BRASIL : A ENTRADA , A CONFUSÃO …….

Uma vez mais , deu-nos na gana modificar o nosso itinerário e isto porque

, não tendo já quaisquer pesos uruguaios , não queríamos continuar a gastar os nossos queridos usdolares em estúpidas portagens , melhor dizendo , em portagens absolutamente irracionais aquando da rápida travessia do URUGUAI , seja da  ARGENTINA para o BRASIL !!!

É que os uruguaios , tendo algumas estradas absolutamente escabrosas , mesmo assim têm o descaramento de cobrar PORTAGENS em estradas onde os nossos cavalos e mulas talvez se recusassem percorrer….. ( sinceramente espero que um qualquer uruguaio leia isto !!! ) ; cobrar portagens numa auto-estrada , enfim , ainda é como o outro , mas numa estrada corriqueira , cheia de buracos , é algo que não passa na cabeça da autoridade rodoviária mais atrasada deste planeta…… ; refiro-me concretamente à miserável estrada que liga PAYSANDÚ com TACUAREMBÓ , cuja distância de quase 250 kms nos levou 1 dia inteiro para percorrer , pois as dezenas de milhares de buracos , enormes crateras no pavimento super-deteriorado de alcatrão metiam medo…..se tivéssemos o azar ou a inabilidade de cair numa dessas crateras a suspensão da AC não teria aguentado……

Tremo só de pensar quando é que os nossos impuros políticos se lembrarão duma destas…….COBRAR PORTAGENS EM ESTRADAS DETERIORADAS ……….ESPERAR PARA VER !!!

Tínhamos planeado entrar no BRASIL pela fronteira de JAGUARÃO , contudo a tal estrada ”marada” e as portagens absolutamente irracionais levaram-nos a reduzir drasticamente a nossa travessia do URUGUAY e sair , o mais rapidamente possível , pela fronteira de RIVERA / SANTANA DO LIVRAMENTO ( BRASIL )  ; assim o fizemos e as formalidades foram algo que , por mais fronteiras que já tivéssemos atravessado na vida ( e foram algumas centenas…..) nunca nos passaria pela cabeça tal confusão , tal bagunça , tal……….modus operandi !!!

Eu explico : RIVERA /URUGUAI e SANTANA DO LIVRAMENTO ( BRASIL ) estão de tal modo ligadas que , penetrando no núcleo urbano , passadas umas centenas de metros , já nem sabemos se estamos ainda no URUGUAI ou se já estamos no BRASIL , e isto porquê ??? É que não parece haver fronteira fixa , melhor dizendo , um limite físico entre cada país , bom , se o há  nem se dá por ele…… ; as lojas misturam-se umas com as outras nos idiomas dos 2 países , as pessoas tanto falam espanhol como português ou uma mistura complicada….., e o mais engraçado de tudo isto é que existe uma avenida , cheia de comércio simples ( para não dizer ….rasca ) onde num lado da dita avenida é ….URUGUAI e no outro lado é …..BRASIL , assim nos informou um passante quando lhe perguntávamos direcções ! Imaginem a avenida da Liberdade , quem a sobe está no URUGUAI e quem a desce está no BRASIL , e isto sem que haja a mínima barreira ou controle ou o que quer que seja a fazer de divisão…… SÓ AQUI MEUS CAROS , SÓ AQUI !!!

Mas o mais caricato estava para vir ; atrapalhados pela BALDA existente na falta de controles , perguntámos a um passante como devíamos proceder ; resposta : 1º tem de ir à rua XPTO fazer as MIGRACIONES , procure um edifício baixo , etc,etc ; lá fomos e afinal nem foi difícil encontrá-lo ; 1 só guichet de atendimento , pequena sala cheia como um ovo de pessoas que queriam transitar para o…….BRASIL E OUTRAS QUE QUERIAM ENTRAR NO URUGUAI !!!!! Mistura total , tudo ao molhe e fé em Deus…..CONFUSÃO até dizer chega…….; lá fomos para a fila e quando chegou a nossa vez disse à funcionária que queríamos ….. SAIR do URUGUAI ; preencheu um pequeno formulário , carimbou os passaportes e…….já está !!! Surpresos por tão célere formalidade , questionei -a sobre o documento ( muito importante ) da importação temporária dos veículos no país , o qual é religiosamente preenchido à entrada com 1800 avisos para que não o percamos , afim de o entregar à saída….; resposta dela : ah ! ese ,” pongalo por debajo desa puerta” !…….. EU NEM QUERIA ACREDITAR NO QUE OUVIA !!!!!!!!!!!! Em todas as fronteiras nos diversos países este documento é de capital importância…..

Mas a nossa estupefacção não terminava ali….; perguntámos : e agora , se isto aqui é a saída do URUGUAI , onde é que se faz a entrada no BRASIL ???? Resposta dela : agora têm de ir à rua XPTO , NR. tal tal já em SANTANA DO LIVRAMENTO , e aí está a POLÍCIA FEDERAL que lhes fará a entrada oficial no país…….. ; francamente , eu pensei que se tinham todos ”passado” por terem bebido MATE em excesso……. ; lá andámos por não sei quantas ruas  , sem saber muito honestamente se estávamos no URUGUAI ou no BRASIL , tanto víamos lojas com dizeres em português como em espanhol , mas enfim , ao fim de 3 ou 4 perguntas a passantes , lá descobrimos o edifício da POLÍCIA FEDERAL ; pequenos formulários preenchidos , passaportes carimbados e….podem ir , oficialmente já estão no BRASIL !!!! Então e a ADUANA URUGUAIA ???? Esqueçam……!!! Então e a ALFÂNDEGA BRASILEIRA ???? Esqueçam também !!!ENTÃO E A IMPORTAÇÃO TEMPORÁRIA DOS VEÍCULOS NO PAÍS ????? Pelos vistos aqui é tudo ao molhe e fé em Deus……..SERÁ QUE PODEREI VENDER A ESTRELITA ( por bom preço,claro ! ) A UM BRASILEIRO ENDINHEIRADO ???

Sinceramente eu nunca na minha vida de viajante vi tamanha ”balda” como aquela …….; só de imaginar que não há absolutamente qualquer tipo de controle entre os 2 países e , por exemplo , um qualquer bandido brasileiro pode ir a MONTEVIDEO cometer um qualquer crime e voltar incólume para o Brasil………ou um qualquer uruguaio pode ir a PORTO ALEGRE e fazer o mesmo – – – – – – – SEM PASSAREM POR QUALQUER FRONTEIRA  ???? Enfim , experiências únicas !!!

A propósito de experiências únicas , uns kms antes de TACUAREMBÓ / URUGUAI parámos no campo ao vermos umas centenas de cavalos e vacas com um enorme aglomerado de pessoas e carros…..; intrigados fomos ver o que era e era uma festa anual de um …………….RODEO !!!

É verdade , ocasião única para presenciar um rodeo com vaqueiros uruguaios , vestidos a rigor , em provas de destreza quer com cavalos quer com o derrube de bezerros com laço……. ; resolvemos ”acampar” no local para enorme surpresa dos presentes , os quais não paravam de admirar a nossa ”casilla rodante” ; infelizmente , a esmagadora maioria eram pessoas do campo com pouca cultura pelo que não faziam a mínima ideia de o que era sequer o nosso país , quanto mais a sua localização……. ; variadas vezes nos confundiram com espanhóis por causa da nossa pronúncia e , obviamente , do nosso ”portunhol” ……. ; mas foi muito interessante e deixamos algumas fotos elucidativas :

 

DSCN2308

 

 

DSCN2310

 

 

DSCN2311

 

DSCN2317

 

DSCN2318

 

DSCN2319

 

DSCN2320

 

DSCN2321

 

 

Mas vamos então ao BRASIL , alguns dados sobre este grandioso país :

 ÁREA : 8.515.767 KM2 ( 93 vezes PORTUGAL = TAMANHO DOS ESTADOS UNIDOS )

CAPITAL : BRASÍLIA

POPULAÇÃO : 202.768.500 ( PORTUGAL 10.487.300 )

MOEDA : REAL ; 1 euro =  + – 4.03 reais ( mas eles preferem us dólares ! )

CIDADES PRINCIPAIS : SÃO PAULO , RIO DE JANEIRO , BRASÍLIA , FORTALEZA , PORTO ALEGRE , SALVADOR , BELÉM , RECIFE , CURITIBA , BELO HORIZONTE

PIB per capita : US$ 11.067 ( PORTUGAL US$ 21.747 )

INDEPENDÊNCIA : 1822 de PORTUGAL

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : PRAIAS , PANTANAL , CATARATAS DE IGUAÇÚ , NORDESTE , RIO DE JANEIRO , OURO PRETO , CARNAVAL , AMAZONAS

PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES : a sétima maior economia do planeta , exporta tudo !

Bandeira do Brasil

 

Como todos sabem , as distâncias no Brasil ”assustam” , apenas para terem uma pequena ideia , para chegarmos a PORTO ALEGRE ( 1ª cidade digna desse nome , depois de se sair do URUGUAI ) tivemos que percorrer mais de 500 kms !!!

Até agora as paisagens são encantadoras , tudo muito verde , campos a perder de vista……

Mas antes de mais , as notas  têm este aspecto

 

IMG_2098

 

e as matrículas dos carros este :

 

IMG_2100

 

 

PORTO ALEGRE não nos entusiasmou ; a pobreza é (infelizmente) demasiado evidente , os sem-abrigo são (infelizmente) demasiados e os motivos de interesse a visitar são (infelizmente) escassos ; cidade fundada por açorianos , é hoje em dia a ”capital” gaúcha onde abundam as churrascarias e, consequentemente , a boa carne !

Ficámos instalados num parqueamento livre junto ao moderno estádio BEIRA-RIO e, para os que não se lembram , PORTO ALEGRE foi a cidade-sede do campeonato mundial de futebol de 2014 , daí ter 2 estádios gigantescos ! A cidade não tem qualquer camping e desaconselharam-nos a ficarmos num local tão isolado , realmente era isolado pois só de de manhã muito cedo é que o local era ”habitado” por autocarros da ”CARRIS” local….; já calculávamos que tipo de ”vizinhos” iríamos ter e , claro , acertámos em cheio : arrumadores bêbados até mais não …., alguns drogados e pedintes em barda ; o ….segredo , se assim se pode dizer , é não mostrar medo e mostrar carradas de descontração !!

Apenas uma vez , nos 3 dias que lá passámos , tive de mostrar  um enorme facalhão que levamos connosco a um pedinte bêbado que insistia em abrir a porta mosquiteira e mostrava ”interesse” em entrar na AC ………….. REMÉDIO SANTO , desapareceu num ápice !!!

Stress aparte , tudo correu bem , demos as nossas voltas pela cidade com a Vespa , visitámos o que havia a visitar e deixo-vos as fotos mais relevantes da cidade ( INFELIZMENTE UM LAMENTÁVEL ENGANO FEZ COM QUE CERCA DE 15 OUTRAS FOTOS FOSSEM APAGADAS INADVERTIDAMENTE ) :

 

mercado municipal

mercado municipal

 

PORTO ALEGRE (4)

 

 

PORTO ALEGRE (21)

a catedral

 

PORTO ALEGRE (6)

 

 

PORTO ALEGRE (11)

 

 

PORTO ALEGRE (10)

 

 

A passagem da estrelita em PORTO ALEGRE foi notória , eram às largas dezenas as pessoas que paravam para tirar fotos com os seus telemóveis !!!

Tivemos que atravessar a cidade 2 vezes pelo centro e realmente até nos sentimos um pouco……envergonhados pela enorme curiosidade que a AC estava a criar !! Para minha grande surpresa , à noite quando verifiquei as visitas ao site , a listagem estava ”inundada” de visitantes de PORTO ALEGRE e outras cidades da zona…… ; há inclusivamente um companheiro autocaravanista ( ANTÓNIO PIRES COZINHEIRO ) que vive temporadas no Brasil , numa outra cidade , e que recebeu uma chamada telefónica de um amigo de Porto Alegre a informá-lo que , no momento , estava a passar na cidade uma AC com matrícula portuguesa……SMALL WORLD ……pois eu conheço o Pires Cozinheiro !!! Resta acrescentar que PORTO ALEGRE tem cerca de 1.5 milhões de habitantes !!!

Infelizmente no Brasil adquirir um cartão-chip para navegar na internet é uma odisseia que …..não é para todos !! A maior potência e o país mais desenvolvido da América do Sul tem ”comportamentos” ridículos e absolutamente incompreensíveis no que respeita a comunicações ; há várias operadoras no país ( VIVO, CLARO , TIM , OI ) mas todas têm medidas extremamente restritivas relativas a um estrangeiro não-residente poder adquirir um chip para navegar livremente na internet no sistema PRÉ-PAGO ; se estivéssemos no IRÃO ou no PAQUISTÃO eu não me admiraria , contudo , falando do BRASIL esta foi sem dúvida alguma a primeira surpresa negativa , a primeira grande desilusão com que deparámos…. ; todas exigem o CPF que é uma espécie de cartão do cidadão com o número fiscal , o seja……..registo completo de quem navega !!!

Afinal , é uma democracia com medo de quê???? O CONTROLE TOTAL……..O BIG BROTHER EM ACÇÃO !!!!

Após passarmos quase 1 dia completo de Herodes para Pilatos , melhor dizendo , de operadora para operadora , sem qualquer sucesso , finalmente encontrámos um bom samaritano brasileiro que se predispôs a ”emprestar” os seus dados para que pudéssemos ADQUIRIR NUMA LOJA DE ELECTRÓNICOS (!!!!!!!!) um chip da VIVO , o qual após ser carregado com + – 60 reais , serviu para abrirmos 2 sites e navegar durante ……….. cerca de 4 minutos !!!!

BADAMERDA para as operadoras brasileiras……. ; não sei como iremos fazer no futuro pois temos a intenção de passar cerca de 2 meses no Brasil e andarmos com nets ”emprestadas” não é sistema ! Veremos……

Mas vamos a algo EXTREMAMENTE mais interessante : GRAMADO !

A esmagadora maioria dos leitores talvez não faça ideia a que me estou a referir ; mas vou explicar : GRAMADO é uma pequena cidade fundada por suiços há muitos anos atrás e é ( justamente ) considerada uma verdadeira PÉROLA TURÍSTICA no Brasil , pois é uma cidade situada a 800 metros de altitude , com um clima geralmente frio ( algo apreciado pelos brasileiros ”cansados” do calor constante ) e que prima pelo supremo arranjo urbanístico , pela ordem e rigor ( nada comum no país….) , pelo extremo asseio ( idem,aspas….), por uma arquitectura singular ( parece que estamos numa SUIÇA ou numa ÁUSTRIA….) , enfim , depois de estarmos um par de horas na cidade quase nem acreditamos que estamos no BRASIL ; lugar imensamente conhecido e super-visitado no Brasil , a cidade enche completamente com turistas brasileiros e argentinos , esgotando facilmente a sua boa capacidade hoteleira ; é considerada muito justamente a ”capital” brasileira do chocolate , abundando as fábricas e as lojas sofisticadas ( MUITO SOFISTICADAS ) do mesmo ; é também um importantíssimo centro de produção de calçado , talvez o mais importante do país contando-se às centenas as fábricas de calçado com lojas e outlets condizentes.

Ficámos instalados no camping local pois estacionar na cidade seria a mesmíssima coisa que acampar na Praça de S.PEDRO no VATICANO : TOTALMENTE IMPOSSÍVEL !!!!

É claro que despertámos a imensa curiosidade de incontáveis brasileiros que enchiam o camping na passagem do ano e sucediam-se as visitas à AC não só para conhecerem uma AC europeia ( muito diferente em pormenores das que eles usam….) mas sobretudo para que lhes explicássemos como tínhamos ali chegado …… ; todos extremamente afáveis e prestáveis , aliás típico dos brasileiros que temos conhecido : dão de imediato os seus cartões de visita,o seu número de celular , prontificam-se a ajudar no que for necessário e enchem-nos com centenas de ”dicas” que nos tomariam ANOS a visitar todos os locais que nos são recomendados !!! Médicos , advogados , gestores , empresários , enfim um mundo de pessoas simpáticas que tivemos o privilégio de conhecer…..; é engraçado a quantidade enorme deles que invoca as suas origens ( algumas bem remotas…..) portuguesas dizendo a localidade ou região de onde o seu antepassado tinha vindo…..EXPERIÊNCIAS INOLVIDÁVEIS !!!

Mas vejam então algumas fotos da maravilhosa GRAMADO , sem dúvida um dos pontos altos até hoje desta nossa maravilhosa aventura …….; uma coisa que nos espantou de sobremaneira foram os preços módicos e nada exagerados dos restaurantes e lojas da cidade ; embora por todo o lado se ”respire” um clima de quase luxo , de sofisticação , os preços são bastante aceitáveis, para não dizer nada caros ; eu atrevo-me a comparar GRAMADO com VILLA GENERAL BELGRANO , mas francamente esta última é uma comparação pobre e ridiculamente falseada……; em V.G.BELGRANO tudo ”cheira” a falso , a imitação pobre de austríaco e alemão , tudo muito………….”made in china” ; ao contrário , em GRAMADO tudo tem um ar autêntico , o asseio é ”gritante” , a ordem e rigor são notáveis , enfim………..outro ”planeta” !!!Até as lojas de chocolate são mais sofisticadas do que em BARILOCHE !!!

FICÁMOS TOTALMENTE ENCANTADOS , ADORARÍAMOS VOLTAR , SABEMOS QUE NUNCA MAIS LÁ VOLTAREMOS MAS RECOMENDAMOS MUITO , MUITO VIVAMENTE AOS QUE PUDEREM VISITAR O BRASIL!!!!!!!!!!! Conforme eu já disse anteriormente , não podemos visitar TODOS os locais que desejamos , no caso do Brasil , seriam necessários 2 anos pelo menos para vermos tudo o que há para ver com interesse ; assim , visitamos ”apenas” o essencial . E isto para vos dizer que , nos arredores de GRAMADO , existem outras pequenas cidades tão encantadoras como aquela , como por exemplo CANELA , TAQUARA , NOVA PETROPOLIS , SÃO FRANCISCO DE PAULA e….outras ! Mas enfim , se eu vos mostrar como é GRAMADO já ficam com uma boa ideia da região……

 

 

GRAMADO (57)

 

 

GRAMADO (59)

 

 

GRAMADO (70)

 

 

GRAMADO (71)

 

 

GRAMADO (85)

 

 

GRAMADO (86)

 

 

GRAMADO (88)

 

 

GRAMADO (72)

 

 

GRAMADO (75)

 

 

GRAMADO (81)

 

 

GRAMADO (89)

 

 

GRAMADO (94)

 

 

GRAMADO (94)

 

 

GRAMADO (84)

 

 

GRAMADO (96)

 

 

GRAMADO (99)

 

 

GRAMADO (100)

 

 

GRAMADO (102)

 

 

GRAMADO (101)

 

 

MAS AGORA VAMOS VER SE , ACRESCENTARMOS UM POUCO DE COR  ” À COISA ” , SE MELHORA…….

 

 

GRAMADO (18)

 

 

GRAMADO (10)

 

 

GRAMADO (11)

 

 

GRAMADO (1)

 

 

GRAMADO (2)

 

 

GRAMADO (3)

 

 

GRAMADO (26)

 

 

GRAMADO (28)

 

 

GRAMADO (30)

 

 

GRAMADO (32)

 

 

GRAMADO (13)

 

 

GRAMADO (33)

 

 

GRAMADO (34)

 

 

GRAMADO (35)

 

 

GRAMADO (37)

 

 

GRAMADO (17)

 

 

GRAMADO (19)

 

 

GRAMADO (22)

 

 

GRAMADO (23)

 

 

GRAMADO (43)

 

 

GRAMADO (24)

 

 

GRAMADO (41)

 

Bom , e agora chega de altitudes ……vamos para o litoral , ou seja , é a mesma coisa que dizer , vamos para as praias brasileiras- – – – – – MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE ???

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “BRASIL : A ENTRADA , A CONFUSÃO …….”

  1. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Folgo em ver que conseguiram passar o ano num sitio civilizado, bolas com tanta bagunça é um Deus nos acuda. è uma pena países tão grandes não terem outro grau de organização, podiam ser todos mais remediados, ao menos nós é porque somos pequenos, paciência.

    A aventura continua mas aproveitem bem a vossa ida até à praia para descontrair.

    Continuação de tudo bom
    um abraço
    maria josé

    • admin diz:

      olá m.josé !
      a aventura continua e folgo que também continua a ler os nossos posts…
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Até que enfim, meninos! Aguardava por novas há muito tempo!

    Muito me espanta o estado das estradas no Uruguai. Como nunca estive nessas paragens, fazia uma ideia totalmente diferente do país. Bom, uma coisa é certa:os uruguaios sabem tirar partido até da desgraça. Essa história das portagens bem “cobradas” para tal miséria é, no mínimo, um roubo legalizado. E que raio te passou pela cabeça em estares a dar ideias aos nossos políticos????? …não basta a escandaleira do que cobram na A23, entre Castelo Branco e Covilhã, para uns míseros 60 km????? E isto só para dar um exemplo. Mas…cala-te boca…

    Adorei as imagens de Gramado. Pelas fotos vê-se, realmente, organização, limpeza, cuidado.Quanto ao acolhimento brasileiro, não é de espantar. Têm um pouco do nosso sangue, a par dos latinos e dos descendentes dos africanos e índios, tudo gente afável, prestável, simpática. Espero não morrer sem antes visitar o Brasil. Com uma área tão grande, a diversidade deve ser um must. Tive um convite para lá o ano passado, para uma palestra, mas foram logo dizendo que as viagens teriam que ser por minha conta devido à crise. Como também ando com os cordões atados à bolsa pela crise nacional e europeia, agradeci muito o convite e declinei. Pode ser que se repita, dentro em breve, já com o Brasil a respirar outros ares…

    Faltam fotos dos ditos chocolates! Olhem que os olhos também comem!!!!
    Vocês estão de óptimo aspecto mas moderem a gula…(entendido?)

    Sobre o facalhão, achei piada mas sempre pensei que utilizasses a gravação do Rottweiler… Som e imagem juntos, devem provocar cá uns efeitos…

    Beijocas!

    • admin diz:

      não se pode escrever mais amiúde e por vezes falta também ”vontade política” ou seja , alguns leitores não o justificam !!!adiante……
      a moda das portagens em estradas ranhosas também já chegou ao brasil , de vez em quando numa ou noutra estrada lá aparece uma portagem ; o mais caricato é que as portagens ”particulares” nas estradas de 2ª são bem mais baratas do que as verdadeiras portagens nas auto-estradas , estas sim , de valor verdadeiramente irrisório….
      essa do rottweiller só funciona em certas ocasiões , além de que fazer a ligação demora…
      beijinhos desde a praia de são francisco do sul !!!!

  3. Ricardo Miguel diz:

    Realmente Gramado é muito bonito.
    Também neva ai? Ou a arquitectura é só mesmo para turista ver?
    Abraços

    • admin diz:

      olá ricardo !
      gramado está situada a cerca de 800 metros de altitude e a par de muito poucas outras cidades em redor , é o único local do brasil onde neva!
      um abraço
      david+marilia

  4. Caros Estrelas,
    Mais uma bela prosa de viagem. Deve ser um enorme «incómodo» pagar portagens em estradas esburacadas. Mas, talvez sejam esses episódios burlescos que ajudam a estruturar a a memória da viagem.
    Chegar ao Brasil – a jóia da coroa dos descobrimentos portugueses – de autocaravana deve ser uma sensação fantástica. É o sonho de viagem de muitos para sentir o sabor da nossa língua açucarada por um povo tão longínquo.
    Esse imenso país, mal pintado pela novelística que, há várias décadas, entretém o serão dos portugueses, é feito de multiplicidades cores geográficas, económicas e sociais. Daí que o «facalhão», em boa hora exibido ao meliante que tentava importunar-vos, seja um companheiro obrigatório por essas paragens sul-americanas.
    Apesar de todas as contrariedades por que tendes passado, continuo a sentir uma inveja sadia desta epopeia digna dos aventureiros quinhentistas que por aí desaguaram, deixando laços entre os dois povos que perdurarão «forever and ever».
    Continuação de excelente viagem
    Abraço do CG

    • admin diz:

      estimado carlos da gama !
      é muito bom receber os seus brilhantes comentários !
      desde há cerca de 7-8 anos , quando comecei a escrever posts para este blog , inúmeras pessoas quer pessoalmente quer por escrito me incentivaram a escrever um livro sobre as viagens ”malucas” que nós fazemos ; sempre recusei por várias razões : 1º reconheço ter algum ”jeitinho” para a escrita de posts mas daí a escrever um livro como deve de ser vai um enorme passo ; depois , já existem demasiados livros de viagens e escrever mais um apenas para ser lido por 2 dúzias de leitores , francamente não estou para isso….. ; é claro que se eu tivesse a sua habilidade para a ”escrita fina” não hesitaria em escrever o tal livro , mas reconheço que não tenho e nunca terei !!! a sua prosa é de tal modo sofisticada que nem me atrevo sequer em pensar 2 vezes no tal hipotético livro …..
      um abraço de amizade e parabéns uma vez mais por tão belo português
      david+marilia

  5. Carlito diz:

    Boa noite,

    Parabéns e obrigado por visitar nosso país.
    Também tenho MH e se for necessário posso passar muitas dicas do Brasil.
    Em Gramado está uma das melhores fábricas de motorhomes do Brasil.
    Seria muito interessante vocês conhecerem.

    Abraço e boa viagem.

    Carlito Franzoi
    Rio do Sul – SC

    • admin diz:

      olá carlito !
      muito obrigado por nos seguir e comentar.
      já estivemos em gramado e adorámos ; a nossa viagem não dá para ”esticar” eternamente , temos certos prazos a cumprir , mas agradecemos a sugestão….
      um abraço e bom ano novo
      david+marilia

  6. Boa tarde. Já andam por terras brasileiras, que bom. Mas, cuidado! Aconselho a não confrontar ninguém, com ou sem facalhão. Aí no Brasil é um país de contrastes. Espero que nunca passem por nenhuma situação difícil
    . Aconselho que fiquem, sempre que puderem em parques de campismo. E, não podendo é preferível que tentem encontrar uma casa que tenha uma vedação à volta, ainda que possam correr o risco de má escolha e ficar lá dentro a troco até de uns reais. Baseiem a vossa escolha na vossa experiência. A violência no Brasil toma proporções demasiado atrevidas e ousadas, nada que estejam habituados. Continuação de boa permanência. Que Deus vos acompanhe!

    • admin diz:

      olá martinez !
      NÃO CONFRONTAR não está nos meus princípios quando me sinto ameaçado…….como foi o caso !! assim como ficar sistematicamente em parques de campismo também não me agrada , não foi para isso que comprei a AC ….
      mas claro , temos cuidado e bom-senso nos locais que escolhemos para pernoitar !
      o brasil é basicamente perigoso em são paulo e no rio de janeiro , segundo incontáveis brasileiros no têm informado….
      um abraço
      david+marilia

      • Entendo a sua resposta, também o meu intimo não se fica perante uma ameaça. No entanto penso que não vale a pena estragar uma linda viagem por uma situação menos relevante. É que se o agressor tiver uma arma de fogo, ele, geralmente, dispara. E, nunca sabemos com quem nos cruzamos. Só o disse porque acho que deveria fazê-lo. Também eu, não gosto de ficar em parques de campismo. Sim, também recomendo, especial, cuidado no Rio e em S. Paulo. Continuação de Boa Viagem. Martinez

  7. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Em primeiro lugar dizer que tenho estado ausente pois o tio não tem andado bem,e tem sido uma correria. Quanto ao post fiquei realmente admirada com com a fronteira que descreves e a respectiva confusão,não pensei que que tal fosse possível.Adorei as fotos de Gramado pois deve ser uma cidade encantadora,claro que gostei muito daquelas em que vocês estão pois dá para matar um pouco as saudades.Nem vale a pena dizer para teres cuidados redobrados com os personagens menos simpáticos,pois já sei como tu és. Continuem a divertir-se e a usufruir de toda essa diversidade e beijinhos. Aproveito para agradecer à Estrela pelas amáveis palavras no outro post,enviando um beijinho para ela.

    • admin diz:

      olá ana !
      as melhoras do teu pai.
      cá estamos no calor———-´´e uma chatice , praia a toda a hora !!!
      beijinhos

  8. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia!
    Que grande diferença entre Porto Alegre e Gramado. A estupenda reportagem sobre Gramado confirma o dito “uma imagem vale mais que mil palavras”. Realmente não fazia ideia de tal paraíso!
    Essa do facalhão é de gritos!
    Abraços
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      pois é ,quando insistem em invadir a minha privacidade = os meus domínios , uso a força !
      gramado é uma EXCEPÇÃO no brasil…
      um abraço
      david+marilia

  9. Mário Batista diz:

    Boa tarde.

    Tenho um amigo meu no Brasil aí em Ubatuba que me disse hoje pelas 12.00 horas em Portugal que viu a vossa autocaravana na sua praia ( Ubatuba ). Através do vosso link verifiquei que estão a fazer uma viagem pelo Mundo. Espero que vos corra bem essa viagem e que o vosso destino seja cumprido.

    Aceitem um grande abraço, desde Coimbra com muito carinho, em saber que conterrâneos nossos estão a fazer essa volta ao Mundo.

    Grande abraço

    • admin diz:

      olá mário baptista !
      muito obrigado pelo gentil comentário e por ter tido a curiosidade em nos contactar !
      realmente em ubatuba éramos nós , estivemos lá estacionados um par de dias junto à praia ….
      um abraço
      david+marilia

  10. Fernanda Siares Carletti diz:

    Olá David e Marília,

    Bem, eu já sabia que sua vinda ao Brasil seria motivo para mim de:
    1 – vergonha dessa bagunça
    2 – rir da surpresa de estrangeiros com essa bagunça
    As coisas acontecem aqui, não se costuma planejar nada, e fico feliz em saber que vocês ao menos sairão ilesos de lugares menos civilizados porém de natureza exuberante que são alguns estados do Norte e Nordeste.
    Sinto sempre o ímpeto de pedir desculpas a ambos, como os colonizadores jã diziam, trata-se do quinto dos infernos!
    Um país colossal, com tamanha beleza mais com uma nação acomodada.

    • admin diz:

      olá fernanda !
      obrigado pelo seu comentário.
      é claro que nós consideramos um pouco ”exagero” da sua parte o facto de ter ”vergonha” da bagunça brasileira contudo compreendemos perfeitamente a sua frustação perante o que se passa no seu bonito país , o qual os políticos teimam em estragar…..
      lamentavelmente não tivemos tempo para visitar o nordeste do país , o que gostaríamos imenso de ter feito contudo o brasil é incrivelmente grande !!!
      desejamos muito sinceramente que a situação no seu país melhore consideravelmente
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks