A HOSPITALIDADE E UMA RAZÃO PARA REVOLTA…….

Pois…..temos estado em TEHRAN,mais exactamente nos arredores onde mora a família FA’AL pais da nossa amiga do ano passado RAZIEH.Sem dúvida que nos fazem sentir ”pequeninos” tantas são as atenções e delicadezas com que evidenciam a sua permanente hospitalidade e nós ficamos sem saber como retribuir……..

nós e a família FA'AL

Aprendemos algumas coisas sobre este povo,não tanto como gostaríamos porque o inglês da RAZIEH e do irmão SAHID é realmente limitado e as incontáveis vezes que eles têm de consultar o dicionário desmotiva qualquer conversação e ”quebra” o fio à meada……; a irmã chama-se….FATHIMA e conforme podem ver pelas fotos é realmente muito bonita!

a razieh e a irmã

a fathima

Depois vem o outro lado mais……..drástico do ISLAMISMO já que o pai  não autoriza DE MODO ALGUM que elas mostrem o cabelo a estranhos e eu para todos os efeitos era /sou um estranho !!! Por especial ”deferência” a Marilia foi autorizada a retirar o lenço EM CASA mas eu não podia ver os cabelos das meninas………..; obviamente não pude TOCAR nas mãos da matriarca para a cumprimentar,bastou uma vénia……mas como ”compensação” levei dois beijos na cara do pai…………………”GANDA NEGÓCIO” !!!!!!!!!!!!!

Tanto a RAZIEH como o pai são muito religiosos já que não falham nenhuma das 5  vezes que diariamente  prestam as suas orações , inclusivamente a mais…………………..”dolorosa”  : às 04h30 da manhã !!!

namorar no IRÃO........

juntam-se às dezenas mas.....sempre separados a uma distância ...''respeitável''!

A sociedade não permite QUALQUER TIPO de contacto físico antes do casamento,pelo menos à vista das outras pessoas! Assim é deveras cómico ver os parzinhos  a namorar nos salões e coffee-shops dos melhores hotéis ,no caso destas fotos em TABRIZ ; é claro que às 9 ou 9 1/2 da noite está tudo de debandada para suas casas…….; em grupos então é ainda mais drástico : rarissimamente se veem grupos mistos,ou só raparigas ou só rapazes. Pena que seja quase impossível fotografar os penteados ”modernos” deles pois ………só visto !!!! IREI TENTAR…..

Atravessar o IRÃO é muito aborrecido pois as paisagens inóspidas se são interessantes na primeira hora,ao fim de várias horas…..CHATEIA!!!

tudo muito deserto

árvores TALVEZ de 300 em 300 km........

os montes são diferentes

as auto-estradas são boas

Os estrangeiros estão simpaticamente isentos de pagar as portagens nas auto-estradas,isto é,não há nada escrito sobre o assunto mas BASTA NAS CABINES SORRIR E DIZER ”SALAM” ( olá )PARA FICAREM TODOS CONTENTES E NOS MANDAREM SEGUIR SEM PAGAR !!!! Há certos truques que se aprendem muito rapidamente por estes países……..; as portagens são feitas em cabines espalhadas alietoriamente,mas em geral à entrada e à saída de cada cidade,muitas vezes não fazem muito sentido mas eles é que sabem !!! São muito baratas,tipo 20 ou 30 cêntimos de euro por 100 ou 150 km MAS………..OS KMS SÃO MUITOS !!!!!

Enganei-me redondamente quanto ao custo ACTUAL  do gasóleo pois o mesmo aumentou cerca de ………250 % !!!!!! Convenhamos que ainda é ridiculamente barato,concordemos que no ano passado ao enchermos o depósito por um euro ou assim era um pouco ridiculo,mas este BRUTAL AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS fez mossa na sociedade e a revolta resultante causou bastantes mortos em TEERÃO há uns meses atrás; houve manifestações significativas e a consequente repressão policial de forma muito violenta. CHEGA !

as distâncias são sempre enormes.....o país também é !

Este post está a ser escrito em ESFAHAN onde nos encontramos desde o final da tarde de hoje; daqui depois de matarmos saudades da incrível praça IMAN SQUARE  seguiremos para sul para visitarmos as célebres ruínas de PERSÉPOLIS junto à importante cidade de SHIRAZ ; mais um ”pulinho” e chegávamos ao KUWAIT ou ao QATAR !!!!!!









Tinha prometido ao ”povo” mostrar fotos das ”célebres boutiques” e então aqui vão elas ,melhor sem grandes comentários…..

no comments.......

no comments ....again !

a moda ....................

turista sofre ..............

a realidade..............

o que se vê.........


Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “A HOSPITALIDADE E UMA RAZÃO PARA REVOLTA…….”

  1. mario delgado diz:

    ola!!!ainda bem que ja à noticias vossas e com muitas coisas para contar, a turista està com ar triste na footo pois as vossas amigas sao muito bonitas! boa continuaçao eu ca vos sigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • admin diz:

      a ”turista” como bem sabes tem tido razões de sobra para andar triste……TU COMPREENDES !!!!
      UM ABRAÇO

  2. estrela diz:

    Fantásticas lojas de vestidos cerimoniosos! Que pena eu não estar aí…
    Sobre as ditas mini-saias, como dizes e muito bem, que desperdício…apenas para as ladies se verem umas às outras!
    Sobre as paisagens do Irão, são efectivamente monótonas. Talvez algumas cidades, como Persépolis (bem famosa desde a antiguidade) consigam despertar algum interesse. Enfim, resta-nos aguardar pelo prosseguimento da vossa viagem e de outras paragens. Penso que a Índia é muito mais atractiva, em todos os sentidos.
    Por cá, estamos todos bem. Quanto a vocês, aproveitem muito e divirtam-se.
    Isto é para lerem nas entrelinhas, já que estou a escrever à uma da manhã de sábado.

    Beijocas para os dois.

    • admin diz:

      são 2 países completamente diferentes mas na INDIA conhecemos bem mais as cidades do que o country-side
      beijos

  3. Ursinho amarelo diz:

    Outro dia, estava na urgência e olho, de repente, para o meu lado direito. Apanho um susto! Que visão tenebrosa! Afinal, é preciso não esquecer que também há “corvos” aqui mesmo em Portugal! 3 doentes, 3 viúvas vestidas de preto dos pés à cabeça, incluindo lenço, portanto (para além de bigodes e grandes verrugas junto ao nariz – tão tipicamente correspondentes às descrições das bruxas, que até parecia estar a ler um conto de terror!). Infelizmente para a nossa sociedade, 3 “corvos” sem qualquer noção de higiene e embrutecidos como as barrocas de granito espalhadas por estas bandas. É só saber onde procurar, porque os “corvos” ainda existem!

    Fiquei curiosa… Como é a higiene dos iranianos de “classe média”?

    Achei imensa piada ao seu “negócio” com o patriarca FA’AL!! Ele saíu a ganhar, vendo os cabelos da Marília, apreciando a sua tez clara e sardenta… Olhou-a muitas vezes? 🙂

    Tanto quanto sei, há iranianas lindas, autênticas obras da natureza. A prova está neste post. Quanto à moda, confesso que não me surpreendeu. É sabido que por baixo das fantasias de corvos, as mulheres usam roupa moderna e de estilistas famosos. Algumas, pelo menos. Já viu alguma com óculos de sol da Dior ou Armani? Talvez não… essas são as mais ricas… Só não vou na dos vestidos de lantejoulas! Bem sei que elas têm de se arranjar, mas a pergunta das mini-saias ergue-se de novo para esses vestidos: festas de senhoras para ver quem tem mais brilhantes e lantejoulas?

    Mal posso esperar pelo que se segue na viagem! Beijinhos

    • admin diz:

      HIGIENE : as casas de banho deixam um bocado a desejar……a começar pelo facto de nem sequer saberem o que é uma sanita !!!! usam logicamente a chamada ”retrete árabe” o que traduzido por miúdos quer dizer ……….BURACO NO CHÃO !!!!!!!!!

      ÓCULOS : aqui não há marcas chinesas,quase todas as moçoilas usam D6G,DIOR,YSL,ARMANI,etc,etc……

      • Ursinho amarelo diz:

        Fui um pouco ingénua a avaliar a utilização dos óculos de sol…

        Essas “retretes iranianas” fazem muito bem aos glúteos! E o resto? É quase como perguntar… como cheiram as pessoas e as roupas e as casas e… os sítios?

  4. antonio vieira diz:

    Fiquei muito impressionado com a hospitalidade dessa família!…o bom e o mau existe em todos os países!…gostava de saber mais dessa gente e dessa família tão simpática!… na evolução desse país,o que de moderno se se está a fazer nas grandes cidades (arquitetura),costumes,alimentação,crescimento do país,hábitos,tradições…etc
    Estes blogs são muito importantes,para maior esclarecimento e também para interagir na
    na troca de conhecimentos.

    Fico muito agradecido por saber mais desse povo através deste blog,porque a informação que passa cá para fora não é essa.

    Obrigado

Trackbacks/Pingbacks