ARGENTINA-LESTE E PATAGÓNIA ( 1 )
Entrámos na PATAGÓNIA depois de passarmos a cidade de VIEDMA e também depois de sermos , uma vez mais ,
controlados pelos serviços fito-sanitários argentinos , desta vez acompanhados pela GENDARMERIA NACIONAL ; tivemos uma …. maçã apreendida , mas a revista não foi minuciosa pois nem sequer entraram na AC ! mas sempre com muita simpatia e educação , à mistura com o declarado espanto de verem portugueses por paragens tão longínquas !!!
Mas o começo foi assim : saímos de BUENOS AIRES ( andando ao longo de DEMASIADOS kms a ver de perto horrendos bairros de lata ) tomando a auto-estrada com portagens insignificantes ( até eles aprenderem como se faz em Portugal , claro !!!) até à conhecida estância de veraneio MAR DEL PLATA , distante cerca de 450 km ; parqueámos na marginal , junto a um espectacular hotel de 5 estrelas chamado HERMITAGE , e como de costume , ninguém nos incomodou durante a noite ; obviamente , o wifi do hotel foi precioso !!! A praia principal sem dúvida que é espectacular mas , neste momento , estamos ainda longe da época balnear.
De manhã , resolvemos não descer a Vespa do descanso e em vez de partirmos à descoberta da cidade , alugámos um táxi negociando a passeata de quase 2 horas por € 9.00 em detalhada visita à cidade ……….. com guia privado !; é claro que MAR DEL PLATA vive essencialmente do turismo de verão e nesta época do ano ( início da primavera ) a maioria dos restaurantes e locais de diversão ainda estão encerrados ; como cidade é relativamente desinteressante , uma vez mais , é conhecida pelas suas belas praias , bons restaurantes de marisco , casinos , etc francamente o que nos ficou na memória foi a interessante TORRE DA ÁGUA , de cujo topo se avista uma bela panorâmica de toda a cidade .

a meio do século XIX um português desenvolveu e notabilizou a melhor zona de Mar del Plata , neste momento a mais sofisticada ; foi-lhe prestada a justa homenagem !
Mas antes que me esqueça , deixem-me dar-vos uma pequena ideia do conceito que os argentinos têm de ”auto-estradas” : podem ser atravessadas por RUAS (!!!) e caminhos de terra batida , protecções laterais = railes é algo que não existe e a separação entre as duas vias ……………………..apenas existe na nossa imaginação !!! A grande vantagem é que as portagens , além de escassas são muito baratas……
Fica na nossa mente sim , a paisagem das PAMPAS , com centenas de milhares de cabeças de gado a pastarem livremente e as entradas para as ESTÂNCIAS ( herdades ) cuja dimensão nem me atrevo a calcular , mas sempre de largos milhares de hectares !!! Embora algo cansativo , é uma experiência única andarmos largas dezenas de kms sem avistarmos qualquer aldeia,vila ou muito menos cidade !
Campo e mais campo e mais campo onde as vacas pastam livremente , guanacos aqui e acolá , por vezes muitos carneiros e ovelhas ( já estão tosquiados pois o pico do frio já lá vai…) , esta ou aquela lebre atravessa-se no caminho , de vez em quando esta ou aquela raposa cinzenta a atravessar a estrada , e outros animais que nos são desconhecidos em Portugal mas já nos começamos a habituar a vê-los por aqui . como por exemplo os CHOIQUES ( tipo de avestruz da Argentina ) ou MARAS , MARTINETAS , ARMADILLOS , etc,etc !!!
Seguiu-se depois de VIEDMA uma bela paragem de dia e meio em BALNEÁRIO EL CONDOR , o melhor local da ARGENTINA para se poderem admirar MILHÕES de PAPAGAIOS selvagens de deslumbrantes cores, aliás , esta é a maior colónia no mundo de papagaios selvagens !!! Fazem os seus ninhos nas rochas e o barulho que fazem chega a ser ensurdecedor…, mas isso pouco importa pois ficamos boquiabertos com tanta beleza….
Dormimos no local , em total isolamento , apenas e só rodeados de ………………….PAPAGAIOS !!! UM DESLUMBRAMENTO , UM PRIVILÉGIO !!! UM AUTÊNTICO REGALO PARA OS NOSSOS OLHOS !!!
Mais umas centenas de kms e surgiu a 2ª razão para efectuarmos esta viagem : PUERTO MADRYN e a celebérrima PENÍNSULA VALDÉS : PUNTA PIRÂMIDES , PLAYA EL DORADILLO , PUNTA DELGADA , PUNTA PARDELAS , PUNTA CANTOR , etc são locais ( CABOS ) que , para o comum dos mortais , nada significam , porém para os que têm o privilégio de os visitar , ali podem admirar : LEÕES MARINHOS , ELEFANTES MARINHOS , ORCAS , BALEIAS , GOLFINHOS , etc isto no que respeita à FAUNA MARÍTIMA ; no que respeita à FAUNA CONTINENTAL , pudemos ver GUANACOS ( espécie de lamas ), RAPOSAS CINZENTAS , MARTINETAS ( espécie de enormes galinhas do mato ), MARAS ( espécie de lebres gigantes da Patagónia ) , PELUDOS ( espécie de armadillos ) , CHOIQUES ( enormes avestruzes da Patagónia ) , etc além de belas e exóticas aves de todo o género !!! um prazer difícil de descrever e quase impossível de igualar !!! não fiz as contas contudo imagino pelos kms que percorremos , que a PENÍNSULA VALDÉS seja sensivelmente do tamanho do Algarve, ou quase.
A PENÍNSULA VALDÉS é uma extensa área de muitos milhares de km2 , reserva natural e área protegida , PATRIMÓNIO MUNDIAL desde 1999 ; propositadamente ali não existem estradas asfaltadas mas apenas estradas em RIPIO , o tal piso meio ondulado ( por vezes MUITO ONDULADO ) em terra batida com cascalho e que faz vibrar a AC por todo o lado com um barulho por vezes ensurdecedor !!! Desgraçada , sofreu horrores mas não tínhamos alternativa…..
Por razões de segurança e para grande infelicidade nossa , não nos deslocámos ao cabo mais a norte da península , designado por PUNTA NORTE ; acontece que na noite anterior a querermos lá ir , choveu a cântaros e os caminhos estavam demasiado enlameados , com receio mais do que fundamentado que a AC se enterrasse , desistimos de visitar a PUNTA NORTE , o único local onde as ORCAS ( por alguma razão designadas KILLER WHALES ) chegam à areia para caçar os elefantes marinhos juvenis de que se alimentam frequentemente……; aliás as ORCAS , de todos os animais acima descritos , foram os únicos que (infelizmente ) não vimos , com enorme pena !!

as fêmeas são indubitavelmente mais elegantes que os machos …..SEMPRE !!!…………………em qualquer espécie……….
Entretanto , noutra parte da península , num cabo chamado PUNTA CANTOR , tivemos o privilégio de admirar os elefantes marinhos :
Fizemos vários filmes muito interessantes , especialmente sobre os LEÕES MARINHOS e sobre os ELEFANTES MARINHOS que iremos posteriormente colocar no site.
A continuação da viagem para sul vai trazer-nos seguramente mais deslumbramentos pois já sabemos de muitos outros locais onde apreciaremos estes e outros tipos de fauna selvagem mas isso ……………..já é outra história !!!
Olá amigos:
Para começar vejo que está tudo a correr bem com vocês e principalmente com saúde.
Depois muito agradecido por poder viajar com vocês através de magnificas cronicas e fotos.
Um abraço e tudo de bom
olá eduardo !
obrigado por estar atento !
um abraço
david+marilia
Meninos, EXCELENTE, EXCELENTE, EXCELENTE!!!!!!!!!
Este post encheu-me as medidas, pela sua vertente natural. Acho que o interregno nas viagens aprimorou o discurso. Só um grande SENÃO: essa tua mania de escreveres com essa cor macaca que cansa a vista, apesar das queixas de muitos leitores e, sobretudo, minha. Mas vá lá, antes esta que o verdinho alface ou azul bébé que já utilizaste…
Vamos, então, à viagem. Vocês são, realmente, sortudos: pouca gente tem oportunidade de apreciar a vida selvagem dessa forma. Fiquei, tal como vocês, fascinada pelos papagaios que considero umas das aves mais belas e interessantes do nosso planeta. Quanto aos leões marinhos, coitados, não têm culpa de serem assim tão feios – prefiro as focas, pela beleza e simpatia – e em relação às baleias, sem dúvida um espectáculo de força e energia a polvilhar os mares. Pena que não tenham visto nenhuma Orca. Essa sim, um diamante trabalhado que, apesar do volume e peso, movimenta-se com graciosidade e tem uma coloração fantástica e um focinho lindo. Mas pode ser que ainda venham a ter um desses encontros imediatos com uma ou outra.
Quanto aos outros bicharocos, adorei as vaquinhas castanhas que, apesar do tamanho, são super fofinhas e simpáticas. Não há dúvida, vocês tiveram muita sorte com essa primeira fase da viagem!
Para finalizar, não percebi aquela história da maçã apreendida…
Na última foto, a Marília está linda; quanto a ti, ao deixares essa dúzia e meia de pelos no beiço e na cara, mais pareces um mexicano… ehehehe…Esqueceste as lâminas em casa???
Beijinhossssssssss
gosto de variar os posts com diferentes coloridos nos textos !
vão-se seguir mais posts com outros animais , fica descansada….; quanto às orcas , raro o dia que nós não lamentamos não ter ido à tal punta norte , por causa do muito mau piso ; mas repara que ter lá ido não significa automaticamente que iríamos avistar orcas , embora seja o local onde mais aparecem ( umas horas antes de termos estado em punta cantor , a guarda-parques informou-nos que tinha passado muito perto da costa um grupo de 6 orcas…..; ora o que acontece é que elas vão literalmente à praia, mesmo junto à areia , caçar os leões e elefantes marinhos bébés ou juvenis , quase indefesos , e depois é um espectáculo ver como ficam aflitas para voltar para o mar , com aquele enorme corpanzil…..; ora acontece que elas percebem/presentem quando há na areia leões ou elefantes marinhos juvenis , donde não é certo que se avistem sempre ! não foi possível e agora não será mais possível pois tanto para sul acho que elas não vão !
para entrar na província da patagónia não se podem transportar quaisquer tipos de vegetais , carne , lacticínios abertos , etc o controle chega a ser muito severo , afim de não deixar entrar certas doenças ; nós sabíamos de tal , deixámos 1 maçã para trás para …………testar o sistema !
a marilia está sempre linda , para compensar eu estou sempre feio !
beijinhos
Obrigado por nos porem a viajar convosco. Ler as vossas crónicas faz-nos imaginar em viagem por essas terras longínquas. Hoje dei por mim na imensidão desértica dessas terras do sul.
Bem hajam
olá manuel !
então pelos vistos o objectivo foi alcançado ! ainda bem !!!
um abraço e obrigado por nos acompanhar
david+marilia
Obrigado amigos por nos continuarem a presentear com tão excelentes reportagens!
Um abraço e boa viagem
João
olá joão !
ainda bem que foi do seu agrado.
um abraço
david+marilia
Caros amigos
Em 1º lugar vc parecem em muito boa forma e depois conseguem surpreender-nos cada vez mais. Com que mais nos irão surpreender? Não tenho palavras para adjectivar esta reportagem da v apaixonante viagem. Divirtam-se e obrigado pelo que nos proporcionam conhecer.
Abraço
olá cisfranco !
estamos realmente bem de saúde.
obrigado pelo simpático comentário e haverá mais posts do género.
um abraço
david+marilia
Olá Viajantes
Gosto sempre dos vossos posts,mas estou encantada com este pelas belas fotos. Sou uma amante da natureza e da vida animal,por isso adoro tudo o que com estes temas esteja relacionado. As fotos estão todas maravilhosas mas os papagaios e as baleias para mim,são as mais giras embora os leões marinhos sejam engraçados.Quanto a vocês estão muito giros os dois. Beijinhos e continuação de boa viagem.
olá prima !
já calculávamos que irias gostar ; haverá mais do género…..
beijinhos
Olá Companheiros
Não se é só rico quando se tem muito dinheiro e ainda bem, saber aproveitar de tanta coisa maravilhosa é um privilégio. Obrigada por partilharem porque também nós ficamos com a alma cheia.
continuação de boa viagem.
um abraço
olá m.j. !
seja bem aparecida!!!
obrigado pelo simpático comentário , na realidade nós pensamos dessa maneira : aproveitar a 110% …
um abraço
david+marilia
The journey seems to go perfect. New impressions, especially from nature. The sea shore is very impressive , the sea annimals also ( the last picture excluded). My problem is that translate doesn’t funcion , so that I can read the texts in portugese. I have to copy to google translate .
Keep going and send us your precious experiences .
Big hug and take care,
George & Aphrodite
hi george+aphrodite !
sorry that the automatic translater is not functining properly , I’ll see what I can do.
we are fine , almost reaching ushuaia…..only about 1.500 kms left !!!
big hug
david+marilia
Están haciendo uno de mis soñados y futuros viajes…
Gracias por las fotos y el relato.
Suerte.
hola amigo !
seguramente si luchas mucho un dia tus suênos seran realidad !!!
suerte y salud para ti
david+marilia
Olá, David e Marilia
Mais uma vez um relato impressionate, com belas fotografias da fauna local.
E gabo a vossa capacidade de, além de tanto viajarem e visitarem tantos locais, arranjarem sempre tempo para, em frente ao computador, nos transmitirem fielmente o que vai sendo a vossa aventura!
Um abraço
João Firmino/CAB
olá j.firmino !
muito obrigado pelo simpático comentário.
conforme já disse um par de vezes anteriormente , escrever os posts e sobretudo publicar tantas fotos exige um enorme esforço , um precioso tempo que retiramos ao nosso descanso !!!especialmente quando a internet é lenta , as horas são muitas para se fazer um post em condições……………..e depois há quem não aprecie , não é o seu caso , claro !
um abraço
david+marilia
Olá companheiros David e Marilia,
Quando penso que tal já não é possível, eis que vocês me continuam a surpreender com fotos espetaculares de paisagens incríveis.
Obrigado pela partilha.
Lamento a maçã apreendida. 😉
Um abraço,
LA
olá luís !
ainda bem que conseguimos o nosso objectivo !
seja bem aparecido . um abraço desde a patagónia , com pinguins à vista !!!
david+marilia
Lugares incríveis.
Belíssimas fotos.
Adelante chicos.
olá josé !
apetece-me dizer : muchas gracias !!!
um abraço
david+marilia
Olá meus queridos!
É sempre um enorme prazer ler as vossas reportagens e deleitar-me com as fotos!
Como já outros disseram é realmente um modo de viajar convosco, podendo assim
acompanhar-vos, de certo modo, e aproveitar o que de belo vão encontrando.
Agradeço muito o esforço que fazem a colocar isto tudo no site. Sei que é bem
trabalhoso e ainda por cima com net lenta. Nos últimos posts não vos escrevi,
por falta de ocasião, pelo que me penitencio. Sei que gostas sempre de feedback.
Para a Céu, gosto realmente de Mah-Jong mas nunca jogo a dinheiro. Só pelo prazer
de jogar, pelo que nos faz pensar e memorizar as peças que vão saindo… E sim
levarei o jogo numa próxima oportunidade.
Voltando a vós, desejo que tudo continue a correr tudo pelo melhor.
Desconhecia essas proibições com os víveres frescos, mas dado os motivos faz
algum sentido. As pragas que já cá chegaram!…
Adorei as fotos dos animais todos, sem excepção, todos considero bonitos e
invejo-vos por poderem admirá-los ao “vivo e a cores”:)
Abraços, beijos e até breve. Bons avistamentos e continuação de bons posts.
Já agora agradeço o muito trabalho e tempo que vos dão…
olá minha querida !
já tínhamos comentado a tua prolongada ausência….
ainda bem que gostaste do post , outros se seguirão de calibre parecido!
realmente ver todos estes animais ”ao vivo e a cores” nada tem a ver com o zoo…., neste sentido é verdadeiramente um privilégio !
estamos bem , quase na ponta da argentina , só faltam 1.000 kms !!!
beijinhos
Boas Caros Viajantes
Ligeiramente não presente (para amenizar a “coisa”), porém atento leitor e fervoroso acompanhante de tão épica epopeia autocaravanista.
Reforçando o que outros já tiveram oportunidade de referir, continua felizmente a verificar-se uma feliz propensão para uma permanente capacidade para nos continuarem a surpreender, quer com o escrito, quer com o esplêndido registo fotográfico.
Continuação de boa aventura
Abraço
olá j.f.
simpático comentário que , naturalmente , muito agradecemos.
esperamos que goste do próximo post , algo semelhante ao último.
um abraço e desejos de saúde
david+marilia
Olá vizinhos!
Quando passaste a descrever as Pampas pensei que estava a ver um programa do National Geographic…Mas depois acordei! Para quem só vê essa animália toda na TV, fica com a ideia de se tratarem de zonas protegidas e devidamente cercadas para impedir 2 Tugas aventureiros, de por elas adentrarem para passear, pernoitar e tirar fotos.Ver os programas na TV dá a sensação de missão impossivel e de muito distante, mas depois, vemos as fotos da vossa AC e sentimos que estamos lá! Só falta mesmo o cheiro da terra e da brisa marinha…
Eu por cá vou cuidando da minha bicharada e visitando o vosso “junior” que ontem voltou a fazer-me uma grande festa.Levanta as patas até aos meus ombros para me dar umas lambidelas nas fuças e dar uns abracinhos. Claro que me suja toda e arranha os braços e pernas. Aquele é uma ternura demasiado ansioso por ternurinhas, mas também muito bruto no modo como as dá. Os diospiros foram cosidos em calda de açucar e as azeitonas estão a ser tratadas.
Gostei da ultima foto pois a minha amiga tem uma expressão muito serena, como só ela sabe ser.
Beijinhos para ela! Para ti só quando retirares esse piaçaba da cara…hihihihi
olá querida amiga !
ainda bem que gostaste do post.
por que às vezes és simpática………dedico-te o próximo post , é só esperares mais um pouco !
os animais que se podem admirar estão normalmente em parques naturais do tamanho do……alentejo , mas fora desses parques e por todo o país , podes ver ao longo das estradas quase todo senão todo o tipo de fauna terrestre , tal o tamanho das herdades ( na argentina chamadas ”estâncias” )
o washington , sabemos qua está muito carente , ele dedica-se a toda a gente…, no entanto não há pastores alemães meiguinhos como os teus gatinhos…!!!
beijinhos e porta-te bem!!!
Simplesmente fantastico!
Fotos incríveis… Tanta beleza natural!
Curioso pelo que ainda virá!
Abraço
olá moreira !
obrigado pelo simpático comentário.
entretanto , e também para seu deleite, já saiu outro post semelhante….espero que goste!
um abraço
david+marilia