ALASKA ( a última fronteira ? )

É uma imensidão que parece não ter fim , e se pensamos que vemos finalmente o ”fim à coisa ” …… é mentira :

não vimos afinal quase nada , há muito , muito mais para ver apenas ……………………………não há é mais estradas !!! A limitação é na deslocação…..contudo as distâncias entre as principais cidades são verdadeiramente assustadoras , sempre na ordem das várias CENTENAS de kms !!!

Um território cerca de 20 vezes o tamanho de PORTUGAL , é o maior estado dos E.U.A. contudo LISBOA tem mais habitantes do que a totalidade deste estado !!!

Embora a RÚSSIA esteja situada …………………………..mesmo , mesmo ali ao pé , os RUSSOS nunca poderiam invadir os E.U.A. através do ALASKA pois a razão é simples : a estrada mais próxima do ESTREITO DE BERING fica ”apenas” a cerca de 1.000 kms !!! Ou seja , desde a costa até à estrada mais próxima é só ….gelo !!!

Há  pequenas aldeias dispersas , aqui e acolá , mas a deslocação das pessoas faz-se através de pequenos aviões ou mesmo trenós , já que ( exagerando um pouco ) não há habitante deste estado que não tenha o seu cão , e para o norte do estado quase todos são de raça ALASKAN MALAMUTE pois são os naturais da região e , realmente , os que se adaptam melhor às rigorosas condições atmosféricas !

Território comprado à RÚSSIA IMPERIAL em 1867 por uma bagatela , é hoje em dia um dos estados mais procurados para se viver apesar das difíceis condições climatéricas…e isto não só pelas belezas naturais mas principalmente pelos altíssimos salários que se praticam localmente !

Vale a pena darem uma vista de olhos pela WIKIPEDIA …..

As belezas do ALASKA são muito conhecidas e qualquer um fica de imediato deslumbrado não só com a vida selvagem que encontra  como com as incontáveis belezas naturais que admira para onde quer que se volte………..; ursos , alces , lobos , veados , castores , coyotes , águias , lontras marinhas , salmões,etc a WILDLIFE é um delírio por estas bandas !!!

Por exemplo , conforme nos foi contado por várias pessoas em várias partes deste estado , existe uma fiável estimativa de 3 ALCES (MOOSE ) PARA CADA HABITANTE !!! Recebemos aliás incontáveis avisos para termos o maior cuidado na condução pois é normal eles sairem repentinamente da floresta e atravessarem a estrada alcatroada sem que o condutor tenha a mínima hipótese de parar ; agora é só imaginar uma besta daquelas com 200,300 e por vezes 400 kgs contra …………………a estrelita !!!

Mais de 3.000.000 lagos (!!!), mais de 10.000 glaciares , centenas de importantes rios , dezenas de vulcões , apenas cerca de 750.000 habitantes e o 18º produtor mundial de petróleo , temperaturas que podem chegar aos  – 60ºC , – 9 horas de diferença horária com Portugal……..EIS-NOS AQUI !!!!

Aqui as distâncias e o vazio esmagam-nos tanto quanto as incontáveis belezas naturais ; a  maioria dos overlanders europeus que aqui vêem fazem-no com veículos 4×4 , que não é o caso da ”estrelita” , pelo que nós nos limitaremos a percorrer estradas alcatroadas , as quais na realidade nem são assim tantas…..; quem tem os 4×4 pode facilmente percorrer os milhares de trilhos que se espalham por todo o lado e , claro , tem muitas mais chances de ver vida animal do que nós …..

Todas as dezenas de programas televisivos que tenho visto sobre o ALASKA são a fotocópia do que estamos presentemente a vivenciar , com a única diferença de não podermos passar para o interior selvagem desta maravilhosa província , pois não temos o veículo próprio para tal ….

As paisagens são de tal maneira magníficas que quase nos deixam boquiabertos …. !!!

NÃO HÁ NADA NESTE PLANETA QUE SE POSSA COMPARAR AO ALASKA !!!

Mas antes de vos mostrar algumas fotos , um pequeno resumo do que tem sido a nossa ….”vida” no último par de semanas !

Depois de um pouco mais de 2 horas de trabalho intenso , o mecânico CARL lá conseguiu colocar a famosa ”CV JOINT”  para nossa alegria ; feitos alguns kms e experiências , tudo nos parecia estar ”nos conformes” ; no dia seguinte era o aniversário da Marilia e eu não queria fazer os 700 kms que nos separavam de ANCHORAGE no seu dia de anos pelo que foi decidido ficarmos mais 1 dia em BEAVER CREEK para uma comemoração mais condigna do que …..ver asfalto !

Foi decidido pela maioria dos habitantes brancos ( enfim , não são assim tantos……..) da aldeia , fazer um jantar especial em honra do aniversário da Marilia pelo que houve churrasco , lagostins , bolo de anos , sangria , etc – – – – – – – – – onde havia de ser a não ser na BOMBA DE GASOLINA ?????

Foi óptimo e comemorámos até às tantas….; não podia faltar o bolo de aniversário , confeccionado pela JYL !!!

 

 

 

 

 

 

 

Foi então altura , no dia seguinte , de partirmos em direcção a ANCHORAGE , onde chegámos cerca de 11 horas depois ; as despedidas foram rápidas pois eles todos sabiam que nós iremos obrigatoriamente passar por BEAVER CREEK aquando do nosso regresso do ALASKA ao CANADÁ ;  a passagem das duas fronteiras fez-se sem qualquer problema ou demora , na realidade o visto B-2 que temos para os E.U.A. foi caro mas vale a pena , as demarches são muito mais rápidas além de que o tempo de permanência no país são-nos dados automaticamente 180 dias em vez dos habituais 90 dias para os que não possuem visto !

Ninguém vem ao ALASKA para visitar ANCHORAGE ou FAIRBANKS , as duas ”grandes ” cidades ( segundo os guias ) não têm nada de especial para se visitar ; agora , quanto às paisagens , a história já é completamente diferente……

ANCHORAGE é a principal cidade do ALASKA , seguida de FAIRBANKS contudo é uma cidade bastante desinteressante pois quase nada tem para se visitar ; um par de museus  , monumentos = zero , um par de centros comerciais , 2 ou 3 grandes supermercados sendo um dos maiores motivos de interesse ver algumas pessoas com 2 e 3 carrinhos ( que aqui são ENORMES ) carregados até mais não e com muitos dos artigos várias vezes repetidos !

São os que vivem relativamente isolados a várias centenas de kms e que visitam o supermercado 1 vez por mês para se abastecerem convenientemente ! Quem não conhece o isolamento destas pessoas , ao vê-los com tantos artigos de supermercado pensa que ……….a 3ª guerra mundial já começou !!!

Aqui ficámos apenas dia e meio para actualizar o blog , descansar e fazermos um MACRO abastecimento de géneros alimentícios pois a nossa despensa estava de rastos e o frigorífico desoladamente vazio…..

Próxima paragem : SEWARD , famosa vila piscatória e um importante porto no ALASKA ; lá permanecemos 2 dias para , sobretudo , admirar as belas paisagens em redor, a fauna piscatória e provar o mais que famoso HALIBUT , uma espécie de linguado gigante !

A cidade é muito pequena e sem motivos de interesse , contudo chegamos lá com a boca sempre aberta devido às assombrosas paisagens que admiramos constantemente pelo caminho….

 

Senão reparem :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É UM AUTÊNTICO ”ENJOO” DE GLACIARES …..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e também um enjoo de vulcões !!!

 

 

 

Entretanto a ”estrelita” fez anos e passou a uma fase importante da sua vida !!!

 

e aqui está a ”estrelita” a fazer anos novamente …..a idade não perdoa, está a ficar velha !!! quando o painel de instrumentos começa a ficar demasiado iluminado ….. fico preocupado !!!!

 

De acordo com o nosso planeamento , no ALASKA tínhamos uma meia-dúzia de locais para visitar , pelo que depois de ANCHORAGE seguiu-se uma longa caminhada para sul em direcção a SEWARD , onde ficámos apenas dia e meio pois o local não no agradou por aí além….

 

 

 

 

 

Mais uma volta relativamente grande ( as distâncias no ALASKA são monstruosas ! ) e fomos em direcção ao nosso próximo destino : HOMER :  como diria o nosso CAMÕES , ”onde a terra acaba e o mar começa”…….é verdade meus caros ,  HOMER , é mais conhecida como …..O FIM DA ESTRADA !!!  francamente até nós próprios ficámos um pouco ”assustados” com o facto de termos chegado ……………ao fim do mundo !!!! LAND’S END , como diz e muito bem a placa na cidade….

Pois a partir daqui já não há mais estradas , acabou, finito , c’est fini ……….end of the road !!!

 

 

apostava tudo que a frase foi copiada dos LUSÍADAS

 

 

Estamos ainda no GOLFO DO ALASKA mas já bem perto do MAR DE BERING , ou seja ………. a um pulo da RÚSSIA , quase que dava vontade ( enfim , nem sequer é possível…..) de continuar para LESTE e percorrer toda a RÚSSIA ( outra vez ??????? diria a Marilia !!! ) para entrarmos na EUROPA e chegarmos a casa !!!……………………mas ainda faltam uns meses , não é verdade ?????? AINDA HÁ MUITO , MUITO PARA RELATAR !!!!!

É a partir deste famoso porto de mar que partem alguns dos barcos que apanham os famosos caranguejos gigantes do Alaska , épica pesca que podemos ver na TV e que tanto êxito tem no mundo …..; foram cerca de 350 km percorridos desde SEWARD , através de uma óptima estrada , a STERLING HIGHWAY , na PENÍNSULA DE KENAI ; daqui iremos em direcção ao enorme e famoso PARQUE NACIONAL DENALI , mas para tal teremos de passar por ANCHORAGE novamente ; depois de visitarmos o DENALI , seguiremos em direcção a FAIRBANKS afim de iniciarmos o nosso regresso aos ”LOW 48” o que significa na realidade os E.U.A. ( parte principal do país , já que o 49º estado é o ALASKA e o 50º estado é o HAWAI ) isto , claro , depois de reentrarmos no CANADÁ durante um par de milhares de kms !!!

Mas deixem-me contar-vos uma cena engraçada , passada connosco uns minutos depois de termos chegado a HOMER ( pequena cidade com apenas cerca de 5.000 habitantes ) e quando procurávamos um ”poiso” para dormir ; chega-se um carro ao pé da estrelita conduzido por uma senhora já na casa dos sessenta e pergunta em português : ”os senhores falam português” ??? meio a gaguejar devido à surpresa , eu respondi, quase não acreditando no que ouvia : ”nós somos portugueses”!!! sim , falamos , claro ! então ela , para nossa enorme surpresa , eu diria mesmo , CHOQUE , disse : ”eu sou portuguesa e vivo aqui”……..!!!

Bem , meus amigos , nem sei como vos explicar o nosso espanto pois encontrar uma portuguesa em HOMER ( FIM DO MUNDO !!! ) é tão , tão anormal ………eu nem sequer sei como comparar !!! 

Então é assim : a OLGA AMARAL é natural de AVEIRO e veio para os E.U.A. ainda jovem ; passado algum tempo casou com um americano , viviam no estado de MASSACHUSSETTS , foram depois viver para a CALIFÓRNIA e , reformados , decidiram vir viver para o ALASKA , onde (apesar do frio) adoram viver…..

Ela tem uma loja tipo ART GALLERY onde igualmente vende souvenirs , pinta maravilhosamente , ele passa a vida num ”stress contínuo” à pesca no seu barco , enfim …..!! Passámos umas agradáveis horas em amena cavaqueira pois já há muito tempo que ela não tinha oportunidade de falar português , aliás certas expressões na nossa língua ……. já lhe escapavam, ”you know” ???

 

 

 

Algumas fotos de HOMER :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UM BELO DESTROYER  ”À MANEIRA” JÁ QUE OS RUSSOS ESTÃO MESMO ALI AO LADO ……

 

Bom , está na altura de seguirmos para o maior PARQUE NACIONAL AMERICANO , segundo dizem , uma verdadeira pérola no que concerne VIDA SELVAGEM…. , vamos a ver se vemos algo mais do que ….ESQUILOS !!!

Passem bem…..

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “ALASKA ( a última fronteira ? )”

  1. artur rosa diz:

    comprimentos continuação de boa viagem.obrigado por darem noticias. arur rosa

  2. Olá Estrelas,

    Ausente daqui por algumas semanas, por opção pessoal – em regra, quando viajo desligo-me de muita coisa e apenas o TM serve de cordão umbilical aos filhos – dedico-me agora à leitura das v/ crónicas de viagem.
    À medida que vou lendo, cresce em mim uma enorme admiração pela ousadia a que vos propuseste.
    O Alaska … tanta informação que recebemos por via da v/ viagem. Só o acaso nos faria espreitar a Wikipédia para conhecer as maravilhas dessa região tão diferenciada das que estamos habituados.
    A v/ frase de que «Não há nada neste planeta que se possa comparar ao Alaska» resume, na perfeição, o v/ estado de espírito perante as incomparáveis belezas que tendes pela frente! E deixa-nos com «água na boca», acreditem!
    Arrepia quando nos relatam o encontro com a portuguesa Olga Amaral nesse fim de mundo! Deve ser uma vivência fantástica esse momento!
    Continuação de excelente viagem e um abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá c.g. !
      acho que faz muito bem em gozar as suas viagens sem as rotinas do dia-a-dia.
      esperamos que tenha tido um bom passeio.
      é bom continuar a ler os seus comentários.
      um abraço
      david+marilia

  3. José Godinho diz:

    Olá companheiros!
    Brrrrrrr…
    No meio de tanto gelo, esperava ver-vos com equipamento de esquimó!
    Que temperaturas encontraram?
    Embora com outra dimensão, em termos paisagísticos, encontram semelhanças com a Noruega?
    Que diferenças encontram no custo de vida?
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      há uma enorme diferença entre o frio HÚMIDO e o frio SECO ; obviamente aqui o frio é seco pelo que ao termos no exterior -5ºC não sinto tanto frio como quando a temperatura em portugal atinge os +5ºC !!!
      no alaska o inverno já lá vai e está-se no início do verão ; de qualquer forma tivemos durante o dia +7º a + 12ºC e durante a noite de -2º a +1ºC , portanto tudo perfeitamente suportável ; aliás deixámos de ligar o aquecimento a gás durante a noite e verificámos frequentemente que a temperatura no interior da AC estava nos +4/5/6ºC , era um frio que se suportava bem pois , mais uma vez , era um frio seco.
      conforme já escrevi , não há nada que se compare minimamente ao alaska , e muito menos as paisagens norueguesas ; nem suiça nem áustria , nem nada neste mundo e a explicação é bem simples : as cadeias montanhosas são de tal modo enormes que os alpes( por exemplo ) parecem …….uma brincadeira de crianças !!!depois há outra diferença abissal : a quantidade de glaciares que se vêem , assim como o facto de a totalidade dos lagos estar gelada , enfim……..só visto !!!!
      um abraço
      david+marilia

  4. Pedro Tavares diz:

    Caro David e Marília,

    Que maravilha deve ser estar nessa imensidão de beleza natural… e que agradável surpersa deve ter sido encontrar uma Portuguesa, que pelas fotos e pela vossa descrição parece ser uma simpatia de pessoa.

    Os parabéns (embora que tardios) cá de casa para a Marília e já agora também para a Estrelita…

    Umas perguntas:
    – Nota-se muita diferença entre o Alaska e as zonas que estiveram no Canáda?

    – Já tiveram algum episódio engraçado ou assustador com a wildlife que se têm cruzado?

    — ## —

    Quanto aos cães que têm visto e que são usados nos trenós (sled dog racing ou mushing) não serão ALASKAN HUSKIES e não os os Alaskan Malamutes?

    Os Alaskan Huskies, embora não sejam reconhecidos como uma raça oficial pela AKC (American Kennel Club) ou pelo FCI (Fédération Cynologique Internationale) são os cães mais usados no mushing… com a exepção das corridas de sprint onde usam bastantes Scandinavian Hounds (Euro Hounds)…

    Caso tenha uns minutos procure no google o nome Egil Ellis, o rei do sprint e que tem vivido entre a Suécia e o Alaska nos ultimos 20 anos e a quem eu em ’99 fui buscar uma cadela de nome GWEN com a qual venci muitas provas e o meu irmão com nove anos ficou em segundo no campeonato do mundo… Estou certo que aí no Alaska a maioria dos intusiastas de Mushing conhecem esse nome, embora que as corridas de longa distancia são mais importantes… Iditarod e Yukon Quest…

    Bem vou para de teclar sobre cães 🙂

    Um abraço, beijos e lambidelas…
    Pedro, Sara e RAFA

    • admin diz:

      olá pedro tavares !
      começando pelos cães , é óbvio que não sabemos tanto sobre os mesmos quanto você , embora tenhamos cães há mais de 40 anos !
      eu penso que embora haja alguns huskies , a maioria serão malamutes contudo em posteriores fotos você verá melhor e julgará….
      alaska versus canadá : a questão não é assim tão difícil de responder quanto possa parecer pois basicamente a zona do canadá que mais se possa assemelhar com o alaska , melhor dizendo , mais parecida é o norte da província do yukon onde as contínuas cadeias montanhosas cobertas de neves eternas parecem-se realmente com o alaska , mas não é de estranhar já que ….são territórios vizinhos ! contudo o alaska tem mais lagos gelados e sobretudo uma quantidade ”obscena” de glaciares ! mostrarei no futuro mais fotos elucidativas !
      quanto à wildlife , bom , tem sido uma enorme fustração e claro , apenas pode ser atribuída a uma constante falta de sorte ; apenas vimos até agora alguns ”moose” ( alces ) , em homer vimos dois a cerca de 10 metros (!!!!!) do maior supermercado local , a pastarem tranquilamente na relva do jardim ; nas montanhas do alaska vimos um macho a cerca de 200 metros ; vimos coelhos , montes de esquilos e………………nada mais !!! ficámos desapontadíssimos por não termos visto ursos que , nesta altura do anos , já deixaram de hibernar ; aliás o ”episódio” mais curioso que lhe posso contar é o facto de termos criado uma forte amizade com um fulano de beaver creek , chamado joe, e que trabalha no arranjo das estradas e que nos mostrou um par de vídeos no seu telefone com ”encontros” com ursos a 20 metros da estada ”alaska highway” ; sinceramente , é tudo uma questão de sorte e …….nós não temos tido absolutamente nenhuma nesse aspecto !!! ele vê com alguma frequência carneiros selvagens , lobos , raposas , etc e nós NADA , NADA !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. estrela diz:

    Ora vivam, meninos!

    Fiquei muito satisfeita com a notícia sobre o arranjo da estrelinha. Foi um peso que me saiu de cima e a vocês também, presumo…

    Em relação às fotos das montanhas nevadas, fantásticas, se bem que muito parecidas umas com as outras. Mas com neve, parecem-se todas…

    Fiquei empolgadíssima com esse encontro com a Olga Amaral. Que sorte a dela e a vossa! Por ela, que deve ver poucos portugueses e as saudades de ouvir a língua deve ser grande; por vocês que foram, literalmente, “apanhados” de surpresa. Deve ter sido bem agradável o encontro. Também gostei de ver a ART GALLERY. Se as pinturas que aparecem são todas dela, não consegui ver uma tendência específica por uma determinada área. Por outro lado, algo me chamou a atenção e que me deixou confusa mas sobre isso não falarei aqui por respeito para com o trabalho dela. Apenas para satisfação da minha curiosidade, faço uma pergunta: são aguarelas, óleos ou acrílicos? Viste o atelier onde trabalha?

    A contagem decrescente já começou. Em breve estarão de volta. Que tudo corra bem até ao fim.
    Beijinhos

    PS: esqueci de referir que achei o máximo a kilometragem mostrada. É obra!!!!

    • admin diz:

      olá a todos !
      há eternidades que a olga amaral não via nem falava com portugueses , tanto tempo que até deu para não se recordar por vezes de certas palavras , assim como terminar muitas das frases com o típico ”you know’???
      as pinturas dela são a óleo e ……MUITO CARAS !!!
      beijinhos

  6. Jose Ricardo diz:

    Oi casal.
    De um fim do mundo ao outro, de ponta a ponta das americas, que sonho lindamente realizado.
    Parabéns, vocês são radicais.
    Lindas as paisagens. Tentem experimentar o gigantesco crustacio.
    Como tem sido a alimentação de vocês? Estão cozinhando muito dentro da estrelita?
    Hoje meu time sagrou se campeao carioca. Um jogão emocionante até o fim.
    FLAMENGO SUPER CAMPEÃO 2017, VIVA!!!!.
    Abraços aos pinguins portugueses, hahaa.

    • admin diz:

      estimado amigo
      obrigado pela tua atenção para com o nosso site.
      quanto às famosas patas de caranguejo do alaska , meu querido , não temos dinheiro para tal pois fomos perguntar o preço num SUPERMERCADO e quase caímos para o lado : us$ 24.50 por libra , ou seja praticamente us$ 50 / kg !!!!!
      o nível de vida quer no canadá quer especialmente nos estados unidos está ridiculamente caro , insuportável mesmo ; daí que tenhamos que fazer as compras normais da alimentação nos supermercados e cozinhar na estrelita pois ir aos restaurantes para gastar no mínimo us$ 100 por refeição para os dois ……está fora de questão !!!
      parabéns pelo campeonato ao flamengo , só é pena que a sua praia seja tão poluída !!!
      um grande abraço para ti e beijos….já sabes para quem !!!
      david+marilia

  7. Olá David & Marília estas imagens de incomparável beleza são mesmo de cortar a respiração !! Na verdade os EUA fizeram uma belíssima compra ao Czar !! Pena não terem visto ainda uns ursinhos ainda com cara de sono…mas como ainda vão palmilhar uma centenas de kms..certamente poderão ter um encontro inesperado..embora abrigados na estrelita..pois eles andam cheios de fome..e não olham a raças nem credos !!
    Espero que a V/viagem continue a correr pelo melhor.
    abraço
    alberto abreu

    • admin diz:

      olá alberto !
      quem nos dera que tivéssemos apenas umas ”centenas” de kms ……..vão ser MUITAS centenas !
      realmente estamos esperançados em ver um ou outro ursito antes de entrarmos nos e.u.a.
      um abraço e obrigado por comentar
      david+marilia

  8. Cisfranco diz:

    Olá vivam! Fico maravilhado com a v/ viagem: com as paisagens e a descrição que apresentam e com a v/ boa forma e também com o encontro inesperado duma portuguesa nessas paragens. Que continue tudo a correr bem. Boa viagem!

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      ainda bem que gostou do post.
      um abraço
      david+marilia

  9. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Continuo a “aprender” umas coisas: 3.000.000 de lagos? Nunca me passaria pela cabeça!
    Muito interessante esse encontro com a Olga Amaral. Não há dúvida que os portugueses estão espalhados por todo o mundo!
    E já agora, parabéns à Estrelita.100.000 Ktos!Atendendo aos caminhos por onde tem andado, é obra!
    Continuação de boa viagem.
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo comentário .
      claro que os lagos do tamanho do rossio também contam para eles , há-os de todos os tamanhos e feitios ! há-os do tamanho do alentejo e , mesmo esses , gelam completamente entre os meses de novembro e abril , normalmente o gelo atinge a espessura de 60 a 120 cm !!! no inverno não há pescador que falhe a sua bela pescaria sentado no meio do lago depois de abrir o respectivo buraco…
      quando começa o degelo é muito curioso ver as marcas das patas dos animais…
      um abraço
      david+marilia

  10. margarida diz:

    Ola meus queridos!
    Que maravilha de paisagens nevadas! uma beleza e para mim nunca
    sao iguais, adoro!
    que bom viajar convosco, ver como estao bem e invejar um bocadinho
    so um bocadinho, que de momento nao teria pedalada para vos
    acompanhar.
    essa portuguesa que se cruzou convosco deve ter ficado
    muito feliz. e bom falar a propria lingua qdo se vive muito
    tempo fora do pais.
    ate um dia destes. temos visitas de momento.
    beijinhos e boa continuacao de viagem. as estradas infindas
    em paisagens sem fim tambem teem a sua beleza. gozem tudo,
    e uma viagem unica! mais beijos

    • admin diz:

      olá querida !
      obrigado pelo comentário.
      esperamos que estejas melhor…..e pronta para outra !
      também vais gostar do próximo post , tenho a certeza ……
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks