BELGRADO

Um pouco ”mais do mesmo” comparativamente com ZAGREB contudo não tão europeus como os seus vizinhos , mas há algo importante a seu favor :

a simpatia dos seus concidadãos !  Esperávamos muito pior , muito mais frieza e antipatia , mas fomos a todo o momento surpreendidos com sorrisos, ajudas inesperadas e muita mas mesmo muita gente a falar inglês ; perante a enorme dificuldade em compreender tudo o que está escrito em cirílico , não falta quem logo se prontifique a ajudar ; não tínhamos qualquer lugar pré-definido para pernoitar , sabíamos de uma espécie de área de serviço mas quando com a ajuda do GPS lá chegámos decidimos de imediato não ficar pois o local nem sequer era uma AS mas apenas um par de parqueamentos e com um deplorável aspecto , de sujidade e de vizinhança ; sem saber para onde nos dirigirmos pois a cartografia do GPS era muito, muito básica , vimos passar um carro com um casal jovem a quem fizemos sinal de paragem e de seguida perguntámos em inglês se sabiam de algum local seguro onde estacionar e pernoitar?? ao que nos responderam num impecável inglês que o único camping nos arredores da cidade estava fechado mas………podíamos segui-los que eles nos indicariam um bom local para pernoitarmos ; assim o fizemos e alguns kms, ruas e avenidas percorridos eis-nos nas margens de uma espécie de lago/rio cujas margens estão repletas de restaurantes e bares e onde existem aqui e acolá parqueamentos : NÃO PODIA SER MELHOR !!! Uma belíssima zona verde , com um enorme braço de água e um parking quase só para nós…….

 

o parking quase só para nós e…….grátis !!!

 

Como cidade BELGRADO não é muito interessante , eu diria que as pessoas são bem mais interessantes do que a cidade…..; os motivos de interesse são muito escassos , além da pequena CATEDRAL  há a CITADELA com bonitas vistas dos 2 rios que banham a cidade : SAVA e DANÚBIO ; há ainda um interessante e completo MUSEU MILITAR ( que visitámos demoradamente ) e uma bonita rua pedonal , a mais conhecida e elegante da cidade ; salta à vista prontamente a enorme altura dos seus habitantes, se nos homens tal não nos impressiona , já nas mulheres olhamos e olhamos e ….olhamos ! Muita gente a praticar desporto , quer bicicleta, quer patins em linha quer corrida aliado à alimentação saudável , conjuntamente com os genes faz com que por todo o lado vejamos gigantes !!!

O parque habitacional está imensamente degradado , pior do que em ZAGREB , a maioria dos prédios são francamente feios e a necessitar urgentemente de obras ; as ruas e avenidas não são tão……..ocidentais / europeias como na CROÁCIA , nota-se ainda uma enorme influência soviética ou se se quiser , uma grande remniscência da velha JUGOSLÁVIA ! Engraçado que um dos maiores cartazes turísticos seja exactamente a visita ao túmulo do ……MARECHAL TITO !

Algumas fotos de BELGRADO :

 

a catedral : já vimos muito melhor….

 

a citadela

 

os dois rios que banham a cidade

 

uma das muitas igrejas

 

a maior igreja ortodoxa do mundo ( em reconstrução interior )

 

o parlamento

 

não sei o que é mas …… é imponente !!!

 

o teatro nacional

 

 

Tivemos o privilégio de conhecer acidentalmente duas sensacionais pessoas , pai e filha com quem passámos umas agradabilíssimas horas na conversa e que fizeram questão de conhecer a ”estrelita” pois não faziam ideia do que era viver numa casa rolante durante vários meses ; ele professor universitário e ela assistente universitária , ambos de engenharia ; a rapariga de apenas 26 anos conseguia manter uma conversa normal em PORTUGUÊS depois de ter assistido e algumas telenovelas brasileiras na TV , inacreditável mas após vários testes verificámos que nunca podia ter tido lições da nossa língua pois a conjugação dos verbos era deficiente ; super-inteligente e boa conversadora , fala 4 outras línguas correntemente e está a aprender….HINDI – – – – – uma pessoa de muito valor !

 

O dinheiro dos locais tem este aspecto :

dinares

 

O parque automóvel em geral está muito degradado e os transportes públicos usam muitos destes…….

 

Algo a que achámos alguma graça foi à parte velha / boémia da cidade , digamos o BAIRRO ALTO lá do sítio , com incontáveis restaurantes muito bem apresentados e com preços bastante convidativos contudo a quantidade de turistas é residual pois BELGRADO não só não tem suficientes motivos para se visitar propositadamente como também não faz parte das capitais turísticas europeias ; agora segue-se SKOPJE na MACEDÓNIA …………………mas isso já é outra história !!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “BELGRADO”

  1. Boa tarde, Estrelas
    Apesar das teorizações acerca dos locais que visitamos, de se gostar mais ou menos, sempre vale a pena «viver» de perto com hábitos e culturas diferentes das nossas.
    O v/ testemunho e as fotos que o embelezam são magnificos. Nunca estive na Croácia, mas este v/ post incute-me uma enorme vontade de visitar esse jovem país.
    Obrigado e boa viagem.

    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá Carlos da Gama !
      quando mencionou CROÁCIA se calhar queria dizer SÉRVIA , mas não importa , o que interessa é que se aventure e viaje !!!
      obrigado por nos continuar a seguir
      um abraço
      david+marilia

  2. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:

    Gostei de ver as fotos que tiraram. É interessante conhecer alguém de terras tão distantes que aprendeu português vendo e ouvindo telenovelas. Eu diria que é notável. Sei de imigrantes que o fazem mas vivem cá, é mais fácil, mas a viver na Sérvia (a mais de 3000 km) e só pela TV, é obra.
    Desejo-lhes a continuação de uma boa viagem, esperando que encontrem sempre locais seguros para estacionar, sobretudo durante a noite.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      também ficámos extremamente surpreendidos com a alta qualidade do português da MINA ( assim se chama a pequena) mas depois de falarmos algumas horas com ela verificámos quão inteligente ele é….
      um abraço
      david+marilia

  3. Estrela diz:

    Ora vivam!
    Que novidades nos trazem sobre a simpatia do pessoal em Belgrado e da facilidade em comunicarem com as pessoas. Quando lá estivemos, vivemos verdadeiras cenas de espionagem ao bom estilo dos filmes policiais da guerra fria. Abordávamos alguém na rua, para pedir uma informação e fugiam de nós como se tivéssemos peste. A única pessoa que nos ajudou e falava inglês foi um simpático sujeito (que por sinal já estivera em Portugal) que, discretamente, nos sussurrou, olhando para todos os lados “sigam-me, mas a uma certa distância…”. Lá fomos, na peugada dele. Entrou num prédio. Esperámos um pouco e fomos atrás. Lá dentro foi dizendo “Não é seguro falar na rua com estrangeiros…” Levou-nos ao seu andar, um pequeno apartamento partilhado por outras famílias, ao estilo russo do antigamente. O sub aposento para onde nos levou, só ocupado por ele, equivalia a um T0,no máximo 16 m2, onde tinha uma armário de cozinha, 2 cadeiras, mesa, cama, roupeiro, frigorífico, uma estante e um mini fogão de dois bicos. Foi incrível, de simpatia. Quase nos pediu desculpa por não nos poder receber melhor. Queria falar, falar. Ofereceu-nos chá, bolachas e fez o empréstimo de um livro em cirílico de conversação corrente com traduções para línguas ocidentais, com a promessa que mal chegássemos a Portugal o devolveríamos. Acreditam??? Jamais vou esquecer tamanha consideração e bondade, vindas de um estranho em BELGRADO! Deu-nos preciosas informações e conselhos. Pelos vistos, a abertura ao ocidente fez bem ao país…
    Quanto à cidade, é como escreveste. E sobre os locais de interesse, claro que foi obrigatória a visita ao túmulo do Tito, ehehehe.
    Sobre o vosso parqueamento, continuam com uma sorte dos diabos, caramba!
    Aproveitem!
    Beijinhos

    • admin diz:

      pois é , mas agora felizmente os tempos são outros e as pessoas reagem de forma diferente…
      conforme eu escrevi , o país vale mais pelas pessoas do que pelas suas atrações turísticas.
      quanto ao parqueamento : a sorte também se procura…….lerás onde pernoitámos em SKOPJE !!!
      beijos

  4. Cisfranco diz:

    Caríssimos viajantes, cá vos tenho seguido sem comentar todos os dias, é certo, mas a seguir com todo o interesse a vossa aventura, torcendo para que tudo corra bem. Boa viajem até ao Japão!

    • admin diz:

      olá Cisfranco!
      quando não quiser comentar não há problema, o nosso apreço mantem-se…
      um abraço
      david+marilia

  5. Olá David e Marilia

    Já estive em Belgrado por 2 vezes num parque de campismo. Da 1ª vez não me esqueço que saí de manhã com um belo dia de sol tendo deixado umas cadeiras abertas e durante a minha ausência começou a ficar tudo muito escuro e desabou uma enorme tempestade acompanhada de vento ciclónico que fazia andar todo o tipo de lixo e folhas a voar. Fomos o mais rápido possível para o camping e quando lá chegámos escusado será dizer que as cadeiras além de ensopadas já tinham desandado do local onde as tínhamos.

    Boa viagem

    • admin diz:

      pois não admira……aquelas cadeiras fazem sempre jeito….
      o tal parque de campismo somente abre no verão.
      um abraço~
      david+marilia

  6. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá queridos viajantes !!!
    Estive muito ocupado esses últimos meses(Fórmula-1 China e Bahrein), mas agora estou com mais tempo. Estarei mais perto dessa linda aventura que vocês nos oferecem.
    Realmente é incrível como essa moça conseguiu aprender a língua portuguesa só assistindo novelas… A TV-GLOBO divulga nossa cultura, nossos problemas sociais e belezas naturais através das novelas, que a cada ano estão utilizando o que há de mais moderno em tecnologia (áudio e vídeo). Só para ter uma ideia, consegui uma lista de países onde as novelas são exibidas:

    Chile
    Estados Unidos (para a população hispânica)
    Colômbia
    Portugal
    Peru
    Argentina
    Azerbaijão
    Equador
    Geórgia
    El Salvador
    Sérvia
    Moldávia
    México
    Uruguai
    Rússia
    Paraguai
    Panamá
    Venezuela
    Israel
    Moçambique
    Romênia
    Armênia
    Bolívia
    Nicarágua
    Macedônia
    Canadá
    Cuba
    Eslovênia
    Guatemala
    República Dominicana
    Algumas Ilhas do Caribe
    Cabo verde
    Croácia
    Austrália (para a população hispânica)
    China
    Índia
    Malásia
    Cingapura

    Grande abraço.

    • admin diz:

      notável , sem dúvida !
      um abraço e bons passeios também
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks