AS NEGOCIAÇÕES , OS DESCONTOS E OS SALDOS…….

Estamos em CHENNAI já há um bom par de dias e acabámos hoje as fortes e cómicas negociações com os 5 agentes de navegação contactadosentre as várias CENTENAS que existem nesta enorme metrópole e que dominam o mercado de navegação marítima neste mega-porto,quase todos  comos seus pequenos,imundos e básicos escritórios numa específica zona da cidade,logicamente não muito distante do enormíssimo porto marítimo,com muitos e muitos kms de extensão de cais.

Antes de mais,CHENNAI é uma cidade algo interessante onde inclusivamente vimos vários turistas quase todos os dias ; temos estado estacionados em frente a uma das suas enormes praias,mais precisamente  em frente à MARINA BEACH (não faço a mínima ideia por que lhe chamam assim já que aqui não existe qualquer marina……); à noite liga-mo-nos à electricidade de um restaurante durante 12 horas pelo preço de 300 rupias,ou seja cerca de € 4.70 o que para a INDIA já é um montante apreciável mas ”eles” sabem que precisamos desesperadamente de electricidade para ligarmos o a/c pelo que fazem-se valer dessa necessidade…..; os banhos de mar têm sido diários com água MORNA,a Marilia tem assistido pacientemente pois……………………senhora que se preza não se despe na praia!!! Aliás,num dos dias tomou um meio-banho vestida mas o trabalho de lavar posteriormente os jeans e a camisa com a preciosa água doce  não compensou os breves chapões de que desfrutou…..

se aumentarem significativamente a imagem verão a ''estrelinha'' lá ao fundo !

Para nossa grande surpresa,existe uma enorme comunidade católica e praticante em CHENNAI ; por coincidência de horário,assistimos no passado domingo a parte de uma missa católica na catedral de CHENNAI chamada BASÍLICA DE S.TOMÉ erguida pelos portugueses no final do séc. XIX em estilo gótico e uma das 3 únicas catedrais no mundo erguida sobre um túmulo de um apóstolo de JESUS ( as outras são a BASÍLICA DE S.PEDRO em ROMA e a BASÍLICA DE SANTIAGO DE COMPOSTELA ) ; a catedral estava a abarrotar de gente e mesmo nos espaços exteriores juntos às várias portas de entrada havia fiéis atentos à missa que se desenrolava no interior ; pormenor curioso e que nos chamou a atenção foi o facto de muitos dos indianos católicos se descalçarem à entrada do templo,a exemplo do que sucede obrigatoriamente nos templos hindus e muçulmanos!!! Como catedral não é nada de extraordinária,mas tem um simbolismo importante para nós :



Os

guias mencionam com algum destaque o chamado FORTE S. JORGE como a primeira verdadeira fortaleza britânica na INDIA,fizemos a visita mas ficámos desapontados pois actualmente todo o enorme conjunto de edificações é um departamento do governo e pouco ou quase nada há para ver….



a estação central ferroviária de chennai

Na realidade o que nos deslumbrou foi a demorada visita que efectuámos a um enorme templo hindu,na qual tivemos inclusivamente oportunidade de assistir a uma complicada cerimónia de noivado de um jovem casal indiano ; certas partes do templo não podem ser fotografadas e tratando-se de um muito importante templo para os hindus há sempre……..olhares em cima de nós !

PARTHSARTHY TEMPLE - CHENNAI - INDIA

AS VACAS SAGRADAS NÃO PODEM FALTAR.......

A maioria dos visitantes oferece bananas aos vitelos e vacas,tal e qual como nós oferecemos amendoins quando visitamos os macacos no ZOO (passe-se a comparação claro ! ) pelo que a quantidade de bananas que ingerem é tal que já mostram claros sinais de enjoo !!!

o lago anexo ao templo onde gigantescos peixes ........sagrados,são alimentados constantemente pelos fiéis !

um com pernas de tigre outro com pernas de serpente, e as vacas........

a marilia se calhar a pensar num segundo noivado...

para que nunca falte comida ao casal no futuro.....

Negociar com os indianos é tão ou mais difícil do que negociar com os chineses,acima de tudo requer uma dose extra de paciência e um espírito muito………….avant-garde !!! Isto porque após árduas negociações com vários agentes de navegação,ficaram para a ”pool” final dois deles,sendo que a diferença de valores entre eles se cifrava na ordem dos usd 1000.00 ; todos começam com valores absolutamente exorbitantes e quando nos queixamos de esses valores serem ridiculamente altos,eles pedem que façamos uma contra-proposta,ora como geralmente não cabe na cabeça de qualquer ocidental não habituado a lidar com esta”espécie” contrapropor  tipo 150 % menos,o que o ”acidental turista” normalmente faz é contrapropor menos tipo 30 ou 40 % ,o que afinal ainda deixa o valor do produto extremamente alto : eles aceitam e assim ainda ganham um barril de dinheiro !!!! Como eu já conheço de ginjeira a ”mama” dos árabes,dos chineses e dos indianos,não caio na esparrela e não vou por esse caminho !!! Como disse,ficaram 2 para a recta final e como um deles me oferecia mais confiança decidi fechar o negócio com ele; acontece que não estamos a falar simplesmente de um frete marítimo,pois além deste há incontáveis parcelas que no seu conjunto vão somar um montante equivalente ao freta marítimo,tais como despesas alfandegárias,despesas de transporte interno entre o terminal da alfândega e o cais de embarque,despesas no terminal (THC),despesas de emissão do B/L ,despesas na vistoria da AC, despesas da estiva da AC no flat-rack, despesas da rampa para a AC subir para o flat-rack,despesas disto e despesas daquilo numa interminável e desesperante lista…………………..sempre a somar !!!!!! Ora depois do ‘perdedor”já ter reduzido não sei quantas vezes não sei quantas despesas,e mesmo assim ainda ter ficada um pouco acima do ”ganhador”,eu informei-o para seu enorme desespero que apesar dos seus múltiplos e contínuos esforços eu tinha acabado de fechar o negócio com um seu concorrente ; então não parou de me ”bombardear” com telefonemas e mensagens sempre a reduzir mais uns dollarzinhos na desesperada tentativa de ficar com o negócio , apesar de eu o ter repetidamente informado que só tinha uma palavra e que o negócio já estava fechado com o seu concorrente……!!! Qual não é o meu espanto quando no dia seguinte recebo no telemóvel uma sua mensagem a dar-me o seu último e imbatível preço ,na realidade menos cerca de usd 600.00 que o seu concorrente : ou seja , por manter a minha palavra perdi usd 600.00 !!!!!!!!!

Já temos o voo de CHENNAI para KUALA LUMPUR reservado e pago,sairemos sábado pelas 08h30 e 4 horas de voo depois estaremos na capital da MALÁSIA ; o barco com a ”estrelinha” sairá pela tarde de sexta-feira e a viagem demora 5 dias; entretanto ficaremos instalados em PORT KLANG  (o que corresponde mais ou menos a CASCAIS em relação a LISBOA ) local onde o barco atracará; já reservámos hotel em PORT KLANG assim como as duas noites em CHENNAI onde não poderemos utilizar a AC por ficar desde esta 5ª – feira de manhã já alfandegada para exportação.Vamos levar apenas uma mala com o essencial para uma semana pois sabemos que só voltaremos a dormir na AC na melhor das hipóteses dentro de 8 a 9 dias ; iremos relatar num outro post com os pormenores relevantes a complicada operação portuária do carregamento da AC com as possíveis fotos.

Dizemos assim adeus à INDIA,depois desta longa experiência de cerca de 2 meses com tantas emoções misturadas ; agora vamos lidar com um outro povo : VAMOS A VER DE QUE TIPO !!!!!!!!! INTÉ !!!!!

P.S. JÁ FORAM PUBLICADAS AS RUBRICAS   ”HUMOR – INDIA ”   ASSIM COMO   ”COMIDAS – INDIA” – – – – – – – vale a pena ver !!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



4 comentários para “AS NEGOCIAÇÕES , OS DESCONTOS E OS SALDOS…….”

  1. estrela diz:

    Ora bem, mais umas achegas para negociadores incipientes! Regatear tem arte, tem astúcia e tem uma grande dose de conhecimento sobre a realidade.Como sabes, divirto-me imenso apreciar essas discussões entre quem pretende fazer um “bom” negócio.Eu própria fico feliz quando consigo levar a melhor, nem que seja a uns míseros euros, só pelo prazer do regateio em si. Acho que nos está na massa do sangue, como diz o povo na sua sabedoria. Lá está o mercantilismo a correr-nos nas veias!!!! ehehehe
    Quanto ao templo de Chennai, uma maravilha!Dadas as figuras representadas, deve “relatar” uma história qualquer.Que pena não sabermos esses pormenores.
    Penso que irão acompanhar, nem que seja visualmente, o embarque da “estrelinha”. Torço para que tudo corra bem e voltem à sua posse sem que tenha sofrido qualquer beliscadura extra.
    Boa sorte!
    Quanto a vocês, aproveitem essa folga das lides domésticas e…divirtam-se!
    beijinhos

    • admin diz:

      mas os indianos também sabem negociar muito bem…..
      quanto ao templo há muitos do género mas o que visitámos é dos maiores.

  2. Armindo Santos diz:

    Relato magnífico! Um encanto. Cheio de revelações. Gostei muito. Faço votos de que recebam a autocaravana com seus pertences, como esperam. Continuem a encantar-nos com as belas fotos, como neste post.

Trackbacks/Pingbacks