AS ILHAS GREGAS : NAXOS + SANTORINI

Elas são muitas , elas são tantas que nem os próprios gregos as conhecem todas , segundo consta…..

nós queríamos ficar com uma firme ideia das ilhas gregas por isso não nos limitámos a visitar uma , mas sim cinco no total , e das mais representativas ; somos firmemente contra a ideia de ”conhecer” um país em 24 horas ou pouco mais , como infelizmente tantos viajantes que se gabam de ”conhecer” este ou aquele país e afinal limitaram-se a atravessá-lo durante umas horas : ”paparam” umas centenas de kms, visitaram um MCDONALD’S e…………. pronto , já ”conheço” mais um país- – – – – – – – – que maneira tão simplista de fazer turismo e conhecer o mundo !!!…….Mas vamos ao que interessa , mais ilhas gregas !

Da movimentada , frenética e minúscula  MYKONOS  passámos para uma das maiores ilhas gregas , a ilha de NAXOS : é mais uma maravilha grega , mas desta vez dedicada sobretudo ás famílias , isto é , não tem nada a ver com o frenesim de MYKONOS nem com a calmaria de SYROS , digamos assim , é algo ……”in between” ! As boas praias abundam , como não podia deixar de ser , contudo algo ventosas quase permanentemente , por essa razão NAXOS é um dos paraísos europeus do WINDSURF ; já é possível lá ver bastantes AC especialmente francesas e italianas , há inclusivamente 2 campings ( pelo menos ) na ilha ; nós prescindimos deles e ficámos a cerca de 30 metros de uma praia , num terreno usado como parking : ninguém nos incomodou ! As praias que recomendamos e que visitámos durante 5 dias são : AGIOS PROKOPIOS , AGIA ANNA , PLAKA , ORKOS e MIKRI VIIGLIA , todas na costa oeste .

 

 

 

 

 

 

A  capital tem o mesmo nome da ilha e é uma cidade bastante agradável , especialmente a sua parte velha com ruelas tão estreitas que as do BAIRO ALTO mais parecem BOULEVARDS ,tão estreitas que  só passa uma pessoa de cada vez !!!

 

 

 

 

 

 

 

A zona do porto é muito engraçada , cheia de pequenos restaurantes e tavernas típicas , tudo CHEIO de turistas , é difícil arranjar mesa para jantar à meia-noite ( !!! ) , e para terem uma ideia , na zona do porto haverá para cima de 150 restaurantes , tavernas , snacks , marisqueiras , etc…….; há algo nas ilhas bastante interessante de se observar : ao contrário da imundice que se vê por toda a parte na GRÉCIA CONTINENTAL , na GRÉCIA INSULAR o asseio e limpeza imperam por toda a parte , sendo difícil encontrar um caixote de lixo a transbordar e rodeado de sacos de lixo , por vezes ainda pior , por lixo avulso , conforme se vê nas cidades gregas do continente ; é que os insulares compreendem que o turismo é a sua galinha dos ovos de ouro e se a matam………………???……………….???……………..

 

 

 

A exemplo de SYROS e MYKONOS , NAXOS é uma ilha muito , muito pouco arborizada , a vegetação é quase nula ; as estradas não são muito bem cuidadas nestas ilhas , NINGUÉM usa capacete nas motas e as ATV 4X4 abundam , alugadas pelos turistas que vão parar ao hospital como tordos feridos , pois para a esmagadora maioria , é a primeira vez que guiam um veículo daquele género e vai daí , acelarar desenfreadamente , manobras malucas  e piões é a loucura a todo o momento….. !!! Aliás parece ser o melhor negócio das ilhas exactamente o aluguer de motas e ATV 4X4 aos turistas de todas as idades…..

O principal monumento da capital é o chamado ARCO DE APOLLO :

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                SANTORINI

Lá diz o povo : ”não há mal que sempre dure e não há bem que perdure” ( se não é bem assim , é parecido…) ; esta ilha não nos caiu no goto e pensamos que temos razão para não termos gostado assim tanto dela ; é uma ilha bastante pequena e que resultou de uma macro erupção vulcãnica sub-aquática há muitas centenas de milhões de anos atrás , sendo pois muito acidentada com encostas escarpadas a pique e de dificílimo acesso , especialmente para quem chega de barco ; há um par de estradas com uma inclinação de 20% , imagine-se a tontura que é conduzir numa estrada assim ….; mas não foi por tal que não gostámos de SANTORINI ; para começar , praias é…..MENTIRA ! Como ilha vulcânica que é , as suas areias são negras , mas o mais grave é que os seus cristais têm as arestas de certo modo aguçadas e não arredondadas , magoando pois os pés ; nas suas águas abundam umas irritantes algas que se agarram às mãos e pernas ; apesar de pomposamente haver praias com o irónico nome de WHITE BEACH , RED BEACH  etc , é tudo uma maneira de ”vender” o local , pois fomos pessoalmente a essas praias , cujo difícil acesso só é possível por MAR  ( e o barquito paga-se claro ! ) e verificámos que a WHITE BEACH era tão white como o 1º ministro da GUINÉ-BISSAU…… assim com a areia da RED BEACH é tão negra como o presidente do ZIMBABUÉ……..; resumindo e concluindo , ninguém vai a SANTORINI para ir à praia !!!

 

 

red beach…..

 

white beach…..mas a areia é negra !

 

os pequenos barcos que levam os veraneantes às praias apenas acessíveis por mar ………….uma boa percentagem delas em Santorini !

 

 

 

Pergunta-se então : por que é que os voos estão cheios??? e os ferries ??? e os paquetes de cruzeiros fazem fila em alto-mar para largarem vários milhares de turistas a toda a hora??? Bom , a resposta nem é assim tão difícil : SANTORINI vive de 3 coisas , a saber : 1º o nome internacional , 2º a sua charmosa , amorosa e única capital , chamada FIRA , e em 3º lugar , tem dos melhores resorts exclusivos do mundo , resorts únicos a preços proibitivos para nós…., MAS NÃO É DE MODO ALGUM UM DESTINO BALNEAR !!! PONTO !!!!

SANTORINI não tem um porto digno desse nome , tanto que os navios de cruzeiro nem têm local para atracar ; ficam ao largo e os vários milhares de passageiros são transportados para terra em barcos pequenos , que levam 30 a 40 pessoas de cada vez , numa viagem de 10 minutos se tanto ; chegados a terra , os turistas são transportados à cidade por autocarros que sobem uma encosta de meter medo…..; nós subimos e descemos a dita 2 vezes com a AC ., é realmente impressionante….

 

Com uma arquitectura singular , os telhados nesta ilha são diferentes de quaisquer outros na GRÉCIA ; a ilha é igualmente conhecida por ali se produzir a maioria do vinho BRANCO que se produz no país , eu provei 2 tipos distintos e francamente nenhum me entusiasmou…………………FAÇO MELHOR NA MINHA QUINTA !!!!!!!!!!!! É engraçado de ver as cepas , pois nada têm a ver com as cepas que vemos pela Europa fora ; ali as cepas são não mais do que uns arbustos RASTEIROS de onde crescem as uvas , estamos na época e vi-mo-las bem ; o solo vulcãnico , áspero e bem duro não permite qualquer outro tipo de agricultura , gado também não temos visto nestas ilhas , aparte de algumas cabras aqui ou acolá , tudo muito seco e sobretudo árido. 

 

mais parecem umas quaisquer plantas rasteiras , mas o certo é que nós bem vimos as uvas brancas…..e grandes !

 

 

 

 

entre paquetes de um lado e ferries do outro , a confusão é grande naquele pequeno porto….

 

tantos milhares de turistas diariamente ….SERÁ QUE SANTORINI ESTÁ SOBREVALORIZADA?????

 

e pronto , felizes e contentes lá vamos nós para CRETA !!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “AS ILHAS GREGAS : NAXOS + SANTORINI”

  1. estrela diz:

    Ora vivam!
    Antes que me esqueça, já se lembraram de alterar o tipo de letra e tamanho?A escolha do Arial Black com a graduação que vocês usam cansa a vista. Experimentei o vosso texto com Courier New 12 e é outra loiça!

    Quanto às ilhas, é um verdadeiro consolo olhar essas águas tão límpidas e que convidam a umas boas braçadas e mergulhos.Aproveitem, aproveitem, que por cá o tempo está de caretas e chuviscos. Imaginem que no norte até já choveu como no inverno….

    Sobre as ruas da cidade, parecem bem interessantes e convidativas a passeatas. É provável que a estreiteza das mesmas esteja relacionada com a necessidade de frescura e sombra para essas paragens.

    Matem-me a curiosidade: que tipo de pratos têm comido e quais os preços por uma refeição banal.Além do turismo, que tipo de artesanato têm essas ilhas que possa atrair as pessoas? Já utilizaram as canas de pesca alguma vez?…com águas tão tépidas o peixe não deve ser lá grande coisa…(a não ser que se pesque no mar alto).

    Sobre os parques de campismo que já visitaram, qual a vossa apreciação geral?…em preços, condições…e já agora, se aceitam animais de companhia (não me imagino a ir sem a minha Sissi)

    Continuação de boa viagem e até Creta!
    Beijocas

    • admin diz:

      gosto muito do arial black , ponto !
      nas ilhas pequenas não existem parques de campismo , não há espaço para tal , nas maiores já há alguns , especialmente em creta mas de qualquer modo não temos usado , a última vez que estivemos num parque de campismo foi em dubrovnik , vê lá há quanto tempo….; de um modo geral há parkings onde permitem que as AC estacionem , ninguém chateia e não é minimamente perigoso .
      pesca…nem pensar , não vale a pena tentar pois peixe só no mar alto , junto á costa as águas são tão limpas e transparentes que os peixes nada t~em que comer….
      comida : bom , em 1º lugar a grécia não é um destino gastronómico , por isso abundam os restaurantes italianos e os outros além dos 3-4-5 pratos típicos gregos ( nunca saiem do mesmo…) apresentam pratos internacionais , tipo schnitzel e coisas do género ; os pratos gregos não passam da moussaka, souvlaki,keftedes,fasolada,etc : AGORA VAI AO GOOGLE E VÊ O QUE É AQUILO TUDO !!! temos cozinhado muito na AC pois sabe melhor!
      beijos

  2. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, pelas fotos e excelente descrição (a que já estamos habituados).
    Continuação de boa viagem
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá companheiro !
      obrigado por não se ter esquecido de nós……ao contrário de muitas outras pessoas!!!
      um abraço
      david+marilia

  3. George Sinanidis diz:

    We follow your travel to the islands and understand that you are impressed form the special nature and living style . Even if not all of the impressions are positive, the images you get are unique. I am surprised David , how fast can you get almost all important points of each place that you visit. Reading your reports , someone gets the main idea of the place. Go on to next target Crete and take care,
    kisses to you and Marilia (amorsinio),
    from Syros
    George & Afrodite

    • admin diz:

      dearest friends !!!
      thanks a lot for your kind words , our posts try to show our inmediate impressions of the places we visit, some people agree…..some others don’t , well, such is life !!! anyhow, am glad you enjoyed reading our posts.
      as to creta , we are really sorry that we made a poor planning , our 11 days there were far too short for such a magnificent place , surely a place to return some day…..
      ”amorzinho” send you both a BIG KISS and….we miss you a lot !!!
      david+marilia

  4. José Ricardo diz:

    Concordo com vc. Visitar um país às pressas e depois falar que conheceu é ridículo. Eu viajo bastante a trabalho e nunca tenho tempo suficiente para passear, me envolver com os costumes e cultura local, apenas digo que estive ou passei por tal cidade.
    Adorei as fotos e as apreciações sobre cada lugar. Tudo maravilhoso.
    Beijos ao casal.

    • admin diz:

      olá josé , que bom voltar a lê-lo!
      as muitas voltas que você dá no mundo já lhe permitem qualificar um local…
      um abraço
      david+marilia

  5. Rogerio Mariano diz:

    Santorini tem praias de areia grossa em Kamari (costa este ).Eu já estive seis horas em Santorini via ferry de Creta,acho que não há outro local semelhante no Globo.
    Claro que quem ve uma foto de Santorini faz os impossiveis para desfrutar do lugar,e os cruzeiros chegam as dezenas e o local fica apinhado.O que me degradou foi os burros e os machos subirem carregados com turistas a uma temperatura proxima dos quarenta graus

    • admin diz:

      olá rogério !
      pois é , na realidade há areia : GROSSA E PRETA !!!!!!!!!!!!NÃO OBRIGADO……..
      sobre os burros , também os vimos , enfim , em todos os países os animais são , umas vezes mais outras vezes menos …explorados!
      um abraço e obrigado por comentar
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks