AS BELAS PAISAGENS E OS MAUS HÁBITOS

Domingo,3 de Abril de 2011

Perfeitamente dentro do programa planeado,decidimos acampar junto ao mar,numa praia nos arredores de ISTANBUL

MAR DE MARMARA- - - - - mais calmo não podia estar.........

num final de tarde cinzento e meio chuvoso,mesmo a pedir um bom jantar e um longo descanso.Não nos apetecendo comida turca,vamos (quero dizer,a Marilia vai ) cozinhar um bom ” spaghetti alla bolognese”,o qual vai ser o nosso jantar.

Estamos tristes,estamos com a moral muito em baixo,pelo assalto sofrido à nossa casa ; parece que uma grande parte da vontade de viajar se foi,MAS NÃO VAMOS DESISTIR DA VIAGEM !!!Passámos praticamente todo o dia de ontem (hoje já são 4/4/2011) em incontáveis contactos com as autoridades,técnicos de impressões digitais,securitas,etc,etc para tratar de toda esta ”cena”,e estamos verdadeiramente cansados !!! Já há pistas muito concretas sobre os autores da …..façanha,e por agora é tudo o que nos resta dizer sobre o assunto…………

QUEREMOS AGRADECER A TODOS OS QUE MANIFESTARAM,DE UMA OU OUTRA FORMA, A SUA SOLIDARIEDADE E NOS INCENTIVARAM A CONTINUAR ESTA AVENTURA.ACHAMOS QUE UMA BOA FORMA DE VOS AGRADECER E AO MESMO TEMPO DE NOS DISTRAIRMOS,É EXACTAMENTE CONTINUARMOS NÃO SÓ A NOSSA AVENTURA MAS PRINCIPALMENTE OS NOSSOS RELATOS,POR MUITO BÁSICOS QUE SEJAM.

Sempre que atravessamos as planícies italianas,quer no norte quer no centro do país,não podemos deixar de nos extasiar com a beleza dos seus campos esmagadoramente cultivados com árvores de fruto ; nesta travessia e durante muitas e largas dezenas de kms ficámos encantados com os ……biliões de pessegueiros em flor,repito largas dezenas seguidas de kms com pessegueiros de um e outro lado da estrada,a perder de vista ,uma cultura verdadeiramente intensiva,apenas aqui e acolá interrompida com alguns milhares de macieiras ou pereiras. Aparte da beleza visual,algo que igualmente chama a atenção é o facto de os campos estarem imaculadamente cuidados,tudo muito alinhado,sem grandes pedras ou silvados visíveis; lixo ou plásticos???nem pensar nisso !!!pneus abandonados???nãh,também não!!!Dá gosto ver e faz-nos pensar que afinal a agricultura até é capaz de ser rentável se se souber como,com quê e por quem………..NÃO DAVA PARA FAZER ALGO SEMELHANTE NO ALENTEJO,por exemplo ?????

Chegados à TURQUIA e andados cerca de 200 km , o que vemos ??? triliões de sacos e garrafas de plástico por tudo o que é bermas de estrada e valetas ; montes de lixo urbano e lixo de obras  por todo o lado : impossível andar 1 km sem os ver…….; um desmazelo gritante de quem não se importa minimamente com o ambiente.

A harmonia das cores das casas campestres italianas- – – – – – predominantemente ocres,dando um tom bucólico e uniforme à paisagem,contrasta gritantemente com o emaranhado de cores das casas turcas : um espectro difícil de imaginar,algumas tão berrantes e feias que só nos dá vontade de congratular os donos por tão rara e difícil escolha……; para ajudar ou se se quiser,para compor o ramalhete,não existe de certeza absoluta um departamento de urbanismo nas câmaras locais,pois os tamanhos das casas variam entre as MUITO GRANDES e ,encafuadas no meio,outras MUITO PEQUENAS,tipo…..BARBIE!!! Em todas se vê a tradicional parabólica ao lado do tradicional aquecimento solar de águas sanitárias,tudo muito……”anos 70 ou 80”! O trânsito continua desordenado como antes,a sujidade impera por todo o lado,já conseguimos descortinar um par de turcos…….sem bigode,enfim- – – – – – – – – – -it’s just the  same good old turkey !!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



5 comentários para “AS BELAS PAISAGENS E OS MAUS HÁBITOS”

  1. António Cozinheiro diz:

    Não obstante, o contratempo ocorrido, desejo sinceramente a continuação duma boa viagem.
    Saudações autocaravanistas.

    António Cozinheiro

  2. decarvalho diz:

    Força moral….e sempre em frente!
    um abraçao

  3. estrela diz:

    Quando descreves a travessia da Itália e falas desses campos e casas, penso que te estarás a referir à Toscana. É a região mais cromática da “bota”. Por essa razão,os grandes pintores clássicos tinham essas belas paisagens como fundo.
    Sobre a Turquia, não me posso pronunciar pois não conheço ainda.
    Quanto ao astral, compreende-se o estado de ânimo em que se encontram, mais que justificado, o esfriamento em relação à viagem mas…melhores dias virão e vocês têm tanta gente do vosso lado que isso deve dar-vos força para continuarem.
    Continuação de boa viagem
    Beijocas

  4. Olá Marília e David
    A tua descrição da viagem daqui até à Turquia… está muito ”sintética”…
    Lembro-me que li a tua ida pela Grécia… o Barco de Ancona até à Grécia… e a entrada na ”burocracia” da Turquia que… a exemplo do que aconteceu comigo tempos após… foi ”um ápice”…
    Entendo que o que se passou nas vossas coisas… te tenha ocupado… mas… espero faças o teu ”diário de viagem” ainda que por razões práticas o não publiques já…
    Em Istambul ficaram no Parking a 200 mts da Kotovia… junto ao Mar de Mármora?
    O meu abraço e vão aproveitando o dia a dia.
    António Resende

  5. admin diz:

    olá antónio,
    como deves calcular,depois do que aconteceu à nossa casa a nossa….”veia inspiradora” não é lá muito alta,mas pouco a pouco iremos recuperar a moral e escreveremos mais e melhor- – – – – – – – podes estar certo !!!
    um abraço
    david estrela

Trackbacks/Pingbacks