A SIBÉRIA ( 2 )

Já chegámos à cidade mais visitada da Sibéria e onde se podem ver, aqui e acolá , grupos de turistas de diversas nacionalidades que aqui chegam não pela cidade em si

(e a cidade claro que é IRKUTSK), mas sim pelo soberbo, gigantesco e afamado MAIOR LAGO DE ÁGUA DOCE DO MUNDO : O LAGO BAIKAL o qual se situa a uns meros cento e tal kms daqui ; mas sem dúvida que depois de várias semanas ”solos” como turistas, é agradável ver pessoas com a máquina fotográfica a tiracolo e mapas ou livros nas mãos.

Depois de termos novamente chamado os piores nomes ao responsável pelas estradas russas ( a ele e à sua mãe,claro ! ) em virtude de termos sofrido de novo horrores desde a última cidade de que vos escrevi , chegámos  a esta airosa cidade onde permaneceremos alguns dias antes de prosseguirmos em direcção ao referido LAGO BAIKAL ; entretanto , para as estatísticas , desde que saímos de casa já percorremos exactamente 13.200 kms portanto já ultrapassámos metade dos kms previstos e 1/3 do tempo programado .

Depois de TOMSK , visitámos a insípida cidade de KRASNOYARSK , na qual era suposto termos ficado 3 dias mas apenas ficámos 2 , pois os motivos de interesse rapidamente se esgotaram…..

nós e o tio estamos a ficar inseparáveis…….

 

 

em geral , nas principais cidades russas, os edifícios mais nobres e clássicos estão no centro e são da época da ”outra senhora”….

 

 

 

 

casa -museu onde o tio viveu algum tempo nesta cidade ( e já agora em muitas outras…..)

 

muito típico da época…..

 

uma praça muito concorrida à noite…

 

as catedrais não podiam faltar !!!

 

depois de tantas catedrais e igrejas ortodoxas , sabe bem ver uma católica……

 

Depois desta cidade, seguiu-se  a pequena cidade de TULUN , da qual apenas apresentamos uma foto pelo simbolismo da mesma , e também porque nada havia para admirar : pernoitámos lá por já termos percorrido cerca de 700 kms = 12 horas de condução naquele dia…………….

saudosismo bem patente nas pequenas cidades, algum desprezo e abandono nas grandes cidades : foi o que frequentemente presenciámos.

 

Entretanto tínhamos já passado a noite anterior ”no meio do nada” ou seja, junto a uma pequena igreja à beira da estrada e na manhã seguinte fomos surpreendidos por um casamento, os noivos e os convidados fizeram questão de posar comigo : 10H00 e já estavam quase todos com os copos……….; ofereceram-me chocolates e espumante !

Sobre IRKUTSK , em primeiro lugar , esta interessante cidade escreve-se assim em cirílico :

 

 

Ficámos instalados mesmo no centro , onde para variar um pouco NÃO colocaram uma estátua do tio , puseram-na a cerca de  500 metros mais adiante , na rua mais movimentada da cidade, que se chama……………..( quem adivinha?????? )  LENINA ULITSA !!!!

 

 

e aí está a estrelita lá ao fundo…..

Por termos ficado tão……..centralmente estacionados , de vez em quando um ou outro russo mais atrevido vem-nos cumprimentar e elogiar a nossa aventura ; igualmente têm passado alguns turistas de várias nacionalidades que , em geral , colocam o polegar no ar em sinal de aprovação ; tomámos desta maneira conhecimento com um grupo de jovens back-packers, 3 franceses,uma chilena  e uma espanhola que coincidentemente se tinham cruzado nesta cidade ; com eles passámos um dia completo junto da AC , francamente um dia inolvidável de super alegre e saudável convívio onde todas os idiomas se misturavam quase em simultâneo , mas todos se entendiam às mil maravilhas!!! Depois foi uma e outra jovem russa a aproximar-se pois um dos franceses era ”podre” de divertido e atraía as russas como mosca para mel…..; foram feitos alguns vídeos que serão colocados posteriormente no site , mas para já aqui fica um par de fotos do grupo :

 

 

Algumas fotos de IRKUTSK :

 

e aí está o tio novamente de braço no ar……

 

 

 

 

 

talvez a igreja ortodoxa mais bonita que vimos nos últimos meses

 

 

 

 

mas IRKUTSK também tem a sua catedral principal , com um nome quase impronunciável : CATEDRAL BOGOYAVLENSKY

 

o rio que banha a cidade chama-se ANGARA

  Uma pequena brincadeira : nas últimas cidades tenho-me entretido a ”mandar parar algumas pequenas e obrigá-las a fazer pose para a respectiva foto” , aliás a pose é obrigatória para a……………..PORTUGUESE TV , e o resultado está à vista………DEFINITIVAMENTE PROVADO QUE AS MULHERES SÃO VAIDOSAS !!! Esmeram-se na pose, esperam o tempo que for preciso até a foto estar em condições e no final …………. agradecem reconhecidas com um simpático ”SPASSIBA”………….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E porque não uma foto mais suave para acalmar os espíritos???

 

Em IRKUTSK onde tivemos de permanecer 4 noites por causa dos vistos para a Mongólia, o tempo tem estado quente durante o dia ( cerca de 30º) contudo desce dramaticamente ao final da tarde e durante a noite chega aos 5º………………..TÍPICA SIBÉRIA segundo nos contaram.

E pronto , os vistos para a MONGÓLIA já estão nos nossos passaportes , é tempo de deixar IRKUTSK e ir admirar uma das maravilhas do mundo ,  o enorme LAGO BAIKAL onde iremos passar alguns dias e até tentar pescar um pouco……………………………MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA !!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “A SIBÉRIA ( 2 )”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes
    Apesar de não ter comentado,por falta de tempo,tenho seguido a vossa aventura como sempre.
    Deve ser realmente cansativo fazer tão longas distâncias por estradas em tão mau estado,mas faz parte da aventura e para os leitores é muito bom viajar em pensamento.Em compensação e para alegrar a vista,tiras fotos a umas belas meninas.Agora que estão perto do lago Baikal,aproveitem para descansar,pescar e namorar.Tudo a correr bem e beijocas.

    • admin diz:

      é cansativo mas nós corremos por gosto portanto……….
      beijinhos e continua a escrever sempre que te apetecer

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Será pela convivência com esse pessoal todo ou pelo contacto próximo com o tio mas cá para mim estás a ficar um pouco “russo” de aparência, com algumas pitadas de asiático …ehehehe…

    No meio dessas carinhas larocas, estás como peixe na água, está visto!E que tal, o que acham as moçoilas da vossa viagem? Como encaram todos eles este estilo de aventura? Eles também podem deslocar-se assim, com liberdade? Vocês já se cruzaram com outros russos em autocaravana?

    Como está aí na zona o custo de vida? Têm conseguido abastecer-se de tudo o que querem ou há dificuldades? E a gasolina?

    Sobre o Baikal, vê se escolhem um sítio lindo para parquear a estrelita para todos nós nos lambuzarmos de inveja!Se pescares alguma coisa, vê se mostras aqui aos fiéis seguidores. Por falar em pesca, talvez na próxima semana também vá levar algum engodo a banhos. É que o tempo por cá está instável e segundo as previsões teremos céu muito nublado, acentuado abaixamento de temperatura e chuva. Isto significa que talvez tenha alguma sorte com a pesca.

    Continuem a divertir-se! Beijocas cá da malta

    • admin diz:

      sabes que quando corto o cabelo é sempre muito curto.
      as moçoilas não acham nada pois não dá para dialogar com elas , rarissimamente arranham sequer o inglês, então na sibéria nem vale a pena tentar….
      eu creio que estás um pouco desfasada quanto à rússia pois eles estão tão ou mais capitalistas que nós….; aqui há de tudo e mais alguma coisa, toda e qualquer cadeia internacional quer de comida , quer de roupa, quer de mobiliário, o que quer que seja está aqui representada com lojas ……10 vezes maiores do que aí pois a população é bem maior…!!!tudo o que possas imaginar e que precisas para o dia-a dia existe aqui , todo o tipo de lojas, restaurantes, bares, etc, etc.
      eles podem viajar onde muito bem lhes apeteça, há dezenas de aeroportos internacionais ( rara a cidade que não tem voos DIRECTOS para esta ou aquela grande cidade na europa ou na ásia…….; e , pelo o que já constatámos, eles viajam muitíssimo , estão literalmente compensar a por todas as viagens que não podiam fazer antes, estão-as a por …..em dia !!!índia,tailândia,áfrica negra,egipto, etc,etc é só escolher : voos frequentes e todos cheios!!!
      o custo de vida é alto , mais baixo sem dúvida do que em moscovo mas ainda alto , a rússia é definitivamente um país caro !!!
      estações de serviço : aos pontapés, com uma desenfreada guerra de preços !!!
      estamos já há alguns dias no baikal ,variando de margem mas não dá para pescar por várias razões uma delas é o tremendo frio que faz : 1 a 5 º C depende do vento !
      beijos

  3. Cisfranco diz:

    Ainda bem que tudo tem corrido pelo melhor, pondo de lado as estradas… Ah! Mas na Sibéria, afinal, há muita coisa boa.Essas siberianas provam-no bem… Parabéns ao repórter!

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      na sibéria e não só……É POR TODO O LADO , ATÉ CHATEIA……
      um abraço
      david+marilia

  4. João R. C. Firmino diz:

    David + Marília:

    UAU!

    A Mary Quant ficaria toda vaidosa ao ver essas mini-saias!

    Continuo a seguir com entusiasmo a vossa odisseia. E mais uma vez gabo as vossas belas fotografias!

    Continuação de uma boa viagem!

    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá amigo !
      boa!boa! gostámos da piada!!!
      obrigado por comentar e um abraço
      david+marilia

  5. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos.
    Vejo que se encontram bem de saude e felizes. Assim nós tambem ficamos. Fotos maravilhosas e não estou só a falar da vossa pequena brincadeira, mas tambem
    Tudo de bom e continuação de boa viagem

    • admin diz:

      olá eduardo rana!
      continuamos bem e neste momento a espairecer junto ao lago baikal.
      um abraço
      david+marilia

  6. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:
    Folgo em saber que tudo tem corrido bem. As fotos são lindíssimas (refiro-me aos monumentos). Achei curiosa a desculpa dada para as fotos: a Portuguese TV.
    É preciso é ter engenho e arte.Desejo-lhe continuação de uma boa viagem.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      obrigado por continuar a comentar e pelos simpáticos elogios.
      quanto à ”portuguese tv” dizer isso ou ”revista da maria” é a mesma coisa pois elas não compreendem…
      um abraço
      david+marilia

  7. Olá David e Marília

    Gostei das fotos, especialmente das últimas. Então e não convidou as “piquenas” para verem a AC por dentro?

    Um abraço aos dois e continuem com essa boa disposição.

    • admin diz:

      as ”piquenas” apenas serviram para a foto e…..para elas sonharem com uma possível ida à ”portuguese tv”….
      um abraço e obrigado por continuar a comentar
      david+marilia

  8. Maria Jesus Lança diz:

    Ora vivam, simpáticos viajantes.
    Apesar de só agora me ter “estreado” a comentar os vossos relatos e fotos,nesta viagem, tenho-vos seguido com o meu habitual interesse. Confesso que a leitura das vossas descrições, complementadas com o vosso habitual bom gosto fotográfico, me tem deliciado. Contudo, a vossa estadia no Baikal, de que guardo a inolvidável lembrança das melhores férias que já passei – e atenção que foi nos tempos idos dos anos 80 – “aguçou” a minha vontade de vos dizer que desfrutem o melhor que puderem dessa maravilha.E não resisto também a comentar o excelente portefólio que as meninas vão proporcionando e, apesar de saber, por conhecimento pessoal, que elas são belas, acho que se nota aí um certo sentido de selecção… invejável e bem português.E a tal sensibilidade que se adivinha e de que já falámos num outro post. O que, sem dúvida, só abona em favor do fotógrafo. (Se me é permitida a ousadia do comentário). Desejo que a vossa aventura continue sem problemas. Ah! O esclarecimento dos 300 (rublos) foi importante. Não vá algum dos nossos governantes estar a seguir a vossa viagem e estar já a imaginar a forma de vos fazer pagar algum imposto por “esbanjamento de capital”!!! Divirtam-se.
    Um abraço
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      olá amiga!
      primoroso comentário,absolutamente desnecessário dizer mais….
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks