AS OUTRAS 7 COLINAS : R O M A

Já o tinha dito , por mais de uma vez : esta cidade faz parte do lote das minhas cidades favoritas no mundo ; razões não faltam e apenas aqueles

menos afortunados que nunca tiveram a oportunidade de visitar ”estas” 7 colinas , não fazem ideia do que perdem……. ; a elegância desta cidade , aliada à sua riqueza histórica e cultural , juntando os seus únicos e fantásticos monumentos , fazem dela definitivamente , uma das CAPITAIS deste mundo !!! Por tal , não admira que seja uma das 4 cidades mais visitadas do planeta , a par de PARIS , LONDRES e NEW YORK …..; os seus afortunados habitantes têm dos mais BONITOS MONUMENTOS do mundo , dos MELHORES RESTAURANTES do mundo , da MELHOR MODA do mundo , estão no CENTRO DA EUROPA , etc,etc,etc : SÃO UNS SORTUDOS !!!!!

Por exigências do meu trabalho profissional , tive o privilégio de visitar esta cidade muitas , mas muitas vezes , a sensação que tenho quando aqui volto é que afinal  não a conheço completamente , pois sempre descubro novos lugares , novos mercados , novas praças , novas lojas , novas igrejas , novos restaurantes ……ADORO !!!!!!!!!!!!!!!

Já cansados da viagem após este passeio de 4 meses , ainda nos restam algumas forças para recordarmos algumas das belezas desta incrível cidade , cujo maior pecado é ser realmente uma cidade cara , muito cara !

Mas não são só os monumentos vistosos e famosos que nos levam a revisitar esta cidade ; a sua gastronomia enche-nos as medidas ; um exemplo , entre muitos outros : FETTUCCINE ALFREDO  ;  os mais viajados são capazes de conhecer este célebre prato de massa ; pois é , mas sabiam que o mesmo foi inventado há quase 100 anos por um………ALFREDO , e que o seu restaurante ainda existe , aqui mesmo , nesta cidade ?????  e não se está mesmo a ver que  nós fomos lá mais uma vez…..??? e não é que , mais uma vez , as lágrimas quase nos caíam no prato de tanta emoção pela qualidade da soberba comida….???? Pena que a sua enorme fama ( reservas obrigatórias , senão não há lugar….) tenha como consequência inusitados altos preços : € 100/2 pessoas !!! ( pois é , pois é , já adivinho o que estão a pensar , mas esquecem-se que na TUNISIA não fomos a qualquer restaurante…….)

 

fettuccine alfredo , um clássico das massas , foi aqui inventado !

fettuccine alfredo , um clássico das massas , foi aqui inventado !

 

 

Mas voltemos a ROMA e às suas 7 colinas ( tal como LISBOA… ) ; há um CAMPING  muito conveniente ( existem 2 em Roma ) chamado FLAMINIO VILLAGE ( N 41º 57′ 21”  E 12º 28′ 55” ) embora seja caro , contudo há uma ÁREA DE SERVIÇO  ( N 41º 52′ 32”  E 12º 33′ 19” ) que , a € 15/dia incluindo electricidade e serviços , chega perfeitamente……

Quem visitar ROMA deve dispor de no mínimo 6 a 7 dias , pois de contrário acaba por apenas ter um ”cheirinho” disto ou daquilo , não podendo assim afirmar que CONHECE ROMA…….!!! Se se pensar que apenas para o VATICANO são necessários no mínimo  2  dias ………… imaginemos só o que sobra para se visitarem monumentos , ou melhor dizendo , pérolas tais como :

* O CENTRO ANTIGO ( COLISEU , FÓRUM ROMANO, FÓRUM DE AUGUSTUS , FÓRUM DE CÉSAR , MONUMENTO A VITTORIO EMMANUEL II , O CAPITÓLIO ,  ”N ” MUSEUS , ETC )

*PIAZZA NAVONA , PIAZZA COLONA , MERCADO CAMPO DE FIORI , PANTEÃO , IGREJA SANTA MARIA MINERVA , IGREJA SANTO IGNAZIO DE LOYOLA , LA MADDALENA  , IGREJA IL GESÚ , IGREJA SANTA MARIA ARACOELI , elas são tantas e tão bonitas que , só para as igrejas necessitaríamos de 2 semanas….

* PIAZZA DI SPAGNA , FONTANA DI TREVI , VILLA MEDICI , IGREJA SANTA MARIA DEL POPOLO , IGREJA SANTA MARIA MAGIORE , infindáveis PALÁCIOS , etc,etc

* VATICANO : muitas pessoas apenas se cingem à PRAÇA DE S.PEDRO e CAPELA SISTINA , contudo o pequeno ESTADO DO VATICANO tem mais para se visitar….

Na realidade ROMA tem imensos locais emblemáticos para serem visitados demoradamente e devidamente apreciados , é o tal tipo de cidade que nunca deve ser vista ”a correr” ; como os transportes urbanos são um bocado caóticos e o trânsito realmente infernal , a VESPA nesta cidade é absolutamente imprescindível e faz-nos poupar imensas horas no trânsito , além de ser o veículo ideal para se apreciar detalhadamente o quotidiano desta enorme metrópole ; as Vespas ( e similares ) são tantas e tão comuns em ROMA , que em certos locais já se torna difícil estacionar a dita , até parece que procuramos um local para estacionar um carro…..; os menos afortunados que não têm Vespa , devem usar os autocarros turísticos city-tour tipo ”hop on – hop off ” , é a melhor forma de se ver tudo , embora superficialmente .

Mas vamos a fotos , ROMA é das tais cidades que apetece fotografar….

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

 

SONY DSC

 

 

 

SONY DSC

 

 

uma obra -prima única no mundo !!!

uma obra -prima única no mundo !!!

 

 

SONY DSC

 

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

BASILICA S (72)

 

 

BASILICA S (74)

 

 

BASILICA S (71)

 

 

BASILICA S (67)

 

 

BASILICA S (24)

 

 

BASILICA S (27)

 

 

BASILICA S (29)

 

 

BASILICA S (11)

 

 

BASILICA S (14)

 

Depois há as chamadas visitas clássicas , mas as de ROMA jamais nos cansamos de as repetir…..

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

 

 

 

IMG_2766

 

 

 

IMG_2772

 

 

IMG_2799

 

 

IMG_6225

 

 

IMG_6228

 

 

PANTEÃO (1)

 

 

SONY DSC

 

 

SONY DSC

 

 

IMG_6239

 

 

PIAZZA COLONNA (2)

 

 

piazza del popolo (4)

 

 

PIAZZA DELA ROTUNDA

 

 

PIAZZA DELLA MINERVA (2)

 

 

IMG_6252

 

 

PIAZZA DI SPAGNA (8)

 

 

SONY DSC

 

 

IMG_6255

 

 

PIAZZA NAVONA (1)

 

 

PIAZZA NAVONA (2)

 

 

PIAZZA NAVONA (3)

 

 

SONY DSC

 

 

IMG_6264

 

 

Em ROMA também se nos deparam por vezes cenas engraçadas…..

 

IMG_2828

 

 

IMG_6381

 

E pronto meus caros leitores , assim acabou mais uma viagem , aliás dificilmente poderia ter acabado de melhor forma , isto é , numa cidade mais bonita e elegante do que esta ; desejamos agradecer aos que seguiram a nossa viagem sendo assíduos leitores do nosso site , e em especial aqueles que tiveram a gentileza e sobretudo a sensibilidade de comentar os nossos posts ; esses compreenderam que , ao fazê-lo , nos ajudaram a que fossemos melhores e mais assíduos além de terem dado mais ”vida” ao site; aos que não compreenderam isso………paciência , não creio que alguma vez o irão compreender !!!

Obviamente que já estamos a preparar a nossa próxima aventura , parar é morrer , mas como diria o outro : ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE ???  I  N  T  É  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



24 comentários para “AS OUTRAS 7 COLINAS : R O M A”

  1. António Resende diz:

    Vi todas as imagens com atenção.
    O Papa em qual delas está???
    O meu abraço
    A R

    • admin diz:

      olá antónio !
      se olhares BEM , por detrás das cortinas da varanda papal talvez o vejas , vai procurando……..
      um abraço
      david+marilia

  2. Maria Melo diz:

    Companheiros Marília e Davis:

    O que posso dizer é que estas fotografias desta monumental cidade me encheram de saudades de a revisitar. Viajei convosco.
    Um bom regresso e até à próxima.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      obrigado pelo simpático comentário e ainda bem que fomos ao encontro do seu gosto.
      um abraço
      david+marilia

  3. Antônio Garrido diz:

    Imagens bonitas duma bonita cidade.

    Agora que esta viagem acabou ficamos na expectativa da próxima.
    Agradecemos o relato e desejamos um bom regresso

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      olá aos dois !
      nós é que agradecemos a vossa assiduidade!
      desejos de saúde e um abraço
      david+marilia

  4. Cisfranco diz:

    Muito bem, acabaram em grande. Grande reportagem que deu para rever alguns dos lugares. Bom descanso, agora, das férias e fico aguardar pela próxima. Os srs já nos habituaram a isso. Um abraço

    • admin diz:

      olá companheiro !
      realmente estamos a descansar ….mas ao mesmo tempo a preparar a próxima aventura !
      saúde e um abraço
      david+marilia

  5. maria josé azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Tal como a Maria Melo depois de ver as vossas fotos ficou aquela melancolia da saudade, também eu iria a esta cidade e outras muitas e muitas vezes, são sitios que nos ajudam a viver e sonhar. Penso que temos de agradecer a vossa generosidade em partilhar coisas que são importantes para quem gosta de viajar e nem sempre por várias razões o não pode fazer. Ficamos à espera de outras odisseias. Um abraço

    • admin diz:

      olá maria josé !
      muito obrigado pela gentileza do seu amável comentário .
      agora não pode ir a roma mas sabe-se lá se um destes anos não poderá???
      nós agradecemos igualmente a sua participação , um blog de viagens deve ser feito interactivamente , e infelizmente há muitas pessoas que não participam, nem sequer compreendem que um blog deve ser interactivo….enfim!!! culturas……
      um abraço e desejos de saúde
      david+marilia

  6. Manuel diz:

    Roma é a cidade, fora da peninsula Ibérica, que mais vezes visitei. Nunca me cansei dela. Na última visita, simplesmente escolhíamos uma zona e, depois, vagabundeávamos sem destino vendo aquilo que o acaso nos proporcionava e, foi uma experiência muito interessante. Admiro a vossa coragem de se meterem em duas rodas no meio daquela confusão 🙂
    Obrigado pela partilha de mais uma viagem com muita aventura pelo meio. Fico à espera da próxima.

    • admin diz:

      olá manuel !
      se já visitou roma várias vezes então definitivamente é uma pessoa de bom gosto , ponto final !
      sem dúvida que andar de vespa em roma tem que se lhe diga , mas …..também tem a sua piada, convenhamos !!!
      nós é que agradecemos a sua participação nos comentários , e sobre a próxima viagem…..já está em preparação!
      um abraço
      david+marilia

  7. João Firmino diz:

    Olá, David e Marília

    Mais uma fabulosa reportagem em texto e fotografia (as vossas fotografias interiores são qualquer coisa de magnífico. A minha Canon baratucha até se esconde de vergonha!).
    Não há dúvida que o vosso blogue com tais conteúdos servirá de inspiração a muitos que estejam a pensar em autocaravanejar por tais bandas.

    Que tenham um bom regresso e cá fico a aguardar as vossas próximas aventuras.

    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá j.firmino !
      muito obrigado pelo simpático comentário e quanto às fotos , apenas uma dica : em interiores NUNCA utilize flash , jogue apenas com a abertura e velocidade do diafragma.
      nós desejamos que o blog sirva também para isso , quando visitamos outros blogs ( e deixamos comentários…..) não só aprendemos como também os tornamos interactivos.
      já regressámos e….estamos de férias !
      um abraço
      david+marilia

  8. Aurélio Raposo diz:

    Amigos David e Marília,peço desculpa do meu afastamento,só hoje tive oportunidade de espreitar a sua visita a Roma,gostei das fotos,este meu afastamento não se deve a problemas de saúde,felizmente está tudo controlado a nível de saúde,mas há outro tipo de problemas mas nada de grave,vou tentar agora espreitar o resto da vossa viagem,faço o favor de receber o meu abraço,Aurélio Raposo.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      ainda bem que gostou , espero que se divirta a ver o resto da viagem.
      um abraço
      david+marilia

  9. Maria de Jesus Lança diz:

    Olá meus amigos!
    Ai, depois de tanto tempo sem comentar, espero que me permitam tratá-los assim…
    Uma espreitadela ás vossas fotos e narrativas, confirmou a minha vontade de, ainda, poder realizar uma visita a esta cidade que considero deslumbrante. Aproveitei a vossa “boleia” para encher os olhos de todo esse deslumbramento e reforçar este meu desejo, adiado, de o poder fazer pessoalmente.
    Enquanto o não puder concretizar, vou tentando essa viagem através dos vossos passos, na certeza de que a vossa disposição e bom gosto, serão uma óptima companhia.
    Um abraço
    Maria Jesus Lança

    • admin diz:

      olá estimada maria josé !
      para lhe ser franco , já tinha até pensado que a m.j. fazia parte daquele lote de pessoas que comenta durante vários meses e depois , sem qualquer razão , desaparece dos comentários , como se nós lhes tivéssemos feito algum mal……; felizmente não faz parte desse género e ainda bem !!!!tantos que o fizeram…..
      roma, diz bem , é um deslumbramento de cidade e mais ainda , é absolutamente INCONTORNÁVEL , não deixe de visitar !!!! aconselho-a vivamente a programar uma visita a esta pérola , mas se possível fora do período das chamadas férias grandes, aí as multidões são demasiado…., um autêntico transtorno.
      um abraço e desejos de saúde
      david+marilia

      • Maria de Jesus Lança diz:

        Olá, meus amigos

        De facto, há imenso tempo que não vos comentava mas, sempre que podia, espreitava os vossos comentários e fotos. Tem razão, David. Seria uma tremenda ingratidão tê-lo feito,sem qualquer motivo atendível. Os que existiram são apenas da minha responsabilidade já que foram condicionados por factos e situações pessoais e familiares que têm vindo a ocorrer durante este ano. Desde a partida de um filho para terras angolanas, na procura de uma vida melhor que aqui, teimosamente, continua a ser negada aos nossos jovens ( com toda a angústia e sofrimento que esse afastamento me trouxe) até a uma complicadissíma intervenção cardiotoraxica do meu marido, ainda sem estabilização total, passando também por mudanças ao nível profissional, digamos que este 2014 me chegou “recheado” de desafios, quiçá num teste de resistência ás minhas capacidades e disponibilidade. Felizmente as coisas começam a ganhar contornos que me trazem mais confiança e, talvez, por isso mais calma e estabilidade. Num resumo muito sucinto, como é óbvio, eis as razões da minha ausência. Mas, como vossa “fan” indefectível, aqui me têm de regresso ao vosso – sempre agradável – convívio.Na certeza que este “relacionamento virtual” será, de longe, muito mais profícuo para mim do que para vós.
        Um abraço fraterno e grato pela vosso compreensão e generosidade.
        Maria de Jesus Lança

        • admin diz:

          olá novamente !
          muita generosidade da sua parte em abrir a sua alma a um casal desconhecido , mas fez bem !
          há que ser positivo no meio do infortúnio , apesar de ser fácil de dizer , enfim , pense só que não há mal que sempre dure…..: 2015 será melhor para si e para os seus : o seu filho vai começar a ganhar dinheiro ”a sério” , o seu marido vai-se restabelecer e a m.j.vai estar finalmente como ”peixe na água” na nova situação profissional !!!
          agradecemos muito humildemente o seu esforço , perante o seu infortúnio , em comentar no nosso site e , como forma de agradecimento , acabei de publicar um post com notícias sobre a nossa próxima viagem ( só o pensava fazer em janeiro-2015 ) e esse post É-LHE INTEIRAMENTE DEDICADO , COM OS SINCEROS DESEJOS QUE TUDO MELHORE PARA SI !!!
          um abraço de amizade
          david+marilia

  10. José Caseiro diz:

    Vivam!
    Como estes escritos não são um diário pessoal íntimo, o autor partilha as suas experiências de viajante no pressuposto de ser lido e comentado e estabelecer, assim, um diálogo comos seus leitores. Tem pois toda a razão ao queixar-se do fraco retorno dos seus leitores. Eu confesso-me mais leitor que comentador. Leio os relatos todos, nem sempre de forma continuada, mas com muito interesse. Gosto das fotografias,do sentido de humor em geral, dos comentários, do lado aventureiro e pouco acomodado daequipa de viajantes, enfim, nota altamente positiva. Quanto a comentar…bem, aí penitencio-me e só posso prometer que sempre que voltar a ler-vos deixarei no mínimo um incentivo e um agradecimento.
    Começo hoje: a melhor viagem é a que está por realizar, por isso desejo que nao vos falte a saúde e o entusiasmo; obrigado por partilharem connosco asvossas viagens onde nós, leitores e virtuais companheiros também cabemos.
    JC

    • admin diz:

      olá caro !
      vou começar pelo fim : tem razão ,a melhor viagem está para vir…..esteja atento !
      quanto ao seu mail , gostei , está bem escrito !
      também lhe dou razão quando afirma que um blog ( como o nosso ) deve ser interactivo , só assim tem alguma piada ; quando as pessoas não participam , em 1º lugar nunca sabemos se gostaram do que escrevemos , em 2º lugar não conseguimos aperfeiçoar seja o que seja sem feed-back , em 3º lugar o post fica sem ”sal e pimenta” se não houver retorno dos leitores , enfim , razões não faltam para que haja razão de corresponderem…..; aliás basta lerem (os que o fazem…) blogs estrangeiros de viagem , a maioria são inter-activos !
      mas é claro que cada um tem a sua vida e eu compreendo que POR VEZES não possam comentar….
      por último…………obrigado por voltar a comentar e um abraço
      david+marilia

  11. Luís Clarinha diz:

    Caríssimos David e Marília
    Permitam que vos cumprimente de forma menos cerimoniosa, quase informal, mas na realidade sinto que após seguir os vossos relatos de viagem e aventuras e deles alimentar o meu sonho, adquiri o quase estatuto de proximidade.
    Tenho um muito longo passado ligado ao escutismo e mais tarde ao caravanismo, resultando daí a minha atracção pelo autocaravanismo. A vida na sua infinita sabedoria e por vezes de forma quase humoristica acaba por nos conduzir por caminhos que, anteriormente, nunca imaginaríamos possiveis. Talvez, quem sabe, um dia tendo o privilégio de vos conhecer me alongue nas historias.
    Venho, no entanto, hoje solicitar-vos aconselhamento. Planeio, finalmente, adquirir uma AC. Inclino-me para uma semi perfilada com cama transversal com garagem. Pretendo aínda utilizar uma scooter para deambular nas localidades. A minha questão reside no seguinte; – A minha scooter é uma peugeot metrópolis que pesa cerca de 250 Kg, será necessário mandar reforçar a suspensão traseira ou colocar amortecedores específicos. Sei que tb costumam utilizar a v Vespa e que é um pouco mais leve, mas pareceram-me os melhores conselheiros que encontrei.
    Os concessionários das AC são todos muito prestáveis em facilidades mas, para mim, nada melhor que a experiencia pessoal como conselheira…
    Vou continuar a seguir a v. aventura, enquanto eu espero iniciar a minha, precisamente por italia dentro de pouco mais de um mês…
    Cumprimentos
    Luís

    • admin diz:

      olá luís !
      excepcionalmente aqui vai a nossa resposta ; a sua questão deveria ter sido apresentada no último post publicado e não num post publicado há vários meses atrás ; tipicamente quando um post é publicado , os comentários ao último post fecham ”automaticamente” , mas ok , tudo bem , aqui vai :
      a) em 1º lugar fez muito bem não incluir as cerimónias da praxe….
      b) quanto à sua scooter , ´e claro que depende muito do tipo de AC que vai adquirir , se é com tracção dianteira ou traseira , se tem rodado simples ou rodado duplo….
      c) a mesma pesando 250 kgs e partindo do princípio que vai adquirir uma AC de rodado simples e tracção dianteira (a maioria das AC são assim ) eu pessoalmente não vejo grande risco em levar a scooter na garagem ou até num suporte traseiro ( aqui haverá mais esforço para a AC ) ; de modo algum necessita de reforçar a suspensão contudo ficará melhor servido se mandar colocar uma suspensão pneumática com regulação no interior , depende do dinheiro que quer gastar…..
      d) se continuar a ter receios quanto a peso , estabilidade,etc pode sempre optar por colocar a scooter num micro-atrelado de 4 rodas (2+2 juntas ) que é puxado muito facilmente pela AC e desta forma não sobrecarrega em peso a sua – – – nova- – – AC……. ; se necessitar dou-lhe um bom contacto !
      quanto ao seu 1º destino , uma só palavra : não podia ter escolhido melhor país , contudo prepare-se para ter bastantes dificuldades em estacionar ”à balda”……, e os campings não são baratos !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks