ACONTECEU…….

Já calculava que iria acontecer , mais dia menos dia , apenas não sabia duas coisas : aonde e o quê !!!

Refiro-me a uma avaria grossa que nos aconteceu há cerca de 15 dias e que nos manteve ”sequestrados” numa aldeia de 85 habitantes chamada BEAVER CREEK , no estado de YUKON / CANADÁ mesmo junto à fronteira CANADÁ – E.U.A. , e quando eu digo ”junto” quero frisar que estamos apenas a 1.500 metros do posto de controle canadiano, embora o posto de controle americano seja apenas a 30 kms daqui !

Coordenadas : N 62º 22′ 55.2”  W 140º 52′ 29.7” ou seja, praticamente no CÚ DE JUDAS !!!

Então a história é assim : saímos de WHITEHORSE , onde tínhamos estado durante um par de dias em direcção ao tão almejado ALASKA , distante cerca de 500 kms ; passados cerca de 150 km e indo a Marilia ao volante , a direcção da AC começa repentinamente a tremer MUITO violentamente , tendo o veículo a forte tendência a guinar para a direita ; a Marilia algo assustada , passou-me a condução e as guinadas + os tremeliques continuaram , apenas de vez em quando paravam 1 ou 2 minutos , e depois recomeçavam .

Abrandei significativamente a marcha e , com a maior das cautelas – – – – – – – – e com o coração na boca misturado com muitas rezas , lá chegámos a esta aldeia , pois como já tínhamos passado HAINES JUNCTION ( uma pequena vila onde possivelmente poderíamos ter obtido auxílio….) a única população digna desse nome era exactamente BEAVER CREEK , uma vez mais , com apenas cerca de 85 habitantes dos quais 60 ou 65 são índios que nada , NADA , fazem a não ser beber álcool o dia inteiro …..

Bom , finalmente à noite lá chegámos a BEAVER CREEK que consta essencialmente de 2 estações de serviço , 2 campings (!!!) , 1 mini-micro-mercado , 1 posto de Polícia , um mecânico , 1 mini-igreja , 1 posto médico com 1 enfermeira permanente , 1 piscina coberta, 1 escola primária com meia-dúzia de alunos e …..2 professores , 1 VISITORS CENTER , 1 pequena pista de aviação usada sobretudo para emergências , 1 power-plant a diesel que fornece energia ao povoado e ……….pouco mais !

Felizmente a recepção foi muito amistosa quando nos dirigimos ao 1º posto de gasolina , tem uma mesa ”comunal” onde os brancos se reúnem ( não há quase mistura entre os índios – – – – – – aqui chamados FIRST NATION  – – – – – –  e os brancos , canadianos ou emigrantes aqui radicados há imenso tempo ) ; contei de imediato a nossa ”desgraça” a um tipo com quem viemos a ter depois uma fantástica relação e ele, peremptório perante os ”sintomas” descritos deu de imediato a sua sentença : TEM UMA GRAVE AVARIA NA  ”CV JOINT” DA RODA DIREITA !!!

Claro que dizer-me tal em inglês ou checlandés ou no idioma de BURKINA FASO era-me indiferente pelo que , esperei pelas 2 da manhã para telefonar para o meu competente mecânico PAULO COELHO ; entretanto um outro ” mirone” local dizia : se calhar não é isso mas sim os rolamentos do cubo da roda que estão gripados !

Claro que cada vez eu entendia ….menos , pois a minha ignorância em mecânica é do tamanho …..do CANADÁ !!!

Como é óbvio , o PAULO COELHO , informado dos sintomas foi de imediato peremptório no diagnóstico : JUNTA HOMOCINÉTICA !!!

Pacientemente explicou-me que é a mesma coisa que ”junta cv” e que não era assim tão grave …………..não podia era circular sobe pena de arranjar um problema bem maior !!! Bom , isto vai de mal a pior , pensei eu !!

Na manhã seguinte lá fui visitar o mecânico local , o qual obviamente nunca tinha visto à sua frente um FIAT , porém já sabia o significado das iniciais FIAT  : (F)IX  (I)T  (A)GAIN  (T)ONY !!!

Lá pôs o carro no ar enquanto ia avisando , pelo sim pelo não : ”não sei se vou conseguir dar com a avaria ” ……………..QUE EMOCIONANTE  !!!  

Com o carro no ar foi rodando as rodas e dizendo ”não sei, não sei” ……. cada volta que o pneu dava no ar , dizia ”não sei , não sei” …….QUE EMOCIONANTE !!!

Tirou os pneus , rodou os suportes metálicos à mão e ( obviamente) continuou a dizer ”não sei, não sei”- – – – – – – – – CADA VEZ EU ESTAVA MAIS…..EMOCIONADO !!!

Voltei a falar com o PAULO COELHO para lhe relatar que o mecânico estava quase tanto às aranhas como eu e o Paulo então aconselhou-me a mandar executar passo por passo certas passos ; em primeiro lugar era imprescindível excluir a hipótese de ser o cubo da roda ; um certo teste feito e tal hipótese foi excluída de imediato !

O Paulo então reafirmou que não poderia ser outra coisa e , to make it a short story , foi decidido mandar vir de Portugal a dita peça por DHL e o mecânico local decidiu que seria capaz de a montar ! Passadas algumas horas já admitia que , afinal , era a tal CV JOINT ……

A peça demorou apenas 48 horas a chegar ao CANADÁ , porém ficou uma série de dias retida na ALFÂNDEGA para que os direitos e taxas de CAN $ 23.72 fossem pagos ; o envio da mesma desde a alfândega em VANCOUVER até WHITEHORSE demorou mais do que o envio desde Portugal até ao CANADÁ !!!

Para terem uma ideia do isolamento a que estivemos sujeitos , imaginem só que as CIDADES mais próximas são : WHITEHORSE A 500 KMS , FAIRBANKS A 600 KMS e finalmente  ANCHORAGE A 700 KMS !!! De resto , nada , NADA,NADA a não ser maravilhosos LAGOS , espectaculares MONTANHAS cobertas de neve e PESSOAS com um incrível sentido de entre-ajuda !!! Entre BEAVER CREEK e WHITEHORSE há 2 vilas mas insignificantes , de resto ……NADA , NADA !!!

Passados 3 dias da peça ter chegado a WHITEHORSE uma alma caridosa trouxe-a de lá até BEAVER CREEK ; para terem uma melhor ideia do que é realmente o ISOLAMENTO de uma aldeia , reparem que as pessoas vão 1 vez por mês às compras ao enorme supermercado de WHITEHORSE , uma vez mais , a ………500 kms de distância !!

Mas como o sentido de entre-ajuda é extraordinariamente grande , é normal uma pessoa fazer ”recados” para uma ou mais pessoas…..; BANCO ??? ambulante, 3 vezes por semana , a mesma coisa com o CORREIO ! Padre ??? 2 vezes por ano pois vem de VANCOUVER ! E assim por diante ….

Uma das coisas que mais estranhei foi haver , para tão pequena comunidade , um posto policial da POLÍCIA MONTADA com 3 polícias e a razão é simples : os índios não são assim tão ….. pacíficos como se possa imaginar , e isto por causa das enormes quantidades de álcool que ingerem …..; é absolutamente residual a quantidade deles que quer trabalhar pois eles próprios dizem que não se justifica trabalharem pois se o fizessem , além de pagarem impostos , perderiam todas as extraordinárias benesses /regalias que o governo lhes dá e que deixa os canadianos BRANCOS furiosos até à medula : casa paga + luz + gás + água + alguma alimentação e…….como se não fosse já suficiente , um subsídio mensal de algumas centenas de dólares !!! Claro que todo o dinheiro é gasto em bebidas alcoólicas ……e alguma comida , além dos habituais telemóveis , consolas de jogos , etc,etc !!! E o mais ”cómico” , melhor dizendo , o mais caricato é o facto de os índios andarem constantemente a fazer reivindicações ao governo pedindo mais , mais e mais pois , segundo eles ………HÁ QUE PAGAR PELOS ERROS COMETIDOS NO PASSADO HÁ CENTENAS DE ANOS !!!!!!!!!!!!!!! Se eu mandasse aqui eu dava-lhes ”com os erros do passado colonial” !!!

A vida é dura por estas bandas , obviamente não só devido ao extremo isolamento a que as pessoas estão sujeitas , mas também às severas condições atmosféricas que se fazem sentir quase todo o ano ; basta dizer que neste momento ( quase final de Abril ) durante a noite a temperatura varia entre os – 4ºC e os -14ºC , sendo que durante o dia a mesma vai dos + 4ºC aos +12ºC ; há claridade até às 22h30 – 23h00  e , para os locais , estas temperaturas são bem amenas , tão amenas que se vêem por vezes alguns mais jovens de …….T-SHIRT !!!

Durante o longo inverno ( Outubro a Março ) por vezes as temperaturas , nos dias mais frios , chegam aos …….. – 50ºC !!! Segundo me informaram , o recorde está nos – 65ºC ….. !!! DE MORRER !!!!!!!! Durante o inverno a quantidade de luz solar é bem diminuta , a escuridão é quase total durante a maior parte do dia ….

Todas estas pessoas têm um generoso sentido de amizade , estando sempre incondicionalmente prontas a ajudarem-se entre si e aos outros , afinal pensando bem , apenas e só dependem delas mesmas !!!

Voltando ao nosso problema , uma simpática e divertida senhora fez o favor de trazer a encomenda desde WHITEHORSE e o mecânico afinal nem teve assim tanta dificuldade em montar a dita na ”estrelita” , trabalho que durou cerca de 3 horas e custou C$ 260.00 ; esperemos que a avaria tenha sido totalmente resolvida e que possamos continuar a nossa aventura sem mais sobressaltos …..

 

a peça nova

 

idem

 

a peça estragada ; embora a foto não tenha qualidade , pode-se ver que no anel interior falta-lhe um pedaço bem visível na parte superior….!!!

 

idem , visível na parte inferior

 

WE COULDN’T FINISH THIS ARTICLE WITHOUT SINCERELY THANKING ALL THE PEOPLE THAT HELPED US IN OUR STAY AT BEAVER CREEK ; WE ARE MUCH OBLIGED NOT ONLY TO THOSE WHO HELPED US HERE BUT ALSO WE ARE INDEED DELIGHTED TO HAVE MET SUCH WONDERFUL PEOPLE .

OUR VERY SPECIAL THANKS GO FIRST OF ALL TO JYL AND BEAT , THE OWNERS OF THE GAS STATION , MOTEL AND RV PARK WHO LET US PARK BESIDE THE GAS STATION FOR FREE AND PROVIDED US WITH THE NECESSARY INTERNET , ELECTRICITY , WATER AND DUMPING ; WITHOUT THEM IT WOULD NOT HAVE BEEN POSSIBLE TO OBTAIN SO QUICKLY THE NEEDED SPARE-PART FOR OUR VEHICLE ; THEY WILL BE IN OUR HEARTS FOR A LONG TIME !!! JYL+BEAT : OUR HOME IS YOUR HOME …..

WE WANT TO EXTEND OUR GRATITUDE TO AEDAN , JOE , DANA , DONNA , LIANNE ,TERRY , SYD , NOAH AND ALL THE OTHERS WHO MADE SURE THAT OUR FORCED STAY AT BEAVER CREEK WOULD BE AS PLEASANT AS POSSIBLE , THEIR TREMENDOUS HOSPITALITY WILL NEVER BE FORGOTTEN !!!

LAST BUT NOT THE LEAST , WE WISH TO THANK THE MECHANIC CARL WHO DID AN EFFICIENT JOB  !

THANK YOU SO MUCH TO ALL OF YOU AND MAY GOD BLESS YOU ALL .

DAVID+MARILIA

Algumas fotos dos nossos ”vizinhos” que durante quase 2 semanas não só nos fizeram companhia mas igualmente nos ajudaram imenso !  

Desejamos que tenham muita saúde e sorte durante muitos anos !!!

 

 

 

BEAT

 

JYL

 

JYL+AEDAN

 

JOE

 

UM ÓPTIMO JANTAR EM CASA DELES !!!

 

DANA
FOI DESCOBRIR O ”GAZELA” EM WHITEHORSE , A 500 KMS DE DISTÂNCIA !!! COMO SE TAL NÃO FOSSE SUFICIENTE , FOI À NET E DESCOBRIU COMO É QUE SE FAZIAM OS ”PASTÉIS DE NATA” !!! MULHER AMOROSA !!!

 

 

SYD

 

DONNA

 

COZINHÁMOS UM BELO CARIL PARA ELES , NUNCA TINHAM COMIDO !!! ADORARAM !!! ASSIM COMO A SANGRIA !!!

 

 

 

TERRY+LIANNE

 

NOAH

 

 

 

A ESCOLA

 

PISCINA E CLUBE

 

CENTRO INFORMAÇÃO PARA VISITANTES

 

 

E PRONTO , DEPOIS DE UMAS FÉRIAS FORÇADAS NO NORTE DO CANADÁ , ESTAVA NA ALTURA DE ATRAVESSARMOS A FRONTEIRA……..

I N T É !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “ACONTECEU…….”

  1. Pedro Tavares diz:

    Olá David e Marilia,

    Bem isto é por cada aventura que vocês passam 🙂

    Mas o mais engraçado é que na maioria dos casos vocês sempre conseguem pessoas com bom coração para vos dar uma ajudita… e embora não vos conheça pessoalmente, creio que isso só pode ser por vocês conseguirem transmitir com naturalidade que são pessoas do bem…

    Gostei principalmente de saber que uma aldeia de 85 habitantes tem uma piscina e das fotos da lavandaria que também parece ser restaurante, mercearia, etc…

    Bem boa entrada no Alaska e que não tenham mais surpresas menos agradáveis como esta.

    Abraços, beijos e lambidelas…

    Pedro, Sara e RAFA

    • admin diz:

      olá pedro tavares
      obrigado pelo comentário.
      na realidade em beaver creek não há restaurante e a lavandaria ( e mercearia , etc ) está no posto de gasolina …..é tudo muito ”cozy” !
      um abraço
      david+marilia

  2. GEORGIOS SYNANIDIS diz:

    I really lough much , reading your description. I just have in mind David’s face , looking the mechanic of this Beaver Creek ( not Greek) village. Especially admiting his knowledge about mechanical matters. Thanks God everything was fixed . You can realize looking at your happy faces.
    Take care,
    George

    • admin diz:

      hi george !
      tks for commenting
      glad to know you’re all ok !
      we are on the road agian….rteady for the next problem …
      big hug
      david+marilia

  3. margarida diz:

    Ola meus lindos!
    Hoje, agora e so para ti,Marilia!
    Muitos parabens e desejos de muita saude, alegria e tudo
    o que mais desejes!☺
    Abracos e beijos dos amigos
    Magui+Volker

    • admin diz:

      olá querida !
      a marilia agradece e manda beijinhos com desejos que já estejas recuperada
      beijinhos

  4. José Duarte Santinho dos Santos diz:

    Amigos, mais uma vez deliciado com os Vossos relatos. Pena é que desta vez o tema se refira a um azar…
    Outras coisas piores não aconteçam.
    Desejo-vos uma boa viagem e muita saúde.

    • admin diz:

      olá santinho !
      é verdade o que escreveu : ”que outras coisas piores não nos aconteçam” !
      obrigado e um abraço
      david+marilia

  5. José Godinho diz:

    Olá Companheiros!
    Pode parecer estranho, mas no passado dia 21 só me lembrei que era dia do meu aniversário quando recebi o primeiro telefonema a darem-me os parabéns! Como tenho notado que a memória anda a fraquejar, já nem me surpreendo com isso! Surpreendido fiquei por a minha mulher também não se ter lembrado!
    Esta introdução serve para justificar não ter dado os parabéns atempadamente à companheira Marília, que fez anos no mesmo dia. Atrasado, mas aqui ficam as minhas felicitações. Se calhar, no próximo ano acontece o mesmo, mas paciência!
    Mais um contratempo com a avaria da estrelita mas, embora indesejáveis, são esses “ingredientes” que, ultrapassados e bem, como sempre, até acrescentarão valor à vossa odisseia, já que proporcionou a vivência extraordinária com a população local.
    Continuação de boa viagem.
    Abraço Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obviamente a marilia agradece os seus votos e retribui !
      já estamos ”on the road again” e prontos para o próximo problema.
      obrigado pelo comentário
      um abraço
      david+marilia

  6. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Felizmente que tudo acabou bem! Mas muito aguentou a estrelita… até chegar aí.
    Surpresa mesmo foi a garrafinha de Gazela e os pastéis de nata! Ainda há gente amorosa!
    Abraços e continuação de boa viagem!

    João Firmino

    PS. Se bem percebi, a Marilia fez anos! Parabéns!

    • admin diz:

      olá firmino !
      foi realmente uma incrível surpresa , a dana é verdadeiramente uma pessoa muito especial !
      a marilia agradece os seus votos.
      um abraço
      david+marilia

  7. Cisfranco diz:

    Estando tudo ultrapassado e bem, a situação torna-se divertida ao ser contada. Folgo que vos tenha corrido pelo melhor dentro do possível. E agora só posso desejar boa conclusão dessa extraordinária odisseia. Um grande abraço.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      a ”odisseia” entrou na recta final depois do objectivo ter sido atingido : chegarmos a anchorage !
      um abraço
      david+marilia

  8. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Finalmente, a coisa chegou! Resta ficarmos a saber se o mecânico fez o trabalhinho em condições… mas isso só com mais umas centenas de kilómetros de rodagem.

    As pessoas que vos ajudaram parecem aquilo que me falaste ao telefone…rsrsrs…com uma ou outra excepção…

    Foi muito delicado da parte daquela senhora, Dana, ter-vos brindado com Gazela e pastéis de nata. Mas espero que os ditos pastéis não sejam aqueles que aparecem ao lado da garrafa, numa taça…lol…
    No fundo, a grande riqueza que se extrai das grandes viagens é, precisamente, o relacionamento humano que se estabelece na multiplicidade cultural. Somos todos diferentes uns dos outros mas sempre aprendemos qualquer coisa com as diferenças. Haja essa percepção e essa vontade. Quanto ao resto, às dificuldades, sempre disse que tens uma estrelinha protectora que te acompanha desde o nascimento.

    Começa a contagem decrescente para o regresso. Que daqui para a frente não apareçam mais sobressaltos!

    O dia sempre foi festejado com bolacha Maria ou conseguiram algum petisco?…ehehehe

    Beijocas!

    PS: O frio voltou em força, pelo menos aqui. Ontem fui passear a cadela antes de me deitar, eram quase duas da manhã e estava uma temperatura de NEVE! Não me espantaria que voltasse a nevar na serra, já que para domingo estão previstos 3 graus…

    • admin diz:

      aparentemente o mecânico portou-se bem pois a condução é absolutamente normal….
      os pastéis de nata eram …..assim – assim mas o mais importante foi a intenção , SEM PREÇO !!!
      eles prometeram ir a portugal e aí levá-los-ei a belém , aos verdadeiros !
      quanto às temperaturas , não te queixes pois temos apanhado durante a noite -14ºC !!!
      beijinhos

  9. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília, obrigado por mais uma boa descrição, dos habitantes locais e a explicar as desgraças da Estrelita. Esse problema quase sempre acontece depois de se fazer anunciar, pela respectiva roda e cava da roda (parte interna do guarda lama) ficar suja de gordura. Essa gordura vem do fole de borracha rasgado, por muito uso, ou um qualquer galho, faz um buraco, por onde a massa lubrificante sai e a areia entra, levando a esse resultado. Quando vemos a roda suja, logo no início, dá para desmontar, lavar, meter fole de borracha com massa nova.
    Mas isso agora já está resolvido. Como há males que vêm por bem, assim ficaram a conhecer melhor o dia a dia dessa comunidade.
    Votos de muita saúde, continuação de boa viagem.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      conforme já referi várias vezes , os meus conhecimentos de mecânica são praticamente nulos ( mas sei outras coisas …. !!! ) contudo , embora agradeça imenso a sua lógica explicação , desta vez o caso não se passou conforme descreve já que o fole estava intacto , a massa lubrificante no seu interior idem , o problema foi o facto de o tal ”anel” que sustenta as esferas se ter quebrado ( nas fotos vê-se embora mal , que lhe falta um pedaço ) e portanto sempre que a roda dava uma volta ouvia-se um tal ”crak” resultante do anel estar incompleto…
      mas claro , agradeço na mesma a sua explicação ! PRONTOS PARA OUTRA !!!
      um abraço
      david+marilia

  10. António M diz:

    Boas

    Descobri por mero acaso o site, e dou-lhe os parabéns pelo mesmo.

    Não tive oportunidade de ler todos os seus posts, apenas alguns dos mais recentes.

    Uma vez que nalguns relativamente aos problemas mecânicos refere que a Fiat e em particular a ducato não existe nos EUA, o que não é totalmente verdade. A Fiat Ducato é comercializada sob a Marca RAM (pertence à Dodge se não estou em erro) e o modelo é designado ProMAster, sendo muito utilizada por algumas marcas de autocaravanas ou RV’s como são designadas nos states nomeadamente a Winnebago, através do modelo Travato.

    Penso que inclusivamente os motores a gasoleo serão os mesmos.

    Deixo-lhe aqui alguns links sobre o mesmo

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Ducato#Ram_ProMaster

    https://www.ramtruck.ca/en/promaster/overview

    https://winnebagoind.com/products/class-b/2017/travato/overview

    Espero que esta informação lhe possa ser útil de alguma forma.

    Continuação de boa viagem

    • admin diz:

      boas !
      obrigado pelas simpáticas palavras e pelas indicações dadas.
      sem querer de modo algum entrar em polémicas , reafirmo que os nossos modelos da fiat não existem aqui ; obviamente conheço a ram e visitei inclusivamente um par de agentes contudo há diferenças …
      de qualquer modo , nenhum agente quis sequer ”tocar” no nosso fiat ; como exemplo , quando aconteceu a avaria com os limpa pára-brisas ( avaria que subsiste! ) fui a um agente da ram !!!
      de qualquer forma , e mais uma vez , agradeço as informações.
      david+marilia

  11. jose diz:

    ****************************************GO,STARS, GO !!!****************************************

Trackbacks/Pingbacks