AS ESCOLTAS E O DINHEIRO

A exemplo do que foi feito anteriormente aquando da nossa viagem pelo CÁUCASO e ÁSIA CENTRAL,satisfazemos a curiosidade de muitos quando mostramos

como são as notas do dinheiro que circula em cada país ; assim,as notas do PAQUISTÃO ( COITADINHAS,VELHAS ,SUJAS E MAL CHEIROSAS…..)têm este aspecto solene,a moeda chama-se RUPIA PAQUISTANESA e neste momento 1 usd=85 rupias :

Quanto às escoltas a história tem o seu quê de engraçado; tudo começou em ZAHEDAN  quando um qualquer oficial da polícia me questionava insistentemente( eventualmente pensando que eu queria ”emigrar” para o vizinho AFEGANISTÃO….) tendo-me às tantas perguntado a minha profissão e eu como me dei muito bem com esta inocente mentira na ÁSIA CENTRAL respondi-lhe ……..VAKIL (que significa juiz); muito bem ,agradeceu-me muito ,muitas vénias e salamaqueques,e eis senão quando no dia seguinte tenho uma escolta armada até aos dentes ,não dentro da AC mas em jeep da polícia,prontos a abrirem caminho à minha frente; claro que não me fiz rogado e para encurtar a história só vos conto que passados mais de 1000 km percorridos já perdi a conta exacta às escoltas personalizadas que me fizeram,algumas com sirene e luzes,mudando a cada 30 ou 40 km,excepto hoje em que percorri cerca de 350 km e tive ”direito” a 3 escoltas mas especiais : COMANDOS DA POLÍCIA COM TURBANTE E T-SHIRT NEGRA ESTAMPADA COM ”NO FEAR”………………….,KHALASNIKOV E GLOCK 9MM À CINTURA!!!!!!!!! LÓGICO QUE TENHO ”N” FILMES PARA VOS MOSTRAR POIS  CADA ESCOLTA ERA POR MIM FILMADA PARA CONTENTAMENTO DOS ”ARTISTAS”!!!!!!! Chegava na realidade a ser como nos filmes pois a cada paragem,como por exemplo para abastecimento de combustível ou para tomar um refresco,eles rodeavam a AC e,de armas aperradas com ar de durões não deixavam vivalma aproximar-se da ”estrelinha”.

 

 

Depois houve-os assim…..

 

 

Depois começou a sofisticação……..

ATÉ QUE COMEÇOU A APARECER A ”CAVALARIA” E A ”ARTILHARIA PESADA”………

Das dezenas que me têm acompanhado nestes últimos 3 dias nenhum falava minimamente inglês,o que me deixava muitíssimo curioso de tanta………………dedicação ao turista ! Até que aleluia!!! finalmente hoje apareceu um que falava razoavelmente e eu fiquei a compreender tudo muito bem : É QUE EU FUI CONSIDERADO V.I.P. POR ALGUM MANDA-CHUVA E QUE DEU PRECISAS INSTRUÇÕES PARA QUE NÃO ME LARGASSEM NOITE E DIA UM SÓ MINUTO QUE FOSSE ATÉ SAIR DO PAQUISTÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!Francamente,não era necessário tanto incómodo,afinal……………………….sou um simples juiz !!!……………………

BOM TERIA MUITA GRAÇA SE NÃO FOSSE DEMAIS E REALMENTE JÁ É DEMAIS !!!!Hoje,chegado a MULTAN havia ordens expressas do comandante -geral da polícia para eu não dormir na AC ou ficava no hotel de 5* RAMADA MULTAN ou seguia viagem em direcção a LAHORE sempre acompanhado por escolta ; ora como LAHORE ainda dista cerca de 400 km de MULTAN, eu recusei e decidi aqui ficar; ainda insisti que gostaria de dormir na ”estrelinha” mas foram inflexíveis : you are a VIP and we are responsable for your security and safety therefore you may not be left alone at any moment…..!!!!!!!!ORA BOLAS PARA A SECURITY , JÁ ENJOA…….

O ridículo chegou ao ponto de ,como a AC não cabia no parqueamento do hotel,teve de ficar no exterior a cerca de 100 metros; tirei o indespensável para a noite e ao fazer o check-in verifiquei que me tinha esquecido da carteira no cofre; ao querer voltar à AC para a ir buscar,lá veio um chui que estava à porta e fez questão de me acompanhar à AC,REPITO A UNS MEROS 100 METROS,de khalashnikov em punho…..!!! Tudo isto se tem passado desde QUETTA, todas as patrulhas já sabem quem sou,são avisadas de cidade para cidade por telemóvel : é ridículo !!!!

Na noite passada ”obrigaram-me” a dormir às portas de uma……………………………….cadeia,e para meu desconforto puseram um desgraçado de um polícia sentado  TODA A SANTA NOITE NUMA CADEIRA DE PLÁSTICO À PORTA DA AC AGARRADO À SUA ARMA………

DE RESTO DORMIR À PORTA DA POLÍCIA JÁ FAZ PARTE DOS MEUS HÁBITOS…….

vou dormir que já são horas………………..INTÉ !!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



7 comentários para “AS ESCOLTAS E O DINHEIRO”

  1. Armindo Santos diz:

    Só lhe quero dizer que é uma delícia acompanhar as suas descrições. Não perco por nada. Faço figas para que tudo lhe corra muito bem!

    • admin diz:

      muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
      só preciso de mais …….7 meses de SORTE!!!!
      UM ABRAÇO
      david estrela

  2. Manuel Vitorino diz:

    Meritissimo Doutor Juiz…..
    só estes relatos para me fazerem rir.
    Acho que o próximo passo, é publicar um livro com os fabulosos relatos das vossas viagens.
    Cuidado, nada de se perder por aí, agora que a Marilia não está.
    E volto a dizer, se fôr preciso alguma coisa da minha parte, é só dizerem…espero que a meio da próxima semana, a minha mobilidade já seja bem superior á quase imobilidade actual.
    Um abração

    • admin diz:

      olá antónio,
      folgo em saber que estás a melhorar!
      no site nem TUDO se pode contar,como imaginas…….
      aqui o SIS (curiosamente a mesma sigla que utilizamos aí) SABE TUDO- – – VÊ TUDO- – – ; hoje vou fazer a última etapa neste ”paraíso” de multan para lahore e depois será a tão almejada entrada na india!!!
      ontem aqui o ”meritíssimo” quis ir à AC (pois estou num 5* em multan,e a estrelinha está parqueada a 150 metros do hotel) buscar comprimidos e eles nem estiveram com meias medidas : não sai sem…..ESCOLTA !!!!!! E AÍ VOU EU COM UM CARAMELO AO MEU LADO DE KHALASHNIKOV PARA ANDAR 150 METROS !!!!só aqui !!!!!!!!!!!!!!!!!
      um abraço
      david estrela

      • Manuel Vitorino diz:

        Meritissimo…
        qualquer dia, vai ser a nossa sina neste cantinho á beira-mar (ou do precipicio…) plantado…
        Ou andar armados até aos dentes, ou acompanhados de quem assim ande.
        Continuação de boa viagem e bons relatos

        • admin diz:

          manuel vitorino,desculpa ter-te trocado o nome , chamei-te antónio…………….podia ser pior !
          um abraço
          david estrela

          • Manuel Vitorino diz:

            Mas como o meu nome é Manuel António…….está sempre certo
            Um abraço

Trackbacks/Pingbacks