BERLIM E MUNIQUE

Se há cidades bastante completas , apenas lhe faltando este ou aquela pormenor , definitivamente a capital alemã é uma delas , apenas lhe faltando  o mar para ser quase perfeita !!!  BERLIM está em constante renovação , as incontáveis obras nunca param mas tal não impede que se goste imenso desta capital e que se possa desfrutar na totalidade tudo o que a mesma tem para oferecer……..; será por certo a capital mundial que tem mais e melhores museus , a que tem mais locais para comer – – – – – – – com todo o tipo de preços- – – – – – -, uma das que tem os edifícios mais imponentes , enfim , se passarmos uma semana ( como nós fizemos ) em BERLIM no final chegamos à triste conclusão que afinal ainda não vimos tudo……………e que há ainda tanto para ver !!!!

Vou-vos dar um resumo da ”nossa vida ” em BERLIM apenas para terem uma ideia do quanto há para ver……..

No 1º dia passeámos a pé e de VESPA por vários locais ”à balda” apenas com o intuito de nos familiarizarmos um pouco com a cidade ; demos um ”cheirinho” aos locais mais importantes e simbólicos que todos os turistas visitam , uma vez mais apenas e só para que aos vê-los em pormenor não nos……………espantássemos tanto : PORTA DE BRANDENBURGO + BEBELPLATZ + UNTER DEN LINDEN + POTSDAMER PLATZ + REICHSTAG + ALEXANDER PLATZ e por aí fora……

No 2º dia tomámos um CITY-TOUR pela módica quantia de € 10/pessoa num dos vários operadores disponíveis , contudo entre os vários operadores disponíveis tivemos o cuidado de escolher um autocarro COMPLETAMENTE aberto no piso superior para podermos tirar boas fotos , o que aconteceu…..; validade do bilhete 10h00-18h00 portanto aproveitámos bem as voltas dadas nesse dia ; no final do tour visitámos com mais detalhe algumas pontes bonitas , a POSTDAMER PLATZ , a rua chiquérrima KURFURSENDAMM com as suas elegantes lojas e armazéns , SCHLOSSPLATZ (uma outra pérola a não perder….),demos um par de voltas à ALEXANDER PLATZ , a TORRE DA TV,  enfim , a VESPA fartou-se de ”passear”…….

No 3º dia resolvemos ”pedir perdão pelos nossos inúmeros e incontáveis pecados” e visitar as 4 catedrais ( QUATRO !!! )  que BERLIM possui : BERLINER DOM , DEUSTCHER DOM , FRANZOSISCHER DOM e ST. HEDWIG’S KATHEDRALE : uma ”barrigada” de bonitos templos……; houve ainda tempo para ir espreitar a bela MARIENKIRCHE para a visitarmos em detalhe no dia seguinte ; de todas sem dúvida que a BERLINER DOM , apesar de a entrada ser paga , é a mais interessante e espectacular , vale a pena o preço do bilhete , pois há muito mais para ver além da enorme catedral em si , a parte dos túmulos dos reis e imperadores é muito digna.

No 4º dia passeámos demoradamente pela espectacular avenida UNTER DEN LINDEN onde observámos os belos edifícios que compõem a UNIVERSIDADE HUMBOLDT  e fomos até à PORTA DE BRANDENBURGO ; de seguida fomos até ao MEMORIAL SOVIÉTICO o qual visitámos detalhadamente pois realmente vale a pena tal a sua grandiosidade , fotos e descrições ; depois fomos ver a COLUNA DA VITÓRIA , o ALTES MUSEUM e o NEUES MUSEUM apenas pelo exterior . Visitámos igualmente o REISCHTAG (PARLAMENTO ) e à noite assistimos a uma interessante projecção de um filme ao ar livre sobre o PARLAMENTO ALEMÃO , na margem do canal. 

No 5º dia fomos ver detalhadamente o CHECK-POINT CHARLIE e várias ruas comerciais à volta dele , na parte da manhã ; à tarde visitámos o fantástico MUSEU TOPOGRAFIA DOS TERRORES (talvez o melhor museu que vimos em toda esta viagem……) e que fica junto ao CHECK-POINT CHARLIE , acompanhando parte do extinto MURO DE BERLIM e que relata pormenorizadamente toda a história não só do NAZISMO mas também da construção do muro e sobretudo , por se situar  no local onde estavam os mais terríveis MINISTÉRIOS NAZIS , relata com incontáveis documentos , fotos , testemunhos , etc tudo o que se relaciona com essa época negra da história alemã……..UM MUSEU ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL PARA QUEM VISITAR BERLIM !!!!!!!! Por incrível coincidência , aquando da visita a este museu , encontrámos lá 2 dos 3 filhos ( NELSON + SUSANA ) da nossa estimada amiga TERESINA…….; por ser um museu enormíssimo e super completo , onde não dá para ”saltar” esta ou aquela parte , infelizmente não conseguimos visitá-lo a 100%…………………….NEXT TIME !!!

No 6º dia gastá-mo-lo inteiramente numa visita a um museu muito importante para nós : O MUSEU JUDAICO , uma obra prima do famosíssimo arquitecto DANIEL LIEBESKIND – – – – – – – exactamente esse mesmo , o que ganhou o concurso para a edificação da torre que vem substituir as TORRES GÉMEAS em NEW YORK , entre muitos outros trabalhos de renome ; pois este SENHOR POLACO projectou o MELHOR MUSEU MUNDIAL DEDICADO AOS JUDEUS  ( JUDISCHES MUSEUM ) o qual  mostra detalhadamente toda a história dos judeus desde a antiguidade até aos nossos dias , com uma especial enfase às várias e inúmeras épocas na HISTÓRIA em que os judeus foram perseguidos  e massacrados , TUDO , MOSTRA TUDO COM UMA CLAREZA ABSOLUTAMENTE ATERRADORA……………A R R E P I A N T E ; mas não mostra apenas o lado triste e trágico dos judeus , mostra igualmente em detalhe TUDO o que se relaciona com a vida dos judeus  desde a sua alimentação , passando pelos detalhes da  circuncisão , pelas artes , profissões , cientistas famosos, detalhes da vida ,  TUDO,TUDO,TUDO !!! É UM MUSEU QUE EU ACONSELHO VIVAMENTE , mesmo aos que nada têm a ver com os judeus…….; tem pormenores que nos arrepiam (a TORRE DO HOLOCAUSTO ,por exemplo !!!!!!!!!!!!) e mesmo a filosofia com que foi idealizado faz dele um dos melhores museus mundiais !!!!!!!

No 7º dia fomos visitar um outro interessante museu DDR (DEUTSCH DEMOKRATIK REPUBLIK ) o qual mostra com todos os detalhes como era a vida na ALEMANHA ORIENTAL  ”no tempo da outra senhora” :  fotos , filmes , incontáveis objectos , estatísticas , um apartamento típico , a classe política , os carros , as fábricas , etc,etc : SUPER,SUPER INTERESSANTE : A REALIDADE COMUNISTA EM TODO O SEU ESPLENDOR …………..!!!! Haveria ainda mais para ver em BERLIM contudo………outros locais nos esperavamm pelo que ao 7º dia……arrancámos em direcção a MUNIQUE ! Deixamos-vos algumas fotos da espectacular BERLIM , contudo antes disso apenas um reparo : esperávamos um custo de vida substancialmente mais alto do que encontrámos , especialmente no que concerne a comida, mas tivemos a muito agradável surpresa de encontrarmos imensos restaurantes com preços idênticos aos praticados em PORTUGAL……………..algo não bate certo não acham ???? Nas 6 noites que lá passámos dormimos em dois locais distintos , mas ambos ”na rua” sem que quem quer que fosse nos importunasse uma única vez : 4 noites num parking junto a uma piscina municipal e 2 noites parqueámos numa avenida distante cerca de 2 km do centro , onde havia vários TIR : SEM QUALQUER MEDO,SEM QUALQUER PROBLEMA ………..OU PUDOR !!!

 

 

o moderno edifício junto ao PARLAMENTO onde foi projectado o filme

 

o canal por onde passava parte do MURO e à direita o museu DDR

 

talvez a maior estação ferroviária do mundo............

 

uma das bonitas pontes

 

edifício da Câmara Municipal

 

fonte na ALEXANDER PLATZ

 

a torre da tv

 

outra das belas pontes....

 

edifícios deste género abundam......

 

a principal sinagoga de BERLIM

 

o BUNDESRAT

 

a fantástica BERLINER DOM

 

 

 

 

 

 

PARLAMENTO

 

 

 

DEUTSCHER DOM

 

O MUSEU JUDAICO.............a não perder !!!!!

 

O MUSEU VELHO

 

PALÁCIO PRESIDENCIAL

 

 

PORTA DE BRANDENBURGO

 

 

 

 

O 1º TANQUE SOVIÉTICO A ENTRAR EM BERLIM

 

A COLUNA DA VICTÓRIA

 

EM 1º PLANO UM BOCADO DO MURO DE BERLIM ; O EDIFÍCIO DO MUSEU ESTÁ COLOCADO ONDE SE SITUAVA O MINISTÉRIO DO INTERIOR-GESTAPO........

 

MUNIQUE

 

MUNIQUE nada tem a ver  com BERLIM pois se em BERLIM abundam os restaurantes e snacks em MUNIQUE é um ”enjoo” de esplanadas , parques e jardins por assim dizer , com um certo exagero , não há rua que não tenha a sua esplanada…….; é uma cidade engraçada embora não tão monumental e vistosa quanto BERLIM , mas gostámos imenso ! Por necessidade de internet , ficámos num camping junto ao rio contudo a net era super lenta , autênticamente do 3º mundo……..; uma curiosidade : no centro de turismo da praça principal foi-nos exigidos € 0.40 por um reles mapa da cidade , e para que ficasse bem explícito o meu descontentamento disse à funcionária em inglês e repeti no meu pobre alemão que aquela era a melhor maneira de fazer uma publicidade negativa à cidade……………ELA NEM PESTANEJOU ! Os 4 dias passados em MUNIQUE  deram para ficar a conhecer bem melhor esta bonita metrópole :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IGREJA ASAM

 

 

 

 

 

 

 

IGREJA DE S.CAETANO

 

KONIGSPLATZ

 

KONIGSPLATZ

 

 

 

MARIENPLATZ

 

MARIENPLATZ

 

O TEATRO NACIONAL

 

Decidimos fazer uma pequena alteração no plano da viagem e em vez de seguirmos directamente para a SUIÇA , tomámos a direcção da ………… ÁUSTRIA !!!! Eu tenho o privilégio de conhecer extremamente bem este país , este fantástico país , melhor dizendo contudo já há bastantes anos que não vinha ao interior da ÁUSTRIA durante o verão e lugares absolutamente ímpares como SALZBURG , BAD ISHGL , HALLSTATT , ST.GALEN e por aí fora  são demasiado bonitos para se evitarem quando estamos apenas a umas dezenas de kms deles…….. ; assim , estamos neste momento na ÁUSTRIA a qual tencionamos atravessar uma parte significativa pelo seu interior , apenas em estradas secundárias , e só depois entraremos na SUIÇA , depois o LICHTENSTEIN que a Marilia não conhece , e depois…..casa!!!!

I  N  T  É  !!!!

P.S. SE HÁ QUEM DUVIDE QUE É POSSÍVEL SURFAR EM MUNIQUE . VEJA DENTRO DE 24-48 HORAS O VÍDEO NA RESPECTIVA SECÇÃO………………….SE EU NÃO VISSE PESSOALMENTE TAMBÉM NÃO ACREDITAVA !!!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “BERLIM E MUNIQUE”

  1. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marília e David

    Definitivamente vocês continuam a superar-se e, no meu caso, a aumentar a minha curiosidade para conhecer. Obrigado pelo trabalho que teem tido para nos manter (bem) informados.
    Um abraço e continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      tem sido um gosto escrever para os ”fiéis seguidores”
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Sinceramente, acho que estes últimos relatos foram dos mais completos que fizeste em termos de identificação dos locais!Parabéns!!! Provou-se, mais uma vez, a importância da legendagem das fotos para quem vos acompanha à distância.
    Quanto à Áustria, acho MUITO BEM esse pequeno desvio! Esse país está no meu coração pelas razões que bem sabes e, também, por ser o mais bonito dos que conheço na Europa. Se ainda não foste ao sul, recomendo vivamente. Poderás entrar, depois, no norte da Itália, fazer os lagos (imprescindível!), aproveitarem para percorrer as pequenas vilas à beira dos lagos, tão típicas e alegres e rumar ao sul da França, com destino a casa. Olha que vale mesmo a pena!!!!
    Continuem a aproveitar essa maravilhosa viagem e a deixarem-nos com água na boca…
    Ai…que inveja…
    Beijinhos

    • admin diz:

      umas vezes dá para legendar , outras não….
      o norte de itália já é bem conhecido pois se contar cuidadosamente já devo ter ido lá mais de 30 vezes ……
      beijos

  3. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Felicito-os mais uma vez, por nos mostrarem, onde vão passando com descrições e fotos, dos locais que mais parecem reportagens, feitas por profissionais. É para nos incentivar a partir de AC logo que possível, para esses Países e ver as Cidades, que tão bem ilustram.
    O desvio pela Áustria, apesar de conhecerem, há sempre algo que não vimos na outra viagem.
    Continuação de boa viagem, divirtam-se.
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      parta logo que puder pois a vida são 2 dias……
      a áustria tem incontáveis ”cantinhos” que vale a pena conhecer.
      obrigado por nos continuar a seguir
      um abraço
      david+marilia

  4. Volker diz:

    Hola amigos: Muchas gracias por este reporte tan completo de mi ciudad natal. Estuvimos hace 2 anos pero por las visitas de amigos no hemos tenido la oportunidad de ver todos estos lugares tan interesantes. Uno conoce mucho por los medios pero no es lo mismo como vivirlo personalmente.
    Gracias y saludos
    Volker

    • admin diz:

      hola,que tal???
      en las ciudades bonitas nascen por vezes hombres feos………..(broma! )
      gracias por comentares y besos a lupe
      david+marilia

  5. António Cozinheiro diz:

    Olá Companheiros,
    Adoro acompanhar a vossa viagem e reportagem fotográfica, (um profissional não faria melhor).
    Que tudo corra a vosso desejo.
    Um abraço e bja á esposa

    António e Ivone

    • admin diz:

      obrigado por comentar e desejamos-lhe bons passeios este verão
      um abraço
      david+marilia

  6. Olá Estrelas,

    Estive em Berlim no ano seguinte à queda do muro, mas entretanto muita coisa mudou e pelo vosso relato fiquei com vontade de voltar. Obrigado pela divulgação e continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      berlim é sem dúvida aquela cidade a que apetece sempre voltar e acho que faz muito bem se o fizer
      um abraço
      david+marilia

  7. Allan diz:

    Olá.
    bom dia
    adorei o relato.
    mas onde você preferiu? Berlim ou Munique?
    eu terei que escolher na minha primeira ida a Alemanha uma das duas.

    pois irei a Viena, Praga, e a terceira tem q ser ou berlim ou munique…
    será em agosto..verão

    Parabéns pelo relato

    • admin diz:

      bom dia !
      sem dúvida alguma e sem margem para hesitações , B E R L I M !!!
      boa viagem e desfrute
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks