A HOSPITALIDADE COM ”H” MAIÚSCULO…….

 As 3 vezes que visitei anteriormente EL SALVADOR ( em negócios , nos anos 80 ), o país estava

 em plena guerra civil e eu próprio escapei por uma unha negra a um terrível atentado bombista à porta do HOTEL SHERATON na capital SAN SALVADOR ( tinha estado à porta 2 minutos antes………..quando a bomba explodiu……..”n” mortos ! ) ; mas  isso são águas passadas e quis o destino que nunca mais lá tenha ido ; manteve-se uma amizade com um casal salvadorenho desde então e eis-me novamente neste país , onde rareiam os turistas ; e isto por duas simples razões : em 1º lugar , continua a ser um país muito perigoso , especialmente devido à enorme quantidade de gangs existentes por todo o lado , daí uma grande insegurança no país ; em 2º lugar , os motivos para se visitar o país , ou seja , as atracções são realmente muito poucas….( desculpa -me CÉSAR  mas eu escrevo sempre as verdades …….)

Segundo eu li recentemente , a maior atracção parece ser a vibrante vida nocturna existente na capital , contudo como o nosso ”prazo de validade” para essas actividades já expirou , não nos resta outra alternativa senão passear no barco do nosso amigo e esperar pescar algo de jeito no oceano Pacífico !!! ALÉM DE  TERMOS O ENORME PRAZER DE OS VOLTAR A VER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

EL SALVADOR 

 

 ÁREA : 21.041 KM2 ( o mais pequeno e densamente povoado país da América Central )

CAPITAL : SAN SALVADOR

POPULAÇÃO : 7.066.400

MOEDA : US DOLLAR

CIDADES PRINCIPAIS : SAN SALVADOR . SANTA ANA , SAN MIGUEL

PIB per capita : US $ 5.842 ( PORTUGAL US$ 21.747 )

INDEPENDÊNCIA : 1821 de ESPANHA

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : PARQUES NATURAIS , VULCÕES , LAGOAS

PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES : CAFÉ , TÊXTEIS

 

Bandeira de El Salvador

 

As matrículas têm este aspecto e quanto às notas , EL SALVADOR deixou de utilizar os ”COLONES” e passou a utilizar os dólares americanos :

 

IMG_3581 - Cópia

 

 

antes de chegarmos a SAN SALVADOR , após entrarmos no país , dormimos no estaminé de uma empresa de lavagem de carros ......pelo menos estávamos seguros !!!

antes de chegarmos a SAN SALVADOR , após entrarmos no país , dormimos no pátio de uma empresa de lavagem de carros ……pelo menos estávamos seguros !!

 

 

Mas muito sinceramente , nós não viemos a EL SALVADOR nem pelos vulcões , nem pelas lagoas nem pelos parques naturais e muito menos para comprarmos têxteis ……….. ; muito menos viemos para presenciar os incontáveis assassinatos diários que acontecem devido aos GANGS e que infelizmente fazem deste bonito país um dos mais perigosos do planeta……..; a embaixada dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA na capital mais parece uma invulgar macro-fortificação saída de um futurista filme do STEVEN  SPILBERG , tal o seu desmesurado tamanho , arquitectura tipo BUNKER e sobretudo a  incrível segurança à sua volta …..; já tinha visto incontáveis embaixadas dos E.U.A. por este mundo fora , mas sinceramente como esta nunca vi nada sequer parecido : são VÁRIOS campos de futebol em área , pois todo o pessoal diplomático vive entre muros ……ASSUSTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nós viemos arriscar a nossa vida e bem-estar para…………………….estar com a maravilhosa FAMÍLIA CATANI , uma enorme família ( enorme na quantidade e na qualidade dos seus membros ……) de origem italiana e que aqui vive há várias gerações e a qual tem um importante papel no dia -a dia deste país e no seu desenvolvimento ; o nosso GRANDE AMIGO CÉSAR CATANI é o C.E.O. de várias companhias que formam um importante grupo empresarial e um bem conhecido ”businessman” no país ; os seus irmãos são igualmente pessoas importantes no país devido aos seus negócios e posições ; a senhora sua mãe , com uns respeitáveis 96 anos de idade , move-se perfeitamente e tem a coragem de ir SOZINHA muito em breve visitar uma filha no CANADÁ , numa longa viagem de avião de quase 6 horas ……..!!! QUE FIBRA DE MULHER !!!!!!!!!!!! 

Conheço o CÉSAR CATANI desde os idos anos 80 e mantivemos uma amizade depois que os negócios terminaram entre as nossas companhias ; visitou PORTUGAL com a sua adorável esposa AMÉLIA  e ficaram encantados…. ; mas a sua enorme hospitalidade aquando da nossa visita ao seu país , não só superou tudo o que se possa imaginar como nos deixou com uma dívida futura e  com a responsabilidade de fazermos igual quando eles voltarem a Portugal ; digo ”fazermos igual ” pois fazer mais e melhor seria absolutamente impossível : desde nos instalarem num hotel com todas as despesas pagas até ao ponto de colocarem um excelente carro com motorista à nossa disposição , enfim , numa palavra , eles não sabiam o que fazer para nos agradar e tudo isto por terem sido apenas simpaticamente recebidos em Portugal nos idos anos 80  , acho que na altura não fizemos nada mais que outros portugueses não tivessem feito , pelo que deduzimos que a sua tremenda e desmesurada hospitalidade acontece por serem sobretudo BOAS PESSOAS COM UM EXCELENTE CORAÇÃO !!!!! A Marilia ficou deslumbrada com o gigantesco RAMO DE ROSAS com que foi brindada aquando da nossa chegada à capital !!!

Infelizmente SAN SALVADOR tem escassos motivos de interesse , escassos já é um favor de expressão……. ; mas tal não significa que tenhamos estado fechados no quarto do hotel……; fomos diariamente a sua casa , fizemos agradáveis passeios com eles a um vulcão , a um bonito lago na montanha ( na cratera de um extinto vulcão ) , fomos visitar a sua casa de praia junto ao PACÍFICO , a sua nova casa na montanha junto a um vulcão com uma deslumbrante vista sobra a cidade , fomos visitar família e amigos , etc , enfim , nunca nos aborrecemos nos 8 dias que passámos com eles !

Contudo a enorme hospitalidade do CÉSAR CATANI foi-nos extremamente preciosa em todos os sentidos pois , por exemplo , o  AR CONDICIONADO DA AUTOCARAVANA que se encontrava avariado há largos meses , graças aos esforços e conhecimentos do CÉSAR , foi consertado numa manhã , era uma avaria na placa electrónica a qual foi substituída por outra ( sem ser necessariamente da DOMETIC……) ; resta dizer que foi SUPER DIFÍCIL eu pagar o conserto do aparelho pois o meu caro amigo CÉSAR CATANI queria à viva força que nós não gastássemos qualquer dinheiro no seu país ……!!!!!

Um outro significativo exemplo : há já um par de semanas que a CÂMARA DE RECUO tinha deixado de funcionar ; ora bem , embora tal aparelho seja absolutamente desconhecido em EL SALVADOR , o nosso querido amigo não deixou de chamar um competente técnico de electrónica que ao fim de várias horas descobriu o problema : UMA SÉRIE DE ÍODOS QUEIMADOS NO ÉCRAN E QUE NECESSITAVAM DE SER SUBSTITUÍDOS !!! JÁ ESTÁ A FUNCIONAR DEVIDAMENTE !!!!!!

Eventualmente em Portugal ou diziam que o aparelho não tinha conserto ou o mandavam para a Alemanha e a conta seria bem jeitosa …….. ; o meu amigo não quis que eu pagasse a conta e sugeriu-me apenas uma gratificação ao técnico…………………. ESTE TIPO DE ATITUDES JÁ NÃO SE USAM !!!!!!!!!!!!!!

Mais ainda !!! Quando a visita ao país foi acordada com datas , eu coloquei de imediato uma questão primordial para nós : onde deixar a ”estrelita” em segurança ???? Ao que ele me respondeu por email : ”não te preocupes que arranjaremos um local vigiado 24/24h e a AC estará a salvo ! É lógico que se a deixássemos simplesmente parqueada na rua , no final apenas veríamos a sombra dela no chão …….

Pois é , quem quer bons e importantes amigos arranja-os e o CÉSAR CATANI tem bons e importantes amigos : o seu grande amigo DR. GIACOMO ZAPPALÁ é o dono da mais importante e conhecida CLÍNICA VETERINÁRIA DE SAN SALVADOR ( LA MASCOTA ) que tem  nas suas enormes instalações  um grande parqueamento para os carros dos clientes , vigiado noite e dia ; pois foi aqui que a ”estrelita ” ficou durante 1 semana , ligada permanentemente à electricidade !!!

Surpresa final quando a voltámos a ver estava  ” obscenamente ” branca de tão bem lavada !!!!!!!!!!!!!!!!! IRRECONHECÍVEL !!!!!!!!!!!!!!!!

 

MUITO E MUITO OBRIGADO CARO GIACOMO , FOSTE INSUPERÁVEL E NUNCA ESQUECEREMOS A TUA ENORME GENEROSIDADE , INIGUALÁVEL SIMPATIA E BOA DISPOSIÇÃO !!!! NÃO É FÁCIL ENCONTRAR PESSOAS COMO TU …….

 

Como referi anteriormente , SAN SALVADOR não tem infelizmente motivos relevantes de interesse , o mesmo já não se pode dizer do país EL SALVADOR , realmente muito verde , bonitos vulcões e admiráveis lagos ; deixo-vos algumas fotos :

 

 

 

dois vulcões gémeos

dois vulcões gémeos

 

um dos muitos vulcões de EL SALVADOR

um dos muitos vulcões de EL SALVADOR

 

IMG_3584 - Cópia

 

 

um dos muitos lagos do país , este concretamente situa-se na cratera de um extinto vulcão e passámos um dia muito agradável à beira lago , as águas são maravilhosas......

um dos muitos lagos do país , este concretamente situa-se na cratera de um extinto vulcão e passámos um dia muito agradável à beira lago , as águas são maravilhosas……TRANSPARENTES E COM MUITOS PEIXES À NOSSA VOLTA !!!

 

um passeio de barco num braço de mar que atravessa uma floresta virgem

um passeio de barco num braço de mar que atravessa uma floresta virgem , junto ao OCEANO PACÍFICO

 

IMG_3679

 

IMG_3689

 

IMG_3694

 

IMG_3692

 

IMG_3700

 

 

a capital

a capital

 

DSCN5445

 

IMG_3657

 

IMG_3658

 

a catedral , extremamente simples

a catedral , extremamente simples

 

o palácio nacional

o palácio nacional

 

IMG_3609

 

 

IMG_3603

 

 

IMG_3589

 

Todos os CATANI permanecerão para sempre na nossa memória , aqui ficam algumas imagens para memória futura :

 

IMG_3587 - Cópia

 

DSCN5467 - Cópia

 

AMÉLIA CATANI

AMÉLIA CATANI

 

IMG_3596

 

IMG_3672

 

IMG_3699

 

IMG_3698

 

um ''monstro'' de simpatia e generosidade : DR. GIACOMO

um ”monstro” de simpatia e generosidade : DR. GIACOMO

 

IMG_3660

 

IMG_3662

 

IMG_3663

 

 

Para terminar , não posso deixar de fazer um pouco de humor com esta foto : se a moda pega em Portugal , teremos uma série de conhecidas sociedades de advogados transformadas em …….RESTAURANTES DE LUXO !!!

 

IMG_3573

 

E AGORA SEGUE-SE A GUATEMALA , MAS NÃO HAVERÁ GRANDE COISA A RELATAR E MOSTRAR………CIAO !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “A HOSPITALIDADE COM ”H” MAIÚSCULO…….”

  1. Caríssimos VIAJANTES ainda bem que nem tudo é mau ! Vale bem a pena percorrer muitos e muitos quilómetros para reencontrar pessoas simpáticas de quem gostamos. As fotografias lindíssimas de floresta verde que postam contrastam bem com a nossa floresta que está toda ( quase ) a arder…sendo que essa é outro tipo de vegetação e clima..mas por cá é demais ! O que escrevem s/ a V/viagem pelas Américas o que dói mais é na verdade falta de segurança e o banditismo que torna os países inseguros corruptos, corroídos pela droga a par de gente boa, humilde e pobre e a maioria dos governantes da pior espécie t/ Daniel Ortega que gerem os países como sendo a s/ quinta.As ditaduras dos anos sessenta em que mataram milhares de pessoas desde a A. do Sul e A. Central e tudo continua igual com a complacência dos militares. Nesses tempos idos era jovem e só lia histórias de arrepiar desse continente
    Continuação de BOAS FÉRIAS !!!!!!

    • admin diz:

      olá abreu !
      temos realmente lido as notícias sobre os tremendos fogos que têm assolado o país , já há muitos anos que tal acontece e por muitos mais continuará a acontecer , façam o que fizerem EXCEPTO se mudarem drasticamente a legislação quanto às penas a infligir aos incendiários , as quais neste momento , continuam a ser de ….”brincadeira” !!! nos E.U.A. , em alguns estados , fogo posto dá AUTOMATICAMENTE direito a pena de morte , no estado em que a mesma não é aplicada , a pena nunca é inferior a 50-60 anos !!!….. em portugal continuamos a brincar às penas suspensas ……..
      um abraço
      david+marilia

  2. JOSE RICARDO FERRARI diz:

    Oi amigos.
    Aqui estou, aproveitando meu segundo dia de dispensa médica, sim, estou de molho durante quinze dias. Fiz uma cirurgia no joelho esquerdo para reparar o menisco. foi tudo bem!!!
    Corri para o blog,pois estava preocupado com os riscos que vos espreitavam em El salvador. Por fim os homens de bem existem , poucos, mas sempre de grande importância, sempre acredito!!!!
    Otimas notícias da estrelinha e da vespa. A reta final será mais confortavel e segura. Que venham novas aventuras e belas fotos.
    Muita saúde e alegria para vocês
    Até
    Super abraços

    • admin diz:

      caro zé !
      eu sei por experiência própria o que estás a passar pois fui operado há cerca de 25 anos por rotura do ligamento lateral interno , rotura do menisco e rotura do ligamento cruzado anterior……MENU COMPLETO DO JOELHO !!! por acidente no ski em frança….
      a generosidade do nosso amigo salvadorenho não esconde ou ofusca a tua …..
      um grande abraço
      david+marilia

  3. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Gostei de ler o vosso post sobre a família Catani. Quando a amizade é verdadeira, dura e perdura!
    E que tal a pescaria?
    Boas entradas na Guatemala!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      a pescaria foi uma desgraça , estivemos no alto- mar , a cerca de 30 milhas da costa mas deu apenas umas pequenas garoupas , uma raia e um peixe -sapo , muito admirado no japão mas extremamente venenoso = mortal para quem não o sabe preparar……; quanto ao que íamos tentar ( DOURADO ) NADA , NEM VÊ-LOS , O MAR NÃO ESTAVA DE FEIÇÃO…..
      a guatemala já ”era” , já estamos no méxico ”olé,olé,olé”…….
      um abraço
      david+marilia

  4. Ana Maria Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Muito bom ler um post recheado de coisas boas e de vos ver tão bem.Realmente a verdadeira amizade é maravilhosa e enche a alma de satisfação.A família Catani deve ser extraordinária,mas certamente vocês merecem todo essa atenção.Gostei muito das fotos dos vulcões e do passeio de barco. Continuação de boa viagem,beijinhos e a aguardar com ansiedade que chegue Setembro…..

    • admin diz:

      olá menina !
      muito ocupada , pelos vistos ……o que interessa é que a tua saúde tenha melhorado !
      estamos quase a ir de férias , bem merecidas diga-se desde já …..
      beijinhos

  5. estrela diz:

    Olá, meninos, até que enfim consigo escrever!

    A vinda para Castelo Branco tem-me deixado de rastos. Calor insuportável, berbicachos para resolver, stress e falta de ar condicionado. Acham pouco????

    Bom, passemos ao importante: adorei ver-vos! Estão com bom aspecto, as notícias são boas e o acolhimento que vos dispensaram rebenta com a escala das 5*. Realmente, já não se encontram pessoas com esse tipo de disponibilidade. Fico muito feliz por vocês.

    Quanto às fotos, apreciei mais as do convívio familiar com essas pessoas maravilhosas. O sr.Catani deve ser um bonacheirão e peras!!!! Gente simples, afável, de uma grande generosidade.Só faltaram algumas fotografias da célebre pescaria. Ou não apanharam nada?!

    Por estas bandas, a continuação dos incêndios. Penso que quando regressarem já pouco verde conseguirão enxergar da janela do avião…Há vozes credenciadas (e bota credenciadas nisto, porque quem falou e opinou está dentro do assunto!) que mostraram haver uma intenção de destruição completa da nossa floresta. Isto está a beneficiar uma caterva de gente…que toda a gente sabe…mas o Zé povo continua a pagar as favas, explicando os políticos que isto se deve à má manutenção dos terrenos, que os particulares têm que ser penalizados por não limparem as suas matas…e que toma…e que deixa… e vai-se a ver, as grandes matas estão na mão do Estado e é ELE QUE NÃO AS LIMPA!!!!!!…e depois, temos uns SUPER JUÍZES, PORREIRAÇOS, AMIGOS DO SEU AMIGO….olham para os poucos incendiários que já foram presos e dizem, bem amiguinhos, vozinha paternalista:”Olhe, você vai para casa, com termo de identidade e residência…veja lá, tenha juízo, não o quero voltar a ver aqui, tá?”. E, “prontos”, como dizem agora, tá dado o recado. E perguntas tu, muito bem, mas isso toda a gente já sabe, porque estás a falar no assunto? Pois…pois….é que já tenho mais 3 queixas crime na GNR porque o meu mato, dentro da quinta,(que ainda por cima é murada e com portões) com entrada para uma rua cheia de vivendas, já deve ter crescido 10 cm desde o ano passado, depois que a terra foi toda limpa, e estes sacanas continuam comigo à perna!Haja pachorra para este país e cambada de políticos que temos!

    Bom, meninos, foi um desabafo! Ando quase a rebentar de ódio!
    Em breve estarão por cá e nessa altura se falará melhor.

    Beijocas e continuação de boa vagem!

    PS: Lamento informar-vos que só poderei partir para Lisboa lá para 24 ou 25.Resumindo, a minha vontade de vos ir esperar ao aeroporto fica em águas de bacalhau. Digo agora para saberem com o que podem contar.

    • admin diz:

      a pescaria foi muito má , eu apanhei uma raia pequena e um peixe sapo grande , os outros um par de garoupas pequenas ; o mar não estava de feição ….
      não te preocupes com o aeroporto , alguém lá irá…
      já estamos a gozar as águas ridiculamente quentes das caraíbas !
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks