ADEUS ESTRELINHA ……OLÁ ESTRELITA…..!!!

Não há nada eterno , tudo muda , tudo tem um começo , um meio e um fim………..

pois é , e agora chegou a vez da estrelinha , a nossa querida companheira de longas e difíceis viagens , a nossa casa rolante através de tantos países , incontáveis cidades e infindáveis estradas de todo o tipo- – – – – – – – – e quando eu digo ”todo o tipo” quero mesmo dizer…………………………..todo o tipo !!! A estrelinha já começava a sentir o peso dos anos , já começava a queixar-se aqui e acolá , as idas ao …………..”médico” em Alfragide já estavam a ser demasiadas para o meu gosto….; os imensos esforços físicos a que foi submetida no último par de anos , deixaram as suas marcas e apesar da sua ainda tenra idade ( 5 anitos ) todos os seus amigos e admiradores já lhe sugeriam uma longa estadia num SPA com inclusão não só  de algumas invasões técnico-cirúrgicas de estética reconstrutiva mas também umas pequenas operações de medicina interna……………; o próximo grande passeio ao JAPÃO seria , na minha opinião , uma ”machadada” demasiado forte no seu fragilizado corpo e quiçá o preâmbulo de uma reforma antecipada……….

Se a tudo aquilo juntarmos uma oferta absolutamente irrecusável , ou seja uma AUTOCARAVANA  PERFILADA  BURSTNER  DE 2011 COM APENAS 1441 KMS DE USO( leram bem….)  COM TODAS AS GARANTIAS E A CHEIRAR A NOVA POR TODOS OS LADOS , EM ESTADO ABSOLUTAMENTE PRIMOROSO E AINDA POR CIMA POR POR UM PREÇO BEM CONVIDATIVO……………………bem, lá parvo é que eu não sou……..!!!!!!!! EIS POIS A ………………….E S T R E L I T A  : 

A ESTRELINHA MORREU……VIVA A ESTRELITA !!!

 

a ”estrelita” a ser beneficiada no local de compra……

 

depois vamos decorá-la como deve ser………

 

Foram e ainda estão a ser feitas algumas adaptações e inclusões que consideramos imprescindíveis , e sem as quais não conseguiríamos fazer este tipo de viagens de longo curso , tais como :

* instalação de ar condicionado na zona do quarto

* instalação de um duche no exterior

* instalação de um alarme para o interior total da AC

* instalação de um cofre blindado soldado ao chassis

* aumento da área útil da garagem com a subida da cama posterior em 20 cm

* instalação de uma clarabóia com VENTAX na zona da cozinha

* instalação de um exaustor de fumos com filtro de carvão na cozinha 

* instalação de 3 panéis solares modernos (monocristalinos) de 100 watts cada

* instalação de 2 baterias adicionais de descarga lenta AGM de 90 ampéres cada

* substituição de todas as lâmpadas existentes por lâmpadas LED

* instalação da suspensão pneumática ALKHO

* instalação de barras no tejadilho

* instalação de um sensor de marcha-atrás

* instalação de um transformador de 110 V / 220 V / 110 V  com a potência de 2000 watts (por causa do Japão )

* instalação da TV

* instalação de 1 inversor 12/220 volts de 2000 watts

* instalação de 4 palas para os pneus

* instalação de 1 filtro de gás

* instalação de 1 filtro de água KATADYNE

* instalação de 1 detector de gases nocivos

* instalação de 1 TOP-BOX

* instalação de uma placa em alumínio forte para protecção inferior nas zonas do  carter e motor

* instalação de fechaduras de segurança externas em 3 entradas

* instalação de fechaduras de segurança internas nas portas dianteiras

* instalação de dispositivo para fixação de pneus suplentes no tejadilho

* instalação de uma folha de borracha especial com anti-derrapante no tejadilho , para assentamento dos pneus e para facilitar caminhar-se no tejadilho.

* adaptação das existentes grossas portadas de madeira  para divisão de segurança das zonas cabine / habitáculo .

* criação de armários extra em madeira na garagem .

Está em estudo a possibilidade de se instalar um depósito para gás GPL de 60 litros , afim de podermos prescindir de uma vez por todas das malditas botijas….( quase que cada país tem uma botija diferente , e pensando bem , GPL há em todo o lado !!! )

 

Entretanto todas as vacinas já foram tomadas , inclusivamente uma de primordial importância : vacina inactiva contra a encefalite provocada por picada da carraça ( RÚSSIA e JAPÃO )

Todos os medicamentos necessários para cerca de 6 meses e que habitualmente tomamos , também já foram adquiridos e temos evidentemente as receitas médicas para os acompanhar ; igualmente , e por gentileza do Sr. Dr. Carlos Moreira , temos também uma declaração médica em inglês das doenças crónicas de que sofremos ( colesterol elevado , diabetes e hipertensão ) . Os dispendiosos e demorados vistos de entrada múltipla para a Rússia também já estão a ser tratados  e o tristemente célebre C.P.D. também já está a ser tratado junto do A.C.P. ; as duas cartas de condução internacional já estão na nossa posse,  pelo que já nada resta para tratar…………a não ser arrumar as coisas na ESTRELITA !!! A contagem decrescente já começou e a ansiedade aumenta dia a dia : tudo correndo conforme previsto sairemos a 1 de Abril de 2013 em direcção ao Japão !!! ADRENALINA NÃO NOS FALTA…………………e vontade de passear também não !!! Mas isso é outra história………….

Avise-me por email sobre novas publicações !



36 comentários para “ADEUS ESTRELINHA ……OLÁ ESTRELITA…..!!!”

  1. Luis Sousa diz:

    Olá caros Estrelas!

    Como apaixonado que sou por tudo o que tenha rodas, de cada vez que tenho de me desfazer de uma viatura é uma tristeza só, suponho que, em virtude das muitas aventuras que com ela tiveram, deve ter custado muito desfazerem-se da estrelinha, até eu fiquei triste. Mas, dou-vos razão, para o tipo de viagem que vão fazer, o melhor mesmo é ter o material circulante em condições…..

    Um abraço para vocês, aguardo impacientemente o dia da NOSSA partida, sim porque eu também vou convosco, em espírito mas vou!

    Luis Sousa

    • admin diz:

      olá meu caro !
      tem razão , foi com imensa tristeza que a ”largámos” mas o tipo de viagens que fazemos- – – – – e faremos- – – – – não se compadece com veículos assim-assim! ficam as memórias , as fotos ,etc e pode ser que um dia a vejamos aí algures…
      um abraço e obrigado por nos continuar a seguir
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Finalmente, negócio fechado! Fizeram bem. Penso que com a subida da cama os tais 20 cm já resolvem o problema da mota, não é verdade?
    Já estou como o Luís de Sousa, custa sempre desfazermo-nos daquilo que para nós representou muito. Falo por mim, qualquer caco que me traga lembranças boas do passado eu guardo, sem coragem de deitar fora. Imagine-se, pois, o que me custaria, estando no vosso lugar, “perder” a estrelinha, companheira de todos os bons e maus momentos, sempre ali, solidária, a fazer-se forte, para não deixar ninguém apeado. Como dizem os franceses: “Le roi est mort!Vive le roi!” Sai uma, entra outra estrela neste belo firmamento.
    Desejo-vos muita sorte com a Estrelita, que com ela vivam mais uma estonteante aventura e regressem em beleza.
    Só faltam as fotos dos interiores, para saciarem a nossa curiosidade…vá lá…mostrem tudo…

    Beijinhosssss

    PS: a ver se esta semana se consolida algum bom tempo para eu ver a dita ao vivo e a cores.

    • admin diz:

      subir a cama foi a única maneira de fazer caber a vespa na garagem , aliás nem a vespa nem qualquer outra 125cc lá cabiam , fartei-me de procurar alternativas( a não ser as motas pequeninas dos palhaços dos circos….)
      a estrelita ainda está no estaleiro a sofrer de imensas beneficiações ,só a teremos aqui por volta do dia 15-2
      quanto aos interiores depois mostramos…
      beijinhos

  3. Olá Marília e David
    Sabes que antes de decidir, em Coimbra estive a ”namorar” uma idêntica (quiçã a mesma)… seria a minha escolha acertada… mas a cama lá no alto… não me agradou!!!…
    Foi uma boa opção. Como é da marca da minha, poderei dar-te uma ou outra dica.
    A opção pela ”suspensão” foi acertada, mesmo assim, atrás terás de tomar os cuidados devidos.
    Para numa emergência teres de aumentar ”o ar” para subires a suspensão, posso dizer-te que mesmo não tendo compressor ou E Serviço próximos… arranjas um extintor vazio… alteras o bujão… e levas cheio de ar que podes atestar numa Estação de Serviço…
    E já está por hoje.
    Continuem com esse entusiasmo.
    Abraço
    A R

    • admin diz:

      obrigado pela dica, mas felizmente tenho compressor.
      deve ser de certeza a que tu viste anteriormente em coimbra pois este importador não importa 2 modelos iguais ao mesmo tempo…
      um abraço
      david+marilia

  4. decarvalho diz:

    Amigos estrelares….

    Os parabens, os votos de sucesso…e uma pergunta impertinente.

    QUANTO PESA a ESTRELITA com todo o equipamento? que duvidas iso levanta, ou não a saida de Portugal e nos locais que vão atravessar?

    e boa viagem com melhor regresso

    • admin diz:

      olá amigo Luís !
      o peso bruto total apenas é preocupante na Alemanha onde realmente há controles frequentes , embora nós abusemos sempre um bocado quando a carregamos até +-4200 kgs quando regressamos a Portugal…..mas tomamos sempre cuidado nessas alturas com o tipo de condução e velocidade; quanto aos extras que levamos , na realidade o que pesa mais são os pneus , o transformador 110/220 V (cerca de 18 kgs),as portadas de madeira ( cerca de 60 kgs ) , o A/C ( cercade 25 kgs ) e as 2 baterias extra ( cerca de 50 kgs ) .
      aceito que tudo somado……pesa um bocado !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. avelino ventura emídio diz:

    olá estrela e marília os meus votos de uma óptima viagem que corra tudo como desejarem
    esta-se mesmo a ver para lá destino ao japão por terra para cá de avião, isto estou eu a
    querer advinhar, mas é uma data de desconfiar 1 de abril éh éh as felicitação de uma ótima viagem e que corra assim como desejarem e tudo do melhor para voçes ADEUS e parabéms pela viagem

    • admin diz:

      olá companheiro !
      acertou em cheio : o regresso fazer-se-à por avião !
      obrigado pelos seus votos e um abraço
      david+marilia

  6. Maria Melo diz:

    Olá companheiros Marília e David:
    Acompanho os restantes comentadores na pena pela morte anunciada da Estrelinha.
    Acho interessante a lista de coisas a alterar na Estrelita, mas são necessárias, sobretudo para as viagens que pensam empreender.
    Desejo-lhes boas viagens com esta como tiveram com a outra e fico a aguardar o início da próxima viagem.
    Saudações autocaravanitas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      obrigado pelos seus votos e por nos continuar a seguir com todo o interesse.
      já falta pouco para recomeçarmos a escrever regularmente no site.
      um abraço
      david+marilia

  7. Olá David e Marilia

    Como bem dizem, nada é eterno e apesar da estrelinha ser uma adolescente já trabalhou como uma mulher, portanto e para a viagem que se aproxima correr sem percalços, nada como efectuá-la com uma “criança” cheia de vitalidade. Parabéns pela troca que não deve ter sido efectuada de ânimo leve. Que a estrelita se porte tão bem como a antecessora é só o que neste momento vos posso desejar.
    Um abraço

    • admin diz:

      olá João Morgado !
      muito bem comentado….e obrigado pelos seus votos
      um abraço
      david+marilia

  8. admin diz:

    Boa noite, companheiro David
    Foi com prazer que visitei mais uma vez a sua página e queria mandar-lhe email amanhã, mas não dava adormecido, porque li os extras para a estrelita, um em especial talvez sem razão, levantou-me uma preocupação. É o seguinte: “cofre soldado no chassi”. Isto é no sentido literal do termo??? Se é, não o faça sem se informar muito bem sobre o assunto. Porque digo isto? Os chassis não são soldados, mas sim rebitados. Uma soldadura ia empenar o chassis erremediavelmente, julgo eu… exemplo: nos acidentados, os chassis são desempenados, com pequenos calores localizados, julgo que com menos de cem graus, nem queima a tinta. uma soldadura podia, a meu ver, fazer estrago.
    Solução para o cofre: pode ser fixo, nos furos existentes, se possível, com aqueles parafusos, usados para fixar as tábuas das carrocerias, nas carrinhas caixa aberta. não sei se está a ver… a cabeça é redonda (não dá para agarrar nem com chave, nem alicate) junto da cabeça tem um quadrado, fica enterrado na madeira, não deixa rodar. Dentro do cofre leva a porca e desse tipo há com vários tamanhos.
    Para ter acesso ao cofre do interior, pode ficar no fundo de um armário, por exemplo, ou onde der.
    Agora que já aliviei a minha infundada preocupação, mas fico melhor assim (peço desculpa se tudo o que escrevi, não passa de asneiras) quero felicitar a compra que é muito boa e complementada com todos os extras descritos , então fica uma verdadeira máquina para as curvas por muitos e longos anos.
    Votos de uma excelente viagem”ali” ao Japão,
    A minha saúde está controlada.
    Abraço para o David e outro, para a Dona Marília
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá Fernando Ramos !
      sem a sua autorização , transcrevi o seu email para os comentários pois acho que todos têm direito a comentar o que quer que seja , tenham ou não razão , escrevendo o que muito bem lhes apetecer…
      muito obrigado pelo seu esclarecimento que , se calhar , muitos dos leitores não sabiam ; na realidade o cofre é aparafusado ao chassis da AC com uns parafusos tão especiais que nem eu tenho a chave para os desapertar ( é um mecânico vizinho que faz o trabalho ) mas no final , na parte inferior leva apenas um par de pingos da ”coisa” para ser quase impossível tirar o cofre do local,ou pelo menos dá um trabalho dos diabos…..
      ficamos muito gratos pela sua sentida preocupação , e contentes por a sua saúde estar controlada !
      um abraço e desejos de boas continuações.
      david+marilia

      • F.Ramos diz:

        Companheiro David
        Boa tarde, ainda bem que a minha preocupação não tinha razão de ser. Mais vale o meu alerta sem sentido, que eu ficar “calado” vendo um possível erro grosseiro, e uma AC nova a ficar com um problema “oncológico” crónico.
        Sobre a publicação, o companheiro, pode e deve escrever o que quiser, sem nada a esconder. Mandei mail e não escrevi nos comentários, porque era um assunto mais pessoal… Como ia dar algumas sugestões, não o quis fazer em publico.
        Ainda bem que compreendeu a minha intenção e preocupação. Obrigado por isso
        Continuação de boas viagens
        Abraço
        Fernando Ramos

        • admin diz:

          uma vez mais , obrigado pelo seu cuidado .
          sinta-se à vontade para comentar o que quer que seja em público……..eu não tenho telhados de vidro !
          um abraço
          david+marilia

  9. Dmsmoreira diz:

    Lá diz o velho ditado!

    Ano novo, AC nova!!!

    Está quase a chegar próxima odisseia e nada melhor do que uma “casinha” a estrear!

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      olá amigo !
      sem dúvida , e esperamos que continue a desfrutar dos nossos textos e fotos
      um abraço
      david+marilia

  10. Maria de Jesus Lança diz:

    David e Marilia, bom dia

    Passei para “matar saudades” vossas.
    A troca da estrelinha pela estrelita deve ter sido bem dolorosa, apesar das vantagens da nova aquisição. Deixar para trás algo que nos possibilitou e acompanhou em tantos bons (e menos bons)momentos é sempre doloroso. Para mim, que sou totalmente “agarrada” a tudo , então nem se fala… Mas entendo e concordo que a próxima aventura exige, e justifica, medidas de precaução. Estou certa que a estrelita, contagiada pelo vosso entusiasmo, corresponderá, em pleno, ás vossas (e nossas) expectativas.
    Dado que a contagem descrescente já começou e a rampa de lançamento está a ultimar-se, quero deixar-vos já aqui (talvez que não volte a passar antes da partida) os meus mais calorosos votos de um bom inicio de aventura e avisar-vos que os que, por cá, vos vão acompanhando estão, já, ávidos das vossas noticias. Um abraço
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      olá amiga,it’s been a long time……
      tem razão quanto à estrelinha mas a estrelita irá desempenhar igualmente um papel preponderante nas nossas futuras aventuras- – – – – – – – HOPEFULLY !!!!
      um abraço e boa sorte para si e para os seus
      david+marilia

  11. Fernanda Soares diz:

    Parabéns estrelas!
    Muito sucesso, e ótimas historias a bordo da Estrelita!

    • admin diz:

      olá Fernanda !
      muito obrigado por nos voltar a contactar e dentro de algumas semanas já poderá recomeçar a ler os nossos posts…
      talvez um dia a possamos conhecer no Brasil….
      um abraço
      david+marilia

      • Fernanda Soares diz:

        Espero que possamos sim nos conher pessoalmente, serão muito bem vindos e recepcionados! Volto sempre ao vosso diário em busca de aventuras!!

        • admin diz:

          muito obrigado pela simpatia e já agora, não dando detalhes , em que cidade de Brasil vive?
          um abraço
          david+mariloia

          • Fernanda Soares diz:

            Sou de São Paulo, mais há 6 anos saí daquela loucura!
            Hoje vivo em uma area de preservação há 50 kilometros da capital em uma pequena cidade chamada São Roque!
            Pequeno paraiso!

  12. António Cozinheiro diz:

    Parabéns pela “troca”, eu tb tenho uma Burstner (Solano), e acho-a muito boa, no que se refer a espaços.
    Desejo sinceramente que tudo corra bem na próxima viagem, e vou estar atento.
    Como já referi antriormente, este ano spero ir até Praga.
    Se tiver algumas dicas, agradecia via e-mail.
    Um abraço e tudo de bom pra vcs

    Pires Cozinheiro

    • admin diz:

      olá companheiro !
      obrigado pelo comentário e, se não conhece PRAGA vai adorar,tem monumentos incríveis !
      apenas um par de dicas : extremo cuidado com o câmbio das suas divisas,use apenas casas de câmbio , mesmo quando o que lhe oferecem os vendedores de rua lhe parecer um câmbio de sonho em relação aos seus euros ou dólares : a esmagadora maioria das coroas checas que lhe dão ou são bilhetes falsos ou são notas fora de circulação……NÃO SE DEIXE TENTAR ! outra dica : há uma rua (não me lembro do nome) que tem uma enorme série de pequenos campings – – – – – tipo vivendas particulares com um razoável jardim , que os proprietários aproveitam para fazer de camping ; são relativamente económicos e ficam não muito longe do centro,procure na net; mais uma dica : prepare-se para comer …..razoavelmente MAL !!!uma outra dica : se gosta de cristais de alta qualidade, a preços risonhos…….estará nas suas 7 quintas , mas evite comprá-los na ”baixa” da cidade,procure onde há uma fábrica ou pelo menos um distribuidor-armazenista,pergunte nos hotéis,haverá sempre um que lhe dará uma informação de valor e interesse !!!…por último : não perca o seu tempo e dinheiro a ir visitar a ESLOVÁQUIA : nada para ver,pura perda de tempo !!!
      um abraço
      david+marilia

  13. Luis Almeida diz:

    Companheiros Marilia e David, estou certo de que não vos deve ter sido fácil, trocarem a Estrelinha, depois de tantas aventuras e desventuras juntos, sem ela nunca vos ter deixado fical mal.
    Mas a vida é mesmo assim, e novas aventuras obrigam a cuidados redobrados.
    Faço votos para que a Estrelita se porte à altura.
    Agora resta-me aguardar o início da vossa próxima odisseia que, como sempre, acompanharei atentamente.
    Um abraço.

    • admin diz:

      olá companheiro !
      obrigado por voltar a comentar, depois de uma longa ausência!
      tem razão , largar a estrelinha foi uma dor de alma mas , é como tudo , nada é eterno…..e se fosse só mais esta próxima aventura…ainda é como o outro, a estrelinha ainda aguentava mas como estamos a pensar em aventuras ainda mais….exóticas , é sem dúvida nenhuma mais sensato começar a ”treinar” uma nova AC….
      um abraço
      david+marilia

  14. José Ricardo diz:

    Muito sucesso, aventura e diversão nesta nova expedição.
    Deixo aqui um enorme abraço direto do Brasil.
    Serei mais um seguidor da família Estrela.
    Que venham outras histórias.
    Abraços.

    • admin diz:

      olá josé ricardo !
      muito obrigado por se lembrar de nós.
      esperamos que as nossas histórias e fotos merecem a sua atenção e interesse no futuro.
      a nova aventura está já em contagem decrescente….
      um abraço
      david+marilia

  15. Dmsmoreira diz:

    Está quase… Imagino como devem estar em pulgas!

    Um mês passa a voar!

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      não só passa a voar como o tempo para preparar a ”estrelita” está a ser demasiado curto ; houve que fazer modificações drásticas e de fundo no que respeita à carpintaria e por esta ser mais pequena que a ”estrelinha” estamos a tentar ……”meter o Rossio na rua da Betesga” se conhece a expressão…!!! mas no final tudo terá que caber e a partida , mais 1 dia menos um dia vai-se realizar na data prevista !
      muito obrigado por nos continuar a seguir
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks