AS ILHAS GREGAS : SYROS + MYKONOS

Definitivamente as ilhas gregas são uma perdição , algo que deveria ser………OBRIGATÓRIO de se visitar !!! Não é difícil de imaginar , mas sim complicado dedescrever todo o prazer e bem-estar que estas ilhas proporcionam : uma atmosfera super-relaxante (até os polícias parecem alinhar na boa disposição…) , boa gastronomia , baseada claro está no peixe fresquíssimo cujo tipo depende exactamente ……… do que se apanhou nessa manhã , mas a preços MUITO EUROPEUS ! Umas praias verdadeiramente de sonho , com uma areia que varia entre o mau e o regular ; uma água de mar com uma temperatura que chega a ser………incomodativa pois ali está ela sempre nos 25 a 27º e que parece ”prender-nos” , obrigando-nos a permanecer cansativamente de pé ……. ; uma variedade infinita de pequenos restaurantes por todo o lado , em especial ao longo da costa , a maioria com excelentes esplanadas e condições ímpares ( agora compreendo por que é que os gregos detestam trabalhar……) ; ninguém nos chateia por deixarmos aqui ou acolá a AC , tudo e todos num espírito de…..férias permanentes- – – – – – – – QUE SE LIXE A TROIKA , A MERKEL VAI CONTINUAR A AJUDAR-NOS !!!

 O espírito descontraído que encontrámos nos atenienses , nas ilhas gregas encontramos o mesmo mas multiplicado por 10 !!! tipo….se os alemães não nos ajudarem , o governo central trata de nós…… ; o turismo nas ilhas tem um peso incomensurável pois os cerca de 20 MILHÕES DE TURISTAS que são esperados este anos na GRÉCIA , obviamente v~em aqui sobretudo pelas incríveis ilhas que estes tipos têm a sorte de possuir : cerca de 1000 ilhas , das quais 227 são habitadas ………………E QUE ILHAS MEUS AMIGOS !!!!

Começámos pela ilha de SYROS , onde está a capital do arquipélago das CYCLADES  , e já agora , onde o meu querido amigo GEORGE SINANIDIS tem uma magnífica moradia com uma vista de cortar a respiração……. ; ali ficámos ( bem ) instalados 6 dias e nada nos faltou…………. 

 

situada no topo de uma das colinas da ilha , as vistas são simplesmente deslumbrantes……

 

 

 

 

 

Talvez a ilha menos turística de todo o arquipélago (CYCLADES ) , no entanto a sua cidade principal ( ERMOUPOLIS ) é a capital administrativa de toda a região e portanto , onde estão localizados todos os serviços da administração pública , incluindo os principais templos religiosos ; visitámos demoradamente toda a cidade e gostámos do que vimos : bastantes lojas modernas , ruas animadas com restaurantes típicos , um elegante passeio marítimo , uma marina bonita , a elegante zona do porto , etc ; toda a ilha é bastante montanhosa e , para não fugir à regra , pouco arborizada ; ilha pequena , a qual se percorre na sua totalidade em menos de 3 horas……de VESPA !!!Existem cerca de 25 praias na ilha , cada qual um autêntico paraíso , com águas absolutamente cristalinas e calmas , temperatura sempre a rondar os 26-28º e , por estranho que pareça , a maioria dispõe de chuveiros de água potável   para nos lavarmos da água salgada ; os pequenos restaurantes ou ‘’tabernas’’ abundam e ……..o tempo voa, nem queremos regressar !!!

Aconselhamos as seguintes praias : AZOLIMNOS , VARI , AGATHOPES , GALISSAS , KINI , LOTOS e FINIKAS ; todas elas abrigadas , em pequenas baías e com acesso fácil :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cidade principal da ilha tem alguns motivos bastante atraentes , visitámos a cidade demoradamente com os nossos ”guias pessoais ” e perante estas fotos já ficam com uma pequena ideia :

 

 

 

 

 

 

 

Bom , quanto a MYKONOS , MYKONOS é a loucura TOTAL !!! Conhecida pelos 3 C (COCAÍNA , CAVIAR , CHAMPAGNE ) é na realidade o expoente máximo da loucura actual : todo o jet-set internacional faz questão de mostrar presença , todo o ‘’créme de la créme’’ mundial está, esteve ou estará aqui  ( MOURINHO e RONALDO incluídos )!!!! Os clubes exclusivos estão a abarrotar de gente- – – – – – – o mais despida possível- – – – – , as ‘’parties’’ só terminam com o nascer do sol , os grandes iates marcam presença , as praias são igualmente de sonho , os preços acompanham a ‘’moda’’ , enfim…………é realmente outro ‘’campeonato’’ !!! O aeroporto (internacional…) tem um movimento desusado para uma ilha tão pequena e o mais impressionante é ver a enorme quantidade de pequenos jactos ( privados , claro ) que aterram a todo o momento , alguns pintados de cores muito pouco usuais na aviação : RICO PODE = RICO MANDA !!! I M P R E S S I O N A N T E ……..

 Os espaços são disputados ao cm2 e só depois de eu ter percorrido 1 ou 2 km na ilha após a chegada , é que comecei a compreender o olhar de espanto dos locais e turistas quando olhavam para a ‘’estrelita’’ : mas aonde é que este maluco tenciona parquear este monstro ????…..????…..Pois é meus caros , andar com a AC em MYKONOS é quase tão ou mais difícil do que andar com ela no JAPÃO !!!!!!!!!! É que pura e simplesmente TODOS os espaços são minuciosamente aproveitados quer para bares, comércio , hotéis , pensões, aluguer de motas e 4×4 , etc,etc ; após algumas voltas , chegámos a uma das famosas zonas chamada PLATIS GIALOS e eu vi um terreiro que pertencia a um pequeno hotel ; resolvi arriscar e apesar de haver uma placa ‘’PRIVATE : NO PARKING ‘’ , esperei e passado algum tempo apareceu  um sujeito já de certa idade e perguntei-lhe se ele estava relacionado com o local ; BINGO ! ERA O DONO DO HOTEL !!! Perguntei-lhe se ele se importava de nos alugar um ….’’espaçozinho’’ por 4-5 noites a €5/noite……; perante o nosso espanto , ele disse : NO RENT……FREE FOR YOU !!!!!!!!!!!!!! SUPER BINGO !!!!!! JACKPOT !!!!!!!!!!! E ali ficámos sobranceiros ao mar , com uma espectacular vista , na companhia dos maiores iates deste planeta…………QUEM NÃO ARRISCA….NÃO PETISCA !!!!!!!!!!!

 

foto tirada do local onde estacionámos a AC

 

 

 

 


 

 

 

 

Adorámos MYKONOS ( quem não gosta????) apenas detestámos os preços inflacionados que praticam para tudo e mais alguma coisa , por 2 razões : 1º por que é uma ilha para ricos e 2º por que tudo , mas tudo , vem por barco e por avião do exterior , a ilha é pois super rochosa e nada se produz localmente ; praias fora de série , visitámos muitas ( em qualquer sítio o que fazemos é sempre isto : vamos a uma praia e ficamos lá 3 ou 4 horas e depois vamos para outra…), aconselhamos estas : PLATIS GIALOS , PSAROU , PARADISE , PARANGA , FOKOS ( de sonho , irreal…) , FTELIA (paraíso nunca visto….) , ORNOS BAY .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os clubes que organizam as famosas ‘’beach-parties’’ contratam os melhores DJ’s deste planeta a peso de ouro e as festas que organizam são realmente uma loucura ; os principais clubes , alguns conhecidos mundialmente , são : PARADISE, SUPERPARADISE , CAVO PARADISO e TROPICANA ; fomos a uma ( PARADISE ) e adorámos : ESTA JUVENTUDE ESTÁ PERDIDA !!!!!!!!!!!!!!!! vejam depois o vídeo………

 

 

 

 

As comodidades nas praias são condizentes com a categoria da ilha , as cadeiras reclináveis , os puffs , os empregados com uma atenção esmerada , etc são um espectáculo aparte ; os multimilionários chegam às praias nos seus pequenos barquinhos , deixando os seus mega-iates ao largo , para saborearem o seu champagne MOET-CHANDON na companhia das suas beldades e  dos seus guarda-costas …… ; o dinheiro em notas de 200 e 500 euros circula a grande velocidade , meus caros , é efinitivamente outro campeonato……..

Entretanto a cidade em si tem definitivamente o seu encanto , as ruas bastante limpas e arranjadas , imperam as cores nacionais ( azul e branco ) , aliás nem são permitidas outras cores ; facto curioso , nenhuma casa tem ….telhado , as construções são em forma cúbica digamos ( excepto na cidade velha ) e em vez de telhado há uma cobertura concava que recolhe as águas das chuvas , engraçado !

 

TODOS , absolutamente todos os pavimentos das ruas têm este aspecto , pedra com listas pintadas em cor branca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom , por agora já chega , há várias ilhas à nossa espera e o VERÃO……..não é eterno , ALIÁS NADA É ETERNO !!!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “AS ILHAS GREGAS : SYROS + MYKONOS”

  1. estrela diz:

    Meninos, palavras, comentários…para quê?????
    Vocês deixaram-me babando de tanta inveja! Que águas espectaculares…

    Penso que muitos de nós, daqueles fiéis seguidores das vossas passeatas, realizam um pouquinho dos sonhos, viajando virtualmente convosco. Ao longo dos meses, a tua escrita vai sendo cada vez mais fluída e bem documentada, proporcionando momentos fantásticos a quem te lê. Claro que falo por mim mas estou em crer que será opinião de muitos. Nem sempre há disponibilidades económicas ou de tempo que facilitem esse tipo de viagens e acompanhar os vossos percursos já é muito bom!!!

    Continuem! Com saúde, boa disposição e mais e mais fotos!
    Beijocas.

    PS: aproveitem bem o tempinho, pois por cá está…(#)..nem parece verão…

    • admin diz:

      francamente , nem nas Caraíbas a água é assim tão limpa e quente , chega a….chatear ! então em creta nem te digo , é demais… ; já agora para te babares um pouco mais de inveja , estivemos na bela e única praia de STAVROS , para quem não sabe é a praia do famoso filme ZORBA O GREGO , onde o filme foi parcialmente rodado….; chamar-lhe paradisíaca é menosprezá-la…….SÓ NÃO DORMIMOS DENTRO DE ÁGUA PORQUE NÃO CALHOU……
      beijinhos

  2. Puxa vida!!! Essas ilhas são o paraíso …
    A vontade de pegar na AC e «voar» até aí é muita, após ler o v/ post. Adorei as fotos que nos mostram paisagens de sonho e cores magníficas.
    Desejo-vos continuação de boa viagem.
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá exímio escritor !
      obrigado por mais um simpático comentário.
      pegue numa AC e visite as ilhas gregas : vale a pena !
      um abraço
      david+marilia

  3. Maria Melo diz:

    Companheiros Marília e David:
    Gostei imenso das fotos e da descrição que fizeram. É tudo espectacular e agradeço o que viajo convosco.
    Desejo-vos continuação de uma excelente viagem.
    Saudações autocaravanistas,~
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira!
      muito obrigado pelo simpático comentário e espero que um destes dias se aventure por estas paragens…
      um abraço
      david+marilia

  4. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, pelas fotos (tb as nocturnas) de paisagens simplesmente “de sonho”, a descrição das Ilhas que logo faz esquecer Atenas.
    Essas ilhas, a temperatura das águas, estacionar em parque de hotel, com vista privilegiada para a Baía, a um preço muito económico… não é para todos.
    Quanto às notas de 200 e 500 euros, traga algumas, porque a TV, amanhã vai anunciar que temos de ajudar o BES…
    Continuação de boa viagem
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      pois é , nós já estamos a par de mais uma cowboiada nacional , infelizmente temos os políticos e banqueiros que temos , se calhar é o que merecemos……
      um abraço e desejo que um dia em breve voc~e possa gozar igualmente destas ilhas gregas
      david+marilia

  5. Cisfranco diz:

    As v/ reportagem satifaz e supera todas as altas expectativas a que já nos habituaram. Boa forma de gozar a reforma, podendo. Continuação de boas voltas e boa reportagem.Abraço.

    • admin diz:

      simpático como sempre ,que mais dizer além de MUITO OBRIGADO ??
      um abraço
      david+marilia

  6. Afrodite & Georgios Sinanidis diz:

    Hello David & Marilia from Syros Island,
    we already miss the nice time and lot of fun we had with you in Syros. We are happy to realize that your route to the greek islands is continoued smoothly and very pleasant.
    Although we know of course all these views that you present, we feel strong emotion of the greek summer in islands. We wish marvelous trip to next points Creta of course , expecting for the new reports…
    Take care with love from Syros,
    Afrodite & George

    • admin diz:

      hello my lovely friends !
      we are in the beautiful island of Creta and finally we can see a greek island with some green……!!!
      we are having a good time , beaches are great , water warm enough , people are nice- – – – – what else can we ask for ????
      of course we miss you too , we had a tremendous time with you , we shall not forget it !!!
      love and a big hug
      david+marilia

  7. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Belo texto,belas fotos,belas paisagens,belas praias.Realmente este post é maravilhoso,dá gosto ver tanta coisa bonita e fico muito contente por estarem a usufruir de tanta beleza.Continuem a publicar que nós cá estamos para viajar com vocês,ainda que em pensamentos e sonhos.Beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      esperamos que esteja tudo bem convosco.
      obrigado por comentares , sem falhares !
      beijos

  8. Jorge Figueiredo diz:

    Meus caros companheiros
    Ler-vos, ver-vos e segui-los é um misto contraditório de regalo e de inveja 🙂
    Seguramente que têm plena consciência que são uma fonte de inspiração quando me (nos) permitem viajar um pouco na vossa companhia e perspetivar um dia poder percorrer alguns desses magníficos espaços, se e só se entretanto os nossos fracos políticos de algibeira não arquitetarem uma forma de nos retirar por completo a almejada e merecida reforma, ou quiçá não acrescem mais um anos para atingir a dita cuja!!! Basta de lamentos.
    Continuação de boas viagens enão deixem de nos continuar a deliciar com o escrito e as magníficas fotos.
    Crítica construtiva: selecionar melhor as cores do texto, que de tanto berrantes por vezes deslustram o conteúdo.
    Beijos e abraços

    • admin diz:

      olá j.f.
      bonito comentário , muito obrigado pela simpatia demonstrada !
      tentamos sempre que os nossos posts tenham interesse para quem os lê e sobretudo que não sejam fastidiosos , como infelizmente se vêem tantos por aí ; um site como o nosso ( sobre as NOSSAS viagens ) na nossa opinião deve ser o mais abrangente possível , afim de transmitir tanto quanto possível , o que vemos , o que sentimos , o que se come em diferentes países , com quem convivemos , de que nos rimos , etc,etc ; se nos limitássemos a transmitir os kms que percorremos ( que tédio !!!) e a média de gasóleo que consumimos ( ainda mais tedioso !!! ) , assim como a hora a que nos levantamos e deitamos ( tal interessa a quem??? ) e outros ”exemplos” como tais , tenho a certeza que não seríamos lidos pela quantidade de pessoas que nos lê…..
      quanto às cores garridas…………se calhar tem alguma razão…..; pena que não haja mais pessoas a fazer qualquer tipo de críticas….
      um abraço
      david+marilia

  9. Duarte diz:

    Olá david+marilia
    Como também sai na Autocaravana pela a Europa já não vos seguia faz umas semanas e agora depois de ler os vossos posts já sei qual a viagem de sonho que quero fazer.
    Essas águas quentes deixam-me com uma vontade enorme de ir para ai o mais depressa possivel pois ainda por cima a água do mar no Algarve onde vivo está gelada.

    Um resto de boa viagem e cá continuo a seguir-vos

    um Grande Abraço

    Duarte

    • admin diz:

      olá caro amigo !
      pena que os seus afazeres e a falta de interesse da cara-metade não lhe permitam passear mais vezes , nota-se que ….gosta mas não pode !!!!
      realmente a grécia ( principalmente as ilhas ) é um destino que muitos negligenciam mas que de certeza irão aproveitar no futuro depois de verem as nossas fotos….(modéstia aparte ! ) ; de qualquer modo , se se não quiser ir tão longe , a albãnia é , definitivamente , uma óptima opção ( águas quentes e limpas e povo simpático q.b. )
      um abraço
      david+marilia

  10. Ana Pressler diz:

    Ola!
    De todos os posts que publicaste, este é o meu favorito! A mistura desse azul com o branco deixa-me maravilhada… A água quente e o calor não me agradam e tanta gente por m2 também não! Mas algo tão bonito e cuidado tem de atrair muita gente. Falaste dos pratos de peixe, mas não mostraste nenhum. Sabes como gosto de um bom peixe fresquinho e estava à espera de me começar a babar em cima do teclado.Essa paisagem, uma boa companhia, um peixe grelhado, um vinho branco gelado e um som de bossa nova e eu estaria no paraiso! Boas viagens. Um beijo para ti e muitos para a minha amiga Marilia. Saudades do riso dela…

    • admin diz:

      olá querida e prestável amiga : que faríamos nós neste momento sem ti ?????????
      se realmente a mistura do azul com o branco te atrai então a grécia é definitivamente O LOCAL para ires pois a começar na bandeira e a acabar nas casas , tudo parece ser dessas cores naquele país…..
      quanto ao peixe , o problema é o ”cacau” pois o preço do mesmo é incomportável , quando aparece mais económico é de piscicultura…..
      quanto ao vinho branco……ainda temos bastantes garrafas pois trouxemos cerca de 60 garrafas……
      beijos e obrigado por comentares
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks