BANGKOK E O RIO CHAO PHRAYA

A cor das letras utilizada no último post foi alvo de várias críticas pertinentes ; é verdade que a leitura se faz com dificuldade pelo quea mesma cor não voltará a ser utilizada ! SORRY!!!!!!!!!!!!!!

Tendo BKK tanto para ver e descobrir,tem-se justificado esta longa permanência nesta mega-metrópole,vendo bem ,nem é todos os anos que se pode vir aqui…………….de AC; a ”estrelinha” continua (bem) estacionada junto ao belo templo WAT BENCHAMABOPHIT,a cada 3 dias vou até uma estação de serviço perto e encho de água pois o consumo é grande devido aos muitos duches que se tomam…….as temperaturas teimosamente continuam a rondar os 33 a 37 º mas a humidade é bastante elevada.Apesar de ser uma cidade muito interessante, extremamente silenciosa(especialmente para o seu tamanho! ) , diversificada e onde tudo se encontra,BKK tem vários contras como a poluição que é tremenda,o trânsito enlouquecedor e…………quase ninguém fala inglês !!!!EU NÃO VIVERIA AQUI……..

BKK vive imenso , tem uma estreita relação com o seu rio , não há muitas cidades no mundo onde um rio que as atravesse tenha tanta importância; e veja-se que é rara a cidade importante no mundo que não tenha um (ou mais ) rio a atravessá-la,mas para BKK este CHAO PHRAYA tem realmente um enorme significado.

BKK está toda engalanada pois dentro de 24 horas celebra-se o aniversário da rainha ( 72 anos ?  ) vendo-se posters gigantescos com os seus variados retratos por tudo o que é cruzamento e avenidas principais ( tudo o que é de mais…….…………………………………) ; como se não bastasse os muitos templos estão super-decorados com plantas,há CENTENAS DE MILHARES DE ÁRVORES TOTALMENTE ILUMINADAS pelo que à noite quase parece dia- – – – – – – – – – – – – – – – – – – – é o que faz ter vizinhos que nem sabem o que hão-de fazer a tanto petróleo: MYANMAR +BRUNEI+INDONÉSIA+MALÁSIA !!! O que nós temos pindericamente no NATAL na baixa de LISBOA ,multipliquem por ……1000 e imaginem o resultado!!! Nem a propósito de energia : a maior dificuldade que se nos tem deparado é exactamente a impossibilidade de nos ligarmos à corrente eléctrica devido ao local exacto onde nos encontramos e nem os 3 painéis solares da AC ajudam pois como quase não tem feito sol,pelo contrário,até tem chovido bastante, as baterias estão constantemente em baixo,sendo necessário com demasiada frequência,colocar o motor a trabalhar para as carregar.Como não temos ”papado” kms seguidos,a intensa utilização do computador,das ventoinhas,luzes,etc faz com que as 3 baterias se esgotem com alguma facilidade.

Acho que haverá importantes cerimónias no dia do aniversário da rainha pelo que compreendi ; sei é que em NOVEMBRO vai haver uma importante cerimónia não estou certo se religiosa ou se tem algo a ver com o rei (não consegui compreender quando me tentaram explicar….) o que eu sei é que vai ser algo em grande pois com todos estes meses de antecedência já estão a praticar com as canoas no rio,trajes coloridos e cantares : bonito ensaio a que assisti !

Um dos pontos altos de qualquer visita a BKK é sem dúvida a ida ao WAT ARUN ou se quiserem,O TEMPLO DO AMANHECER ; situa-se na outra margem do rio e em vez de se pagar um dinheirão de taxi ao andar-se não sei quantos kms às voltas,demoras no trânsito,atravessar a ponte,etc,etc o melhor a fazer para poupar tempo e dinheiro,além de que se tiram óptimas fotos,é apanhar um dos barcos que sobem e descem o rio a toda a hora,onde o bilhete ( e quando se paga…………) é ridiculamente barato,e no cais nr.8 ,ou seja praticamente em frente ao WAT apanhar um ”cacilheirozinho” que pela irrisória quantia de 3 bahts ( menos de € 0.07) faz a travessia do rio e nos leva ao cais que serve o templo ,em menos de 4 minutos !!!! Este templo é realmente uma MARAVILHA ,diferente de todos os outros ; enorme também,cheio de turistas e o grande sacrifício de subir os seus altíssimos degraus praticamente a pique justifica-se pelas fabulosas vistas de toda a cidade e rio que se admiram do meio do templo : não há palavras mas há imagens……………..

