GEORGIA
Posted in GEORGIA, LADO PRÁTICO on 26/01/2011
INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE A GEORGIA :
*MOEDA : LARI (1€=+-2,38 laris) ; não há mercado negro de divisas;cartões de crédito profusamente em uso assim como as ATM.
*VISTO : não é necessário para cidadãos da U.E.
*C.P.D. : não é exigido,mas deve-se levar a carta de condução internacional.
*GASÓLEO : cerca de € 0.70/litro
*ESTRADAS : muito,muito más com condutores paranóicos e animais nas estradas;sinalização muito deficiente e pouco frequente em alfabeto latino;nas principais cidades os pavimentos estão em estado calamitoso; iluminação nocturna quase inexistente ; muito complicado conduzir neste país.
*SEGURANÇA : sem razões de preocupação durante o dia;à noite face à pouca luz é desaconselhável a circulação.
*POLÍCIA : muito pouco visível
*CUSTO DE VIDA : muito baixo
*ACAMPAR : muito difícil em TBILISI,fácil por todos os outros locais.
ÁGUA : fácil de obter
*GÁS : não necessitámos
*INTERNET : lenta em geral,com poucos locais públicos.
*ENTRADA NO PAÍS : extremamente facilitada aos turistas,rápida e eficiente,a esmagadora maioria dos agentes a falarem inglês razoavelmente; sem taxas a pagar;alfândega muito facilitada;declarar as divisas que se possuem; o seguro não é obrigatório mas convém mostrar a carta verde mesmo que eles não a entendam.
*SAÍDA DO PAÍS : muito facilitada.
* REDE CELULAR : muito boa cobertura geral.
*OBSERVAÇÕES : a melhor fronteira para entrar na GEORGIA é a de SARPI; é proibido a estrangeiros a entrada na RÚSSIA através da GEORGIA;a melhor fronteira de saída é a de KRASNY MOST,em direcção ao AZERBAIJÃO; a região de OSSETIA é extremamente perigosa! PORTUGAL não tem embaixada em TBILISI ,qualquer apoio terá de vir da embaixada em ANKARA ou MOSCOVO.