AS ESTRADAS DA UCRÂNIA

Não tinha planeado fazer um post deste género ou com este título porém as vicissitudes e enormes sustos que passámos

durante a travessia integral deste país , de que tanto gostamos , a tal nos obriga , é o nosso minúsculo contributo para que se, utopicamente, algum responsável alguma vez vier a ter conhecimento deste post , TENHA VERGONHA NA CARA e mande fazer algo pelos principais eixos rodoviários deste bonito país ; deixo-vos variadas imagens que falam por si e haverá vídeos na respectiva secção ainda mais elucidativos ! É claro que nas fotos não é fácil aperceber-mo-nos da profundidade de alguns buracos mas, garanto-vos , alguns assustam !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se pense que foram apenas umas dezenas de kms com a estrada neste estado : foram várias CENTENAS !!! Algo está verdadeiramente errado com o responsável das estradas da Ucrânia pois é absolutamente IMORAL terem deixado chegar a esta lastimável situação ; a única coisa decente que construíram afinal foi uma espécie de auto-estrada LVIV-KIEV por causa do CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL DE 2012 ao qual viemos assistir, mas mesmo esta tem inúmeros defeitos……; uma outra mas bastante mais pequena é um troço , construído pelos russos (creio eu ) que vai desde KIEV quase até á fronteira com a Rússia………………e mais nada !!!

 

 

 

 

 

A vizinha ROMÉNIA , país muito mais pequeno e mais pobre, quase sem recursos naturais ao contrário da Ucrânia , tem estradas incomparavelmente melhores , não tem auto-estradas mas tem estradas de alta qualidade especialmente no sul , ao norte um pouco piores.

 

 

 

 

 

 

 

Estradas assim , só nos lembramos de algumas no LAOS ,GEORGIA ,  AZERBAIJÃO, ÍNDIA e PAQUISTÃO mas , caramba , a UCRÂNIA está na EUROPA !!! embora em estradas pareça estar no coração de ÁFRICA ……..

 

 

 

 

 

Tenho muitas mais fotos pois ao todo foram tiradas cerca de 80 fotos mas pelas que mostro já dá para terem uma boa ideia do enorme sacrifício que é conduzir nestas ”picadas” a que os ucranianos já estão tão habituados pois não estranham e riem-se muito quando estamos a fotografar os pavimentos deteriorados…. ; lamentavelmente , eles também são culpados pois nada fazem para pressionarem o governo a tomar medidas concretas , e até podiam fazer algo como por exemplo boicotar algumas eleições ou fazer barricadas de estrada , etc ….. Mas mudar a mentalidade deste país vai levar no mínimo 1 geração pois a influência soviética ainda é enorme , vê-se no dia-a-dia ; e depois têm coisas que não lembram ao diabo , como por exemplo , frequentes PASSADEIRAS PARA PEÕES………………………na única ”espécie” de auto-estrada que liga LVIV com KIEV , digo espécie porque aqui e acolá é interrompida por pedaços de estrada normal , isto é , pavimento cheio de buracos ; depois não há na maioria do percurso nem faixa central separadora nem faixas brancas laterais , nem faixa divisória tracejada , depois 2 faixas para cada lado- – – – tudo bem , mas de repente PUMBA ! acaba uma delas e passa a ser uma faixa para cada lado , etc, etc, etc : O QUE VALE É QUE É GRÁTIS !!! Mas as ditas PASSAGENS PARA PEÕES são um autêntico atentado de estupidez , devia ser erguida uma ”estátua” ao atrasado mental que se lembrou de tal idiotice pois é simplesmente aterrador ver carros a 100 e 120km/hora a passarem ENTRE AS PESSOAS que estão a atravessar a ….auto-estrada a pé, algumas com carrinhos de bébés !!!!!!!!!!!!!!!! SIMPLESMENTE SURREAL !!!!!

Apanhámos imensos sustos e tememos variadas vezes pela ”saúde” da estrelita , vamos a ver se ela não ficou com mazelas….. , mas ninguém nos obrigou a vir até aqui  portanto só nos podemos culpar a nós próprios………..I N T É …………………..MOSCOVO ESPERA-NOS !!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “AS ESTRADAS DA UCRÂNIA”

  1. estela diz:

    O vosso relato faz-me ter VERGONHA do que vou escrever, mas aqui vai: a minha rua, em plena Lisboa, próxima à “catedral” do glorioso, junto a uma escola secundária e perto do externato Marista, etc, etc, está assim! As jantes sofrem danos, somos obrigados a passar para a faixa contrária para evitar os buracos e o nosso rico dinheirinho dos nossos farfalhudos impostos apenas engorda os bolsinhos desta cambada! Mas….cala-te, boca, que ainda vais dentro!E lisboa está, em muitos locais, assim…
    Espero os vossos relatos de Moscovo.
    Cuidado na condução para não molestarem a Estrelita.

    Beijocas

    • admin diz:

      não há que ter medo de dizer o que pensamos!
      o problema com as estradas na Ucrânia é que forçosamente temos de utilizar esta ou aquela , não há alternativas e essa rua em Lisboa se calhar tem alternativa…ALÉM DISSO A CÂMARA MUNICIPAL PAGA OS ESTRAGOS NOS CARROS CAUSADOS POR MAUS PAVIMENTOS , ali….não !
      beijos

  2. Dmsmoreira diz:

    Olá viajantes,

    Mas que belos exemplares do que são boas estradas… Veio-me logo á memória os vides do Paquistão!!! 🙂

    … E as fotos do que há de bom e bonito?

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      as fotos do que há de bonito na Ucrãnia foram publicadas em posts anteriores aquando das outras 2 visitas que fizemos a este país.
      um abraço
      david+marilia

  3. Luis Sousa diz:

    Olá Amigos!

    Já andava preocupado com a falta de notícias…..

    Não conhecendo o país em questão, sei bem como são as estradas, sou um consumidor compulsivo dos vários vídeos que circulam pela net sobre o trânsito nos países da antiga URSS…..Pelo que tenho visto, não podem esperar melhor na Rússia, infelizmente.

    Abraço e continuação de boa viagem!

    • admin diz:

      nem sempre pode haver notícias frescas…..
      na Rússia também há estradas muito más conforme constatámos na anterior visita ; vamos a ver agora na SIBÉRIA…..
      um abraço
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Olhem, escrevi logo um comentário mal colocaram este último post sobre as estradas. Não percebo porque não apareceu. Se calhar foi devido às críticas pesadas que fiz sobre as ruas de Lisboa, os (…) incapazes e onde dizia que seria melhor ficar calada antes que fosse dentro! À cautela (ehehehe) não vou repetir…
    Estou ansiosa pelas novidades de Moscovo.
    De cá, já despontam 2 favolas, não tarda começa a morder…

    Beijocas

  5. Olá companheiros
    Realmente não é aceitável estradas (será que se podem chamar assim?)nesse estado. E nós que refilamos logo quando temos um buraquito.
    Boa viagem com melhores estradas.

    • admin diz:

      pois é , normalmente só apreciamos as coisas boas quando não estão ao nosso alcance
      um abraço
      david+marilia

  6. benedita diz:

    Olá!!,,,Finalmente tenho assunto para comentar .Confesso que ficava verdadeiramente surpreendida quando lia posts a elogiar as estradas da Ucrânia( na época do Euro ) mas calava-me pensando que o faziam porque apenas circulavam nas chamadas « auto-estradas ».Mas eu que já corri o país de norte a sul e de este a oeste circulando sempre pelo interior sabia que a realidade era bem diferente ,porém acreditem que valeu a pena ,pois o interior paisagisticamente é bem mais bonito .E já agora as estradas estão melhores do que quando eu lá estive pela 1% vez em 2002 e até já têm a sinalização no nosso alfabeto .E, quando estão cobertas de neve ,UFA-UFA! E onde foi que atravessaram a fronteira? Será que aí foram tão problemáticos como na Hungria ?
    Quanto ao povo não se preocupam muito com as estradas ,para eles é normal e basta vermos a maioria dos carros que utilizam quase todos com mais de 20 anos de uso e até já andei em carros com mais de 40 anos que trabalham na perfeição (parecem todo-terreno) e o povo tem assuntos bem mais importantes com que se preocupar .Procuram sobreviver com os poucos recursos económicos de que dispoem DESDE QUE NÃO LHES FALTE O VODKA!Pois bem ,desejo-lhes a continuação de um boa viagem!

    • admin diz:

      olá benedita !
      pois é , mas o que eles chamam de ”auto-estradas ” nada tem a ver com a verdadeira acepção da palavra….
      a saída da Ucrânia foi feita pela fronteira de sopie , que fica junto à cidade de GLUCHOV e cuja 1ª vila na Rússia se chama KALINOVKA , e foi um verdadeiro TORMENTO , embora a transição entre os 2 países tivesse demorado ”apenas” 3 horas , a fila de cerca de 11 km já na Rússia para entrarem na Ucrânia, com MILHARES DE CARROS DESORDENADAMENTE a tentarem passar-se uns aos outros , obrigou a que os que tinham acabado de entrar na Rússia não pudessem circular ; resultado , um macro congestionamento de que somente nos livrámos cerca da 1 da manhã, isto depois de termos passado a fronteira cerca das 18h00……..UM AUTÊNTICO SUPLÍCIO QUE NOS OBRIGOU , POR EXAUSTÃO , A ENCOSTAR NUMA ESTAÇÃO DE SERVIÇO PERDIDA ALGURES , A MEIO DA NOITE….!!UM PAVOR DE DIA !!!
      tem razão quanto à miséria do alcoolismo , é degradante….; igualmente tem razão quanto aos carros : autenticamente a cair de podres , mas eles fazem milagres , aceleram as ”máquinas” muitas delas presas por arames e ….lá vão !!!
      obrigado por nos continuar a seguir
      um abraço
      david+marilia

  7. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Boa Noite, já há uns dias que visito a vossa página, mas não tenho escrito nada.
    Espero que ambos tenham tido um excelente dia de aniversário da Marília, noutra Sala, porque trocaram a AC e noutro país, porque no ano passado estavam algures entre Bruxelas (Bélgica), onde deixaram o companheiro Manual Vitorino (com o problema da bateria) e Amesterdão (Holanda) a caminho do Cabo Norte. Certo???
    Não esperava que as vias rodoviárias principais na Ucrânia, fossem tão esburacadas. Sobre a saúde da estrelita, ela aguenta muito mais, aguenta, aguenta…
    Também gostei de ver a passadeira de piões na auto estrada, onde não falta o respectivo sinal, enfim…
    Continuação de boa viagem, se possível com surpresas boas.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      ela aguenta…….que remédio , até porque precisamos dela para novas aventuras !
      um abraço
      david+marilia

  8. Puxa vida! Deve ser um enorme sacrificio rolar por esses trilhos da Ucránia. E a autocaravana deve também sofrer muito…. Mas a paisagem deve compensar o esforço, por certo!
    Percorrendo o nosso país, há já zonas que oferecem estradas miseráveis. Mas esse vosso exemplo é mais confrangedor.
    Continuação de boa viagem e um abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      obrigado por comentar; em Portugal na generalidade quando uma estrada está defeituosa , mais semana menos semana vão arranjá-la ; na Ucrânia , em CENTENAS de kms , não vimos uma única equipe a trabalhar nas estradas , acho que pura e simplesmente estão-se marimbando…….
      um abraço
      david+marilia

  9. PEDRO diz:

    Essas estradas conseguem ser piores que os caminhos da quinta!!!
    Por cá 100% fixe.
    Menino mimoso e bricalhão.
    Tudo a andar.

    Boa viagem

    • admin diz:

      olá pedro,
      agora vamos a ver as da rússia….
      um abraço
      david+marilia

  10. vieira diz:

    meus amigos, aqui no Brasil tem buraco que engole um caminhao kkkkk . isso ai e cafe pequeno..kk CARA essas suas viagens e muito legal.

    • admin diz:

      Ola amigo
      Entao se assim estao,ha que comecar a tapar esses buracoes
      Um abraco

Trackbacks/Pingbacks