ARGENTINA
Posted in ARGENTINA, DIÁRIO, LADO PRÁTICO on 28/03/2016
INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE A ARGENTINA
MOEDA : 1€ = 17 pesos no mercado paralelo , cerca de 10 pesos no mercado oficial ; contudo o usdollar é o rei absoluto !
VISTO : não é necessário , permanência autorizada de 90 dias
C.P.D. : NÃO É NECESSÁRIO
GASÓLEO : varia pouco de estação para estação , cerca de 14 pesos / litro , porém na Patagónia custa cerca de 11 pesos , em ambos os casos para o diesel premium ( chamado EURO DIESEL ), o aconselhável para os nossos veículos.
ESTRADAS : as asfaltadas são de superior qualidade , as de ripio são muito más ; muitas das estradas normais têm portagens , embora baratas ; as portagens nas auto-estradas são baratas.
SEGURANÇA : relativa , cautelas adicionais em Buenos Aires e Salta
POLÍCIA : muito presente e vigilante , simpáticos e prestáveis em geral ; controles policiais à entrada e saída de toda e qualquer cidade , tipo Rússia ou Ucrânia ( de onde vem , para onde vai …..) e muitas vezes entre cidades !
CUSTO DE VIDA : médio , um pouco mais baixo do que em Portugal , o câmbio no mercado paralelo ajuda muito ; durante a nossa estadia no país o mercado de divisas foi liberalizado.
ACAMPAR : muito fácil em todo o lado , muito complicado na Península Valdés , em B.A. apenas possível em PUERTO MADERO
ÁGUA : fácil de obter nas estações de serviço
GÁS : não usam G.P.L. nos carros , usam G.N.C ( gás natural comprimido , o que nada tem a ver com o propano !!! ) ; não é fácil encontrar propano , há que saber da localização das fábricas de gases ( nós sabemos ! )
ELECTRICIDADE : 220 V , porém fichas planas e inclinadas , necessário adaptador!
INTERNET : muito difundida mas de qualidade duvidosa , vai abaixo com alguma frequência e a rede não é famosa ; 3 operadores : MOVISTAR , CLARO e PERSONAL ; possível adquirir cartão SIM recarregável, para navegar
ENTRADA NO PAÍS : fácil , autorização de permanência do veículo de 240 dias máximo , nem mais 1 dia ! formulário preenchido pela alfândega.
SAÍDA DO PAÍS : muito fácil
REDE CELULAR : muito vasta
REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA : Portugal tem embaixada em B.A.
CAMPINGS : bastantes , em todas as cidades por mais pequenas que sejam ; nós evitámos quase por completo , embora os preços sejam irrisórios ou até nalguns casos grátis ; na maioria dos casos os campings são de muito má qualidade !!!