A PREPARAÇÃO DE UMA VIAGEM……….

Na nossa opinião , uma qualquer longínqua viagem desfruta-se por 3 vezes e não apenas uma só , senão reparem : 

   a 1ª vez é quando se faz o necessário , imprescindível e cuidadoso planeamento da viagem : estuda-se o timing , estuda-se o melhor itinerário , estuda-se o que cada país oferece e EXIGE , compram-se os necessários guias dos países e/ ou cidades que se irão visitar , estudam-se detalhadamente os mapas rodoviários ( incluindo as altitudes ), faz-se uma listagem dos principais locais e monumentos a visitar em todas as cidades e daí  se conclui o tempo necessário para a estadia , procuram-se possíveis locais de pernoita , percorrem-se exaustivamente todas as cidades através do GOOGLE EARTH e GOOGLE MAPS , assinalam-se nos mapas as saídas e as entradas em cada cidade em relação à próxima  , tenta-se obter todos os possíveis mapas de GPS dos territórios que se atravessarão , estuda-se minimamente sobre a gastronomia local , assinalam-se possíveis restaurantes a visitar no futuro , elaboram-se listas do que levar e não pode faltar , listas de coisas a comprar, verifica-se quais  as vacinas a tomar , elabora-se um plano para a obtenção dos vistos,estudam-se as fronteiras que se atravessarão ,contabiliza-se a quantidade de medicamentos que se levam ,trata-se novamente da carta de condução internacional, verifica-se a validade do passaporte etc,etc,etc ( HÁ NA REALIDADE MUITAS COISAS A TRATAR ) enfim , numa palavra : vai-se adquirindo ao longo das semanas ( ou meses…..) o conhecimento teórico da viagem em si  ; uma viagem bem preparada , tomando em conta todos os detalhes e cuidados que ela implica é meio caminho andado para que ela se desenrole sem problemas , isto é , as probabilidades de surgirem problemas são muito pequenas ; por outro lado , uma viagem longínqua e destinada a países pouco turísticos , se for mal preparada ,  é quase certo que vai ser problemática e nunca dará o mesmo prazer .

A 2ª vez que se desfruta é quando se toma o conhecimento directo e prático do que estivemos a estudar , ou seja , é a visita em si ; vamos ver , conhecer , sentir , cheirar , provar , vamos-nos deslumbrar com certas coisas , pessoas e situações e por outro lado , seguramente , há locais , pessoas e coisas de que nos vamos esquecer rapidamente……..

A 3ª vez que desfrutamos da mesma viagem é quando regressamos a casa e falamos sobre ela , quer aos amigos ou família e começamos a arquivar fotos e vídeos dessa viagem ou a arrumar recordações e artigos que adquirimos : isso também faz parte da viagem !!! No nosso caso e respeitante a esta próxima viagem , a 1ª parte já terminou , ou seja ,a preparação já está toda feita e  já sabemos o que vamos ver !!! Quanto à 2ª  vez , vão ter de esperar ainda alguns meses ……….

Entretanto para aqueles que têm receio de se aventurarem em viajens , deixo mais um  pensamento , este de SANTO AGOSTINHO e extremamente válido :

O MUNDO É UM LIVRO E AQUELES QUE NÃO VIAJAM APENAS LÊEM UMA PÁGINA…….

MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA……….

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “A PREPARAÇÃO DE UMA VIAGEM……….”

  1. Maria Melo diz:

    Olá Marília e David:
    Muito explicativo e elucidativo. Bem se diz que todos os dias se aprende qualquer coisa. Agrada-me a forma tão organizada que têm de preparação das vossas viagens. Para isso também é necessário ter algum tempo e gosto…
    Gostei das dicas.
    Saudações autocaravanistas.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo,
      ainda bem que podemos ser de algum modo úteis.
      obrigado por nos continuar a ler.
      um abraço
      david+marilia

  2. Antonio Resende diz:

    Ora então já com a matéria assimilada?
    Pelos vistos a vontade de ”zarpar” é já grande…
    Agora sobre o ”pensamento do santo”… é assim, caso apenas leia apenas uma ou duas páginas… a culpa não será minha, será sim daqueles que nos vão esmifrando (Do latim gemmiferāre ) os tostões…
    Haja saúde
    Cá estarei para acompanhar mais esta vossa aventura.
    A R

    • admin diz:

      olá antónio,
      tu és dos tais que já leram MUITAS páginas e INCHALLAH possas vir a ler muitas mais; pena que não nos possas acompanhar nesta aventura.
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Pois é, meninos, concordo 300/% com esse post. Vive-se a viagem porque a preparámos, vive-se o momento porque experimentamos e vive-se a recordação, quando a lembramos ou contamos aos outros, já completamente assimilada ( o Diário Popular tinha, quarenta anos atrás, uma página onde, numa frame estreita, estava escrita esta frase ” Cultura é aquilo que fica depois de termos esquecido muito do que se aprendeu”).
    Contudo, embora esteja de acordo com essa perspectiva, não posso deixar de referir que, em viagens na Europa, havendo tempo, gosto de me deixar levar pelo imprevisto, ao sabor do momento, sem horários, sem metas, numa descoberta pura. Mas isso só é viável numa europa, não em países como aqueles que vocês já visitaram e outros que vão visitar.Para essses, a preparação é SOBREVIVÊNCIA!
    Vou deixar-vos com um mini poema de um brasileiro, poema esse que é mais do que diz literalmente e se encaixa, de certa forma, nas experiências que já viveram e que nos transmitiram através dos vossos olhos:

    “Quem passou pela vida em branca nuvem
    E em plácido repouso adormeceu,
    Quem não sentiu o frio da desgraça,
    Quem passou pela vida e não sofreu,
    Foi espectro de homem – não foi homem,
    Só passou pela vida – não viveu”.

    Fiquem bem, lindos!
    Beijocas

    • admin diz:

      pois é , na europa pode-se modificar o planeamento de uma viagem quase que diariamente pois a única coisa que é preciso é……ter dinheiro , enquanto que em muitos destes países o dinheiro às vezes quase que não conta…..; de qualquer modo nós às vezes também fazemos esta ou aquela pequena modificação ao plano , especialmente se gostamos muito de um sítio em particular.
      beijinhos

  4. Cisfranco diz:

    A v/ viagem, meus caros, da maneira como vs a fazem e a transmitem por esta via, também faz viajar a muitos outros. A mim faz-me viajar, posso dizer que estou preparado também. Acompanhar-vos-ei, torcendo para que tenham boa viagem.
    Até mais!

    • admin diz:

      muito obrigado pelas amáveis palavras , ainda bem que somos úteis.
      um abraço
      david+marilia

  5. benedita diz:

    Já não é o primeiro Inverno que passamos aqui e já suportámos 20 negativos ,de tal modo que à saìda do hotel nos Cárpatos o gasóleo estava quase congelado . Mas como meu marido é daqui e temos a casa aquecida a gás está -se muito bem e desde que não se ande muito com o nariz na rua sente-se menos frio do que aí em certas zonas.Por enquanto ainda estamos dentro da AC e estamos bem com 10+ durante a noite mas se tencionam atravessar a Sibéria em Março ou principios de Abril ,acautelem-se pois as temperaturas ainda são negativas ,segundo me dizem .Até quando ficaremos ainda não sei mas seguramente só sairemos quando a neve derreter.

    até breve

    • admin diz:

      então já está ”vacinada” contra o frio ; é certo que em portugal se sente mais frio com +5º do que na ucrânia com -15º , por causa da humidade e da deficiente construção civil que temos.
      apenas entraremos na sibéria em meios de maio +-
      um abraço e bons passeios
      david+marilia

  6. Maria de Jesus Lança diz:

    Olá, boa tarde, meus caros David e Marilia

    Vejo que a 1ª fase da viagem, está concluída. Metódica e cuidadosamente planeada como requer uma viagem dessa duração e distância.
    Sendo certo que a imponderabilidade de alguns acontecimentos é um risco, também não é menos certo que qualquer imprevisto pode ser melhor ultrapassado se, de alguma forma, nos preparámos para ele. Se bem que, por vezes, eles também proporcionem uma certa “adrenalina” que – qb – nos estimula e alicia. Mas, nessas longinquas paragens para onde vão o melhor, mesmo, é estar prevenido.
    Por aqui, vos irei visitando e acompanhando, para convosco disfrutar dessa aventura.
    Até porque…
    “Há um tempo para partir, mesmo quando não há um lugar certo para ir.”
    (Tennessee Williams)

    Abraço cordial
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      mais uma vez , e sem surpresa , um texto muito bem escrito ; quase que dá vontade de …………..nós viajamos e a MARIA DE JESUS passa a escrever os textos…………….menos trabalho para nós e mais satisfação para os leitores !!!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks