ARGENTINA : A TRAVESSIA DE OESTE PARA LESTE…..

Depois das inesquecíveis paisagens do ACONCÁGUA , voltámos à

monotonia das cidades ……………….. monótonas , isto é , as cidades que se visitam num só dia – – – – – – – – – –  já contando com algumas horas de descanso !

A primeira foi MENDOZA e , conforme algumas outras , desiludiu-nos !

Muito pouco para visitar ( melhor dizendo , NADA PARA VER …..) , dificuldades em estacionar , enfim , dia e meio quase para nada…… ; está situada numa enorme , melhor dizendo , gigantesca zona vinícola ( talvez 1/6 do território português ) sendo que a casta mais conhecida e já agora , a melhor , é a tinta  MALBEC , mundialmente conhecida ; comprámos várias garrafas de vinho para quando chegarmos aos países onde o vinho é um ”luxo asiático” podermos acompanhar as nossas refeições da melhor forma…..

Mas , francamente , de MENDOZA , o melhor que vos podemos mostrar são imagens das vinhas…..

 

DSCN2257

 

DSCN2261

 

Seguiu-se uma das maiores ”pérolas turísticas” que os argentinos tanto apregoam mas que , afinal , não deixou de ser uma nova e enorme desilusão : VILLA GENERAL BELGRANO ; o que valeu é que o caminho para lá chegar é paradisíaco e as paisagens que vamos desfrutando ao longo dos kms são de encantar……; mas a vila  propriamente dita é um fenomenal barrete que passo a explicar : foi fundada por sobreviventes alemães de um naufrágio de um navio de guerra nas costa uruguaias nos idos anos 30 e hoje em dia , a maioria da população é de origem alemã tendo a vila o real aspecto de uma vila alemã…..; acontece que as incontáveis lojas de souvenirs com artigos alemães ”made in china” contam-se às centenas e , penso eu , ”matam-se” umas às outras devido à exagerada quantidade ; a mesma coisa se passa com os restaurantes alemães……..chovem por todo o lado !!!

Mas enfim , é literalmente um ”pedaço” da Alemanha jorrado na Argentina , sem qualquer interesse de maior…..; o que me surpreendeu foi o facto de eu ter lido ”maravilhas” em sites franceses sobre este local e afinal é um local mais do que desinteressante …….. é um local que é uma pura perda de tempo !

 

IMG_1701

 

IMG_1704

 

IMG_1708

 

IMG_1711

 

IMG_1716

 

IMG_1717

 

IMG_1719

 

IMG_1721

 

IMG_1723

 

IMG_1700

 

Mas as paisagens para chegar à VILLA GENERAL BELGRANO foram mais uma agradável surpresa ; já chegámos à fácil conclusão que a Argentina vale pelas suas extraordinárias paisagens , as cidades deixam muito……..muito a desejar !!!

 

DSCN2280

 

 

DSCN2281

 

 

DSCN2282

 

 

Entretanto fizemos uma experiência absolutamente inesquecível : atravessar um pequeno rio com a estrelita ………quase a nadar !!!

OH BEM QUE ISTO É UMA AVENTURA A SÉRIO OU BEM QUE É UM PEQUENO PASSEIO……. ; o relevante filme será em breve posto no youtube , entretanto um par de fotos da nossa última maluqueira…..

 

DSCN2275

 

DSCN2276

 

DSCN2277

 

 

Entretanto tivemos o privilégio de conhecer a maior autoridade argentina ( e um dos grandes experts mundiais ) de CONDORES : FABIAN RAMALLO ; um indivíduo que dedicou grande parte da sua já longa vida à recuperação do CONDOR ; no PARQUE NACIONAL DA QUEBRADA DEL CONDORITO , quando havia apenas já só cerca de 40 condores na Argentina , ele tomou a incrível decisão de transformar completamente a sua vida e dedicar-se a recuperar essa tão nobre ave ; o certo é que , passadas algumas décadas , a população argentina de condores apenas naquela área já soma mais de 600 exemplares tendo sido criado , com o seu esforço , o tal PARQUE NATURAL ; tivemos uma visita guiada à sua exposição e assistimos ”ao vivo e a cores ” a uma águia ser alimentada após um chamamento , algo absolutamente inédito ; este senhor possui um restaurante num miradouro fantástico e convidou-nos a passar lá a noite , contudo a nossa pressa não o permitia ; ele garantiu-nos a pés juntos que todas as manhãs chegam junto ao miradouro para cima de 20 enormes condores que vêem procurar os restos de carne do restaurante….. ; ficam as fotos mais relevantes :

 

DSCN2266

 

 

DSCN2267

 

 

DSCN2268

 

 

DSCN2269

 

 

Ficámos bastante arrependidos em não ter passado a noite no local……

Depois fomos a uma pequena cidade chamada ALTA GRACIA , a qual eu acredito que a esmagadora maioria dos leitores nunca tenha ouvido falar ; contudo tem alguma importância histórica pois foi aqui que ERNESTO ”CHE” GUEVARA passou uma parte significativa da sua infância ; fomos visitar a casa-museu onde ele viveu com os seus pais durante vários anos e a extensa exposição de objectos , documentos , etc não podia ser mais bem sucedida : adorámos !

Vejam algumas fotos significativas :

 

ALTA GRACIA (10)

 

 

ALTA GRACIA (13)

 

 

ALTA GRACIA (11)

 

 

ALTA GRACIA (14)

 

 

ALTA GRACIA (15)

 

 

ALTA GRACIA (20)

 

 

ALTA GRACIA (22)

 

 

ALTA GRACIA (16)

 

 

ALTA GRACIA (18)

 

 

ALTA GRACIA (21)

 

 

ALTA GRACIA (23)

 

 

ALTA GRACIA (6)

 

 

ALTA GRACIA (7)

 

 

 

ALTA GRACIA (1)

 

 

 

ALTA GRACIA (24)

 

 

ALTA GRACIA (3)

 

 

ALTA GRACIA (8)

 

 

ALTA GRACIA (9)

 

 

Depois seguiu-se a insípida SANTA FÉ , cidade com interesse muito reduzido = NULO , seguindo-se PARANÁ , onde o único local a recordar é a praça principal com a sua bonita catedral………FECHADA A 24 DE DEZEMBRO !!!

Foi onde passámos a consoada com calor e ……………….. bacalhau com natas , ah ! pois então ……refeição acompanhada com espumante , CLARO !!!!!!!!!!!

A caminho do BRASIL porque queremos fazer a passagem do ano em PORTO ALEGRE ou arredores, aliás na realidade , pensando bem , nem sequer importa onde !!!! – – – – – – – – – – – – -DESDE QUE O NOVO ANO NOS TRAGA MONTES DE SAÚDE , O QUE É QUE IMPORTA ONDE PASSAMOS A TRANSIÇÃO DE UM ANO PARA O OUTRO ???????????????

MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE ?????????????

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “ARGENTINA : A TRAVESSIA DE OESTE PARA LESTE…..”

  1. estrela diz:

    Olá, meninos, não vos falava desde o ano passado…ehehehe!

    Este post que colocaram é, para mim, excelente!Muito diversificado, muita qualidade fotográfica e muito interessante pelos assuntos focados. E deixem-me que discorde: acho, pelas fotos, que Belgrano é uma cidadezinha encantadora. Já visitaram outras bem piores (pelo menos pelas fotos apresentadas)e vê-se que é uma cidade limpa, organizada….até tem a celebérrima festa da cerveja bem publicitada no “catrapázio” de madeira, na pracinha. Gostei de ver. As casas, o seu formato à moda das da europa, também dão a sua beleza. Penso não errar, não estar muito longe da verdade, que Belgrano terá sido refúgio de muitos nazis que conseguiram fugir, depois do colapso da Alemanha, para a Argentina. Seria fácil aí esconderem-se, com a cumplicidade de compatriotas fiéis à doutrina, numa cidade e arredores bem próximos, culturalmente, das suas raízes. Para já, alguns foram capturados na Argentina…

    Depois, esse parque natural sobre os condores, é excelente. E logo que vi as primeiras fotos, lembrei-me daquele passaroco que identificaram como águia, nos primeiros posts da América do Sul. E disse para com os meus botões: Touché! A tal ave era um condor, sem dúvida. O mesmo porte, a mesma morfologia da cabeça, as garras, o bico….só a golinha não era alva, mas isso pode constituir uma pequena variedade desses bichinhos. Quanto ao resto, sobre o parque, muito interessante!

