquer país do 3º mundo ,pois na realidade vêm-se apenas MERCEDES e BMW por exemplo , mas com 10 e 15 anos !!!!! O Manuel Vitorino facilmente constatará esta realidade !!!…..Nós começámos a constatar tal facto já em COPENHAGUE , confirmámos nas estradas da SUÉCIA , reconfirmámos em OSLO e tivemos a certeza absoluta em HELSINKI……ENFIM…..MODOS DE VIDA !!!

Eis algumas imagens de HELSINKI :

A CATEDRAL DE HELSÍNQUIA

Como todo e qualquer templo LUTERANO esta catedral deixa muito a desejar no seu interior , não se pense que isto é uma crítica mas para quem estiver à espera de ver algo grandioso como as igrejas católicas ou como as igrejas ortodoxas , ficará extremamente desiludido pois os luteranos quase não usam dourados , nem anjos ,etc  e  as cruzes e a representação de CRISTO são sumamente simples , enfim , para nós os interiores são um bocado insípidos e normalmente desiludem-nos , ficando vistos em …..2 minutos !!!

 

ela , a catedral e a praça do senado…..

 

SENATE SQUARE – HELSINKI

 

MUSEU E ATENEU DE HELSINKI

 

UM TEATRO

 

a filha da estrelinha (bem) estacionada….

 

a estação central de comboios

 

algumas fotos do centro de HELSINKI :

 

O DISCRETO PALÁCIO PRESIDENCIAL

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE HELSINKI , quase ao lado do palácio presidencial

 

ENTRETANTO , DENTRO DE UM PAR DE DIAS , QUANDO FORMOS PARA TALLINN , VAMOS ESCOLHER UM DESTES 3 MEIOS DE TRANSPORTE…….

 

OU ESTE……

 

 

OU ENTÃO ESTE……

 

Já estão na nossa posse os almejados BILHETES PARA O CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL ,apenas comprámos para os 3 jogos iniciais de PORTUGAL contudo a UEFA , vá-se lá saber porquê- – – – – – – – – obviamente não pelos nossos bonitos olhos mas provavelmente devido às fracas vendas- – – – – – – – – decidiu ofertar um voucher=dois bilhetes adicionais para uma partida dos quartos de final …………….MUITA GENEROSIDADE !!!!!!

O livrinho que acompanha os bilhetes com  as obrigatórias regras e deveres demora um bocado a ler pois elas são tantas que ……até chateia !!! Uma delas estipula , com precisão , o tamanho das bandeiras que são permitidas nos estádios assim como a ………espessura e comprimento das hastes que suportam as bandeiras……( 1 centímetro e 1 metro respectivamente ! ) AH! e máquinas de filmar….nem pensar nisso,nem buzinas de ar,nem isto nem aquilo !!!Não vá algum maluco encher um carro com explosivos…….não são admitidos quaisquer veículos a menos de 1 km dos estádios , e por aí fora !!!

 

Decidi há várias semanas atrás não publicar na rubrica ”COMIDAS” os pratos destes países escandinavos onde temos estado ,primeiro que tudo porque não temos ido assim a tantos restaurantes ( aliás pelo contrário, a muito poucos ) e depois porque realmente a gastronomia escandinava deixa , sem dúvida , muito a desejar……; houve contudo um prato que comemos em HELSINKI que nos deu vontade de repetir : uns peixinhos minúsculos , fritos , acompanhados por um molho de alho  e legumes variados salteados- – – – – – -DE COMER E CHORAR POR MAIS !!!

 

 

O facto de  a CATEDRAL DE HELSINKI ser o monumento mais visitado e mais fotografado de todo a FINLÂNDIA , na minha opinião tal não significa que seja o mais interessante…….; na realidade , se por fora é sem dúvida espectacular , já por dentro é uma desilusão completa ; assim , na nossa opinião, quem lá for não deve deixar de modo algum de visitar uma igreja que é verdadeiramente algo de assombroso pela sua beleza , originalidade , materiais empregues e linhas futuristas……; as fotos não dão o justo valor à obra , melhor será verem os vídeos na respectiva secção !!! Esta obra-prima foi construída escavando o espaço num enorme maciço de granito , pelo que as paredes são como se de uma pedreira de granito se tratasse    ; há outros materiais nobres tais como o enorme tecto todo em cobre , as madeiras , o vidro  e o aço inox enfim o conjunto está de tal forma harmonioso que ,com a suave música ambiente , senta-mo-nos e…………….as horas passam !!! Ora vejam algumas fotos da incrível TEMPPELIAUKIO CHURCH em HELSINKI :

 

 

 

 

Goste-se ou não do ramo ortodoxo da religião católica , o certo é que os seus templos são muito vistosos e em HELSINKI há um belo exemplo : a CATEDRAL DE USPENSKI da qual vos deixamos algumas fotos :

 

 

 

 

 

 

Vamos então despertar a estrelinha e pô-la a trabalhar : esperam-nos os PAÍSES BÁLTICOS , desconhecidos para nós !!! I N T É !!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



26 comentários para “A FINLÂNDIA E A EDUCAÇÃO………”

  1. Luis Almeida diz:

    Bom dia companheiros.
    Pelo que vejo, a vossa viagem continua de vento em popa, no caso e por enquanto (re)descobrindo paragens já vossas conhecidas.
    Se por um lado gosto de ler os vossos relatos, por outro, eles fazem-me ficar quase depressivo, tal a diferença entre o nosso país e esses por onde vocês andam a vadiar.
    Estamos realmente noutro campeonato, que nada tem a ver com esse aí. Infelizmente.
    Votos de continuação de boa viagem. Eu vou chorar mais um pouco…

    PS. Gostei do aspeto do prato do peixe.

    • admin diz:

      seja bem aparecido!!!!
      na realidade estamos muito longe da …..realidade nórdica , imagine só o que nós seríamos como país se estivéssemos nas condições económicas dos escandinavos…….; a única coisa que nos serve de consolo é que há países em piores condições que o nosso e há povos que trabalham menos e pior que nós !
      um abraço
      david+marilia

  2. Manuel Vitorino diz:

    3ª tentativa para inserir comentario….espero que seja desta.

    Allo Helsinquia, aqui “cudomundo” chama…
    Pois é, aqui estamos e á espera que nos ensines como entraste aqui sem pagar 235Kr por pessoa…., já que me foi garantido que a portagem funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia.
    Será que desta vez mandaste os portageiros para a casa de banho, em vez da Marilia? 🙂
    Mas em contrapartida, ontem assitimos a um espectaculo deslumbrante do sol da meia noite…pagámos, mas vimos 🙂
    Hoje, logo pelas 8 horas levantou-se um vendaval, que me fez mudar a aC de posicionamento, virando-a de frente pra o vento, pois como estava, ainda ia parar la abaixo.
    Quanto á net, estou com a telenor e sem necessidade de password, e ate tinha outra net á disposição…deve ser bonus pelos balurdios que se paga para vir aqui.
    Amanhã já devemos entrar na Finlandia.
    Quanto a pescarias, não mostro mais fotos…porque estou proibido de ir exercitar os musculos…a co-piloto não tem mais espaço no congelador 🙂
    Continuação de boa viagem
    Manel e Bia

    • admin diz:

      entrámos à balda pois não havia ninguém nas cabines – – – – – – – ou se havia nem sei porque passámos rápido !!!
      ainda bem que havia sol para gozarem o espectáculo,pelo esforço que tens despendido…..mereces !
      quanto às pescarias , sugiro que continues a pescar e quando apanhares algum….devolves à origem !!!
      continuação de boa viagem e talvez nos consigamos encontrar em junho
      um abraço
      david+marilia

  3. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:
    Fiquei satisfeita por ver que deram notícias.
    A igreja de pedra é, sem dúvida, um monumento, e promete convidar à contemplação.
    Continuação de boa viagem e boas fotos.
    Maria Melo

    • admin diz:

      obrigado pela sua companhia e espero que um dia possa igualmente contemplar tal igreja em helsinki
      um abraço
      david+marilia

  4. António Resende diz:

    Olá Marília e David
    Então os veículos eram ”pobres”,… pois… tirando os muitos ”Volvos Suecos” é um facto que os Nórdicos não são ”espampanantes” como os ”portugas de armar”… mas agora entrando vcs nos países Bálticos, digam-me… sobretudo Letónia e Lituânia… só ”bombas”!…
    Quanto às pescarias, já me candidatei com O MVitorino a pescar no Sahara… então seremos 3!!!…
    Já agora temos hipóteses de nos encontrar os 3? Talvez não… é que a Sra Merkel já agendou uma reunião comigo em Berlim nos finais de Junho. Caso queiram ides comigo!
    O meu abraço… e até breve, quem sabe!
    A R
    http://www.autocaravanaspt.blogspot.pt

    • admin diz:

      tens razão quanto à discrição dos nórdicos , nada tem a ver com a tradicional ”cagança” portuguesa pois em portugal a esmagadora maioria dos que têm mercedes e bmw estão com sacrifícios a pagá-los a prestações apenas e só para mostrarem algo que não são…….aliás como em muitas outras coisas,sabes bem pois és viajado !
      francamente não percebi essa do pescar no sahara,depois explicas melhor… ; quanto a ver-mo-nos em junho prometo dizer-te algo dentro de um par de dias.
      vamos atravessar para estallinn amanhã de manhã.
      um abraço
      david+marilia

      • Manuel Vitorino diz:

        Embora este comentário pertença ao Resende Bracarense, cá vai…
        Essa de andares a inventar pescarias no Shara com o tal Manuel Vitorino, tem muito que se lhe diga….
        Ó Estrela, olha que não fui tido nem achado…cá para mim, foi ele que sonhou 🙂
        Quanto aos alces na Noruega, não vimos só esses 2, pois ainda houve um 3º na madrugada do dia 23.
        Por isso, já tenho direito a ter LEGITIMAMENTE os autocolantes dos alces na minha AC.
        Tenho, mas ainda não os colei.
        E agora que estou já na Finlandia, em Ivalo (depois de ontem ter tido direito a mais um sol da meia noite em Inari :), e porque estamos a cerca de 50 kms, vamos ali á (fronteira da) Russia e já voltamos, ok?
        Um abração aí mais para baixo (Helsinquia), já que só atravessam amanhã para Tallin.
        Qual a escolha de ferry que fizeste?

        • admin diz:

          sortudo,sortudo!!!
          iremos na VIKING porém os preços são todos semelhantes entre os 3 concorrentes,para nós o mais conveniente é o das 11h00.
          com que então já estão em TAMPERE………isso é que é correr !!!!!!!!!!!!!!
          um abraço
          david+marilia

          • Manuel Vitorino diz:

            Tampere?????????????????
            Onde foste buscar essa ideia?
            Estamos em Ivalo, ainda bem cá acima 🙂
            Atenção….não sai mais vinho para esta mesa, ok?
            🙂

            • admin diz:

              como tive no site uma visita originária de TAMPERE pensei que tinhas sido tu.
              um abraço

  5. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marília e David

    Vejo que continua tudo bem.
    São para mim, que nada conhecia, esclarecedores os relatos sobre a Finlãndia.
    As fotos maravilhosas e a igreja no granito um espanto.
    E as pessoas?
    Continuação de uma boa viagem e
    um abraço.

    • admin diz:

      olá homónimo!
      obrigado pela dedicação e pelos amáveis comentários.
      quanto aos finlandeses,realmente eles não diferem muito em geral dos restantes escandinavos : frios,distantes e introvertidos,nada expansivos ; ainda assim os que nos pareceram mais ”latinizados” foram os dinamarqueses.
      um abraço
      david+marilia

  6. Aurélio Raposo diz:

    Amigos David e Marília,desculpem de andar um pouco afastado dos comentários mas tenho andado um pouco aborrecido com a minha saúde,porque detectaram-me umas células malígnas na minha próstata e vou ser operado novamente,mas o médico diz que isto fica resolvido porque não está espalhado,mas vou sempre acompanhando a vossa viagem e faço votos que tudo vá correndo bem e um abraço do vosso admirador Aurélio Raposo

    • admin diz:

      compreendemos perfeitamente e francamente ”advinhavamos” o seu silêncio……; o mais importante agora é concentrar-se em ter um pronto restablecimento com a ajuda indispensável dos seus médicos. desejamos-lhe sinceramente as melhoras e continuação do seu bom espírito alegre!
      um abraço e obrigado uma vez mais por nos continuar a ler
      david+marilia

  7. Amigos Estrelas

    Pois é a viajar que conseguimos ver as diferenças entre o nosso país e os outros e não por aquilo que nos dizem nas TV’s. O prato de peixe até podia ser muito bom mas não devia bater os nossos “Jaquinzinhos”.
    Continuação de boa viagem

    • admin diz:

      exactamente: os media apenas informam e mostram aquilo que querem…………………….e há tanta coisa que é escondida de nós !!!…………………
      quanto ao prato de peixe , o sabor é um pouco diferente dos nossos ”jaquinzinhos” até por que os peixinhos são muito mais pequenos …………..mas no final : AMBOS SE COMEM MUITO BEM !!!
      um abraço
      david+marilia

  8. Cisfranco diz:

    Continuo a viajar com os meus amigos, gostando como sempre.Boa continuação!

    • admin diz:

      obrigado pela sua dedicação e constantes comentários.
      um abraço
      david+marilia

  9. benedita diz:

    E,é assim que eu vou conhecendo o mundo através dos vossos olhos .Ainda bem ,que se dão ao trabalho de nos mostrar tudo e informar tão bem ,o que muito agradeço .Este é o meu passatempo favorito .

    Continuo a acompanhar-vos. ( em imaginação )

    • admin diz:

      então vai ter passatempo …….para uns tempos !
      um abraço e desejos de saúde
      david+marilia

  10. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília,desculpem a ausência dos meus comentários mas andei pelo Sul de Espanha (Cadiz pela costa até Almeria e regresso por Córdoba) mas já voltei. Tenho pena que a ausência do Aurélio Raposo não fosse pelo mesmo motivo mas por falta de saúde (boas melhoras para ele).
    continuação de boa viagem
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      está mais do que desculpado pois foi por uma superior razão : viajar !!! fez muito bem e desejamos-lhe novas passeatas em breve.
      um abraço e obrigado por nos continuar a seguir
      david+marilia

  11. FERNANDO BACALHAU diz:

    Caros Marilia e Estrela
    Regressados e recuperados do nosso cruzeiro,retomamos a leitura dos comentarios da vossa viagem.
    De facto agrada-nos a forma como analizam a vida e as pessoas de cada pais,o que nos permite ter outra leitura dos mesmos,assim como rever em fotos alguns locais visitados.
    Continuem a vossa viagem com boa disposiçao e saude.
    Um abraço da Ana e Bacalhau

    • admin diz:

      olá amigos !!!
      estamos onde vocês já estiveram (estónia) e……..parece que não há meio de fazermos um cruzeiro todos juntos …….!!!!!!!!!!!!
      obrigado pelos teus amáveis comentários e quando tiveres tempo e paciência manda-me um mail sobre o encontro da ccaç
      um abraço e beijinhos à ana
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks