A SIBÉRIA

Em primeiro lugar a Sibéria não é só enorme , essencialmente a Sibéria parece

nunca mais acabar de tal modo as distâncias são gigantescas entre as suas principais cidades ; em segundo lugar , para nós ocidentais a noção que temos da Sibéria é que este é um dos últimos lugares do planeta onde pensaríamos passar férias…………………mas muitos russos não pensam assim !!! Cidades como OMSK ou TOMSK , já para não falar na maior ”pérola” que é o LAGO BAIKAL , fazem desta vastíssima região um dos locais preferidos dos russos para passarem férias no seu país. Para nós , aventureiros -autocaravanistas, a Sibéria apesar de ter a sua beleza e de ter algumas cidades assaz interessantes- – – – – – – e outras demasiado desinteressantes- – – – – – – – – – – a Sibéria é sobretudo e não mais do que  uma longa passagem até atingirmos a costa leste da Rússia e chegarmos ao nosso destino : TANEGASHIMA – JAPÃO !!! A Sibéria que temos estado a atravessar há já algumas semanas é a sua parte sul , pois a parte norte é mais do que imprópria para autocaravanas, até para alguns fracotes 4×4……, mas francamente é uma travessia muito dura , não só pela enorme extensão ( cerca de 6.000 kms ) mas sobretudo pelas suas intragáveis estradas , que os russos teimosamente tendem a culpar o clima esquecendo-se que há outros países com clima tão severo e com estradas bem melhores…..; muitas pessoas não sabem que até bem há poucos anos atrás ,  de CHITA  até KHABAROVSK pura e simplesmente não havia ESTRADA , existiam apenas alguns trilhos num par de milhares de kms : era uma autêntica vergonha nacional , a importante e estratégica cidade de VLADIVOSTOK, a mais oriental do país , não estava ligada à capital por estrada mas sim apenas por caminho de ferro , e isto , repito, até há meia dúzia de anos…….!!! VLADIMIR PUTIN pôs cobro a tal vergonha e exigiu sob pena de demissão de ministros e responsáveis, que a cada 6 meses ou tal , não sei quantas centenas de kms fossem construídos………………….e a obra nasceu !!!

Considerada uma das entradas da Sibéria , revisitámos brevemente a cidade de CHELIABINSK e prosseguimos para a interessante cidade de TYUMEN , pequena mas interessante , com uma percentagem elevada de jovens e onde ficámos 2 dias e 3 noites , tendo dormido ”santamente” à porta do MOSTEIRO DA TRINDADE sem que fôssemos minimamente incomodados pelos inúmeros frades que circulavam nas imediações; foi nesta cidade que conhecemos separadamente 2 jovens, um falando um razoável inglês , o outro um inglês bastante medíocre ; após tantas semanas e largas dezenas , melhor dizendo , um par de centenas de pequenos e breves encontros com russos de ambos os sexos, foi com muita surpresa que encontrámos finalmente um russo ”podre de simpático”………..ele foi de uma simpatia extrema e fazia um enorme esforço em gestos e num inglês de certo modo básico,  para se fazer entender, o que é caso raríssimo nos russos : não entendem, não entendem e ……. acabou-se , não se perde mais tempo ! Pois este jovem , de quem lamentavelmente não ficámos com foto , depois de estarmos cerca de meia hora a explicar-lhe por palavras simples, gestos e desenhos esta nossa viagem , despediu-se e voltou passado 1 hora com 2 lembranças : 1 pequeno prato em porcelana com uma vista da cidade e do rio e 1 garrafa de vodka……!!!EMOCIONADOS, FICÁMOS SEM SABER COMO AGRADECER POIS TAIS GESTOS DE BONDADE,SIMPATIA E HOSPITALIDADE NÃO SÃO MINIMAMENTE NORMAIS NOS RUSSOS, EMBORA HAJA EXCEPÇÕES, CLARO !!!!!! É  também por estas e por outras que vale a pena viajar…..

Eis algumas fotos da cidade de TYUMEN :

 

 

 

 

 

 

dormimos com a PAZ DO SENHOR !

 

De TYUMEN seguimos para uma interessante cidade chamada OMSK , onde estivemos também um par de dias e tirámos algumas fotos ; dormimos super sossegados à porta de um quartel militar , junto ao enorme rio IRTYSH e a 20 metros da sua……..PRAIA ! É claro que a mesma somente é utilizada no calor do verão ( estamos na Sibéria, lembram-se??? ) mas a praia tinha um óptimo aspecto e o enorme rio convidava a uns bons banhos…..se não estivessem cerca de 8ºC…………; tanto eu como a Marilia aproveitámos para cortar os cabelos, demos incontáveis voltas de Vespa por ruas e avenidas e perguntámos dezenas de vezes mas mesmo com gestos de dedos/tesoura/cabelo ninguém parecia saber onde havia um cabeleireiro- – – – – – – – – – de homem ou senhora  , tanto fazia !!!!Finalmente depois de mais de 30 minutos às voltas lá descobrimos um cabeleireiro, o problema é que na Rússia eles parece que têm vergonha ou lá o que é de fazer publicidade ao seu negócio, pura e simplesmente a publicidade ou é inexistente ou tão , tão discreta que nem se dá por ela……; reparem no anúncio à porta do cabeleireiro e NADA MAIS À VISTA QUE INDIQUE QUE NO LOCAL SE CORTAM CABELOS, NEM FOTOS NEM NADA……Afinal era um cabeleireiro de ……….HOMENS, gerido por senhoras e só senhoras , que afinal……..também serviam senhoras pois o negócio está mau em todo o lado !!!! A Marilia queria cortar e pintar, mas nada feito , ficou apenas pelo corte pois elas não trabalhavam com tintas, eu claro foi de pente 3 e a máquina resolveu rapidamente o problema ; calhou-me uma loira muito gira que posou para a foto…….

 

quem diria que isto quer dizer ”cabeleireiro” ???

 

com a minha cabeleireira só tive azar porque fiquei sem patilhas , mas no resto não…..

 

 

 

 

 

 

 

é impossível haver uma cidade na Rússia sem uma estátua do tio…..

 

 

 

Depois seguimos a nossa planeada rota que nos levou até à 3ª maior cidade russa NOVOSIBIRSK , uma total desilusão , uma cidade desinteressante com muito pouco para se visitar ; o melhor que nos aconteceu nesta cidade foi conhecermos uma competente oficina que nos fez uma ligação ”directa” de gás pois a electro-válvula correspondente e original da AC avariou-se e estivemos 2 dias sem gás até se descobrir a origem do problema….; graças aos competentes ALEX e PAVEL (parece ser um nome muito comum…) ficámos com o problema do gás resolvido , apenas quando circulamos temos de tomar a precaução de cortarmos completamente o acesso do gás à AC ; o mais engraçado foi ver a conta das cerca de 3 horas de investigação e aperta aqui, desaperta acolá e mais não sei quê : 200 rublos=€ 5.00 !!! OFENSIVO, não acham??? dei 300 e estivemos quase ao soco pois eles não queriam aceitar……..

 

 

 

 

 

 

 

 

e aí está ele novamente…….

 

só para não dizer que nunca aparece….

 

pena estar fechado pois dizem ser um dos mais belos teatros da Rússia….

 

E eis-nos finalmente chegados a TOMSK ,  cidade natal do nosso amigo PAVEL…….. de Moscovo , cidade que é das mais interessantes da Sibéria com um notável conjunto de universidades e de onde saíram muitos dos bons cérebros russos…., por alguma razão é chamada a OXFORD DA SIBÉRIA !!

uma das muitas universidades na avenida principal de TOMSK

 

As universidades são imensas e quase todas se localizam na longa avenida principal que, como é óbvio , se chama LENINA PROSPEKT ; é uma cidade bastante mais pequena comparando com as que temos visitado, pois não chega a ter meio milhão de almas ; tem uma particularidade que a torna bastante conhecida na Rússia : umas centenas  de casas de madeira com mais de 100 anos e ainda habitadas…., umas mais trabalhadas que outras , mas em geral muito engraçadas ; de resto , já se sabe : catedrais,estátua de Lenine e um execrável TEATRO DO DRAMA feito em betão cru, não lembraria ao diabo ter deixado um edifício assim tão feio ; aliás ficámos estacionados no seu parque de estacionamento, ao lado da CATEDRAL S. EPIFÂNIO- – – – – – uma vez mais um sono abençoado !!! Para ajudar , ficámos a cerca de 100 metros de uma igreja católica, algo que já não víamos há muitas semanas ! Enfim , tudo fazemos para nos limparmos dos nossos pecados……

nós e as catedrais………………inseparáveis !!!!

 

catedral de s.epifânio

 

catedral de s.pedro e s.paulo

 

igreja voznesenskaya

 

igreja católica

 

TEATRO DO DRAMA : no mínimo….HORRÍVEL- – – – ATROZ FALTA DE GOSTO !!!

 

mais uma vez apresento-vos o ”tio” : a posição nunca varia muito , a não ser o braço direito……….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOMSK tem ainda algo que os russos muito estimam e dão imenso valor e até veneração : um MEMORIAL DA 2ª GUERRA MUNDIAL ; já vimos memoriais maiores e mais grandiosos mas este também tem a sua beleza e dignidade, aliás dignidade têm todos……..

 

 

 

 

 

Aproveitamos para mostrar um par de típicas aldeias da Sibéria

 

Com a sorte de termos apanhado net à borla , não usando pois os nossos 2 GB mensais a que temos direito , aproveitei para colocar novos vídeos na respectiva secção : aproveitem !!!

E para terminar , uma foto que eu acho ”bem conseguida”….

 

 

E pronto , estamos a meio caminho entre MOSCOVO e VLADIVOSTOK , avizinham-se mais estradas más mas a vontade de chegar ao fim mantém-se inalterada ; segue-se agora uma pequena ”travessia do deserto” isto é , uns meros 2000 kms sem nada de especial para ver até IRKUTSK junto ao famoso LAGO BAIKAL que será certamente um dos pontos altos desta aventura , e onde ficaremos a descansar cerca de 1 semana em ”banhos” , e também para a obtenção do visto para a MONGÓLIA…………………………….MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA !!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



34 comentários para “A SIBÉRIA”

  1. Eduardo Rana diz:

    Boa tarde amigos.
    Vejo que estão de saúde, e como sempre com a máquina fotografica em punho. Como nós gostamos dessa máquina.
    Obrigado por mais esta reportagem. Um grande abraço e continuem.

    • admin diz:

      olá eduardo rana!
      obrigado pelos simpáticos elogios, as máquinas……..são 3 !!!
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Gostei muito de os seguir mais uma vez! Continuação de bom percurso !

    • admin diz:

      ainda bem que gostou, é sinal de que não piorámos…….
      um abraço
      david+marilia

  3. Antonio Garrido diz:

    Boa tarde aos dois

    Belas fotos e bela viagem. Por sitios que a maior parte de nós, seguidores atentos, apenas sonhamos.
    A distancia é muita mas faz parte da viagem, há que aproveitar tudo o que se apresente pela frente. Fazem muito bem e nos agradecemos.

    Continuação de boa viagem

    AG

    • admin diz:

      olá antónio garrido !
      nós tentamos aproveitar ao máximo mas às vezes as forças falham….
      obrigado por nos acompanhar
      um abraço
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Ora vivam!

    Mais uma vez, encantada com essas catedrais e igrejas ortodoxas! São, realmente, de uma beleza muito especial.As cúpulas, então, remetem-nos, permanentemente, para cenários das velhinhas histórias da infância que víamos nos livros.

    Sobre a paisagem, pouco há a dizer, pois aquilo que seria mesmo arrebatador só se vê no inverno: florestas de bétulas e pinheiros, ajoujados de neve, a tundra toda branca a perder de vista e as famosas estepes polvilhadas dessas aldeias. Mas ainda bem que não apanharam esse tempo, acabariam por morrer gelados…

    Sobre esses simpáticos “muchachos” que vos levaram a ridicularia de 5 euros, acho que ficaram a babar por Portugal! e olhem que não foi preciso consultar a tia Maya!… caramba, a diferença de 5 para 300 deve ter-lhes dado ideias… de emigrar…

    A foto da floresta está genial!Estás a aprimorar-te! Quando regressares, se o Gaspar continuar a sugar-nos o tutano, experimenta enveredar por uma nova profissão [freelancer, evidentemente!…e a receber por fora, ora pois!]
    Continuação de boa viagem e beijocas.

    • admin diz:

      não deve dar para ver nas fotos mas há uma curiosidade engraçada nos templos ortodoxos e que a nossa cultura religiosa não dá para saber o motivo : toda e qualquer figura religiosa é PINTADA e não em relevo/ 3 dimensões como as nossas !as figuras de JESUS,NOSSA SENHORA, etc,etc TODAS SÃO PINTADAS,representem o que representarem, quer em telas,quer nas paredes ou tectos, tudo é pintado ! sem qualquer espírito de crítica mas apenas como observador , estas catedrais e igrejas tornam-se um pouco enfadonhas pela incrível repetição( será falta de imaginação? ) da disposição das figuras,dos ”altares,dos sítios onde põem as velinhas(as pessoas que vão aos templos AUTOMATICAMENTE compram velinhas – – – – – mais grossas ou mais finas consoante a disponibilidade económica – – – – – – para acenderem e colocarem nuns pedestais próprios , e depois dirigem-se ao ”santo” da sua preferência e aí se benzem (3 vezes seguidas, mas de maneira diferente da nossa, e curvam-se o mais que puderem, os homens muitas vezes tocam com a ponta dos dedos no chão ) ) e rezam, antes de começarem e quando acabam beijam o vidro que protege a figura e tocam com a testa no vidro, é todo um ritual um bocado ……automático !não se ajoelham,não faz parte da sua prática e existem normalmente apenas um ou dois bancos pequenos para nos sentarmos ; os templos, na minha opinião , não têm 10% da beleza ou classe das nossas igrejas ou catedrais.eu acho que se estas pessoas vissem um par de catedrais da europa ocidental, nem vale a pena exemplificar, elas são tantas, PASSAVAM-SE !!!
      antes que pensem que perdi a cabeça com o dinheiro : eu dei aos mecânicos 300 RUBLOS ( €7) e não euros !!!
      beijos

  5. Maria Melo diz:

    Olá companheiros David e Marília:
    Gostei de mais esta reportagem, muito interessante. As catedrais são mais que muitas e algumas delas bem bonitas, tanto no exterior como no interior. O pormenor do corte de cabelo foi interessante, ser difícil encontrar um cabeleireiro tem o seu quê, para nós que ao virar de cada esquina encontramos um, que dificilmente nos escapará pelos motivos que os anunciam (fotos de cabelos, etc).
    Também gostei de saber que apesar de supostamente tão frios, os russos prestam homenagem aos seus mortos perpetuando os seus nomes.
    Desejo-lhes a continuação de uma excelente viagem, sem percalços.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo!
      obrigado por comentar e ainda bem que gostou do post
      um abraço
      david+marilia

  6. Luis Sousa diz:

    Olá caros amigos!

    Antes de mais gostaria de agradecer as fotos das casas….

    Fico feliz de ver que tudo continua sobre rodas.

    Obrigado e continuação de uma boa viagem.

    • admin diz:

      olá luís sousa!
      sempre que me lembrar e puder colocarei fotos de diferentes motivos
      um abraço
      david+marilia

  7. Carlos Pinto diz:

    Boa Noite Casal de Estrelas
    Agradeço a disponibilidade manifestada para responder a algumas perguntas, mas eu estou mesmo a viver a Vossa Viagem, por isso…
    Algumas notas: O Sr David refere especialmente uma foto, mas está a ser modesto!!
    São muitas boas fotos ! Parabens. Em relação ao tempo (tradicionalmente agreste), fiquei com inveja, isto porque comparando esse belo azul do Céu, que algumas fotos mostram, com o tempo que tem estado aqui no Norte de Portugal… até parece que nós aqui, é que estamos na Sibéria….Por último uma duvida: no trajecto entre a cidades referidas e de maior dimensão,encontram outras pequenas cidades ou vilas/aldeias de pequena grandeza ? E com que distancia entre elas ?
    Já agora um aparte: o corte de cabelo não sabemos como ficou, mas …. teve mestria a escolher a cabeleireira.
    Continuação de Boa Viagem
    Um abralo
    Carlos Pinto

    • admin diz:

      olá carlos pinto !
      é claro que as máquinas e lentes também ajudam……mas umas fotos saem melhores que outras !
      temos apanhado um tempo razoável , só alguns chuviscos aqui e acolá mas a temperatura durante a noite desce para 4 a 5º; na prática estamos à mesma latitude de estocolmo, + –
      quanto à sua questão: NÃO EXISTEM OUTRAS CIDADE PEQUENAS , ou são estas grandes que temos atravessado ou são aldeias pequenas , não há o meio-termo – – – – – – – assim como em tantas outras coisas na rússia…….; às vezes percorremos um par de centenas de kms sem ver uma aldeia, é desolador e a paisagem cansa de monótona.
      a cabeleireira era muito,muito jeitosa…
      um abraço
      david+marilia

  8. benedita diz:

    Pois é realmente concordo ,esta última fotografia é verdadeiramente ESPETACULAR !!! Até merece ser inserida em qualquer exposição , pois é um regalo para a vista . Está de parabéns .
    Quanto às igrejas e catedrais também estou de acordo .De ínicio são lindas por serem diferentes mas depois tornam-se monótonas por terem todas o mesmo estilo e quem vê uma ,vê todas !

    Porém em relação ao povo russo discordo um pouco .Não é gente fria são até bastante sociáveis ,mas é um povo muito desconfiado por ser um povo muito sofrido e receoso muito apegados às tradições sempre seguindo a opinão pública e isso torna-os fechados ao convivío com os estranhos .No entanto ,quando ultrapassam essas barreiras consideram as pessoas como família .Fazem-me lembrar os habitantes do nosso interior profundo de antigamente. Desejo-vos a continuação de uma boa viagem !

    • admin diz:

      olá benedita !
      obrigado pelos elogios e por ser sincera…
      também estou inteiramente de acordo consigo em que os russos são extremamente desconfiados, e sem dúvida que, depois dos judeus , foram quem mais sofreu com a guerra
      um abraço
      david+marilia

  9. Vivam!
    Já não vos lia desde Zagreb, pelo que, desta vez, foi tudo seguido. Que impressionante viagem eu fiz (convosco)!
    Faço votos para que continuem sem contratempos e que tenham a bondade de continuar a mandar notícias ilustradas da v. viagem.
    Boa viagem!

    • admin diz:

      esperamos que igualmente tenha a bondade de nos continuar a ler
      um abraço e obrigado pelos simpáticos comentários
      david+marilia

  10. Alex de Tomsk diz:

    Bom dia!

    Obrigado pela ótima reportagem! Foi muito interestante lançar uma olhada a cidade natal através perecepção dos portugueses 🙂
    A propósito, vi o vosso astro-carro em Tomsk há alguns dias. Então ainda não vos conhecia, pois é pena não termos falado um pouco…

    Boa viagem e sejam bemvindos a Tomsk quando estiverem de volta 🙂

    PS. As casinhotas das últimas fotos não são das aldeias típicas. Na verdade não são aldeias algumas, mas sim um sítio para cidadãos veranearem (um tipo de chalé)

    • admin diz:

      olá Alex
      lamentamos não falar russo mas a sua tradução para português está perfeita, portanto pode continuar assim.
      obrigado por nos corrigir quanto às casas de madeira,não sabíamos e pensávamos ser aldeias.
      até um dia destes e desejos de saúde.
      david+marilia

  11. Olá veraneantes,
    Mais uma bela reportagem e realmente a última foto é digna de um qualquer concurso de fotografia. Continuação de boa viagem e pelo menos um banho no Baikal.
    Um abraço

    • admin diz:

      olá joão morgado!
      obrigado pelo elogio e por nos continuar a acompanhar.
      um abraço e bons passeios para si também
      david+marilia

  12. FERNANDO BACALHAU diz:

    caros DAVID ESTRELA E MARILIA
    COMO HABITUALMENTE SEGUIMOS COM BASTANTE INTERESSE OS VOSSOS COMENTARIOS E FOTOS QUE ASSIDUAMENTE NOS OFERECEM.DESTA VEZ ATE COM DUPLO INTERESSE,POIS POR COINCIDENCIA EM AGOSTO VAMOS PASSAR 12 DIAS EM CRUZEIRO FLUVIAL POR LAGOS E RIOS DA RUSSIA.
    CONTINUEM COM MUITA SAUDE E BOA DISPOSIÇAO.
    ABRAÇOS DO AMIGOS ANA E FERNANDO BACALHAU

    • admin diz:

      olá caríssimos !
      é bom saber de vocês de vez em quando!!!
      esperamos que desfrutem o vosso passeio de agosto, como já não é a 1ª vez que vão à rússia certamente que irão passar uns bons momentos……..depois contam !!! atenção : os luxos a bordo são quase inexistentes mas a comida é de superior qualidade ; preparem-se para aturar russos a cair de bêbados a toda a hora…..
      um abraço para ti e um beijo para a ana
      david+marilia

  13. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Boa tarde, obrigado pelas fotos e comentários
    Mais uma vez, se confirma que não há regra sem excepção. Entre os russos pouco colaborantes, há sempre um jovem simpático que até vai buscar presentes/lembranças. São pequenos gestos que fazem a diferença.
    A avaria da electro-válvula do gás é normal, porque estamos rodeados por pequenos equipamentos e automatismos que podem avariar, mas se não fossem estes pequenos mas úteis equipamentos, tínhamos muito mais acidentes “domésticos”, por esquecimento de fechar, ou abrir o gás ou a água. O preço da pesquisa e reparação foi bom
    Continuação de boa viagem.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá fernando ramos!
      é bom receber notícias suas novamente.
      um abraço
      david+marilia

  14. Jorge Figueiredo diz:

    Caros viajantes (peço desculpa pela ousadia do trato)
    Decidida e definitivamente as vossas crónicas e o bónus das fotos, constituem-se um deleite para os sentidos.
    A viagem, as peripécias, o contínuo “desenrascanço”, a lúxuria, as gentes, os locais e os costumes, são de uma tal riqueza que me prendem (quero acreditar nos prendem) sempre à espera do próximo episódio.
    Continuação de excelente viagem que acompanharei com interesse e contínua curiosidade.
    Abraço
    Jorge Figueiredo

    • admin diz:

      olá jorge figueiredo!
      muito obrigado pelos amáveis elogios , os quais nos ”obrigam” a melhorar cada vez mais….; vamos a ver se também gosta do próximo post qua está quase a sair….
      um abraço
      david+marilia

  15. Rui Cardoso diz:

    Olà tenho seguido com atenção a vossa viagem , e é uma honra fazer a viagem com vocês !!!!!!!
    obrigado pelo diario , pois sem ele numca ficaria a conhecer tais culturas !.Fantásticos continuem e tudo de bom….

    • admin diz:

      obrigado por comentar e por seguir a nossa aventura ; esperamos que continue a gostar dos nossos futuros posts.
      um abraço
      david+marilia

  16. António diz:

    Amigos Estrelas,
    Só hoje tive oportunidade de entrar na NET.
    Vejo com alegria, que a viagem continua a correr bem (não obstante alguns precalços), mas isso faz parte dos “ossos do oficio de viajante”.
    Também já tive alguns “precalços” e hoje entrei na Polónia.
    Quando regressarem, vou entrar em contacto para podermos falar sobre esta nossa “actividade de viajantes”.
    Tudo de bom Pra vcs.
    Bj e abraços
    António e Ivone

    • admin diz:

      olá antónio e ivone,
      em primeiro lugar desejamos-vos uma óptima viagem- – – – – – sem percalços ! esperamos que o que quer que vos tenha acontecido não tenha estragado a vossa viagem.
      nós cá continuamos , esta travessia da rússia parece nunca mais acabar!
      um abraço e vão escrevendo
      david+marilia

  17. margarida diz:

    Olá meus queridos viajantes!
    finalmente estou a tentar recuperar o tempo perdido e ler os vossos posts
    por atacado. tivemos visitas e o tempo foi escasso. estou a gostar muito dos
    vossos relatos e principalmente das fotos. e a última das bétulas é linda,
    artística mesmo. também já tive uma no jardim, trazida da alemanha, no carro.
    infelizmente ao fim de uma década e já bem grandinha não resistiu ao clima aqui.
    enfim é a vida!…
    boa continuação e até breve. vou ler os posts restantes.
    beijinhos e até ao próximo skype

    • admin diz:

      olá menina !
      já há bastante tempo que não te líamos…
      ler os posts por atacado não é o mesmo que os ir lendo, sabe a diferente! mas pronto , o que interessa é que os leias.
      beijos

Trackbacks/Pingbacks