    Por último, a casa museu do Che. Nem vos digo, nem vos conto, mas eu tive sempre um fraquinho, na minha adolescência, por esse pedaço de mau caminho!!! Politiquices à parte, ele era um belo homem!Era, também, um sonhador e um ser humano incrível.

    Gostei de tudo o que escreveram. Até da ousadia da Marília!!!! Caramba, menina, a apalpares o homem dessa maneira…o que não dirá a tua mãezinha…ehehehe

    Beijinhossssss

    • admin diz:

      olá !
      v.g.belgrano peca por ser demasiado ”chinesa” tudo cheira a falso , a caça-turista , muito made in china , nada parece autêntico – – – – – – – ao contrário de outra localidade , esta no brasil , chamada gramado e sobre a qual irás ler posteriormente…. ; em v.g. belgrano é notória a descendência de alemães emigrados durante e após guerra , eles próprios evidenciam isso , portanto no surprise que tenha havido uma enxurrada de nazis…..
      sobre a tal ave , é verdade , afinal era um condor , nem uma águia como eu dizia nem um abutre como a magui dizia!
      a casa museu do che era muito mais completa do que eu mostrei mas enfim , não se pode fotografar e exibir tudo….
      beijinhos desde florianopolis com 35º !!!

  2. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, pelas fotos que, mesmo de paisagens e Cidades que diz “são uma desilusão” eu acho-as de rara beleza e ainda juntou um pouco de história, imagens do Che (que todos conhecemos) com a Dona Marília a ilustrar a história, sentada no banco com ele.
    A conservação e recuperação do Condor, também muito importante.
    Votos de bom ano com saúde e continuação de boa viagem.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      obrigado pelo simpático comentário, desejos de um bom ano para si !
      ainda bem que gostou do post
      um abraço
      david+marilia

  3. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Reportagens muito interessantes: sobre o condor (uma ave emblemática) e… sobre o “Che” Guevara!
    Não sou revolucionário, mas como gosto muito de história achei o vosso relato fora de série!
    Abraços
    João Firmino

  4. Joao Bizarro diz:

    Olá.
    Um conhecido vosso falou me de vós e desta vossa epopeia. Estou deslumbrado.
    Há 3 anos comprei una AC e comecei a dar as primeiras voltas por cá. Há 2 aventurei me pelo sul de Espanha. Este ano que passou percorri grande parte do norte de Espanha. Estou numa fase de embalagem e adaptação. Tenho 3 filhos pequenos e não me quero afastar em demasia. Bom este ano já será Suíça e França.
    Estão a fazer a viagem dos meus sonhos.
    Espero ter coragem e determinação que têm tido para todas estas viagens.
    agradeço vos os restem unhas e desejo vos as maiores felicidades.
    Boa viagem

    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá j.bizarro !
      muito obrigado pelo comentário e por nos seguir.
      realmente o mais importante é começar e você já começou , devagar,devagarinho mas já começou ! há quem tenha AC há muitos anos e nem seque PENSE em ir a frança ou à suiça , portanto você não só faz muito bem como deve continuar…
      as longas viagens fora da europa necessitam de vários meses e enquanto voc~e trabalhar tal será complicado , ainda por cima com crianças ; porém fique sabendo que há CENTENAS de franceses que viajam 1 ano pela américa do sul com 2-3 e 4 filhos pequenos , mas claro , em frança eles têm outras condições laborais diferentes das nossas…..
      que tenha força e vontade ( e companhia….) para ir realizando viagens cada vez maiores e …..mais complicadas !
      um abraço
      david+marilia

  5. jorge haas diz:

    BOM DIA CASAL TUDO CERTO COM VOCES??? ESTIVE EM PORTO BELO E VI O CARRO DE VOCES ACHEI MUITO LEGAL OU SEJA FANTASTICO E UM SONHO DE CONSUMO . MORO EM BALNEARIO CAMBORIU SEJA BEM VINDOS A SANTA CATARINA.

    • admin diz:

      olá jorge !
      obrigado por nos escrever e seguir a nossa viagem !
      infelizmente não pudemos parar em balneário camboriú embora inúmeras pessoas nos tenham dito que era um local incontornável , mas francamente……..qual é a praia no brasil que não é incontornável ???…..NÃO PODEMOS VISITAR TODO O BRASIL !!!!!!!!!!!!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks