A MÃE DE TODAS AS VIAGENS ( 2 )

A preparação desta viagem tem sido extremamente difícil, longa e complexa devido a vários factores ; aliás é normal , segundo eu li em vários sites , a preparação de uma viagem desta dificuldade

levar mais de 24 meses a ser feita !!! Eu  teria demorado muito mais do que levei se não fossem os cerca de 300 sites e forums ( principalmente franceses ) que consultei  ; foram adquiridos 18 livros e guias de variados editores especializados em viagens , assim como variados mapas detalhados de todos os países a visitar ; os mapas de GPS serão obtidos posteriormente , apenas um mês antes da partida afim de os termos bem actualizados ; apenas para terem uma vaga ideia da complexidade de uma viagem deste calibre , posso-vos dizer que foram tiradas cerca de 800 folhas fotocopiadas  A4 impressas , existem 2 cadernos cheios com apontamentos importantes de todos os países a serem visitados , enfim uma enorme panóplia de informações sem as quais não nos seria possível encetar esta enorme e super complexa aventura , seguramente a maior de todas !!!

A exemplo de todas as longas viagens que já fizemos , tudo é preparado ao pormenor , nada é deixado ao acaso ou sorte……..tentamos prever o maior número possível de situações ou problemas que nos possam surgir ; um só exemplo : num qualquer local de pernoita , cidade ou vila , temos no mínimo 3 locais à escolha para decidir posteriormente qual o melhor….( agora é só imaginar as largas CENTENAS de locais onde iremos pernoitar , anotar as suas localizações de GPS , etc, ) ; um outro exemplo : em zonas de deserto e na PATAGÓNIA , acontece muitas vezes as estações de serviço distarem 300 e 400 kms…..e necessário tomar nota da localização das estações de serviço , etc.; é imprescindível estudar , quer no GOOGLE MAPS e principalmente no GOOGLE EARTH , TODAS as estradas secundárias que iremos utilizar , pois uma coisa é percorrê-las num 4×4 outra coisa é fazê-lo numa autocaravana….; não queremos que nos  aconteça novamente a experiência que tivemos no PAQUISTÃO em que uma estrada tipo picada , ia desembocar num…….leito seco de um rio , o qual tivemos de atravessar !!!! ( existe no nosso site um vídeo desta ”façanha”….) , consequentemente , em teoria , já conhecemos as estradas que iremos percorrer  !

Já sabemos que cidades , vilas e locais iremos ver e visitar e isso obrigou a um profundo estudo e muita pesquisa de todos os países por onde passaremos ; a importância de cada local que visitaremos define basicamente o tempo de estadia nesse local , enfim , não admira pois que esta viagem demore tanto tempo a ser devidamente preparada….; é certo que haverá situações em que prolongaremos a nossa estadia num certo local se as nossas expectativas forem ultrapassadas em relação a esse local , tudo depende se gostamos mais ou menos de um certo sítio ; haverá igualmente certos períodos de merecido descanso e até esses estão devidamente estudados……

É o tipo de viagem a que todos os aventureiros ”overlanders” aspiram pois , apesar dos seus variados perigos , não há dúvida que o que oferece em troca é inultrapassável em belezas naturais , gentes , culturas locais , cor , diversidade , mercados , artesanato , gastronomia , simpatia ( ou não….) dos seus povos , enfim tudo o que o CONTINENTE AMERICANO na sua totalidade  tem para oferecer…! POR ISSO TUDO E PELAS INCRÍVEIS DIFICULDADES QUE SE DEPARAM , É CONSIDERADA A MÃE DE TODAS AS VIAGENS !!! NÃO HÁ ABSOLUTAMENTE VIAGEM ALGUMA QUE SE LHE COMPARE : basta ler os incontáveis sites sobre ela ! Qualquer viajante sonha com esta viagem……. os viajantes de longa duração claro !

A demorada preparação tem também a ver com variados e importantes factores que , conjugados , leva a que seja muito complexa e morosa a sua preparação :  as enormes distâncias a percorrer , uma vez mais , o muito que há para ver e visitar , os diferentes climas segundo as latitudes, longitudes e altitudes em questão , as complicadas travessias marítimas , a restrita permanência neste ou naquele país do veículo ( e num ou noutro caso , das pessoas ) , os inúmeros sítios de pernoita , a dificuldade dos seguros a fazer , as complicadas passagens da cordilheira dos ANDES devido às suas altitudes de 4500 a 5600 metros e teremos que fazer essas travessias variadas vezes…., as difíceis e perigosas cordilheiras do PERU e da BOLÍVIA , a fraca assistência FIAT naqueles países para os DUCATO o que nos obriga a levar uma quantidade enorme de sobresselentes , muitas das estradas na PATAGÓNIA , na BOLÍVIA e no PERU serem normalmente ”picadas” e não estradas ( as célebres RIPIO ) , os frequentes assaltos e roubos a turistas que não tomam as devidas precauções (Brasil , Argentina , Bolívia , Peru , El Salvador , Honduras e Guatemala ), o eterno problema da fraca qualidade do diesel sul-americano o qual danifica os nossos motores ”commom-rail” devido ao alto conteúdo de enxofre e à ”normal” inclusão de água no diesel….. , a quase total ausência significativa de representação diplomática portuguesa na América do Sul e Central ( excepto num par de  capitais ) , a corrupção e normal extorsão pelas autoridades nalguns países ( PERU , ARGENTINA , BOLÍVIA , HONDURAS , GUATEMALA  , etc) especialmente na difícil passagem das fronteiras , é bem mais grave do que em muitos outros países porque ali……eles são LATINOS = sangue quente e ….. perigosamente incultos !!! Já atravessámos muitos países reconhecidamente corruptos (TURQUEMENISTÃO , UZBEQUISTÃO , CAMBODJA , LAOS , etc ) contudo creio (pelos relatos que já lemos ) que o que nos espera é 100 vezes pior….

Enfim , os problemas e as questões a serem estudadas são tantos /as que , se tal não for feito , acontece o que vemos com alguma frequência : uma parte dos viajantes desistir antes sequer do meio da viagem por cansaço, incapacidade para continuar , esgotamento , falta de condições, medo , etc, etc……. ; muitas vezes , o grande problema dos que desistem é por não estarem minimamente preparados para uma viagem deste calibre , por não terem feito atempadamente o seu ”trabalho de casa”……….E É ISSO QUE ESTAMOS A FAZER LENTA , ORGANIZADA E O MAIS PROFISSIONALMENTE POSSÍVEL !!!

Há ainda outros factores que tornam complexa uma viagem destas , mas a seu tempo elaborarei mais detalhes ; pessoalmente eu considero que as grandes viagens anteriormente realizadas  por nós ( PORTUGAL – CAZAQUISTÃO , PORTUGAL – CABO NORTE/NORUEGA , PORTUGAL – VIETNAME e PORTUGAL  – JAPÃO ) foram um autêntico ”walk in the park” comparadas com esta….. ; por sabermos isso , resulta assim estarmos a estudar esta viagem há longos meses……; se temos receios ??? É CLARO QUE SIM !!! E MUITOS MESMO !!!!! se temos alguns medos ????? ESTARIA A MENTIR SE DISSESSE QUE NÃO……………… 

continua brevemente……..estejam atentos !!!!!!!!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



24 comentários para “A MÃE DE TODAS AS VIAGENS ( 2 )”

  1. margarida diz:

    Olá meus queridos

    Tenho acompanhado os relatos dos preparativos da próxima mega aventura.
    Chapeau! Muito detalhe a ter em conta…
    Tenho estado doente por isso muito caladinha. Mas hoje só queria dizer
    que o mail que te escrevi não foi entregue. Diz o relatório que o teu server não
    deixa…
    Percebes o que se pode ter passado?
    Beijinhos e até breve espero.
    Continuação de bom trabalho

    • admin diz:

      olá menina !!!sejas bem aparecida !!!!!
      o meu email está bom , todos os dias recebo vários emails das mais variadas procedências , portanto reverifica o endereço , se quiseres liga-me.
      espero que a tua saúde tenha melhorado , cuida-te…
      beijinhos

  2. Maria Melo diz:

    Boa tarde Companheiros Marília e David:
    Parabéns pelo vosso trabalho pré-viagem, mas só assim poderão efectivamente fazer uma viagem destas com a máxima segurança.
    Bom trabalho.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      realmente nunca foi tão difícil preparar uma viagem , é inacreditável o trabalho que ”isto” dá !
      um abraço
      david+marilia

  3. Eu Viajante diz:

    Parabéns pela Vossa coragem.

    Depois de tanta pesquisa provavelmente alguma sugestão só vem baralhar, no entanto deixo aqui uma pagina de uns viajantes Brasileiros que fizeram recentemente a rota das Américas.

    https://www.facebook.com/pages/Viajo-Logo-Existo/107656922714861?fref=nf

    No meu “baú” talvez encontre alguma coisa de útil.

    https://onedrive.live.com/?cid=ea7229811a3c4269#cid=EA7229811A3C4269

    Cumprimentos

    • admin diz:

      olá viajante !
      obrigado por comentar e pelas dicas : esse blog brasileiro já conhecia e , para fazer uma preparação de uma viagem destas não tem interesse prático , serve essencialmente para distração….; quanto ao seu ”baú” , os elementos nele constantes são conhecidos ( wikipedia,guias de viagem ,etc ) de qualquer modo , muito obrigado pela sua ajuda , pelo menos tentou !!!
      cumprimentos
      david+marilia

  4. Olá David e Marília

    Penitencio-me por não vos ter visitado há imenso tempo e fiquei surpreendido e ao mesmo tempo maravilhado com esta vossa nova aventura. Não tenho qualquer dúvida que esta não é uma viagem para qualquer um, sobre todos os pontos de vista e em muitos desses países, senão em todos, deve ser a primeira AC portuguesa que eles vêem.
    Resta-me esperar pelo início da viagem e desejar-vos que a mesma decorra conforme as expectativas.

    Um abraço.
    João Morgado

    • admin diz:

      olá joão morgado ! ”long time no see ” como diria o outro….
      obrigado por comentar e pelo seu incentivo.
      na realidade , seremos de certeza os primeiros a andar por todas aquelas paragens com uma autocaravana portuguesa , esperamos que nos acompanhe…
      um abraço
      david+marilia

  5. Cisfranco diz:

    Caros viajantes
    Estou em expectativa e faço votas de que tudo vos corra da melhor forma. Os srs. já nos habituaram a um alto nível de desempenho. Aqui fica um viajante de retaguarda a aguardar relatos óptimos de aventuras. Um abraço.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      vamos lá a ver se o ”alto desempenho” se mantém…….
      um abraço
      david+marilia

  6. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Figas é só o que me apetece fazer, perante tamanha consciência de tudo o que vão eventualmente encontrar não há dúvida que é preciso muita pica, força e um pouco de loucura saudável. Para nós que ficamos à espera dos vossos belos relatos não deixa de ser um pouco de stress, mas vamos fazer uma corrente positiva e com os cuidados que vemos que o companheiro David põe em tudo vai ser uma maravilha para todos. Os que vão e os que ficam. Um abraço maria josé

    • admin diz:

      olá maria josé !
      obrigado por nos continuar a seguir e esperamos que os futuros posts sejam do seu agrado……sem stress !!!
      um abraço
      david+marilia

  7. Manuel diz:

    Ena pá! O que para aqui vai!
    Já há muito tempo que não passava por este site e, hoje, fiquei de boca aberta e a babar. Que inveja que eu tenho de não poder fazer a viagem que estão a planear.
    Só a descrição dos preparativos já me põe a sonhar com destinos exóticos. Há quem diga que a preparação de uma viagem pode proporcionar tanto prazer como a viagem em si e, cada vez mais, me parece ser verdade. 2 anos de passeio exige uma grande preparação e pesquisa e, pode ser entendida como fazendo parte da própria viagem.
    Não podiam pôr o preço das viagens maritimas para “orientar” futuros aventureiros?
    Por terra todoa mais ou menos sabemos como as coisas funcionam, agora, uma viagem/transporte por mar, é bem mais complicado.
    Obrigado por partilharem a vossa preparação desta viagem épica.

    • admin diz:

      olá manuel !
      obrigado por comentar e por nos continuar a seguir.
      vão ser mais do que 2 anos , quase 3 ……INCH’ALLAH !!!!
      tem razão quanto à preparação : embora seja difícil , é para mim uma parte muito , muito excitante da viagem , é conhecer no papel e no écran do pc , tudo o que iremos ver posteriormente , é deveras gratificante !!!
      obviamente que podemos informar os preços das travessias marítimas :
      a) antwerp-montevideo , se viajar com o veículo a bordo , + – € 6500 (carro+1 passg. )
      b) cartagena/colômbia – colón/panamá : depende , se for no novo ferry custa-lhe + – € 600 ( veículo+1 passg. ) ; se mandar o veículo como carga ,somando as passsagens aéreas e hotéis , refeições , etc sai-lhe tudo + – € 5000 !!!!!!!!!!!!!!! por uma travessia de dia e meio !!!!!!!!!!!!!
      c ) halifax/canadá – antwerp/bélgica : + – € 43/m3 só o veículo , haverá que somar o seu transporte aéreo….
      qualquer pergunta adicional não hesite em fazer
      um abraço
      david+marilia

  8. Duarte diz:

    Olá David+Marilia
    Espero que esteja tudo bem com vocês
    Entretanto já comecei a pesquisar para compilar aquilo que o David sabe.
    Também vi um site que talvez vos possa interessar
    http://www.panamtour.fr/

    um abraço
    Duarte

    • admin diz:

      olá caro duarte !
      obrigado pela dica , eu já conhecia esse site , apenas tem interesse para quem quer fazer uma viagem organizada em grupo , mas na realidade não é um site que nos possa elucidar muito….; de qualquer forma , a nossa preparação da viagem já terminou , já está tudo em papel e em computador ; visitei cerca de 160 sites dos cerca de 300 sites disponíveis para as américas…..; qualquer site que apareça não me vai elucidar nada que eu não tenha já lido e relido….MAS MUITO OBRIGADO DE QUALQUER FORMA !!!!!!!!
      quanto ao resto , tudo bem.
      um abraço e bom ano novo !
      david+marilia

  9. No final da leitura da v/ crónica, um sentimento de «inveja» invade a minha alma. Por sentir a adrenalina do sonho que será a simples preparação desta epopeia. E um misto de honra e orgulho por fazer parte deste interessante mundo das viagens em autocaravana.
    Mas, sem dúvida, igualmente, um sentimento de gratidão pela partilha de mais uma aventura por parte dos Estrelas.
    Por fim, um lamento: que as televisões ou os jornais não sintam a vertigem do desafio e não aproveitem a v/ audácia em proveito de muitos mais.
    Quero garantir-vos a total e interessado acompanhamento do v/ blog. Com o desejo de que tudo corra pelo melhor (vai correr!).
    abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá amigo c.g. !
      muito obrigado pelo simpático ( e como sempre MUITO BEM ESCRITO ) comentário ; na realidade é extremamente estimulante ( e também um pouco stressante, diga-se….) fazer uma exaustiva preparação de uma viagem deste calibre ; as pessoas não fazem a mínima ideia da quantidade de vezes que os variados itinerários , por esta ou por aquela razão , tiveram que ser refeitos…., e o que tal implica na preparação completa da viagem! e ler guias ( cerca de 20 ) cada um com 400,500 600 páginas ou até , como no caso do méxico , com 1000 páginas ??? bom , não pense que me estou a queixar !
      quanto à tv , já tivemos uma proposta contudo a marilia está renitente em participar….
      agradecemos a sua ”fidelidade” e esperamos corresponder com posts deveras interessantes , instrutivos , divertidos e eventualmente úteis para futuros viajantes…
      um abraço e mais uma vez obrigado !
      david+marilia

  10. Jorge Figueiredo diz:

    Boas caros audaciosos companheiros
    Julgo ser da mais elementar justiça constatar factualmente que começa a ser difícil adjectivar as vossas inebriantes viagens. Apelidá-las de aventura soa-me a pequenez.
    o título “A MÃE DE TODAS AS VIAGENS” é, por si só sintomático da epopeia autocaravanista.
    Escusado será dizer que vos seguirei e, que seguramente me irei deliciar (deveria dar-me ao arrojo de escrever “lambuzar”) com o conteúdo das crónicas, devidamente acrescidas das fotos e dos vídeos.
    Deliciem-se e deliciem-nos, são os meus mais sinceros votos.
    Abraço

    • admin diz:

      olá j.f. !
      muito obrigado pelo seu muito bem escrito e amável comentário , você faz parte do estrito clube dos que escrevem ”high portuguese” , como por exemplo ( entre outros ) o carlos da gama , realmente dá gosto ler o vosso português….
      esperamos que os futuros posts sejam realmente do vosso agrado , nem sempre aparece a necessária inspiração para que os textos tenham …..”aquele sabor”…., vamos ver !
      um abraço
      david+marilia

  11. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Cada vez que escreves sobre esta viagem,deixas-nos com água na boca pois vai ser o Top Ten das viagens. Tenho a certeza que os leitores deste maravilhoso blog vão saborear cada linha que escreveres e poderemos sentir um pouco do prazer que será viver esta aventura incrível.Só mesmo alguém com a coragem,gosto de aventura e paixão pela adrenalina,como este meu primo arrojado para se meter em algo desta envergadura.Cá estarei como muitos admiradores vossos para me deliciar com os teus relatos.
    Beijocas

    • admin diz:

      olá ana !
      obrigado pelo simpático comentário e como correspondo , dedico-te o post que acabo de publicar !
      espero que gostes
      beijinhos

  12. graça diz:

    “Perigosamente incultos”…
    Chile, Argentina e Brasil??? Pior que muitos países que vcs visitaram e que tenho acompanhado? Nem pensar!!!

    Brasil é tão grande que cabe toda a União Europeia e ainda sobra território. Como supor a possibilidade de generalização??? Somos muitos Brasis… Além disso há que se considerar os olhares de quem nos vê ou conhece assim como fazemos quando vamos à Europa…
    As diferenças são imensas mas a riqueza cultural pra quem está aberto a vê-las e conhecê-las são, com certeza, a melhor parte da aventura.
    Venham receber nosso abraço e calor humano e nossa alegria!!!

    • admin diz:

      boa noite graça !
      obrigado por comentar .
      sendo você uma pessoa algo viajada ( suponho eu ) sabe perfeitamente que não há maneira de evitar uma generalização quando vários casos semelhantes se repetem da mesma forma , ou seja por exemplo , se você vier a portugal e tiver o azar de apanhar 2 taxistas que a enganam numa corrida e , azar ainda , 2 empregados de mesa que a tentam enganar nos trocos , e mais um ou outro ”azar” , é perfeitamente natural que você GENERALIZE e diga em alto e bom som : os portugueses são todos uns aldrabões , contudo você sabe que isso não é verdade !!a generalização sempre fez parte da nossa maneira de falar….
      quanto aos países , em 1º lugar eu não mencionei o chile como país ”perigosamente inculto”, mas quanto ao brasil você sabe muito melhor do que eu que é um país deveras perigoso e que o perigo advém essencialmente das classes pobres e incultas, eu penso que não vai negar isso pois não??
      eu acho que esta ”discussão” teria incontáveis horas de conversa , obviamente que por escrito não é fácil…
      para terminar , eu nao estou de acordo que você meça a cultura e segurança de um país face ao seu tamanho , uma coisa nada tem a ver com a outra!!!
      claro que nós estamos abertos ( e interessados ) em conhecer o brasil o mais possível , não nos fechamos a conhecer um povo , por isso é que já conhecemos mais de metade dos países do planeta….
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks