BRASIL : PRAIAS e CURITIBA

 

De acordo com o planeado , o caminho a seguir

era sempre em direcção ao norte , ao longo do litoral , apenas com uma leve escapada ao interior para visitar CURITIBA ; e assim o fizemos depois de termos estado cerca de 1 semana na ILHA DE SANTA CATARINA .

Aproveitámos para comprar em FLORIANÓPOLIS uma jante para a estrelita pois algures na Argentina a jante traseira direita …..PARTIU-SE , e acreditem se quiserem , o respectivo pneu ficou incólume !!! Infelizmente a jante ficou sem conserto possível e como trouxemos apenas 2 jantes extra para 4 pneus extra , andámos apenas com uma jante extra durante um par de milhares de kms , o que não é muito aconselhável em certo tipo de estradas….; mas na Argentina nem valia a pena procurar pois com as importações reduzidas ao indispensável e por não existir DUCATO naquele país , a procura seria inútil ; no Brasil já sabíamos de antemão que encontraríamos (graças ao  trabalho de casa feito !!!!!! ) e assim foi só encomendar , de um dia para o outro lá estava ela , novinha em folha e a custar cerca de 40% menos que em Portugal……

Conforme já referi no post anterior , as inúmeras praias da ILHA DE SANTA CATARINA satisfazem todos os gostos , apenas um senão : a água é relativamente fria e às vezes não muito limpa !

Mudámos de poiso e parece que mudámos de ….planeta : assentámos ” praça” em PORTO BELO , onde ( FINALMENTE ! ) conseguimos por na água o nosso ”enorme” barco STAR OF THE SEA ; é claro que foi um show pois se os brasileiros já se admiravam de ver uma AC portuguesa – – – – – – – – tão diferente das deles- – – – – e viam a seguir descer uma VESPA …………..e a seguir , a sair da garagem um barco insuflável , bom , às tantas quase era necessário um polícia para conter os curiosos……..

A propósito de curiosos , não cessa e pelo contrário , até parece que aumenta a hospitalidade destes nossos”irmãos” pois as manifestações de agrado , a extrema generosidade , a vontade de ajudar ou a simples e simpática curiosidade são absolutamente avassaladoras e ”esmagam-nos” a toda a hora ; sem dúvida que os portugueses são 200% mais reservados e desconfiados , não sendo de crer que os portugueses abordassem da mesma forma um casal de estrangeiros de visita ao país…..

Como é natural , temos atravessado incontáveis cidades e vilas , e paramos aqui e acolá por esta ou aquela razão ; já não estranhamos pois quando invariavelmente , pouco tempo após pararmos , aparece um/uma brasileiro/a ou por vezes a família quase completa , a ”morrerem” de curiosidade e a fazerem as perguntas sacramentais , sendo que a 1ª é invariavelmente : como chegaram até aqui ???

Os brasileiros são curiosos mas sempre com muita educação , não são abusadores como os asiáticos ( indianos,paquistaneses,etc ) os quais tentam quase invadir o interior da AC com o intuito de tudo bisbilhotar….

Temos tido provas de imenso carinho com incontáveis brasileiros , a toda a hora , em todos os locais !!! Algo que os surpreende imenso , quase tanto como verem uma AC portuguesa na sua terra é a…………VESPA !!!

Por não existir no Brasil ( não faço ideia porquê….) embora eles a reconheçam de fotos e filmes , etc a nossa VESPA tem merecido um interesse descomunal e tivesse eu 100 VESPAS comigo , já tinha vendido 101………; querem saber TUDO !!! Quanto custou , quanto consome , quantos kms/hora anda , que cores existem , etc,etc sobretudo querem TOCAR !!!

Mas voltando atrás , dizia eu que parece que tínhamos mudado de planeta pois as praias junto a PORTO BELO , onde ficámos quase 1 semana , têm a água bem mais quente do que as da Ilha de Santa Catarina ; conhecemos as praias de PORTO BELO , BOMBAS , BOMBINHAS e PRAIA DAS QUATRO ILHAS ao dar a volta à península com a Vespa ; praias muito agradáveis , com infraestruturas….asim-assim , em plena época balnear , cheias que nem ovos !

 

 

PRAIA BOMBAS (1)

 

 

PRAIA BOMBAS (2)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (5)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (6)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (10)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (11)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (12)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (13)

 

 

PRAIA BOMBINHAS (14)

 

 

As praias brasileiras têm uma particularidade engraçada : nelas TUDO SE VENDE , A QUANTIDADE DE VENDEDORES AMBULANTES É ASSUSTADORA !!! Nem vale a pena descrever pormenorizadamente , basta dizer que de redes para descanso , passando por bares ambulantes COMPLETOS , passando por comida rápida , passando por milho cozido , bugigangas , cachorros quentes , gelados obviamente ,  eu acho que não há nada que eles não se lembrem de vender na praia !!!

A recente eleição do novo presidente da Argentina ( MACRI ) e o imediato levantamento da enorme sobretaxa de viagens ao estrangeiro imposto pela malfadada CRISTINA , e com a consequente completa liberalização de compra de divisas , fez com que CENTENAS DE MILHARES DE ARGENTINOS invadissem literalmente o BRASIL , pois para eles este país é baratíssimo ……; os carros são aos largos milhares nas estradas e autoestradas brasileiras , a nós próprios ( como não estão habituados à pronúncia portuguesa….) já nos confundiram incontáveis vezes com ….argentinos , mesmo depois de dizermos várias palavras ou frases em português , nas lojas ou supermercados , etc, no final lá aparece o ”muchas gracias , amigos”…………….enfim , que fazer ???……

A propósito de barato e caro , infelizmente o BRASIL vive uma enorme e drástica crise , com uma RECESSÃO estimada em 3% no último ano ; por  todo o lado se vêm lojas fechadas , as casa à venda contam-se por CENTENAS DE MILHARES nas cidades que já visitámos , é verdadeiramente assustador imaginar para onde vai este país , ou se quisermos , para onde a DILMA levou este grandioso país ; parafraseando um brasileiro que conhecemos e com quem mantivemos uma agradável conversa , o mesmo disse-nos : ««você consegue imaginar como seria este país , tão imensamente rico de recursos naturais , se fosse governado por alemães ou ingleses , em vez de ser governado por brasileiros ???««

PARADIGMÁTICO , NÃO ACHAM ?? eu acho que consigo imaginar…………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Igualmente se vêm Uruguaios e Paraguaios , poucos Chilenos ; o Brasil realmente está muito barato , eu arriscaria a dizer que o nível de vida aqui está mais ou menos a metade do nosso…..; neste preciso momento , houve novo ”deslize” do REAL e ao mesmo tempo , o usdollar não ajuda , pois valoriza-se quase diariamente ! Assim , neste momento o euro está quase a 5 reais , o que só vem facilitar a nossa vida……

Mas voltando a PORTO BELO , ficámos instalados a 10 metros da água , mesmo em cima da areia ( dura….) por tal foi realmente prático por e tirar o barco da água ; fui à pesca e finalmente pesquei !!! Deu para o jantar , peixe grelhado e salada de tomate ….

Tinham-nos aconselhado fortemente , e já que estava no nosso caminho , passarmos um par de dias em BALNEÁRIO CAMBORIÚ , contudo decidimos não parar , pareceu-nos um pouco tipo ”QUARTEIRA”, prédios demasiado altos , aliás verdadeiros arranha-céus à beira-mar plantados , ”bora quisto não é prá gente”…..

Assim seguimos para o nosso próximo destino SÃO FRANCISCO DO SUL , estava no nosso planeamento e tinha sido aconselhada por várias pessoas : pura desilusão !! Praias sujas , pequenas , água morna mas suja , pequena cidade sem grande interesse na qual ficámos apenas 1 dia = 2 noites ; de algum interesse , a igreja local apenas  ; imensos traços de arquitectura portuguesa , mas casas muito degradadas , e claro , metade da cidade com letreiros ”VENDO”….

Toda esta costa brasileira foi povoada por portugueses com especial incidência de açorianos , pelo que os vestígios do passado ainda são bem visíveis , especialmente na arquitectura !

A propósito do passado , é bastante engraçada a maneira como alguns brasileiros invocam a sua descendência portuguesa , pois mal se apresentam alguns dizem logo : o meu avô , o meu bisavô, etc eram portugueses , ou se sabem , dizem a localidade ( muitas vezes não sabem…..) ; querem sempre saber de onde somos , para facilitar dizemos sempre ”ao pé de Lisboa” , para eles chega ! Algo que nunca compreendemos foi uma pergunta que nos fazem frequentemente : ”qual o seu apelido”???

Seguiu-se a famosa CURITIBA , onde graças à extrema generosidade de um brasileiro que veio ter connosco em GAROPABA e com quem mantivemos uma agradável conversa, tendo a sua casa num  condomínio fechado em CURITIBA , insistiu para que ficássemos ”atracados” à sua casa , com água e electricidade à disposição……; o seu nome é …..ELVIS ( a senhora sua mãe adorava o cantor e pôs tal nome ao filho…..) e apenas nos resta dizer : OBRIGADO, MUITO OBRIGADO ELVIS , A TUA GENEROSIDADE NÃO TEVE LIMITES E NÃO A ESQUECEREMOS , ESPERANDO UM DIA VIR A RETRIBUIR DA MESMA FORMA !!! Merece um artigo próprio na secção ”ENCONTROS” do site !

CURITIBA tem alguns – poucos  motivos de interesse ,  a exemplo da Argentina , basicamente o Brasil vive das suas belezas naturais , tirando claro a cidade do RIO DE JANEIRO …., por tal nem vale a pena mostrar fotos de CURITIBA , aliás esta cidade para nós significará sempre…..ELVIS !!!

I N T É ……

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “BRASIL : PRAIAS e CURITIBA”

  1. Jose Duarte Santinho dos Santos diz:

    Muito obrigado por nos deliciarem com as V/ descrições.
    Que continuem fazendo uma excelente viagem……

    • admin diz:

      olá santinho !
      muito obrigado por nos continuar a seguir e pelos seus votos.
      um abraço
      david+marilia

  2. João Firmino diz:

    Olá, David e Marília

    Desta vez, uma descrição tão completa e elucidativa que até dispensou as muitas imagens do costume!
    Parabéns. É assim que nos vamos apercebendo daquilo que muitas publicações de viagens nada contam!
    Continuação de boa viagem!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo amável comentário , a falta de fotos deve-se ao facto de a internet no brasil ser uma porcaria de 1ªa qualidade , muito igual a um haiti ou somália…….talvez um pouco pior !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. Georgios Synanidis diz:

    Hello David & Marilia,
    it’s nice to follow your travel and see so many strange places. Now I can understand that these places you can only visit and feel the way you do. Of course you need patience and stand the suffering of the travel.
    Pictures are very nice . I suggest that you also take a picture of the map and draw the way with a marker.This will help your fanatic followers better.
    As always we wish a nice travel for you with all our love. George & Afrodite

    • admin diz:

      hi george+aphrodite !
      all is ok over here, still going thru all these HOT places….
      tks for reading us and as to your sugestion , yes , we intend to do it however whenever we get a really fast internet connection and ….time to draw it !!!
      hope all is going more smooth with you and …greece !
      big hug
      david+marilia

  4. Bom dia.
    Na grande generalidade os brasileiros dão grande importância ao europeu. E, principalmente, ao português europeu. No meu caso pessoal, houve quem fizesse um bom par de centena de Kilomentros para conhecer o marido da Silvana, por ser português de Portugal. Imagina, isso na Europa? Chegaram a oferecer-me um garrafa de vinho numa loja de vinhos, por ser português e ser da terra do tio, do pai, do avô, etc. Todos os que tenham um nome português usam-no como brasão. Imagina uma família do Rio de Janeiro vir à cidade de Almeida saber se tem algum direito a propriedade, porque tem um apelido Almeida? Pois eu já vi isso! Ainda, que brincando, havia uma esperança vã. Quanto ao apelido, aí também é usado como aqui usamos de alcunha e que serve de referência. Exº Manuel Coxo, Pedro Calceteiro, João Padeiro. Continuem com Deus, usufruindo dos belos prazeres da viagem.
    PS: Nesta altura a minha esposa está em Cuiabá, por falecimento da minha sogra. Abraço.

    • admin diz:

      olá martinez !
      muito obrigado pela explicação , seguramente os leitores também apreciaram…
      um abraço e obrigado por nos seguir
      david+marilia

  5. Olá, pessoal! Estou vendo o motorhome de vocês todos os dias quando vou para a escola estacionado na Praia do Anil, em Angra dos Reis. Me identifiquei muito com esse post pois é a primeira vez que vi uma Ducato europeia, com placa de Portugal (como eles atravessaram o Atlântico?) e quero dar as boas-vindas a vocês aqui em terras tupiniquins. Desculpem as mazelas (vocês provavelmente terão problemas com as vergonhosas estradas brasileiras) mas estamos sendo governados por… É… Quem? Alguém sabe? Até Angra mesmo está com problemas políticos devido à corrupção que assola o país. Mas, assim a gente leva a vida. Parabéns pela caminhada! Estou adorando as histórias!

    • admin diz:

      olá paulo !
      muito obrigado por comentar e apreciar o nosso site de viagens.
      pois é , tem razão , o brasil tem demasiada corrupção ……todos dizem o mesmo !!!
      atravessámos o atlântico num cargueiro , pode ler a descrição no nosso site , é questão de ir vendo vários artigos para trás no tempo….tem muito para se entreter!!
      um abraço
      david+marilia

  6. estrela diz:

    Ora vivam, aventureiros!

    Tardei em escrever pois a “quadra” rouba algum tempo: meti-me a fazer a fatiota de entrudo para a Margarida e sobrou pouca pachorra para a escrita. Agora que a pequena já está servida e eu mais relaxada, aqui vão as minhas apreciações sobre essa etapa.

    Não sei se o que vou dizer corresponde à verdade mas fiquei com a impressão, por referência de novelas, que Santa Catarina é uma região que foi colonizada pelos alemães, donde a arquitectura local deve ser bem interessante. Daí ter estranhado vocês não terem colocado uma foto sobre as terrinhas. Mas possivelmente, a ilha de Santa Catarina será ou não parte da região mais vasta com o mesmo nome. E por falar em vilas e aldeias atravessadas, sempre se confirma que a maioria das estradas/ ruas são em terra batida? Parece que no Brasil nem todas as ruas são alcatroadas, o que deve dar sofrimento extra à estrelinha.

    Mais uma vez se confirma que vocês têm sempre muita sorte, a pesar dos contratempos que sempre vos acompanham.Não lembra ao diabo uma jante partida e o pneu saradinho da silva!Vá lá, tiveram sorte e o preço foi amigo.

    Em relação às praias, penso que, fora a qualidade das águas, o Brasil tem das mais belas. Há para todos os gostos, felizmente. Quanto ao mercado adjacente, também por cá já pegou a moda de vender tudo aos banhistas!Só não sei se em Portugal, nos dias de hoje, por conta da ASAE, ainda se comem bolas de berlim com creme ou pastéis de nata!E por falar em comes, os brasileiros têm o hábito de comer nas praias umas empadinhas, pastéis, pamonhas, coxinhas, tudo petiscos especiais que, mesmo através da televisão, fazem crescer água na boca. Já experimentaram alguns? Só de falar disto já estou a salivar!!!!

    Não vale a pena voltar a falar sobre o acolhimento do povo brasileiro.Já toquei no assunto, no outro post e é por demais conhecido o apreço que o brasileiro tem por nós, de uma maneira geral.Por outro lado, penso que serão poucos os indivíduos que não tenham, algures na sua ancestralidade, qualquer costela com raízes portuguesas. E ao contrário do português, o brasileiro está mais interessado em saber das suas raízes que nós. Não será estranha tal curiosidade, com toda a certeza, pelo conhecimento que têm da intensa miscegenação que sofreram ao longo dos séculos. E quando sabem de qualquer elo que nos ligue, é com imenso orgulho e vaidade que o apregoam. Pudera, fomos, de todos os povos colonizadores, os que deixaram mais peso cultural e uma língua.

    Finalizando, que peixinho jantaram em Porto Belo? Foi fácil de apanhar ou, como cá, os peixes também já sabem ler e escrever? …é que eu tenho tido um azar dos diabos, quando vou à pesca nem apanho o que justifique a gasolina que gasto para ir a Peniche. Em Lisboa, é pura perda de tempo.

    Vá lá, meninos, aproveitem bem! Continuação de boa saúde, boas paragens, boa comidinha e bons encontros com gente boa!!!

    Beijocas

    PS: sobre o cartão, …nada! Em tempos o Zé teve um e já caducou há que luas!!!!

    • admin diz:

      olá !
      continuamos na mesma guerra e luta com a internet brasileira , uma das piores do mundo ….; pagamos regularmente o recarregamento do cartão/chip mas a maioria das vezes a net não trabalha, lá temos que procurar uma loja da VIVO e explicar pela enésima vez o problema , afim de que eles possam pelo computador remediar o problema , mas ……nem em todas as cidades existe uma loja da VIVO…..o tormento é enorme !!!!
      enquanto o norte e centro do brasil foram intensamente colonizados pelos portugueses , o sul foi-o pelos italianos e alemães , principalmente ; a arquitectura portuguesa no sul mostra-se pontualmente em algumas cidades ( paraty , por exemplo ), mas mais no nordeste !
      sobre as estradas , é verdade que na maioria das cidades apenas e só as grandes vias são asfaltadas , o resto ou é terra batida ou….enormes buracos !! FALTA DE DINHEIRO…..
      os brasileiros gostam de evidenciar a sua origem portuguesa ( os que a têm…) porém em geral o desconhecimento sobre o país é enorme , do género : ”o meu avô era da póvoa do varzim”….ah, muito bem….e sabe por acaso onde fica ??? ”ah, é perto de lisboa,não e´?? ….. ; os que têm posses , normalmente quando vão à europa , visitam sempre o nosso país.
      haverá mais um post sobre as praias , mas infelizmente com poucas fotos pois a PORCARIA DO MEU COMPUTADOR NOVO DA PORCARIA DA TOSHIBA , voltou a avariar , novamente a motherboard…..
      beijinhos

  7. admin diz:

    Message Body:
    Bom dia,

    Encontrei a vossa casa na Barra do Sahy e fiquei estupefato quando vi que era uma matrícula portuguesa. Mais ainda fiquei quando li o vosso blogue.

    Sou português e moro no Brasil há 4 anos. Vim para cá em 2012 com a minha namorada, ambos com uma mão à frente e outra atrás. Hoje estamos casados e vamos ter uma filha daqui a dois meses e estamos completamente estabilizados por aqui, tem sido gratificante.

    Adoramos viajar e sempre que podemos não perdemos a oportunidade de ir, ir para algum lado. Pessoalmente conheço toda a América do Sul e a Europa também. Tenho feito bastantes viagens de caravana pela Europa e a vossa situação é excelente para eu conseguir convencer a minha mulher a entrar a aderir ao estilo de vida do caravanismo.

    Continuem a viajar e a mostrar ao mundo que não existe idade nem condição para ir.

    Viajar é bom.

    Um abraço
    Francisco

    • admin diz:

      obrigado francisco , muito amável da sua parte .
      um abraço e sempre que quiser comentar algum artigo pode usar directamente o site .
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks