ADEUS ESTRELINHA ……OLÁ ESTRELITA…..!!!
Não há nada eterno , tudo muda , tudo tem um começo , um meio e um fim………..
pois é , e agora chegou a vez da estrelinha , a nossa querida companheira de longas e difíceis viagens , a nossa casa rolante através de tantos países , incontáveis cidades e infindáveis estradas de todo o tipo- – – – – – – – – e quando eu digo ”todo o tipo” quero mesmo dizer…………………………..todo o tipo !!! A estrelinha já começava a sentir o peso dos anos , já começava a queixar-se aqui e acolá , as idas ao …………..”médico” em Alfragide já estavam a ser demasiadas para o meu gosto….; os imensos esforços físicos a que foi submetida no último par de anos , deixaram as suas marcas e apesar da sua ainda tenra idade ( 5 anitos ) todos os seus amigos e admiradores já lhe sugeriam uma longa estadia num SPA com inclusão não só de algumas invasões técnico-cirúrgicas de estética reconstrutiva mas também umas pequenas operações de medicina interna……………; o próximo grande passeio ao JAPÃO seria , na minha opinião , uma ”machadada” demasiado forte no seu fragilizado corpo e quiçá o preâmbulo de uma reforma antecipada……….
Se a tudo aquilo juntarmos uma oferta absolutamente irrecusável , ou seja uma AUTOCARAVANA PERFILADA BURSTNER DE 2011 COM APENAS 1441 KMS DE USO( leram bem….) COM TODAS AS GARANTIAS E A CHEIRAR A NOVA POR TODOS OS LADOS , EM ESTADO ABSOLUTAMENTE PRIMOROSO E AINDA POR CIMA POR POR UM PREÇO BEM CONVIDATIVO……………………bem, lá parvo é que eu não sou……..!!!!!!!! EIS POIS A ………………….E S T R E L I T A :
A ESTRELINHA MORREU……VIVA A ESTRELITA !!!
Foram e ainda estão a ser feitas algumas adaptações e inclusões que consideramos imprescindíveis , e sem as quais não conseguiríamos fazer este tipo de viagens de longo curso , tais como :
* instalação de ar condicionado na zona do quarto
* instalação de um duche no exterior
* instalação de um alarme para o interior total da AC
* instalação de um cofre blindado soldado ao chassis
* aumento da área útil da garagem com a subida da cama posterior em 20 cm
* instalação de uma clarabóia com VENTAX na zona da cozinha
* instalação de um exaustor de fumos com filtro de carvão na cozinha
* instalação de 3 panéis solares modernos (monocristalinos) de 100 watts cada
* instalação de 2 baterias adicionais de descarga lenta AGM de 90 ampéres cada
* substituição de todas as lâmpadas existentes por lâmpadas LED
* instalação da suspensão pneumática ALKHO
* instalação de barras no tejadilho
* instalação de um sensor de marcha-atrás
* instalação de um transformador de 110 V / 220 V / 110 V com a potência de 2000 watts (por causa do Japão )
* instalação da TV
* instalação de 1 inversor 12/220 volts de 2000 watts
* instalação de 4 palas para os pneus
* instalação de 1 filtro de gás
* instalação de 1 filtro de água KATADYNE
* instalação de 1 detector de gases nocivos
* instalação de 1 TOP-BOX
* instalação de uma placa em alumínio forte para protecção inferior nas zonas do carter e motor
* instalação de fechaduras de segurança externas em 3 entradas
* instalação de fechaduras de segurança internas nas portas dianteiras
* instalação de dispositivo para fixação de pneus suplentes no tejadilho
* instalação de uma folha de borracha especial com anti-derrapante no tejadilho , para assentamento dos pneus e para facilitar caminhar-se no tejadilho.
* adaptação das existentes grossas portadas de madeira para divisão de segurança das zonas cabine / habitáculo .
* criação de armários extra em madeira na garagem .
Está em estudo a possibilidade de se instalar um depósito para gás GPL de 60 litros , afim de podermos prescindir de uma vez por todas das malditas botijas….( quase que cada país tem uma botija diferente , e pensando bem , GPL há em todo o lado !!! )
Entretanto todas as vacinas já foram tomadas , inclusivamente uma de primordial importância : vacina inactiva contra a encefalite provocada por picada da carraça ( RÚSSIA e JAPÃO )
Todos os medicamentos necessários para cerca de 6 meses e que habitualmente tomamos , também já foram adquiridos e temos evidentemente as receitas médicas para os acompanhar ; igualmente , e por gentileza do Sr. Dr. Carlos Moreira , temos também uma declaração médica em inglês das doenças crónicas de que sofremos ( colesterol elevado , diabetes e hipertensão ) . Os dispendiosos e demorados vistos de entrada múltipla para a Rússia também já estão a ser tratados e o tristemente célebre C.P.D. também já está a ser tratado junto do A.C.P. ; as duas cartas de condução internacional já estão na nossa posse, pelo que já nada resta para tratar…………a não ser arrumar as coisas na ESTRELITA !!! A contagem decrescente já começou e a ansiedade aumenta dia a dia : tudo correndo conforme previsto sairemos a 1 de Abril de 2013 em direcção ao Japão !!! ADRENALINA NÃO NOS FALTA…………………e vontade de passear também não !!! Mas isso é outra história………….
Olá caros Estrelas!
Como apaixonado que sou por tudo o que tenha rodas, de cada vez que tenho de me desfazer de uma viatura é uma tristeza só, suponho que, em virtude das muitas aventuras que com ela tiveram, deve ter custado muito desfazerem-se da estrelinha, até eu fiquei triste. Mas, dou-vos razão, para o tipo de viagem que vão fazer, o melhor mesmo é ter o material circulante em condições…..
Um abraço para vocês, aguardo impacientemente o dia da NOSSA partida, sim porque eu também vou convosco, em espírito mas vou!
Luis Sousa
olá meu caro !
tem razão , foi com imensa tristeza que a ”largámos” mas o tipo de viagens que fazemos- – – – – e faremos- – – – – não se compadece com veículos assim-assim! ficam as memórias , as fotos ,etc e pode ser que um dia a vejamos aí algures…
um abraço e obrigado por nos continuar a seguir
david+marilia
Olá, meninos!
Finalmente, negócio fechado! Fizeram bem. Penso que com a subida da cama os tais 20 cm já resolvem o problema da mota, não é verdade?
Já estou como o Luís de Sousa, custa sempre desfazermo-nos daquilo que para nós representou muito. Falo por mim, qualquer caco que me traga lembranças boas do passado eu guardo, sem coragem de deitar fora. Imagine-se, pois, o que me custaria, estando no vosso lugar, “perder” a estrelinha, companheira de todos os bons e maus momentos, sempre ali, solidária, a fazer-se forte, para não deixar ninguém apeado. Como dizem os franceses: “Le roi est mort!Vive le roi!” Sai uma, entra outra estrela neste belo firmamento.
Desejo-vos muita sorte com a Estrelita, que com ela vivam mais uma estonteante aventura e regressem em beleza.
Só faltam as fotos dos interiores, para saciarem a nossa curiosidade…vá lá…mostrem tudo…
Beijinhosssss
PS: a ver se esta semana se consolida algum bom tempo para eu ver a dita ao vivo e a cores.
subir a cama foi a única maneira de fazer caber a vespa na garagem , aliás nem a vespa nem qualquer outra 125cc lá cabiam , fartei-me de procurar alternativas( a não ser as motas pequeninas dos palhaços dos circos….)
a estrelita ainda está no estaleiro a sofrer de imensas beneficiações ,só a teremos aqui por volta do dia 15-2
quanto aos interiores depois mostramos…
beijinhos
Olá Marília e David
Sabes que antes de decidir, em Coimbra estive a ”namorar” uma idêntica (quiçã a mesma)… seria a minha escolha acertada… mas a cama lá no alto… não me agradou!!!…
Foi uma boa opção. Como é da marca da minha, poderei dar-te uma ou outra dica.
A opção pela ”suspensão” foi acertada, mesmo assim, atrás terás de tomar os cuidados devidos.
Para numa emergência teres de aumentar ”o ar” para subires a suspensão, posso dizer-te que mesmo não tendo compressor ou E Serviço próximos… arranjas um extintor vazio… alteras o bujão… e levas cheio de ar que podes atestar numa Estação de Serviço…
E já está por hoje.
Continuem com esse entusiasmo.
Abraço
A R
obrigado pela dica, mas felizmente tenho compressor.
deve ser de certeza a que tu viste anteriormente em coimbra pois este importador não importa 2 modelos iguais ao mesmo tempo…
um abraço
david+marilia
Amigos estrelares….
Os parabens, os votos de sucesso…e uma pergunta impertinente.
QUANTO PESA a ESTRELITA com todo o equipamento? que duvidas iso levanta, ou não a saida de Portugal e nos locais que vão atravessar?
e boa viagem com melhor regresso
olá amigo Luís !
o peso bruto total apenas é preocupante na Alemanha onde realmente há controles frequentes , embora nós abusemos sempre um bocado quando a carregamos até +-4200 kgs quando regressamos a Portugal…..mas tomamos sempre cuidado nessas alturas com o tipo de condução e velocidade; quanto aos extras que levamos , na realidade o que pesa mais são os pneus , o transformador 110/220 V (cerca de 18 kgs),as portadas de madeira ( cerca de 60 kgs ) , o A/C ( cercade 25 kgs ) e as 2 baterias extra ( cerca de 50 kgs ) .
aceito que tudo somado……pesa um bocado !!!
um abraço
david+marilia
olá estrela e marília os meus votos de uma óptima viagem que corra tudo como desejarem
esta-se mesmo a ver para lá destino ao japão por terra para cá de avião, isto estou eu a
querer advinhar, mas é uma data de desconfiar 1 de abril éh éh as felicitação de uma ótima viagem e que corra assim como desejarem e tudo do melhor para voçes ADEUS e parabéms pela viagem
olá companheiro !
acertou em cheio : o regresso fazer-se-à por avião !
obrigado pelos seus votos e um abraço
david+marilia
Olá companheiros Marília e David:
Acompanho os restantes comentadores na pena pela morte anunciada da Estrelinha.
Acho interessante a lista de coisas a alterar na Estrelita, mas são necessárias, sobretudo para as viagens que pensam empreender.
Desejo-lhes boas viagens com esta como tiveram com a outra e fico a aguardar o início da próxima viagem.
Saudações autocaravanitas,
Maria Melo
olá companheira !
obrigado pelos seus votos e por nos continuar a seguir com todo o interesse.
já falta pouco para recomeçarmos a escrever regularmente no site.
um abraço
david+marilia
Olá David e Marilia
Como bem dizem, nada é eterno e apesar da estrelinha ser uma adolescente já trabalhou como uma mulher, portanto e para a viagem que se aproxima correr sem percalços, nada como efectuá-la com uma “criança” cheia de vitalidade. Parabéns pela troca que não deve ter sido efectuada de ânimo leve. Que a estrelita se porte tão bem como a antecessora é só o que neste momento vos posso desejar.
Um abraço
olá João Morgado !
muito bem comentado….e obrigado pelos seus votos
um abraço
david+marilia
Boa noite, companheiro David
Foi com prazer que visitei mais uma vez a sua página e queria mandar-lhe email amanhã, mas não dava adormecido, porque li os extras para a estrelita, um em especial talvez sem razão, levantou-me uma preocupação. É o seguinte: “cofre soldado no chassi”. Isto é no sentido literal do termo??? Se é, não o faça sem se informar muito bem sobre o assunto. Porque digo isto? Os chassis não são soldados, mas sim rebitados. Uma soldadura ia empenar o chassis erremediavelmente, julgo eu… exemplo: nos acidentados, os chassis são desempenados, com pequenos calores localizados, julgo que com menos de cem graus, nem queima a tinta. uma soldadura podia, a meu ver, fazer estrago.
Solução para o cofre: pode ser fixo, nos furos existentes, se possível, com aqueles parafusos, usados para fixar as tábuas das carrocerias, nas carrinhas caixa aberta. não sei se está a ver… a cabeça é redonda (não dá para agarrar nem com chave, nem alicate) junto da cabeça tem um quadrado, fica enterrado na madeira, não deixa rodar. Dentro do cofre leva a porca e desse tipo há com vários tamanhos.
Para ter acesso ao cofre do interior, pode ficar no fundo de um armário, por exemplo, ou onde der.
Agora que já aliviei a minha infundada preocupação, mas fico melhor assim (peço desculpa se tudo o que escrevi, não passa de asneiras) quero felicitar a compra que é muito boa e complementada com todos os extras descritos , então fica uma verdadeira máquina para as curvas por muitos e longos anos.
Votos de uma excelente viagem”ali” ao Japão,
A minha saúde está controlada.
Abraço para o David e outro, para a Dona Marília
Fernando Ramos
olá Fernando Ramos !
sem a sua autorização , transcrevi o seu email para os comentários pois acho que todos têm direito a comentar o que quer que seja , tenham ou não razão , escrevendo o que muito bem lhes apetecer…
muito obrigado pelo seu esclarecimento que , se calhar , muitos dos leitores não sabiam ; na realidade o cofre é aparafusado ao chassis da AC com uns parafusos tão especiais que nem eu tenho a chave para os desapertar ( é um mecânico vizinho que faz o trabalho ) mas no final , na parte inferior leva apenas um par de pingos da ”coisa” para ser quase impossível tirar o cofre do local,ou pelo menos dá um trabalho dos diabos…..
ficamos muito gratos pela sua sentida preocupação , e contentes por a sua saúde estar controlada !
um abraço e desejos de boas continuações.
david+marilia
Companheiro David
Boa tarde, ainda bem que a minha preocupação não tinha razão de ser. Mais vale o meu alerta sem sentido, que eu ficar “calado” vendo um possível erro grosseiro, e uma AC nova a ficar com um problema “oncológico” crónico.
Sobre a publicação, o companheiro, pode e deve escrever o que quiser, sem nada a esconder. Mandei mail e não escrevi nos comentários, porque era um assunto mais pessoal… Como ia dar algumas sugestões, não o quis fazer em publico.
Ainda bem que compreendeu a minha intenção e preocupação. Obrigado por isso
Continuação de boas viagens
Abraço
Fernando Ramos
uma vez mais , obrigado pelo seu cuidado .
sinta-se à vontade para comentar o que quer que seja em público……..eu não tenho telhados de vidro !
um abraço
david+marilia
Lá diz o velho ditado!
Ano novo, AC nova!!!
Está quase a chegar próxima odisseia e nada melhor do que uma “casinha” a estrear!
Abraço
Moreira
olá amigo !
sem dúvida , e esperamos que continue a desfrutar dos nossos textos e fotos
um abraço
david+marilia
David e Marilia, bom dia
Passei para “matar saudades” vossas.
A troca da estrelinha pela estrelita deve ter sido bem dolorosa, apesar das vantagens da nova aquisição. Deixar para trás algo que nos possibilitou e acompanhou em tantos bons (e menos bons)momentos é sempre doloroso. Para mim, que sou totalmente “agarrada” a tudo , então nem se fala… Mas entendo e concordo que a próxima aventura exige, e justifica, medidas de precaução. Estou certa que a estrelita, contagiada pelo vosso entusiasmo, corresponderá, em pleno, ás vossas (e nossas) expectativas.
Dado que a contagem descrescente já começou e a rampa de lançamento está a ultimar-se, quero deixar-vos já aqui (talvez que não volte a passar antes da partida) os meus mais calorosos votos de um bom inicio de aventura e avisar-vos que os que, por cá, vos vão acompanhando estão, já, ávidos das vossas noticias. Um abraço
Maria de Jesus Lança
olá amiga,it’s been a long time……
tem razão quanto à estrelinha mas a estrelita irá desempenhar igualmente um papel preponderante nas nossas futuras aventuras- – – – – – – – HOPEFULLY !!!!
um abraço e boa sorte para si e para os seus
david+marilia
Parabéns estrelas!
Muito sucesso, e ótimas historias a bordo da Estrelita!
olá Fernanda !
muito obrigado por nos voltar a contactar e dentro de algumas semanas já poderá recomeçar a ler os nossos posts…
talvez um dia a possamos conhecer no Brasil….
um abraço
david+marilia
Espero que possamos sim nos conher pessoalmente, serão muito bem vindos e recepcionados! Volto sempre ao vosso diário em busca de aventuras!!
muito obrigado pela simpatia e já agora, não dando detalhes , em que cidade de Brasil vive?
um abraço
david+mariloia
Sou de São Paulo, mais há 6 anos saí daquela loucura!
Hoje vivo em uma area de preservação há 50 kilometros da capital em uma pequena cidade chamada São Roque!
Pequeno paraiso!
ok, são roque,são paulo
um abraço
david+marilia
Parabéns pela “troca”, eu tb tenho uma Burstner (Solano), e acho-a muito boa, no que se refer a espaços.
Desejo sinceramente que tudo corra bem na próxima viagem, e vou estar atento.
Como já referi antriormente, este ano spero ir até Praga.
Se tiver algumas dicas, agradecia via e-mail.
Um abraço e tudo de bom pra vcs
Pires Cozinheiro
olá companheiro !
obrigado pelo comentário e, se não conhece PRAGA vai adorar,tem monumentos incríveis !
apenas um par de dicas : extremo cuidado com o câmbio das suas divisas,use apenas casas de câmbio , mesmo quando o que lhe oferecem os vendedores de rua lhe parecer um câmbio de sonho em relação aos seus euros ou dólares : a esmagadora maioria das coroas checas que lhe dão ou são bilhetes falsos ou são notas fora de circulação……NÃO SE DEIXE TENTAR ! outra dica : há uma rua (não me lembro do nome) que tem uma enorme série de pequenos campings – – – – – tipo vivendas particulares com um razoável jardim , que os proprietários aproveitam para fazer de camping ; são relativamente económicos e ficam não muito longe do centro,procure na net; mais uma dica : prepare-se para comer …..razoavelmente MAL !!!uma outra dica : se gosta de cristais de alta qualidade, a preços risonhos…….estará nas suas 7 quintas , mas evite comprá-los na ”baixa” da cidade,procure onde há uma fábrica ou pelo menos um distribuidor-armazenista,pergunte nos hotéis,haverá sempre um que lhe dará uma informação de valor e interesse !!!…por último : não perca o seu tempo e dinheiro a ir visitar a ESLOVÁQUIA : nada para ver,pura perda de tempo !!!
um abraço
david+marilia
Companheiros Marilia e David, estou certo de que não vos deve ter sido fácil, trocarem a Estrelinha, depois de tantas aventuras e desventuras juntos, sem ela nunca vos ter deixado fical mal.
Mas a vida é mesmo assim, e novas aventuras obrigam a cuidados redobrados.
Faço votos para que a Estrelita se porte à altura.
Agora resta-me aguardar o início da vossa próxima odisseia que, como sempre, acompanharei atentamente.
Um abraço.
olá companheiro !
obrigado por voltar a comentar, depois de uma longa ausência!
tem razão , largar a estrelinha foi uma dor de alma mas , é como tudo , nada é eterno…..e se fosse só mais esta próxima aventura…ainda é como o outro, a estrelinha ainda aguentava mas como estamos a pensar em aventuras ainda mais….exóticas , é sem dúvida nenhuma mais sensato começar a ”treinar” uma nova AC….
um abraço
david+marilia
Muito sucesso, aventura e diversão nesta nova expedição.
Deixo aqui um enorme abraço direto do Brasil.
Serei mais um seguidor da família Estrela.
Que venham outras histórias.
Abraços.
olá josé ricardo !
muito obrigado por se lembrar de nós.
esperamos que as nossas histórias e fotos merecem a sua atenção e interesse no futuro.
a nova aventura está já em contagem decrescente….
um abraço
david+marilia
Está quase… Imagino como devem estar em pulgas!
Um mês passa a voar!
Abraço
Moreira
não só passa a voar como o tempo para preparar a ”estrelita” está a ser demasiado curto ; houve que fazer modificações drásticas e de fundo no que respeita à carpintaria e por esta ser mais pequena que a ”estrelinha” estamos a tentar ……”meter o Rossio na rua da Betesga” se conhece a expressão…!!! mas no final tudo terá que caber e a partida , mais 1 dia menos um dia vai-se realizar na data prevista !
muito obrigado por nos continuar a seguir
um abraço
david+marilia