WAT ARUN - BANGKOK

Houve entretanto oportunidade de visitar a CATEDRAL DA ASSUNÇÃO (tout simple,comme  ça……)na minha opinião é um templo católico relativamente simples mas não deixa de ter a sua beleza e grandiosidade ,assim como forte significado por estar num país marcadamente budista : fica num núcleo da cidade  católico tendo entre outras coisas à sua volta um enorme colégio jesuíta misto.

Antes que me esqueça e para que o ANTÓNIO RESENDE não continue a majicar na questão das MASSAGENS aqui deixo algumas fotos elucidativas……..

As ……….outras massagens são feitas em ”reservados” !!! INTÉ!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “BANGKOK E O RIO CHAO PHRAYA”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Muito belas as fotos deste post,adorei e penso que será uma opinião comum aos vossos leitores e não só. Claro está e como não me canso de repetir,a tua escrita também ajuda muito pois é muito interessante e leva-nos até aí fácilmente. Continuem a divertirem-se,a fazer-nos sonhar e beijocas.

    • admin diz:

      quase fico a salivar quando leio os teus comentários : generosidade a mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      beijos

  2. Antonio Resende diz:

    Olá Marília e David.
    Obrigado pela partilha, sobretudo das ”massagens” que afinal vão para além dos pés… até ao joelho, pelo menos… ahahah
    Essa dos paineis solares, surpreende-me, não imaginava, claro que ”a rolar” a coisa compôe-se… neste caso, o ”gerador” justifica-se.
    Aproveitem e fruam.
    O nosso abraço
    A R

    • admin diz:

      olá antónio,
      temos 3 baterias na AC e na realidade deveríamos ter muito mais carga do que temos,ao serem carregadas pelos 3 painéis solares ; o que eu acho que está a acontecer é ,creio eu,uma das baterias não está já boa e portanto prejudica o carregamento das outras duas,pois elas estão ligadas em série.
      terei de procurar uma casa especializada em baterias,com o inglês destes caramelos não vai ser fácil……
      a bateria que eu desconfio não estar boa é a ORIGINAL que vinha com a AC e logo por azar está situada por debaixo do banco do pendura,é necessário desmanchar parte do banco para a tirar para testes : PINCEL !!!!!
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Fotos belíssimas! Imagino essa cidade bisbilhotada do alto do templo…Deve ser espantosa!!!
    Ainda não vi foi daquelas imagens mais velhinhas de Bangkok, muito típicas, com os seus mercados ambulantes em canoas, no rio. Desde legumes a frutas, numa profusão de cor inagualável! Só se já não existem esses mercados na água. Recordo, igualmente, de ver no cinema, modestas casas construídas em madeira, suportadas por estacas dentro de água. Autênticas aldeias flutuantes dentro da grande capital. Há imagens que nos ficam no subconsciente e essas são algumas.
    Espero que resolvam, rapidamente, o problema do carregamento das baterias. Deve ser um tormento estar sem ar condicionado ou ventoinhas.
    Cá vamos acompanhando essa aventura, sempre ansiosos por mais e mais.
    Beijocas, saúde e continuação de óptima estadia por essas bandas.

    • admin diz:

      os mercados flutuantes- – – – bem interessantes- – – – – vão ser bisbolhotados também , apesar de já os conhecermos ; o de BKK é pequeno e não muito interessante o outro que fica a cerca de 60 km daqui é super giro,super grande e super…..fotogénico, e o mais interessante é que dá para se circular de canoa!!!
      quanto às casas lacustres em BKK já não há assim tantas mas nos arredores ainda se vêm muitas.
      ar condicionado??? quase já nem me lembro o que é …….as pessoas habituam-se a…..quase tudo !!! as ventoinhas trabalhamuma horita ou duas e e e e e!!!!
      beijos

Trackbacks/Pingbacks