A PRAÇA : AS CENAS E AS COMPRAS…….

A praça a que nos referimos não é a praça onde vamos às compras tipo ”mercado da ribeira” mas sim

a famosíssima EMAN KHOMEINI SQUARE em ESFAHAN, a segunda maior praça do mundo a seguir a TIANNANMEN SQUARE em BEIJING; sem dúvida é um deslumbramento de praça e apesar de a termos visto demoradamente em 2010 foi muito bom tornar a apreciar toda a sua grandeza e monumentalidade :

não , não voei para tirar a foto,esta foto é de um poster...

Há um enorme e labirintico bazar num dos topos da praça,onde TUDO se vende ! Na praça propriamente dita há largas CENTENAS de lojas que vendem principalmente a ”nata” do artesanato iraniano- – – – – – – – – – -E QUE ARTESANATO !!!!! Só dá vontade de alugar um camião TIR  e comprar,comprar e comprar : é quase tudo excepcionalmente bem feito,original e com preços que nos fazem corar de vergonha quando começamos a regatear……

É sobejamente conhecido por todos o comportamento deveras recatado que rege as relações entre o sexo feminino e o sexo masculino,no IRÃO ; para quem não saiba,sexos opostos não podem nem sequer apertar as mãos ao cumpr

imentarem-se,enfim é o que nós no ocidente chamamos um verdadeiro………………….atraso de vida !!! Outra faceta curiosa e que espanta os ocidentais (digamos ) é a paixão verdadeira que eles têm por……pic-niques !!!! Chega a ser realmente doentio pois até em plenas auto-estradas ( !!!!!!!!!!!!!! ) nas margens,param os carros e vai de estender o cobertor e dar ao dente ! Como não há quase árvores nenhumas e os viadutos não chegam para albergar tantos…………..veraniantes,é vê-los em tudo o que é áreas de serviço,etc a merendar. Agora o que se torna verdadeiramente caricato é que a dita mania de picnicar se estende às cidades,em tudo o que é jardim ou parque ou  até praça………



Deixo-vos com algumas outras imagens do quotidiano desta praça,onde a todo o momento se nos dirigem e dizem a ”sacramental” frase  WELCOME TO IRAN- – – WELCOME TO MY COUNTRY





o creme é A alternativa.......

a partir dos 9 ou 10 anos elas estão ''condenadas'' até à morte a usar...AQUILO!

PODERÃO AINDA VER O  ”HUMOR- IRÃO” JÁ COM FOTOS E LEGENDAS !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



7 comentários para “A PRAÇA : AS CENAS E AS COMPRAS…….”

  1. estrela diz:

    Mais uma vez, essa praça soberba, lindíssima. E o Bazar?….nem se fala! Uma tentação para os olhos, um descalabro para os bolsos, um trauma para os desejos recalcados. A vantagem de quem não tem “cacau”, “tremoço”, “verdinhas”, o que vocês lhe queiram chamar, é que se é obrigado a ficar pelos apetites e consolam-se os desejos com as vossas fotos.
    Quando fazem a passagem para o Paquistão? Tremo só de pensar.
    Vão relatando as partes mais anedóticas. Cá a malta diverte-se à grande com as vossas peripécias.

    Beijocas

    PS:Vai à Wikipédia e vê “cão guaxinim”. Mr.Poirot já desvendou o mistério do criminoso…

    • admin diz:

      o que custa é ”arrancar” de3pois tudo se torna fácil.
      há fotos do bazar mas não posso publicar tudo….

      partes anedóticas : vê HUMOR – IRÃO

      PAQUISTÃO : daqui a 3 ou 4 dias conforme o andamento permitir…..

  2. Ursinho amarelo diz:

    Destesto usar lugares comuns, mas realmente… as imagens falam por si! Apenas com aqueles detalhes dos mosaicos, já me sinto dentro de um conto das 1001 noites, como se, de facto, estivesse aí a vê-los. Quanto ao bazar… Uma vez entrada em tal lugar, não sei quando saíria de lá. Não sou consumista, mas aposto que montaria uma casa inteira à base de tudo o que lá se vende, tal é o prazer de observar cada obra de arte. Por isso, entendo bem essa ideia do camião TIR…

    Mesmo sendo mulher, sei apreciar a beleza das outras mulheres e por algumas das fotos que tenho visto, há iranianas lindas, perfeitas de rosto (e quem sabe, de corpo?) como a princesa da história de Aladin.

    É um conflito interior desejar conhecer esse país e ser obrigada a usar o véu. Reparei que muitas das mulheres das fotos não cobrem a totatlidade do cabelo. Algum sinal de avanço…

    Gostava de ter um tapete mágico e sobrevoar o cume das mesquitas sob o céu estrelado. Assim de sonhadora sou eu.

    • Ursinho amarelo diz:

      Correcção: sairía

      Esqueci-me de acrescentaar uma ideia quanto ao poder das imagens: por experiência própria, em outros lugares distantes e lindos, como por exemplo os fiordes norugueeses, nem seque há imagens que descrevam a beleza e a inspiração que nos tocam certas paisagens.

      Beijinhos e continuação de boa viagem. Cuidado sim, mas sem deixar de fazer aquilo que realmente nos faz feliz ou então, a vida deixa de ter sentido.

    • admin diz:

      há realmente iranianas deslumbrantes e muitas já mostram as suas madeixas MAS…..(há sempre um mas !!) têm seguramente ou um problema genético ou algo a ver com afalta de raios solares ou qualquer outra coisa,o certo é que a ESMAGADORA MAIORIA INUNDA A ”FRONHA” COM PALETES DE MAKE-UP PARA ESCONDER UMA ANORMAL QUANTIDADE DE PIQUINHOS E COVINHAS E DEFEITOS EBORBULHINHAS EUM TIPO DE ACNE e mais não sei quanta ”shit” , conforme a mailia te poderá confirmar ; aliás se numa qualquer foto de caras femininas se ampliar dramaticamente a visão da foto notar-se-ão perfeitamente tais problemas na pele da cara,mas repita acontece na esmaqgadora maioria para não dizer quase totalidade….
      beijos

  3. Solvana diz:

    Olá amigos, estou sempre a ver onde andam com a estrelinha.
    Colocamos o vosso site na Solvana nos links uteis e já temos clientes a acompanha-los na vossa viagem.
    Desejamos que se divirtam muito e que nos vão mostrando por aqui onde andam.
    UM ABRAÇO DO RUI, FÁTIMA E PEDRO

    • admin diz:

      olá amigos,
      muito simpático da vossa parte sem dúvida.
      no meu site já há um link para SOLVANA, verifiquem !
      um abraço

Trackbacks/Pingbacks