ARGENTINA

Entrámos na ARGENTINA da mesma forma como entrámos no URUGUAI ……………………..POR BARCO !

Atravessar o enorme estuário do RIO DE LA PLATA , com os seus quase 40 km de largura , foi fácil apenas demorámos um pouco mais de 3 horas num confortável ferry ; embarcámos em COLÓNIA DEL SACRAMENTO e desembarcámos cerca de 3 horas depois quase no centro de BUENOS AIRES  : super prático !

A alfândega fez-se bem , entrada autorizada para o veículo de 240 dias , nem mais um literalmente , pois se se ultrapassar nem que seja 1 dia tal prazo , o veículo é apreendido a favor do Estado !!! Tivemos direito a revista interior por um belo pastor-alemão pois , para os que não sabem , o URUGUAI  permite a compra e livre consumo de marijuana ( não estou certo se é o único país a fazê-lo ) portanto quem entra na Argentina vindo daquele país é automaticamente ”passado a pente fino”…..

Mas antes de mais , alguns dados sobre este grandioso país , definitivamente o país mais europeu e moderno da América do Sul :

 ÁREA : 2.780.400 KM2 ( 30 vezes PORTUGAL = tamanho da  ÍNDIA…!!! )

CAPITAL : BUENOS AIRES

POPULAÇÃO : 41.281.600

MOEDA : PESO ARGENTINO ; 1 euro = 10.4 pesos no mercado oficial , 17 pesos no mercado paralelo / negro 

CIDADES PRINCIPAIS : BUENOS AIRES , CÓRDOBA , SALTA, MENDOZA , ROSÁRIO , BAHIA BLANCA , MAR DEL PLATA

PIB per capita : US$ 12.777 ( PORTUGAL US$ 21.747 )

INDEPENDÊNCIA : 1810 de ESPANHA

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : PATAGÓNIA ARGENTINA , COSTA LESTE , FLORESTAS PETRIFICADAS , MISSÕES JESUÍTAS , BUENOS AIRES , GLACIARES , VÁRIAS CORDILHEIRAS , LAGOS , CATARATAS

PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES : CEREAIS , CARNE , PETRÓLEO , TURISMO , VINHO

 

Bandeira da Argentina

 

Manda a lei que tenhamos um dístico colado na traseira da AC com a velocidade máxima de 110 , assim como bandas reflectoras atrás , à frente e……………………..pasme-se , dos lados também !!! POR FAVOR !!! Eu não quero que a estrelita se fique a parecer com um arraial de Santo António em Julho……, portanto apenas coloquei atrás , vamos lá a ver que discussões isso originará !!

Na terra do FUTEBOL , POLO , TANGO , MATÉ e BIFES do tamanho de caixas de sapatos ( !!! ) iremos passar mais de 3 meses , com inúmeras saídas e reentradas , pois este país faz fronteira com 5 outros países da América do Sul que igualmente visitaremos ; é indesmentível a PAIXÃO e a EXUBERÂNCIA que os argentinos põem em tudo o que fazem , muito especialmente no que são mais conhecidos , vamos seguramente passar bons momentos neste bonito país.

O nosso itinerário neste país será posto depois.

Em primeiro lugar a tão europeia BUENOS AIRES , capital que já conhecemos de visita feita há mais de 20 anos !

Mas isso significa ……..um outro post !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “ARGENTINA”

  1. Caros Estrelas
    Ao acompanhar-vos pelas v/ menssagens, lembro-me o que o viajeiro Amyr Klink escreveu num dos seus livros: “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
    Considero que este magnífico trecho cola na perfeição, a vossa espantosa aventura.
    Continuação de boa viagem.
    Abraço do CG

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      uma vez mais , e nem é de estranhar , o seu comentário prima pela elegância e boa escrita !
      MUITO OBRIGADO por ser diferente e por nos fazer sentir diferentes , não quer dizer que sejamos melhores que outros , apenas somos mais aventureiros
      um abraço
      david+marilia

  2. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, por relatar sobre a viagem, agora na Argentina, comparando entre eles e o nosso País.
    A visita do cão… O David também tem um igual… está habituado.
    Concordo com o comentário do Sr Carlos da Gama. Julgo que cabe aqui aquela frase “O Mundo é um livro, quem não viaja, só lê uma página, Santo Agostinho”
    Parabéns pelo nº de visitas mais de 335 mil. As pessoas gostam das boas fotos e da forma como são relatadas as viagens.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      uma pequena rectificação : nós temos seis pastores alemães e não um….ADORAMOS CÃES !!!
      sobre essa famosa frase , eu já a tinha mencionado há bastantes meses atrás e não posso estar mais de acordo com ela , grito-a bem alto !!!
      o contador de visitas apenas começou a funcionar em novembro-2009….
      um abraço e obrigado pela sua assiduidade
      david+marila

  3. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Já na Argentina, tudo a correr como planeado? ainda bem. Uma abraço e espero as habituais fotos

    • admin diz:

      olá eduardo !
      é verdade , já em PLENA argentina….e tudo a correr bem !
      um abraço
      david+marilia

  4. Antonio Resende diz:

    Pelos vistos a passagem no Uruguai foi fugaz.
    Se tinham hipóteses de se alimentar da Maria Joana, porque não ficaram lá mais tempo? Será que era cara???
    O meu abraço e continuação de Boa Viagem.

    • admin diz:

      olá antónio !
      em meia-dúzia de dias vimos tudo o que havia para ver….
      sobre a maria j. , já passei essa fase há muito tempo , portanto sobre o preço não te sei dizer !
      um abraço para ti e desculpa se não puder visitar o teu blog , a net aqui é …curta !
      david+marila

  5. estrela diz:

    Meninos,estava a começar a ficar preocupada…

    Antes de qualquer comentário, apreciei imenso o que escreveu Carlos da Gama, pois identifico-me inteiramente com as suas palavras, ainda que ele as tenha atribuído a um certo viajante. Diz-se que é lugar comum quando referimos que “viajar” enriquece qualquer um mas é a pura da verdade. Não basta ler-se sobre este ou aquele país: há que senti-lo, olhar o seu povo com os nossos olhos, sentir os cheiros envolventes, perceber comportamentos, tentar entender a sua cultura, experimentar a sua gastronomia…Desse modo, descemos do pedestal da nossa arrogância em nos colocarmos (alguns) acima dos outros e percebermos que, afinal, todos fazemos parte deste mundo azul maravilhoso, onde nascemos, crescemos e morremos como parte integrante de um TODO. Viajar é acrescentar algo àquilo que já somos e quanto mais viajarmos mais ricos ficaremos de informações, de sensações, de experiências. Pelo menos eu sinto assim. Que pena não me saírem os euromilhões….

    Sobre a ARGENTINA, acho que têm muita sorte em passar aí bastantes dias. Dizem que a comida é ÓPTIMA, a música e a dança um verdadeiro MUST, a cultura popular muito interessante. Vocês depois dirão da vossa justiça. Volto a insistir, aproveitem para treinar uns tangos à maneira!

    Sobre o Uruguai, nadica de nada….Bom, há que aguardar o próximo post.
    Beijocas

    PS: eu, se fosse a vocês, estava a marimbar-me se a minha viatura pudesse parecer um arraial de StºAntónio, não quereria era correr o risco de pesada multa. Ponham lá os autocolantes psicadélicos e viajem em paz….

    • admin diz:

      aproveitando termos net à borla , respondo já!
      sobre os autocolantes : em 1º lugar , o JUIZ ( eu ! ) li na ”INTERNATIONAL CONVENTION ON ROAD TRAFFIC” a qual estipula , num dos seus inúmeros artigos, que o equipamento de um veículo deve estar de acordo com as regulamentações do país onde o mesmo está matriculado e não do país onde está em trânsito !!!!!!!!!! DONDE , SE ME CHATEAREM , LEVAM NO FOCINHO COM A CONVENÇÃO !!! ou alternativamente…..ponho os polícias na cadeia !!!eheheheheh

      sobre o carlos da gama , já todos notaram que é um comentarista especial , sem desprimor para com os outros , mas o estimado carlos da gama – – – – – que eu não tenho o prazer de conhecer pessoalmente- – – – tem sem dúvida alguma o dom de bem escrever !

      a argentina tem definitivamente a melhor carne do mundo , a par do uruguai mas infelizmente , como o orçamento não é elástico , não podemos ir diariamente a restaurantes , temos pois cozinhado frequentemente na AC ,compramos a carne nos talhos e supers.

      já agora….dedico-te o próximo post , acho que saiu bom , sobre buenos aires
      beijinhos

  6. estrela diz:

    EWHEHEHEHEH essa do Juíz ficou-te entranhada no sangue….
    Aqui para nós, assenta-te que nem uma luva…

Trackbacks/Pingbacks