ADIÓS ARGENTINA …. !!!

Entrámos neste belo país pela última vez e já quase perdemos a conta a

quantas fronteiras argentinas já cruzámos nesta longa viagem……; o certo é que esta entrada no país , vindos do PARAGUAI , será a última pois daqui seguiremos para o norte do CHILE afim de entrarmos no sudoeste da BOLÍVIA ; aos leitores que de imediato vão ao GOOGLE EARTH ver este percurso  e antes que nos chamem nomes , eu sei perfeitamente que do norte da Argentina poderíamos atravessar de imediato para o sul da Bolívia , contudo duas fortes razões levaram-nos a não fazer este percurso mas sim o outro ; em primeiro lugar , a estrada que começa no sul da BOLÍVIA ( RUTA 14 ) após a fronteira com a ARGENTINA  ( fronteira de VILLAZÓN ) tem partes muito más segundo eu vi atempadamente no GOOGLE EARTH ; depois , a segunda razão é o facto de nós querermos conhecer sem falta certas zonas ao norte do CHILE , à volta da mítica SAN PEDRO DE ATACAMA , nomeadamente certas lagoas espectaculares ,  o conhecido VALLE DE LA LUNA , etc, etc e por fim , queremos ainda visitar a maior MINA DE COBRE NO MUNDO a qual se situa junto a CALAMA , no CHILE  ; portanto , iremos fazer o tal desvio de várias centenas de kms e reentrar no CHILE para depois passarmos finalmente para a BOLÍVIA entrando pela fronteira de AVAROA afim de visitarmos o muito famoso SALAR DE UYUNI………….!!!

Parece complicado mas se virem nos mapas nem é ………

Mas indo um pouco atrás , a nossa reentrada na ARGENTINA fez-se sem qualquer entrave  ; os controles policiais nas estradas são muitíssimo mais frequentes no norte da ARGENTINA ; era normal no sul e centro do país haver um controle à entrada e à saída de cada cidade com as habituais perguntas idiotas , mas no norte é muito pior …..; os controles sucedem-se a um ritmo quase de ”guerra civil” , ou é a POLÍCIA ou é a GENDARMERIA ( tipo G.N.R. ) o certo é que chegámos ao ridículo de ter um controle com a amostragem dos documentos e passados 500 metros ( !!! ) um novo controle também da POLÍCIA , desta vez claro eu refilei e disse ”outra vez ?????? ” então eles mandaram seguir….. ; passados um par de kms , outro controle , desta vez pela GENDARMERIA , enfim ………..o que é que eles receiam ????? uma invasão dos pobres bolivianos ???? Controles a mais , na minha opinião , e o mais engraçado é que JAMAIS vi em tantos controles onde fomos parados , um único condutor a fazer o teste de alcoolemia…….. ; eu sinceramente acho que a esmagadora maioria dos controles é para receberem subornos !!! A nós aconteceu-nos num dos controles ser a segunda vez ( apenas ) em que um polícia nos apontou o facto de termos o tal pneu à frente da AC preso com correntes e cintas…..; que tal e mais ,  tal coiso e tal , que não era permitido por lei , mais não sei quê e isto sempre com as cópias dos documentos e da carta de condução na sua posse ( eu dou sempre as cópias plastificadas , nunca os originais…..) ; às tantas diz-me : saia do veículo se faz favor ( eu calculei de imediato o que ele queria………..) e fiz-lhe a vontade em vez de o questionar : para que é que quer que eu saia do veículo ??? saí e já ele estava à frente da AC no lado direito , isto é , COMPLETAMENTE FORA DO ALCANCE VISUAL DOS OUTROS CONDUTORES E DO SEU CHEFE…… ; é lógico que estava à espera que eu me desfizesse em desculpas e lhe passasse para a s mãos umas centenas de pesos………MAS ENGANOU-SE NA MORADA !!! Limitei-me a apontar para centro do pára-brisas e disse-lhe no tom mais calmo deste mundo : O MEU AMIGO ESTÁ A VER AQUELE APARELHINHO PRETO ALI AO MEIO DO PÁRA-BRISAS ???? POIS É , ESTÁ A GRAVAR TUDO O QUE SE PASSA À NOSSA VOLTA , SOM E IMAGEM ……….!!! Remédio santo , deu-me de imediato os meus ”documentos” e desejou-me ”muy buen viaje , señor” ——————-MUCHAS GRACIAS !!!

O certo é que , feitas as contas , ao guiarmos tipo 350-400 kms teremos de contar com o mínimo de 5 a 6 controles – – – – – – – – – – – – – – NEM NA RÚSSIA , UCRÂNIA OU BIELORÚSSIA , meus caros !!!

É claro que não há vez nenhuma em que o RONALDO não seja ”chamado” à conversa  vis-a-vis o MESSI …………………………..JÁ ENJOA !!!!!!!

A 1ª  cidade que tínhamos planeado visitar durante 1 a 2 dias chamava-se SANTIAGO DEL ESTERO , contudo apenas ficámos lá durante 2-3 horas pois ………..sabem como é por vezes , quando se chega a um determinado local e não se gosta minimamente desse local logo à primeira vista ?????????POIS É , FOI O CASO  !!!! Não gostámos nada , mas mesmo nada da cidade e após tirarmos um par de fotos à catedral ( fechada na 5ª feira santa………) demos corda aos sapatos e mete-mo-nos novamente à estrada para mais uns 500 kms  !!!

É realmente a grande vantagem de se viajar de autocaravana !!!

Seguiu-se a interessante SAN MIGUEL DE TUCUMAN da qual vos deixo algumas fotos  ; cidade interior mas com alguma classe , pernoitámos em frente ao SHERATON com internet incluída e sem que ninguém nos tivesse incomodado !!!

 

SAN MIGUEL DE TUCUMAN (30)

 

SONY DSC

 

SONY DSC

 

SAN MIGUEL DE TUCUMAN (25)

 

SAN MIGUEL DE TUCUMAN (28)

 

Depois seguiu-se a famosa e muito visitada SALTA , cidade que tínhamos muitas expectativas em visitar ; gostámos francamente , é sem dúvida alguma como calculávamos uma das ”pérolas” da Argentina e com certa razão ; inúmeros turistas das mais diversas nacionalidades por toda a cidade ; ficámos instalados no conhecido camping municipal XAMENA , asqueroso quanto baste mas é o único da cidade e o local onde todos os overlanders se encontram quando visitam SALTA……; necessitávamos de encher os depósitos de água boa e no norte do país não é fácil encontrar gratuitamente água boa ; lá estavam muitos alemães , alguns belgas e um casal de franceses ; este camping é também conhecido por uma razão negativa : tem a MAIOR PISCINA DA ARGENTINA , UM VERDADEIRO MONSTRO DE  200 METROS  REPITO 200 METROS DE COMPRIMENTO , UMA ABERRAÇÃO IRRACIONAL FRUTO DE UM QUALQUER GOVERNANTE LOCAL DEMENTE QUE NEM SEQUER FEZ CONTAS À QUANTIDADE DE ÁGUA QUE A DITA CUJA IRIA LEVAR………APARTE DOS QUÍMICOS , MANUTENÇÃO ETC, ETC ; resumindo e concluindo : a piscina está vazia 11 meses por ano e obviamente está a abrir fendas por todo o lado ; não há dinheiro para a sua manutenção nem obviamente para as toneladas de produtos químicos para tratar a sua água , daí estar sempre vazia ; vai servindo para umas………………imaginem………………..corridas de bicicletas !!!

POBRE E TRISTE MUNICIPALIDADE !!!!!!!!

 

nem se vê o final da piscina......

nem se vê o final da piscina……

 

o autarca que autorizou esta aberração seguramente recebeu luvas ; pensou que a obra iria dignificar a cidade mas afinal tornou-se uma chacota a nível mundial.....

o autarca que autorizou esta aberração seguramente recebeu luvas ; pensou que a obra iria dignificar a cidade mas afinal tornou-se uma chacota a nível mundial…..

 

Mas SALTA , conforme referi anteriormente , é uma cidade deveras interessante , vejam algumas fotos :

 

 

SONY DSC

 

 

SALTA (72)

 

SONY DSC

 

SALTA (58)

 

SALTA (59)

 

SONY DSC

 

SONY DSC

 

SONY DSC

 

SONY DSC

 

SALTA (70)

 

SALTA (46)

 

SALTA (45)

 

SALTA (47)

 

SALTA (64)

 

SALTA (62)

 

SALTA (60)

 

SALTA (61)

 

SONY DSC

 

SALTA (63)

 

SALTA (71)

 

Depois seguimos o nosso caminho para norte e assentámos arrais em SAN SALVADOR DE JUJUY , cidade pouco interessante e da qual vos mostramos apenas estas imagens :

 

SAN SALVADOR DE JUJUY (1)

 

SAN SALVADOR DE JUJUY (2)

 

SAN SALVADOR DE JUJUY (3)

 

SAN SALVADOR DE JUJUY (4)

 

Depois continuámos o nosso caminho mais para norte , decidimos não visitar RIOJA conforme estava planeado e parámos 2 dias em HUMAHUACA , afim de visitar não apenas a cidade mas igualmente as muito típicas aldeias da região as quais atraem largos milhares de visitantes anualmente : TILCÁRA e MAIMARÁ , principalmente ; não ficámos deslumbrados com as aldeias , demasiados hippies para o nosso gosto , ficámos mais que deslumbrados ou melhor dizendo , absolutamente boquiabertos com as montanhas existentes na zona ; já as conhecíamos de fotografias e de ler as descrições delas noutros sites de overlanders , mas meus caros , ao vivo , em directo e a cores a ”coisa” é melhor 100 vezes !!!

Ora digam lá se não tenho razão…..

 

HUMAHUACA (4)

 

HUMAHUACA (8)

 

 

 

HUMAHUACA (10)

 

HUMAHUACA (30)

 

 

HUMAHUACA (33)

 

HUMAHUACA (40)

 

HUMAHUACA (41)

 

HUMAHUACA (13)

 

HUMAHUACA (47)

 

HUMAHUACA (52)

 

HUMAHUACA (56)

 

HUMAHUACA (57)

 

HUMAHUACA (59)

 

HUMAHUACA (61)

 

HUMAHUACA (68)

 

HUMAHUACA (74)

 

HUMAHUACA (72)

 

HUMAHUACA (70)

 

HUMAHUACA (76)

 

HUMAHUACA (80)

 

HUMAHUACA (82)

 

HUMAHUACA (83)

 

HUMAHUACA (88)

 

HUMAHUACA (89)

 

HUMAHUACA (90)

 

HUMAHUACA (92)

 

HUMAHUACA (97)

 

HUMAHUACA (98)

 

HUMAHUACA (99)

 

 

Nesta zona a maldita altitude ( sempre à volta de 3000 a 4000 metros ) com a qual eu sempre me dei pessimamente , começou a ”fazer das suas”………; a opção de tomar os comprimidos para o mal da altitude que trouxe de Portugal seria a última pois estes comprimidos são contra-indicados para quem toma um certo medicamento para a diabetes ( GLIMEPIRIDA ) e acontece que eu tomo precisamente entre outros , esse medicamento ; donde , segundo o ditado , em ROMA FAZ COMO OS ROMANOS , comprei meio kg de folhas de COCA e comecei a fazer como fazem os bolivianos e peruanos que vivem em zonas altas : MASCAR FOLHAS DE COCA !!!!!!!! O certo meus caros é que resulta quase de imediato , as fortes dores de cabeça desaparecem muito depressa , a enorme pressão nas têmporas e o rápido latejar das mesmas vai-se num instante , enfim o pior é o esquisito sabor da ”coisa” – – – – – – – – – – – – – nem é bom nem é mau……pelo contrário ! agora mais a sério , não sabe lá MUITO  mal , tem um sabor muito difícil de descrever , mas não é nada agradável………!!!

 

HUMAHUACA (104)

 

IMG_2810

 

qualquer altitude acima dos 2500 metros = um suplício !!!

qualquer altitude acima dos 2500 metros = um suplício !!! acima desta altitude já nem sequer houve cabeça para tirar fotos …..

 

Porém tenho de reconhecer que subimos talvez depressa demais : mandam as ”regras” que a ascensão não deve ultrapassar os 700-800 metros / dia e nós chegámos aos 3000 metros num só dia !!! Não foi realmente de muita esperteza…..; é claro que o ” bom e o bonito” foi a 1ª noite durante a qual eu não consegui pregar olho e tinha de me levantar de hora a hora com uma aflitiva falta de ar ; eu sempre , durante toda a minha vida tive graves problemas com as altitudes , já em tempos idos , quando esquiávamos na ÁUSTRIA , SUIÇA , FRANÇA  , etc as noites eram sempre um autêntico martírio…..; fui pela 1ª vez ao hospital por causa deste assunto , receber oxigénio , mediram o nível no sangue e estava a 60 % , quando deveria estar a 90 % !!!!!!! Quaisquer passos que desse eram um enorme esforço e o médico alarmou-se um pouco…… ; mas INFELIZMENTE mais duas emergências do mesmo género se seguiriam , com uma urgente ida ao pequeno HOSPITAL DE SUSQUES quando atingimos os 3600 metros , aí a médica de serviço aconselhou-me a não prosseguir viagem , mas claro tal estava fora de questão……; nova sessão de mais de meia-hora de oxigénio para recuperar o nível desejado já que o mesmo se encontrava novamente a 60 % , com as pulsações a 130 / min. !!!!!!

Seguiu-se a MAIS TORMENTOSA ETAPA RODOVIÁRIA DA MINHA LONGA VIDA DE VIAJANTE quando prosseguimos em direcção à desejada fronteira do PASO DE JAMA ( ARGENTINA / CHILE ) A 4300 METROS DE ALTITUDE onde tive de receber novamente oxigénio pois é normal os viajantes que não estão habituados a tais altitudes , antes dos trâmites burocráticos da fronteira comum , vão à enfermaria da fronteira re-estabelecer os níveis de oxigénio …..

APÓS A FRONTEIRA , CONTINUÁMOS A SUBIR, A SUBIR , A SUBIR ATÉ ATINGIRMOS A ”OBSCENA ” ALTITUDE DE 4850 METROS ( !!!!!!!!!! ) , A MARILIA A RECUSAR-SE A CONDUZIR AQUELA ALTITUDE , EU TOMEI OS COMPRIMIDOS CONTRA-INDICADOS AO MESMO TEMPO QUE CONTINUAVA A MASCAR AS MINHAS FOLHAS DE COCA, SINCERAMENTE A MINHA VISÃO  DETERIOROU-SE DE TAL FORMA QUE EU JÁ VIA A ESTRADA EM PLANOS / NÍVEIS  DISTINTOS E FORMAS ESTRANHAS……………EU SÓ ANSIAVA QUE A ESTRADA COMEÇASSE A DESCER POIS EU SABIA QUE O NOSSO DESTINO ( SAN PEDRO DE ATACAMA ) SE ENCONTRAVA ”APENAS” A  2400 METROS DE ALTITUDE : FOI , UMA VEZ MAIS , O MAIOR MARTÍRIO RODOVIÁRIO QUE ALGUMA VEZ NA VIDA SENTI !!!!! VERDADEIRAMENTE ATROZ !!!!!!!!!!!!!

No total foram cerca de 250 kms em altitudes a que o meu corpo não estava minimamente habituado e que representaram um incrível sacrifício…..

Nem sei como , mas lá chegámos a SAN PEDRO DE ATACAMA , EU NEM CONSEGUIA ARTICULAR BEM AS PALAVRAS TAL A FALTA DE OXIGÉNIO QUE SENTIA , fui deitar-me e no dia seguinte sentia-me bem melhor , já mais ou menos adaptado aos 2400 metros ; eu nem quero pensar como irá ser na BOLÍVIA , onde as altitudes rondam sempre os 3500 a 4500 metros , teremos SEGURAMENTE de encurtar a nossa estadia nesse país……..

Mas entretanto haverá um post sobre o norte do CHILE……….PALAVRA DE AUTOCARAVANISTA !!!!!!

INTÉ…………………………….JÁ ME SINTO MELHOR  !!!!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “ADIÓS ARGENTINA …. !!!”

  1. Welger Neves diz:

    Olá,gostei muito das suas observações sobre esse trecho da viagem, em especial sobre os controles policiais e seus problemas com a a altitude. Nao cogitou de levar umas garrafas de oxigenio, dessas usadas por alpinistas?
    Pretendo viajar com motor casa pela América do Sul no próximo ano.

    • admin diz:

      olá neves !
      procurei em vários sítios e não encontrei as tais pequenas garrafas de oxigénio líquido ; estou a usar umas mini botijas de oxigénio gasoso- – – – – – – -melhor que nada !
      quanto à sua futura viagem , um só conselho : faça uma preparação exaustiva da mesma !
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Olá viajantes! Vivam! E que tudo esteja a correr bem. À 1ª vista o relato até assusta mas já nos habituaram a saírem-se bem de situações complicadas. Que poderei eu dizer?! O sr é que é o expert na matéria … mas atenção aos limites. Não estou a dizer nada, simplesmente a torcer para que tudo vos corra bem e a adaptação a essas altitudes esteja já em boa forma.Boa continuação e boa viagem pelas alturas.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      obrigado por mais um comentário.
      realmente esta viagem é mesmo o autocaravanismo levado ao extremo…..; só espero conseguir levar a viagem até ao fim !
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Este post deixou-me deveras preocupada. Eu já sei que é teu hábito esticar a corda mas, na minha opinião, vocês abusaram da sorte!!!!! Na tua situação de diabético e não só, não podes dar-te ao luxo de certas “aventuras” de risco.Para mais, em zonas quase desérticas, de difícil acesso para qualquer eventual socorro. Conselho prático: gasta uns cacauzitos numa botija de oxigénio, daquelas que em Portugal se usam nos quartos de insuficientes respiratórios. O Delfim tinha uma, parecia daquelas botijas altas do gaz. Enquanto estiveres em paragens desse tipo, tens o auxílio desse oxigénio e não colocas em risco a tua vida.

    Quanto às fotos, excelentes como sempre. Falta a identificação dos locais…..

    Uma dessas fotos, ao longe parecia uma aldeia e só depois reparei que parece ser um cemitério muito peculiar. É mesmo?

    Como está o nível de vida por essas paragens? O que se come e quanto custa? Que tipo de artesanato? E a gasolina, é cara?

    Espero que continuem de boa saúde, sem mais sustos e que tudo decorra segundo as vossas expectativas. Por cá, não tenho tido tempo nem para me coçar!

    Beijocas!!!!!

    • admin diz:

      esta viagem foi muito cuidadosamente preparada no que respeita ao itinerário , etc ; um dos maiores problemas que afecta os europeus que aqui veraneiam é exactamente as várias travessias dos andes , ABSOLUTAMENTE IMPRESCINDÍVEIS e normalmente fazem-se mais do que 2 e 3…..; é literalmente IMPOSSÍVEL evitar as grandes altitudes pois como facilmente verificarás no google-earth , em 1º lugar não há fronteiras = passagens por todo o lado e em 2º lugar elas são invariavelmente no topo das montanhas …..ou quase no topo !!! assim , o ”mal das alturas’ é comum em quase toda a gente , claro que nos primeiros dias é sempre pior…. ; depois de vários dias em altitudes à volta dos 4000 metros , acabámos de passar a altitude de quase 5.000 metros e eu senti-me bem , embora com um bocado de falta de ar ! O PROBLEMA , UMA VEZ MAIS , É QUE NÃO HÁ PURA E SIMPLESMENTE ALTERNATIVA , SEJA ELA QUAL FOR…..
      no chile comprei uns aerosóis de oxigénio gasoso apenas , são caros mas cada botija dá para 30 a 35 ”baforadas” de oxigénio puro ; as garrafas portáteis a que te referes ( de oxigénio líquido ) procurei mas não as encontrei , creio que apenas em algumas capitais em lojas especializadas…. ; de qualquer forma , o meu organismo já se está a habituar e aqui na bolívia , com permanentes altitudes de 3200 a 4200 metros , já não sinto dores de cabeça e apenas os esforços físicos têm de ser extremamente moderados….
      beijinhos

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Mais uma excelente reportagem sobre a vossa aventura. Tanto em texto como nas fotos sobre Salta e sobre as montanhas.
    Não pude deixar de me rir sobre a chamada de atenção ao polícia sobre a câmara no para-brisas!
    Quanto aos problemas com a altitude, nada de alterações repentinas. Os mergulhadores também fazem as suas paragens para mergulhar e para subirem à superfície. A coca funciona aí, mas os resultados serão melhores para os locais, que já tratam essas mudanças por tu!
    Votos para que a continuação da vossa viagem corra pelo melhor!
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      espero que as suas férias tenham sido agradáveis e sem percalços.
      felizmente já me ”acomodei” às grandes altitudes e já nem preciso das folhas de coca….
      um abraço
      david+marilia

  5. Ana Maria Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Fico muito contente por já estares melhor,quando falei com a Marília fiquei muito preocupada com a tua saúde. Quanto ao post gostei das fotos das igrejas e fiquei apaixonada pelas montanhas pois são lindas.Por cá continua tudo na mesma e tem de haver paciência,mas a vida é assim.Espero que continue tudo a correr bem,tenham cuidado e a saúde em primeiro lugar.Viagens ainda farás muitas e tens de estar bem.Beijinhos com saudades,não aflijas muito a nossa Marília e cuida-te meu primo aventureiro e audaz.

    • admin diz:

      olá ana !
      obrigado pelos cuidados mas infelizmente não havia outra qualquer alternativa senão atravessar os andes ….pelas alturas !
      já estou aclimatizado com a altitude , nem sinto dores de cabeça apenas os esforços t~em de ser muito leves.
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks