A MÃE DE TODAS AS VIAGENS ( 1 )

A ENORME E IMPORTANTE DECISÃO ESTÁ TOMADA !!!

A viagem mais difícil , mais complexa , mais perigosa , mais longa e mais dispendiosa alguma vez empreendida por autocaravanistas portugueses está à vista : 

 Dentro de alguns meses iniciaremos A GRANDE AVENTURA de ligar  USHUAIA / PATAGÓNIA ( no extremo sul da América do Sul ) a ANCHORAGE / ALASKA ( extremo norte da América do Norte ) atravessando a América Central : AS 3 AMÉRICAS = 1 CONTINENTE  EM AUTOCARAVANA………!!! A VIAGEM COM QUE SONHAMOS HÁ VÁRIOS ANOS ………….e que , modéstia aparte , não é para todos ! Se isto não é aventura………então não sei o que significa a palavra AVENTURA !!!

Em preparação cuidada e minuciosa ( aliás como todas as outras anteriores…) desde AGOSTO-2012 ( com variadas interrupções ), esta macro-viagem vai ter uma duração não inferior a 26 meses para se percorrerem 23 países ( PORTUGAL, ESPANHA , FRANÇA ,  BÉLGICA e ALEMANHA  na EUROPA ) e somente não visitaremos a GUIANA , GUIANA FRANCESA , SURINAME , VENEZUELA  e BELIZE ( e isto por 4 razões : logística , desinteresse , segurança e bom senso !!! ), de resto iremos visitar ( INCH’ALLAH !!! ) :  URUGUAI , BRASIL , PARAGUAI , ARGENTINA , CHILE , PERU , EQUADOR , BOLÍVIA , COLÔMBIA , PANAMÁ , COSTA RICA , EL SALVADOR , NICARÁGUA , HONDURAS , GUATEMALA , MÉXICO , E.U.A. e CANADÁ ; com início a meio de 2015 , veremos quando terminará exactamente …..

O que torna esta viagem  dispendiosa não são basicamente os custos de vida locais nem os kms que se irão percorrer ; quanto ao primeiro caso , a quase totalidade dos países a visitar têm um custo de vida inferior ao do nosso país , nalguns casos cerca de menos de metade ; no que concerne aos kms a percorrer ( cerca de 110.000 a 120.000 ) o que gastaremos em gasóleo , dividido por 26 meses nem é assim tanto , tomando em consideração que em vários países o seu custo é cerca de metade do que pagamos em Portugal , e num par de casos ainda  menos ; onde realmente ”metem a mão no nosso bolso” é nas 3 travessias marítimas que teremos obrigatoriamente que realizar : ANVERS – MONTEVIDEO ( BÉLGICA – URUGUAI) , CARTAGENA – CÓLON ( COLÔMBIA – PANAMÁ ) e finalmente o regresso HALIFAX – HAMBURGO (CANADÁ – ALEMANHA) , estas 3 travessias……”me hacen sufrir y me matan ” !!!

É claro que , como de costume , tudo se coordena para que o consumidor ( ou seja , o viajante autocaravanista … ) seja esfolado até mais não , senão reparem :

1º- ANVERS – MONTEVIDEO :

apenas e só uma única companhia marítima ( GRIMALDI ) faz esta travessia em RO-RO ( roll-on – roll-off ) desde o norte da EUROPA até MONTEVIDEO ( já deixaram de escalar BUENOS AIRES ) pelo que esta é a única maneira de fazer chegar a ‘estrelita’ à AMÉRICA DO SUL em RO-RO ; para agravar a situação , muitos viajantes autocaravanistas que fazem esta viagem , optam por acompanhar a sua AC a bordo durante os cerca de 30 dias que dura a travessia e isto porque muitos dos que não o fazem têm a desagradável surpresa de , no destino , encontrarem o seu veículo despojado de quase tudo o que lá estava no interior , devido às crónicas pilhagens feitas nos portos africanos ( FREETOWN , BANJUL e DAKAR principalmente ) , pilhagens essas a que as tripulações dos navios já nem sequer ligam………. ; é claro que o acompanhamento a bordo , com pensão completa, etc durante toda a viagem , sai mais caro do que a simples viagem de avião de 12 horas……. ; em resumo , a GRIMALDI cobra o que quer , independentemente se o embarque é feito em HAMBURGO,TILBURY ou ANVERS  ! ( por ser mais perto , optámos por embarcar em ANVERS , isto é , acompanharemos a AC na travessia do Atlântico para termos a certeza que a AC não será vandalizada…). 

2º –  CARTAGENA – CÓLON :

apesar de a COLÔMBIA e o PANAMÁ estarem ligados por terra firme , para vosso espanto , não há qualquer ligação terrestre , não existe nenhuma estrada que ligue estes 2 países , pura e simplesmente nunca foi terminada ( por ordem dos americanos por causa do contrabando de drogas) , é ridículo mas é verdade : a estrada  vinda da CIDADE DO PANAMÁ em direcção ao sul, acaba na região de DARIÉN…….no meio de nada, melhor dizendo no meio da selva , ainda a cerca de 50 kms da fronteira colombiana !!!  bom , a verdade é que , mais uma vez , o desgraçado do autocaravanista não tem outro remédio senão…..colocar a AC num cargueiro , mas como era de esperar  , só existe uma companhia marítima que faz esta ligação  (WALLENIUS W. ) pelo que , viva o regabofe dos fretes elevados : mais um disparatado frete elevado !!!!! AH! e ainda por cima não se pode acompanhar o CC , há que tomar o avião……; como alternativa, poderíamos colocar a AC num CONTENTOR FLAT-RACK de 40” contudo a má experiência da travessia  INDIA – MALÁSIA desmotiva-nos para tal proeza  ; começou a operar muito recentemente um ferry para passageiros e carga,  ligando CARTAGENA a COLÓN ,  mas como na América latina o futuro é  muito imprevisível e enigmático , tal transporte já teve interrupções e não se sabe se no futuro irá operar continuamente……VER-SE-À !!!

3º –  HALIFAX – HAMBURGO :

como não há 2 sem 3 , esta ligação por via marítima  , igualmente em RO-RO , tem um contra : sendo a única companhia marítima que autoriza o embarque das AC com objectos pessoais no seu  interior – – – – – – – um par de outras companhias que fazem a travessia do ATLÂNTICO NORTE  ( CANADA – EUROPA ) exigem (ridiculamente) que as AC estejam absolutamente vazias pelo que obviamente 100 % dos autocaravanistas opta por não deitar fora os seus pertences e , por consequência , utiliza a SEABRIDGE………mais uma vez , fazem os fretes marítimos que muito bem lhes apetece !!! E depois há que somar os voos de regresso……..pois esta linha não admite passageiros a bordo !

De todas , sem dúvida  que a travessia mais complicada e onerosa é a do ATLÂNTICO SUL  , basta dizer que as marcações/reservas se fazem com cerca de um ano de antecedência , e as reservas esgotam muito rapidamente pois os enormes navios apenas levam 12 passageiros a bordo ( e já agora ficam a saber porquê : segundo os regulamentos internacionais do transporte marítimo de passageiros , qualquer barco que transporte numa travessia oceânica mais de 12 passageiros é obrigados a ter um médico a bordo….) , são sobretudo navios de transporte de carga e não de pessoas  ;  tudo é tratado em PARIS , apesar de o armador ser de nacionalidade  italiana , tudo o que se relaciona com AC e passageiros é coordenado pelo seu agente em PARIS , quiçá por serem franceses a esmagadora maioria dos autocaravanistas que visitam a AMÉRICA DO SUL mas há também muitos suiços , muitos alemães , alguns belgas e holandeses , contudo são raríssimos os anglófonos , não sei bem porquê…….

continua…….brevemente , estejam atentos  !!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



24 comentários para “A MÃE DE TODAS AS VIAGENS ( 1 )”

  1. João Ramiro Firmino/CAB diz:

    Boa noite, David e Marília

    UAU! Desta vez vão ser mais de dois anos fora de casa. Imagino o trabalhão que vai ser gerir o que vai…e o que fica! Acredito no entanto que o vosso profissionalismo autocaravanista vai, mais uma vez, superar tudo.
    Mas prevejo que no fim desta aventura a Estrelinha peça a reforma por inteiro, sem cortes e sem outras artimanhas, pois são muitos milhares de quilómetros por bons e maus caminhos, e ela bem merece um futuro mais calmo!

    Cá fico à espera de mais notícias.

    João Firmino

    • admin diz:

      olá joão firmino !
      exacto , isso de separar o que pode ir e o que deve ficar vai ser uma das maiores complicações pré-viagem !!! o problema não é só a quantidade de tempo que estaremos fora , a questão mais complicada é que iremos apanhar temperaturas de -30º e -35º na bolívia e peru a 4500 e 5500 m de altitude e igualmente , a nível do mar teremos de ”alombar” com 45 e 50º nos desertos…..QUE TIPO DE ROUPA LEVAR???
      quanto à estrelita , vamos a ver se ele regressa inteira para a merecida reforma…..
      um abraço e bom natal
      david+marilia

  2. Maria de Jesus Lança diz:

    Boa noite, David e Marília.(ou será já bom dia, talvez)

    Confesso que me emocionei com o facto deste vosso post me ser, tão carinhosamente, dedicado. A antecipação da sua publicação, iniciando a partilha de todos os vossos preparativos para a, tão ambicionada, viagem “maior” com todos nós, deixou-me sensibilizada e adoçou o meu final de dia. Muito obrigada pelas vossas palavras de incentivo e esperança. Sim, meus amigos, é como dizem. Há que enfrentar a vida com optimismo e eu não sou mulher de lhe virar as costas. Mas, quem caminha na companhia de amigos pode não chegar primeiro mas chega, certamente, mais forte…e por isso, bem hajam pela vossa generosidade.
    Continuarei, entusiasticamente, a acompanhar a preparação da viagem.
    Um abraço
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      olá maria de jesus !
      acho que não fiz nada de extraordinário e de qualquer maneira acho que você …mereceu !
      saúde e desejos de um natal o melhor que lhe for possível
      um abraço
      david+marilia

  3. José Ricardo diz:

    Olá….
    Que sorte a minha, depois de algum tempo sumido, retorno hoje a este espaço e me deparo com essa magnífica notícia.
    Desejo todo sucesso para o casal.
    Forte Abraço.

    • admin diz:

      olá josé !
      bom natal e desejos de saúde
      ver-nos-emos no ”brasiu”
      david+marilia

  4. Caros amigos
    Fantastica noticia, embora tudo se espera da vossa ousadia. Uma aventura verdadeiramente digna dos “Estrelas”. Parabens e bom trabalho de preparacao.
    Abraco do CG

    • admin diz:

      olá bom escritor !
      obrigado pelo simpático comentário , espero que goste dos posts futuros
      um abraço e bom natal
      david+marilia

  5. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Só esta pré narrativa já me deu um friozinho na barriga e fico eu do lado de cá da barricada imagino a adrenalina dos que vão.

    Será para todos os que vos seguem também uma aventura, vamos todos torcer por mais um sucesso desta grande viagem.

    Um abraço, bom trabalho e bom natal

    • admin diz:

      olá maria josé !
      se gostou deste post , espere pelos próximos : vai adorar !!!
      um abraço e bom natal para todos vós
      david+marilia

  6. José Ricardo Ferrari diz:

    Fiquei sabendo hoje sobre a travessia Colombia Panama:

    http://laestrella.com.pa/economia/ferry-caribeno-arranca-octubre/23797743

    abraços

    • admin diz:

      olá josé !
      estou perfeitamente dentro do assunto pois tenho há mais de 2 anos acompanhado esta ”novela”.
      este novo serviço de ferry entre cartagena e colón , começou finalmente há cerca de 1 mês mas está de momento interrompido para carros , até haver modificações no cais em colón , apenas transportará pessoas ; depois de tanta espera e stress durante ANOS até que esta ligação fosse efectuada , apetece dizer : a montanha pariu um rato!!!
      obrigado de qualquer forma
      um abraço
      david+marilia

  7. Antonio Resende diz:

    De vcs não seria de esperar outra coisa…
    Quanto aos ‘perigos’ saberás muito bem que quem anda à chuva… molha-se…
    A tua viagem pelo Paquistão deve ter sido bem mais recheada de ‘riscos’… e lá foste dando a volta.
    Uma coisa é certa… tivera eu ‘grana’ e iria convosco!
    O meu abraço e desejos de boa sorte.
    António Resende

    • admin diz:

      estimado antónio !
      obrigado por comentares.
      acredita que lamentamos MUITO que não possas participar nesta aventura , seria super irmos juntos !
      não sei se tens ideia dos custos mas se calhar , no teu íntimo , poderás estar a exagerar….(liga-me se quiseres )
      um abraço e bons passeios
      david+marilia

  8. Luis Almeida diz:

    Boa tarde David e Marília,

    A “grande aventura” há tanto tempo em preparação tem finalmente uma data.
    Apesar do enorme desafio, estou certo que, há semelhança de viagens anteriores, conseguirão contornar todos os obstáculos e dificuldades.
    Irei seguir aqui as vossas aventuras e desventuras pelas Américas.
    Um abraço e votos de Feliz Natal.
    Luis Almeida

    • admin diz:

      olá luís almeida !
      é com imensa alegria que o vemos voltar a comentar as nossas ”histórias rolantes” , acredite ou não , já tínhamos saudade de o ler ; obviamente que não necessita de justificar a sua longa ausência , o mais importante é que nos está a ler novamente….
      tem razão , o desafio é enorme , muitas vezes questiono-me se não estarei a dar um passo maior do que a perna , mas depressa vem à minha mente o meu espírito indomável do risco e da aventura , e em seguida o desafio : se alguns a fazem , por que é que eu também não a posso fazer ( a viagem) ???, portanto…….o desafio está lançado e já é tarde para voltar atrás !!!
      um forte abraço e desejos de um feliz natal
      david+marilia

  9. Antonio Garrido diz:

    Boa noite

    Tenho vindo, de vez em quando, espreitar e hoje a espera foi recompensada!

    Temos viagem para seguir!

    E claro que vão uma bela de uma viagem, com bastante para ver e para contar, para nosso contentamento.

    Uma boa preparação e cá estaremos para seguir os posts.

    Abraço amigo

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      olá aos 2 ! e sejam bem aparecidos !!!!!!!!!
      vai ser uma viagem e ”peras” sem dúvida e da vossa parte , espero que a acompanhem assiduamente , com muita saúde e já agora……com um ”comentariozinho” de vez em quando !
      um abraço e feliz natal
      david+marilia

  10. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Tal como o sr.António Garrido,também tenho espreitado á procura de novidades e esta semana fomos surpreendidos.Vai ser realmente a viagem das viagens que dará certamente muito que escreveres,fotografares e deixar-nos a seguir esses relatos com muito agrado e uma pontinha de inveja,da boa claro.Certo que por ser tão longa e distante já estou a sentir umas saudades pois são muito importantes para mim.
    Vou acompanhar com muito interesse e como sempre vou aprender muito com os textos muito bem escritos,que nos brindas.
    Beijocas.

    • admin diz:

      olá ana !
      já não nos lias há bastante tempo…; dentro de dias haverá mais novidades!
      no próximo par de ANOS vais ter muito para ler e belas fotos para te deliciares…..PROMETO !!!!!
      um feliz 2015 para vós , dentro do possível
      beijinhos
      david

  11. Cisfranco diz:

    A viagem é demais! Mas depois de tudo a que estamos habituados nem se esperava menos…Desejo boa preparação e execução. E fico a aguardar boas reportagens como sempre.
    BOAS FESTAS!

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      entre os ”habitués” que costumam comentar os nossos posts , eu já tinha reparado há muito tempo que faltava alguém interessante….VOCÊ !
      obrigado por se ter lembrado de nós e esperamos que os nossos futuros posts mereçam a sua boa atenção.
      um abraço e desejos de um óptimo 2015
      david+marilia

  12. Maria de Jesus Lança diz:

    Olá, Marília e David.

    Sendo este local um ponto de partilha das vossas viagens, permitam-me que partilhe convosco esta minha “viagem” ao centro da quadra festiva que atravessamos:

    Natal!
    Dia que, da infância,
    Vem vestido de magia.
    Tempos de acreditar
    Que o Pai Natal existia
    E que as prendas no sapatinho
    (no ano em que as havia)
    Entravam p’la chaminé
    E era ele que as trazia.

    Natal!
    Dia que dizem ser
    Mais solidário e cristão.
    Tempos de recusar
    Velhos dormindo no chão.
    E, de não ignorar
    Crianças por todo o mundo
    Morrendo por não ter pão.

    Natal!
    Dia que alguém escreveu
    Ser quando o homem quiser.
    Tempos de meditar
    O que o Natal pode ser
    Se o homem, por fim, olhar
    Tanta fome, tanta dor
    Tanto Natal… por fazer!

    Nestes tempos difíceis que vivemos, a descrença colectiva é fortemente redutora da esperança num futuro melhor e compromete que a quadra que atravessamos possa ser vivida, por todos, com as condições mínimas de bem estar económico, emocional e social, de tranquilidade e partilha familiar e de confiança nos tempos vindouros.
    Apesar disso, junto-me a todos os outros vossos seguidores e desejo-vos um Feliz Natal.
    Boas Festas aos dois e restante família.
    Um abraço
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      olá m.j. !
      muito bonito sem dúvida , agradecemos a lembrança e renovamos os nossos sinceros desejos que o ano 2015 seja frutuoso para todos os seus
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks