A MÃE DE TODAS AS VIAGENS : O MONSTRO
Posted in ARGENTINA, BÉLGICA, BOLÍVIA, BRASIL, CANADÁ, CHILE, COLÔMBIA, COSTA RICA, DIÁRIO, EL SALVADOR, EQUADOR, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, GUATEMALA, MÉXICO, NICARÁGUA, PANAMÁ, PARAGUAI, PERU, URUGUAI on 19/05/2015
É tudo em grande , até no próprio nome !!! O monstro tem um nome : GRANDE AMERICA !!! e nós vamos nele ………….E JÁ NÃO FALTA ASSIM TANTO TEMPO !!!!!!!!
eis alguns números verdadeiramente impressionantes relativos ao navio da GRIMALDI , de bandeira italiana , do tipo RO-RO ( roll on-roll off ) onde embarcaremos em ANTWERP dentro de algum tempo :
* consumo de combustível : 65 toneladas por dia
* capacidade dos depósitos de fuel pesado : 3000 toneladas
* distância percorrida por dia em alto-mar : cerca de 700 kms
* comprimento : cerca de 214 metros
* altura : cerca de 55 metros
* largura : cerca de 32 metros
* tonelagem bruta : 56.700 TM
* capacidade de carga : 16.000 TM
* calado : 9 metros
* cargas normais : carros , camiões e máquinas : cerca de 3500 unidades ; contentores : cerca de 1300
* capacidade de des-salinização de água : 25 toneladas/dia ( serve para o arrefecimento dos motores )
* velocidade : cerca de 17 nós/hora
* motor : 28.000 cv
* reserva de água doce : 400 toneladas
* potência do grupo electrogéno : 13200 KW
* comprimento da corrente da âncora : 312 metros ( em cada elo cabe a nossa cabeça…)
* passageiros : max. 12 ( regulamentos internacionais obrigam um transportador a ter médico a bordo se houver mais do que 12 passageiros )
* tripulação : capitão , 5 oficiais e 20 marinheiros ( italianos e filipinos , respectivamente )
* ano de construção : 1997
Bom , acho que já chega de dados ; será nesta ” besta ” que embarcaremos ( conjuntamente com a estrelita ) em ANVERS / BÉLGICA com destino a MONTEVIDEO / URUGUAY , uma viagem que , decorrendo normalmente , irá demorar cerca de 28 dias ; optámos por acompanhar a AC no navio embora tal saia um pouco mais caro do que tomarmos o avião ( teoricamente… ) ; contudo tem variadas vantagens : vigiaremos a AC , não teremos de esperar pela AC em MONTEVIDEO ; às vezes há quem esteja 2 semanas à espera do barco em MONTEVIDEO por causa dos atrasos, com os inevitáveis custos de hotel e refeições , pois o barco atrasa frequentemente e , ao marcarmos a passagem aérea , nunca sabemos ao certo o dia em que o navio chega ao destino , pois nem o dia de saída nem da chegada jamais são garantidos ; assim , o que às vezes parece caro , acaba por ser mais barato !!!
Outra razão importante é o facto de , enquanto se acompanhamos a AC a bordo , no destino pura e simplesmente conduzimos a AC para fora do navio , vamos à alfândega tratar da importação temporária do veículo no país e …. já está , por outro lado , se a AC fosse ”solita” = como carga , teria de ser feito um despacho no destino para a sua importação temporária , pagar o agenciamento à GRIMALDI local , as taxas portuárias , a estiva para a tirar do navio , o parqueamento da mesma no cais ,etc,etc com os custos totais no destino a somarem no mínimo € 1.300.00 !!! Consequentemente , irmos a bordo do navio com o veículo , no final até nem sai mais caro do que se fôssemos de avião …….MAS NÃO DEIXA DE SER UMA ”SECA” ANDAR NO MAR QUASE 30 DIAS !!!
O navio fará escala em HAMBURGO ( pois é , pois é , os alemães têm que exportar os seus carros , não é verdade ? ) , segue-se DAKAR ( onde não teremos autorização para descer a terra ) e onde serão descarregados os carros franceses e alemães USADOS que ninguém quer na EUROPA ……… , depois a travessia do ATLÂNTICO com a cerimonial passagem do EQUADOR , segue-se a primeira escala no BRASIL : VICTÓRIA , depois a espectacular entrada no porto do RIO DE JANEIRO , depois SANTOS (o porto que serve S.PAULO ) , depois será a vez de , passando em frente a BUENOS AIRES aportarmos a ZARATE afim de se descarregarem carros e máquinas e , FINALMENTE , seguir-se-à a tão desejada MONTEVIDEO , nessa altura ( claro ) já tão fartos de navio e mar !!!
Quanto à estrelita , todas as necessárias revisões foram feitas , foi examinada muito cuidadosamente para que nada escapasse……….será que foi tudo, mesmo tudo visto ??? as possíveis peças sobresselentes estão numa caixa , os géneros alimentícios foram reduzidos ao mínimo afim de não termos problemas com a alfândega uruguaia , tudo foi visto e revisto durante os últimos 6 meses !!!
A segurança da AC ( e nossa !!! ) foi imensamente reforçada , as janelas de vidro foram quase totalmente cobertas com uma malha de aço que evitará quebras indesejáveis de vidros…..; as janelas de plástico levaram umas fortes barras de aço no interior , as quais retiraremos aquando do nosso regresso , a porta de entrada tem um segundo fecho de segurança , as célebres portadas de contraplacado reforçado , já anteriormente utilizadas , continuarão a servir para separar a cabine do resto da AC : NÃO SERÁ NADA FÁCIL ASSALTAREM A NOSSA ESTRELITA !!!!
Temos vários livros para ler no tablet , além de que a bordo do navio existe uma generosa biblioteca ; como é que se vão passar a bordo os tais 28-30 dias ???
Bom , em 1º lugar , segundo as muitas centenas de viajantes que já efectuaram esta viagem , a comida é servida em doses exageradas , não só na qualidade mas sobretudo na quantidade : ao almoço e jantar , uma entrada de ”pasta” ( ou o armador não fosse italiano……) , 1 prato de peixe ou 1 prato de carne , fruta ou doce , queijo , café , vinho , águas , sumos , !!! ISTO DUAS VEZES POR DIA!!!!! OU SEJA , POR OUTRAS PALAVRAS : ENGORDAM-NOS QUE NEM LEITÕES PARA A MATANÇA !!!
Come-se na messe dos oficiais , os divertimentos a bordo são muito limitados ( afinal a ”besta” não é um navio de cruzeiros , é um navio de carga que leva uma dúzia de passageiros ); além da biblioteca, há uma mesa de ping-pong, um pequeno ginásio , sala de jogos , uma sala de tv e vídeo ………….e mais nada !!! Ou seja , muito , muito tempo para olhar para o mar , para ver baleias , golfinhos , etc,etc…..nas espreguiçadeiras do convés !!!
Os horários das refeições são absolutamente espartanos , melhor dizendo , são típicos de um lar da 3ª idade : 7h30 P.A. , 11H30 almoço , 18h00 jantar !!! E quem falhar…..não come !!! Os camarotes são generosos q.b. , c.b. privativa claro , mesa , roupeiro , sofá , ar condicionado , tv , dvd , frigorífico pequeno , etc com limpeza diária das instalações e respectiva muda de roupa ; a bordo existem máquinas de lavar e secar roupa à disposição dos viajantes .
O idioma a bordo é o inglês , apesar das tripulações normalmente serem italianas e filipinas , depois veremos o que nos calha……; todos os camarotes e demais instalações para os 12 passageiros estão situados no piso 12 , sendo que os 11 pisos abaixo deste são exclusivamente destinados às cargas , instalações da tripulação , motores do barco , porões , etc ; infelizmente , durante a longa viagem , nenhum dos passageiros terá acesso à sua viatura – – – – proibido …………..excepto casos de força maior !!!
Resta a data , mas isso ainda é uma incógnita pois a GRIMALDI passa a vida a mudar as datas de embarque , e por vezes muda o navio , depende de vários factores…..
continua em breve…..não perca o próximo post !!!!!!
Imagino a ansiedade de vocês. Aproveitem os dias no navio para curtir a academia e cuidar do preparo físico e da saúde.
Forte abraço.
olá josé !
sim , há muita ansiedade no ar e , porque não dizê-lo , até algum stress ; apesar de neste momento termos TUDO preparado , eu pessoalmente estou com a ”mania” que (quando estivermos algures no meio do atlãntico ) me vou lembrar que afinal me esqueci disto ou daquilo……. ; o que vale é que o primeiro país onde chegaremos (uruguai ) é por sinal o mais ”europeu” de todos !!!
quanto a essa do preparo físico…….isso anda mesmo mal !!!!!!
um abraço
david+marilia
Mais uma excelente e pormenorizada descrição do prólogo de mais uma grande aventura.
Há medida que ia lendo, imaginava-me a bordo da “besta”, cruzando o atlântico, sem saber o que fazer durante um mês 🙂
olá manuel !
tentaremos sempre arranjar algo para fazer , mas deixe que lhe diga algo : das várias dezenas de relatos que li sobre viajantes que foram a bordo , absolutamente nenhum se queixou de tédio ou desespero para que a viagem marítima acabasse no dia seguinte….
um abraço
david+marilia
Oxalá que tudo corra bem. Temos expectativa para os próximos tempos: meses e anos (2 não é assim?). Tudo do melhor para vcs . Abraço.
olá cisfranco !
muito obrigado pelos seus votos , sem dúvida que você é um dos indefectíveis do ”club”……. ; esperamos continuar a merecer a sua boa atenção no futuro e não o desiludir !
quanto ao..prazo , eu se fosse a si, DOBRAVA-O !!!!!!!!!!!
um abraço
david+marilia
Que “Monstro”! Realmente todas as precauções são necessárias para preservar a AC e vossa segurança. Estamos ansiosos por conhece-los e, mesmo que não nos encontremos pessoalmente, por favor, peçam toda informação que quiserem/necessitarem, se soubermos informaremos sem hesitar. Ótima viagem! San e Dan
olá sandra !
obrigado por comentar ; temos tudo preparado com todas as informações disponíveis graças às CENTENAS de sites que lemos ao longo de quase 3 anos , mas obviamente , agradecemos de qualquer forma a vossa boa vontade em ajudar !
esperamos conhecer-vos dentro de meses.
um abraço
david+marilia
Olá Marília e David
Uma vez mais vos felicito pela magnífica descrição do monstro que vos levará para terras tão distantes.
Faço votos de que a pachorra não se esgote num tão longo périplo, também vcs ‘entaipados’ no meio dos Oceanos.
Os navegadores Portugueses no tempo das descobertas, fizeram-no com condições mais duras e agrestes…
Sei que preparas com minúcia os pormenores de tão GRANDE AVENTURA o que certamente será uma mais valia para o sucesso da viagem.
Francamente, não havia imaginado que no ‘barco’ iriam dormir nas instalações do mesmo. Tolamente pensei fossem em ‘open deck’ e ficariam na AC… pois… passou-me essa situação…
Daqui até lá… o ‘stress’ aumentará certamente pois penso que ainda ‘faltam’2 longos meses!…
O meu abraço com votos de BOA VIAGEM.
olá antónio !
uma vez mais e sem querer ser chato : não fazes a mínima ideia da pena que temos em não nos poderes acompanhar nesta viagem….
é verdade , esta grande aventura está devidamente preparada após 3 anos de muitas leituras e troca de impressões… ; mas isso não quer dizer que não vai haver contratempos , claro que sim , é impossível preparar a ”viagem perfeita” !!! se calhar até nem teria graça alguma se não surgissem imprevistos , contrariedades e , já agora , este ou aquele problema……; aliás acaba de nos surgir um : numa nova viagem interna ( alentejo )para re-re-re-estudar a performance da estrelita antes da partida , PUMBA, o frigorífico avariou na parte do gás e nos 12V , apenas trabalha bem nos 220V !!!antes suceder aqui do que algures na américa do sul , não é verdade ???
quanto ao barco , os open-decks não são permitidos em grandes travessias tipo transatlânticas , etc ; mesmo para acompanhar a AC a bordo , há muito poucas companhias marítimas que aceitam passageiros a bordo de um navio de carga…. ; por exemplo , enquanto que a grimaldi tem praticamente o monopólio do transporte em ro-ro da europa para a américa do sul e autoriza até 12 passageiros a bordo , as 3 companhias marítimas que fazem ro-ro desde os usa e/ou canada para a europa , nenhuma delas autoriza que os passageiros acompanhem as AC …………..feitios !!!
obrigado pelos teus votos e um abraço
david+marilia
Olá, David e Marília
Fabulosa, a vossa descrição sobre o monstro! Não imaginava tal coisa!Para quem está habituado a deslocar-se na Estrelita, e se forpreciso dormir todas a noites num local diferente, vai ser complicado. Mas como vai passar por vários portos, sempre se muda a vista! Aliás vão ter tempo para rever o road-book, se é que este não está mais que revisto (embora uma viagem desta dimensão tenha sempre os seus imprevistos)!
Cá fico à espera do próximo relato!
João Firmino/CAB
olá joão firmino !
muito obrigado por comentar uma vez mais , com amáveis palavras.
realmente durante 30 dias de viagem , o que vai ”animar a malta” será apreciar o movimento de cargas e descargas nos vários portos assim como desfrutar desta ou daquela baleia , golfinho , etc desde a amurada !!!
quanto aos vários road-books (são 3 ) as emendas , os acrescentos , as notas , as cores , os apêndices , as chamadas , etc, etc são tantas que tenho a impressão que vou fazer um novo road-book apenas e só para ”decifrar ” os outros 3………..
um abraço e desejos de saúde
david+marilia
Estava agora a pensar se não haverá internet a bordo para que possam publicar um diário da travessia. Afinal, tempo será coisa que não vos irá faltar.:)
Não sei se me passou, mas, para quando, aproximadamente, está prevista a partida?
Aproveitem para mais uns passeios pelo alentejo, nesta altura do ano terão condições próximas de algumas temperaturas que irão encontrar e será um bom teste à casa rolante.
Não se esqueçam de um postzito com a viagem até ao porto de embarque, só isso já é uma viagem maior que a maioria se atreve a fazer 🙂
olá manuel !
realmente existe internet a bordo ( por satélite ) MAS apenas para casos de extrema urgência , donde publicar qualquer post em alto-mar está fora de questão….; talvez em dakar ou no rio de janeiro , quem sabe ??
a partida …ainda não está anunciada…..
vamos aproveitar várias vezes para fazer passeios relativamente longos antes da partida afim de verificar o comportamento da estrelita.
quanto ao ”postzito” durante a travessia até antwerp….esqueça , não vai dar !
um abraço
david+marilia
Interessante! também gostava… mas admitemos que mesmo sendo uma viagem turística é precisa muita pedalada…O que mais chateia são mesmo as alterações a fazer quanto a segurança.
boa tarde !
pois é , é realmente necessária alguma experiência para fazer uma viagem destas , não é para qualquer um…..
quanto às modificações respeitantes à segurança , você ainda não viu tudo ….espere até ver as fotos !!! de qualquer modo , infelizmente hoje em dia para qualquer lado para onde se vá , há que tomar medidas de precaução cada vez mais rigorosas ! mas é como diz o outro : se não arriscamos nada……..não petiscamos nada !!!
um abraço
david+marilia