ARGENTINA : BARILOCHE

Para a maioria dos leitores , BARILOCHE nada significa mas

para os sul-americanos  ( e talvez para os amantes dos desportos de inverno em geral ) essa palavra tem um ”som” especial , já que estamos a falar da mais conhecida estância de inverno na América do Sul !!! Mas BARILOCHE é sobejamente conhecida por outra razão : é a ”capital” do chocolate na América do Sul !!! As fábricas de chocolates são muitas e as lojas super-sofisticadas que os vendem das mais variadas formas e misturas são incontáveis….. ; o certo é que eu já estive muitas vezes na SUIÇA ( aliás vivi em ZURICH durante 4 meses ) e incontáveis vezes na ÁUSTRIA e nunca vi formas tão diversas e apetitosas de apresentar chocolate………..UMA VERDADEIRA PERDIÇÃO !!! Muita imaginação , misturas que nem sequer nos passariam pela cabeça , enfim…..é pena eu apenas poder olhar !!!

Toda a região à volta de Bariloche  ( o nome completo é SAN CARLOS DE BARILOCHE ) é extremamente bonita e frequentemente damos connosco a pensar se não estamos na realidade numa ÁUSTRIA ou numa SUIÇA , pois as casas em madeira , as montanhas com neve , as florestas de pinheiros alpinos , etc,etc confundem o visitante  ; passámos por pequenas cidades absolutamente encantadoras e de indescritível beleza, tais como EL BOLSÓN , EL HOYO, EPUYÉN, VILLA DE ANGOSTURA , etc e realmente , apenas quando atentamos aos pormenores menos atraentes ( lixo , cartazes , autocarros , etc ) é que realizamos que , afinal , não estamos na ÁUSTRIA ! Mas todas aquelas pequenas cidades são bonitas , existem centenas de restaurantes , há lagos maravilhosos por todo o lado , enfim , no inverno especialmente , deve ser uma loucura !!!

BARILOCHE é a cidade mais importante do extenso PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI , o mais antigo e talvez conhecido parque nacional argentino , com mais de 700.000 hectares….. ; nós percorremos largas extensões deste parque e as largas CENTENAS de hotéis e hospedarias comprovam a importância que este parque tem para os argentinos .

Para começar , nem sequer era suposto estarmos aqui , melhor escrevendo , virmos aqui ; o itinerário delineado e estudado ao pormenor ”mandava” que , de RIO MAYO-ARGENTINA atravessássemos a fronteira para o CHILE (novamente!!! ) subíssemos até CHAITÉN ( não confundir com EL CHALTÉN ) e aí tomássemos um ferry-boat até ao porto de PUERTO MONTT para finalmente começarmos a subir o CHILE até à capital SANTIAGO ; mas , por insistência da Marilia afim de evitarmos uma nova viagem de ferry e a obrigatória subida/descida da AC em planos inclinados = MAIS ESTRAGOS , mudámos drasticamente o percurso e continuámos na afamada RUTA 40 na Argentina , decidindo visitar a famosa BARILOCHE ; e em bom tempo foi a decisão tomada pois , depois de centenas de kms de fastidiosa e monótona PAMPA , eis de repente que a paisagem muda drasticamente e começam a aparecer ÁRVORES ( há semanas que não via-mos nenhuma….) , montanhas com neve , paisagens fabulosas , lagos maravilhosos , camionetas com muitos turistas , enfim , um outro mundo !!!

 

a caminho de Bariloche

a caminho de Bariloche

 

DSCN1821

 

 

DSCN1822

 

 

DSCN1828

 

 

 

DSCN1829

 

 


DSCN1838

 

DSCN1840

 

 

BARILOCHE não só está entre várias montanhas mas igualmente rodeada de maravilhosos lagos ; subimos a um dos montes , por um teleférico , o CERRO CAMPANÁRIO e de onde apreciámos vistas fabulosas :

 

DSCN1841


 

DSCN1844

 

 

DSCN1845

 

 

DSCN1847

 

 

DSCN1851

 

 

DSCN1852

 

 

DSCN1858

 

 

DSCN1872

 

 

DSCN1855

 

 

DSCN1867

 

 

 

DSCN1856

 

 

DSCN1855

 

 

E POR HOJE NÃO ME APETECE MOSTRAR MAIS………PASSEM BEM E TENHAM UMAS FESTAS ….MUITO FELIZES !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



18 comentários para “ARGENTINA : BARILOCHE”

  1. Cisfranco diz:

    É deslumbrante tudo quanto apresentam. E vc também estão óptimos. Bem se vê que esta magna viagem vos está a fazer bem.Boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      estamos bem e a recuperar lentamente dos azares sofridos , nada que o tempo não cure…..
      um abraço desde mendoza-argentina com desejos de festas felizes !
      david+marilia

  2. Fernando Bacalhau diz:

    CAROS AMIGOS
    CONTINUAMOS A VIAJAR CONVOSCO, APRECIANDO AS MARAVILHOSAS PAISAGENS QUE NOS APRESENTAM ACOMPANHADAS DE IMPORTANTES COMENTARIOS,MAS SENTADOS NO NOSSO SOFÁ.
    APESAR DOS DIVERSOS PROBLEMAS O MAIS IMPORTANTE É QUE DISFRUTEM O MELHOR POSSÍVEL E QUE SE MANTENHAM DE BOA SAUDE.
    UM FORTE ABRAÇO DA ANA E F BACALHAU

    • admin diz:

      olá amigos !
      gosto em vos ler e saber que estão bem.
      cá vamos ( cantando e rindo , como diria o outro….) e as semanas vão passando ; é estranho estarmos a atravessar a época natalícia com 35º C e vermos os pai-natal na rua a suar as estopinhas para a fotografia da praxe com as crianças…..
      um abraço para os dois e umas festas felizes com a família
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá meninos!!!!!

    Mas que rica vidinha, sim senhora!!! Paisagens deslumbrantes, de encher o olho….que matam algumas saudades da Suiça e da Áustria. Nem imaginava que iriam passar por aí, por Bariloche. Cadê as fotos com os chocolates???? Vejam se trazem alguns, caramba!

    Em boa hora alteraram o programa. Realmente, a mistura de montanha, floresta e lagos nunca dá errado. Sucesso garantido para qualquer fotógrafo. Duas das fotos sobre essa região já estão marcadas para eu tentar fazer uma coisinha. Vamos lá a ver para quando…

    Vocês estão com óptimo aspecto, o que nos deixa bem tranquilos. Ainda hoje comentei com a Raquel que estava preocupada com a subida das montanhas no Chile, pela altitude, estado péssimo das estradas e as inevitáveis complicações que podem advir pela medicação e os teus problemas de saúde. Tomem o máximo cuidado.Quanto à Marília, nunca a vi com um ar tão feliz, nas viagens, como agora.E esse casacão branco fica-lhe a matar!

    No próximo fim de semana devo voltar às terras frias….ehehehe….Onde pensam os meninos fazer a noite de Natal? Por cá, segundo a metereologia, vai estar um tempo supimpa! Parece que com temperaturas acima da média, sol,ao contrário do que eu gosto para esta quadra que é MUITO FRIO…NEVE…CÉU azul…SOL….

    Boas passeatas e vamos ligar-nos pelo skype na consoada. A Raquel trata disso.
    Beijocas

    • admin diz:

      hás-de ver paisagens de …..não poder fechar a boca de admiração : ACONCÁGUA…..
      a 1ª grande altitude passou-se sem problemas mas não sei francamente se os comprimidos para a altitude foram a razão……; subimos até aos 2400 m e dormimos 1 noite no meio de nada , apenas para nos aclimatarmos : acho que resultou !
      passar o natal com temperaturas altas é…….diferente , estranho !
      beijinhos

  4. Bom dia.
    Mais umas paisagens maravilhosas. Até eu que não tenho o prazer de vos conhecer, pessoalmente, reclamo pelas vossas notícias/documentários/fotos, quando passa uns dias a mais sem elas. Imagino os amigos de longa data. Continuem com Deus a vos proteger. Desejo-vos um bom Natal e um Próspero Ano 2016. Pois, eu também vou à aventurinha, na minha Olívia. Aventurinha, porque é uma viagem de 900 kms por terras portuguesas. Vamos passar a consoada em Penamacor, junto ao madeiro. Abraço para vocês. Felicidades!

    • admin diz:

      olá martinez !
      boa viagem até penamacor , creio que fazem o maior madeiro do país….
      desejo-lhe um santo natal e os melhores votos para 2016.
      um abraço e mais uma vez obrigado por nos seguir.
      david+marilia

  5. Olá Estrelas
    Chocolate é, também, uma das minhas perdições a que não conseguiria resistir…
    Uma vez mais a v/ reportagem e as fotos que a ilustram transporta os meus sentidos para paisagens idílicas. Procuro colocar-me no vosso lugar e uma leve sensação de liberdade e um enorme fascínio apodera-se de mim. Porque, de facto, é notável a v/ aventura.
    Bariloche parece ser, sem dúvida, um encanto. Isso é bem testemunhado pela expressão de felicidade da Marília nas fotos.
    Continuação de excelente viagem
    Abraço do CG

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      desejamos que tenha uma quadra natalícia com saúde junto dos seus e que 2016 lhe traga senão todos pelo menos alguns dos seus desejos.
      um especial abraço de agradecimento pelos seus super-amáveis comentários e pela sua assiduidade.
      tudo faremos para merecer o vosso interesse nos nossos futuros posts.
      david+marilia

  6. Aurélio Raposo diz:

    Meus caros amigos,foi com muito prazer que desfrutei das paisagens que nos vão oferecendo,desde já o meu obrigado,boa continuação e BOAS FESTAS.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      uma feliz quadra natalícia para si , com muita saúde.
      ainda bem que gostou das fotos.
      um abraço
      david+marilia

  7. José Godinho diz:

    16/dez/2015
    Olá companheiros,
    Continuo a deliciar-me a “acompanhar-vos” nessa fabulosa aventura.
    Até me parece patético entrar diariamente no vosso site, na expetativa de ser presenteado com as vossas notícias, quando sei que, obviamente, vocês não terão disponibilidade para tanto.
    Há 14 anos que pratico autocaravanismo, organizando metodicamente programas por toda a Europa, mas tenho de reconhecer que, embora enaltecidos por outros companheiros, não têm a dimensão do que vocês realizam.
    Daí a minha admiração e os meus parabéns.
    Deixo-vos um abraço com votos de que passem um Bom Natal e continuação de boa viagem.
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obrigado pelo simpático comentário ; na realidade nunca poderíamos escrever diariamente , aliás acho que não há nenhum blog de viajantes onde tal aconteça , pois então não faríamos outra coisa….; só fazer o upload das fotos do pc para o post , só Deus sabe o que isso às vezes demora quando a net é lenta !!! eu conheço várias centenas de blogs de viagens e , acredite , há quem escreva apenas 1 vez por mês…..
      a sua admiração e os seus parabéns ”obrigam-nos” a fazer cada vez mais e melhor !!!
      tenha umas festas felizes sobretudo com saúde , desfrute os seus passeios na sua ac sem percalços e …….aventure-se por paragens diferentes !!
      um abraço
      david+marilia

      • José Godinho diz:

        Companheiros,
        Grato pelos votos formulados, que retribuo.
        Sobre outras paragens além da Europa, há 3 condições importantes a considerar: os custos, o tempo disponível e, sobretudo, a segurança.
        Já tentei realizar uma viagem semelhante à que vocês vão fazer pela América do Norte, mas desisti quando me pediram 13 mil €, ida e volta, só pela travessia de barco.
        Apesar de estar reformado, os netos “não me permitem ” disponibilidades muito além dos 3 meses.
        Pela Ásia, nunca me passou pela ideia programar uma aventura, já que considero haver muita insegurança, apesar de – lendo as descrições que fazem dos países que já visitaram – até parecer relativamente fácil concretizar.
        Pode ser que um dia vos faça companhia!…
        Abraço
        Godinho

        • admin diz:

          boa noite josé godinho !
          se um dia nos quiser acompanhar- – – – – CLARO QUE SIM !
          se o tempo para si é limitativo então limitativa será a área geográfica que pode percorrer , já que é utópico pensar que pode ir à ásia e voltar em 3 ou 4 meses ( a menos que dê apenas um salto até à turquia oriental para dizer que já esteve na ásia…..) ; porém fique sabendo que a ásia é o continente MAIS seguro que existe , as várias viagens que já efectuámos por tantos países nesse continente assim o provam ( excepção feita ao paquistão , claro ! ).
          mas é claro que passear pela ásia nada tem a ver com as passeatas pela europa , o espírito de aventura é diferente , aliás TUDO é diferente…..
          quanto às américas, devido aos elevados fretes marítimos apenas se justifica uma viagem a tais paragens se a mesma for estendida pelo tempo e abranger variados países , caso contrário sai muito caro ; de qualquer modo , quando lhe pediram €13.000 estavam a tentar enfiar-lhe o barrete….
          desejamos que tenha uma quadra feliz e que o ano novo lhe traga bons e frutuosos passeios !
          um abraço
          david+marila

  8. Luis Almeida diz:

    Boa tarde companheiros!

    Então e as fotos dos ditos cujos chocolates?!

    As paisagens continuam espetaculares e vocês estão com um ar fabuloso.
    Cá continuamos a seguir a vossa odisseia, aguardando sempre pelo relato seguinte.

    Votos de um Feliz Natal e de um excelente Ano Novo de 2016 para vocês (e para todos os leitores deste site).
    Tudo a correr pelo melhor.

    Um abraço.

    • admin diz:

      boa noite estimado luís almeida!
      ainda bem que não se cansou de nos ler , é bom sinal !
      retribuímos os seus votos desejando que 2016 seja um bom ano para todos.
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks