BRASIL : UMA SAÍDA EM BELEZA……..

Realmente , depois de 3 meses neste enorme , bonito , contraditório e perigoso país , a nossa saída não poderia ser feita por outro lado senão

pelas mais que famosas e espectaculares CATARATAS DO IGUAÇÚ , uma das 7 novas maravilhas do mundo e……………………..com razão ! UMA SAÍDA EM BELEZA !!!

Saímos do país no meio de uma enorme confusão política e com várias convulsões sociais , havendo inclusivamente o receio que este belo país venha a ter novamente uma ditadura militar , já que os políticos ou não se entendem ou pura e simplesmente já só restam os corruptos…. ; vamos a ver é se não estamos a assistir a uma ” NOVA VENEZUELA” ……..

Saídos das cidades de origem portuguesa OURO PRETO e MARIANA , tomámos o caminho de BELO HORIZONTE ( a capital do estado ) cidade sem interesse de maior e na qual quase não parámos …… ; como os percalços ( maiores ou menores ) continuam a acontecer , desta vez foram logo 3 ou 4 seguidos , cada qual com a sua importância : a antena amplificadora do sinal WI-FI deixou de trabalhar porque , ou eu ou a Marilia sentá-mo-nos em cima dela e partimos inadvertidamente a entrada do USB , portanto ………….antena = FINITO !

Foi necessário comprar outra antena no RIO mas mais fraca do que a que estávamos a usar ( esta apenas com 12db , a outra com 35 db ) ; mais uma vez foi precioso o apoio do prezado JOSÉ FERRARI para encontrar uma loja especializada no assunto……e não foi nada fácil !

Azar supremo , para instalar a antena com o DVD incluído , após a abertura da caixa , verifiquei que a instalação apenas serviria para computadores com o WINDOWS até ao 7 , ora acontece que agora eu tenho o 8.1 e o 10 no novo PC ………….; não te atrapalhes , pensei eu !!! Verifiquei na caixa que a antena era fabricada em MARINGÁ no estado do PARANÁ , e nós a caminho das cataratas passaríamos a cerca de 100-150 kms dessa cidade ……; vai de mudar levemente a ”bússula” e fazer tal desvio !!!

Chegados a MARINGÁ foi só procurar a fábrica , enorme e moderno edifício cheio de high-tech e depois de falar com A, B , C, D cheguei à fala com o técnico responsável que se dispôs de imediato a instalar os drives necessários nos meus PC para que a antena funcionasse como deve ser…..; demorou 5 minutos e a elegante dona da empresa entretanto apareceu e fez questão de conhecer os ”aventureiros portugueses” pessoalmente !!!

FOI BONITO E INTERESSANTE ALÉM DE MUITO ÚTIL…….. !!!

Entretanto no parqueamento da enorme fábrica , notámos que o pneu traseiro direito ( SEMPRE O MESMO !!! ) estava em baixo …….; na pr´opria fábrica enchi o pneu até poder chegar a uma BORRACHARIA ( como aqui chamam a uma loja que remenda pneus ) e lá verificou-se que o pneu estava bom , o ar saía sim através da jante(!!!) em 2 ou 3 micro-fissuras , então como solução de recurso houve que meter uma câmara de ar no pneu tubeless , e o problema ficou resolvido !!!

Depois o outro problema foi bem mais grave e pelos vistos vai afectar a nossa viagem até ao final : o ar condicionado deixou de trabalhar !!!!! SOCORRO CAMPILUSA ……..SOCORRO JOSÉ SIMÕES ….!!!!!!!!

Como existe uma DOMETIC em SÃO PAULO e teríamos de passar por lá de qualquer forma , metemos a AC a caminho dispostos a visitar a DOMETIC local e ficarmos a saber qual a doença do ”animal”….. ; uma vez mais e pela ”enésima” vez , recorremos aos bons ofícios do nosso amigo JOSÉ FERRARI no intuito de saber a possibilidade de eles nos indicarem um técnico competente…. ; lá fomos e chegados à macro-metrópole em dia de enormes tempestades ( 15 mortos confirmados e não sei quantos desaparecidos…..) dirigi-mo-nos para a firma indicada pela DOMETIC , a qual não era mais do que um revendedor e montador de autocaravanas ; feita a inspecção a olhómetro lá saiu de imediato o diagnóstico : isto é o compressor !!! Eu sinceramente não acredito mas como a DOMETIC não é mais do que um escritório , sem sobresselentes , etc não tivemos obviamente outra alternativa senão aceitar tal ——–”sentença” POIS NEM SEQUER HAVIA UM COMPRESSOR PARA EXPERIMENTAR……..; logicamente não vamos morrer sem o ar condicionado = teremos que nos  abanar muito mais !!!

De qualquer forma foi bastante útil termos ido à tal firma ( SPORTRAILERS ) pois na ida para SÃO PAULO verificámos no caminho que uma das soldaduras do elevador da VESPA se tinha partido numa meia-esquadria e tal ocasionaria , mais tarde ou mais cedo , a queda em andamento da mota !!! Foi mera sorte , pois numa interminável fila na auto-estrada ( devido às intensas  chuvas houve graves desmonoramentos de terras ) , um camionista nos ter alertado para o facto de tal união se ter rompido e estarmos pois sujeitos a que a mota tombasse : MAIS UMA RAZÃO PARA QUALQUER EVENTUAL CLIENTE EVITAR A TODO O CUSTO ENFIAR OUTRO BARRETE NA MAIS QUE AMADORA :  S O L V I T U R ; o mais engraçado é que eu , aquando da entrega do elevador da mota , falei com o dono e comentei que me parecia que a tal união em meia-esquadria deveria ser imensamente reforçada pois com o balanço e peso da mota essa união iria sofrer  e poderia quebrar………; que não , nem pensar nisso , que não valia a pena , etc, etc ; eu insisti fortemente e exigi a todo o custo que essa união a 90º fosse reforçada por qualquer forma ; contrariado ele lá soldou uns mini triângulos mas pelos vistos …….não foram minimamente suficientes …..; agora sim , esta SPORTRAILERS fez tudo como eu exigi e o resultado está à vista : FORTE E FEIO , MAS GARANTIDAMENTE POR ALI NUNCA NA VIDA IRÁ PARTIR !!!!!!

OU SEJA , FOI UMA MERA SORTE NÃO TERMOS FICADO SEM A VESPA ……………………………

 

 

APROVEITEI PARA REFORÇAR ESTA TAMBÉM....

APROVEITEI PARA REFORÇAR ESTA TAMBÉM….

 

MAS REALMENTE FOI ESTA QUE SE PARTIU PELA MEIA-ESQUADRIA

MAS REALMENTE FOI ESTA QUE SE PARTIU PELA MEIA-ESQUADRIA

 

AGORA GARANTIDAMENTE JAMAIS VOLTARÁ A PARTIR POIS FOI REFORÇADA COM 2 TRIÂNGULOS LATERALMENTE E COM UMA CHAPA POR DEBAIXO : FORTE E FEIO !

AGORA GARANTIDAMENTE JAMAIS VOLTARÁ A PARTIR POIS FOI REFORÇADA COM 2 TRIÂNGULOS LATERALMENTE E COM UMA CHAPA POR DEBAIXO : FORTE E FEIO ! FICOU COMO EU QUIS !!!

 

Graças à amabilidade da SPORTRAILERS pudemos pernoitar nas suas instalações , usufruir da sua internet toda a noite e ligados à electricidade , além da água claro…….; que mais poderíamos exigir ??? Super amáveis , pai e filho , apresentaram-nos um fiel cliente , possuidor de 4 autocaravanas , médico oftalmologista , com quem fomos almoçar um belo rodízio , acompanhados da sua simpática esposa ; só não tive foi coragem de lhe fazer uma pergunta : MAS Ó SÔTOR , PARA QUE É QUE O SR. QUER QUATRO AUTOCARAVANAS ?????? Lamentavelmente esqueci-me de tirar qualquer foto do agradável encontro !!! Mas eles eram muito simpáticos e prestáveis…..

SÃO PAULO É UMA CIDADE DEMASIADO GRANDE PARA O MEU GOSTO , MAIS DE 15 MILHÕES DE HABITANTES , UM TRÂNSITO ASSUSTADOR , AVENIDAS SOBRE AVENIDAS , MALUCOS A CONDUZIR QUE NEM TARADOS PSICOPATAS , enfim , para aquela quantidade de gente os meus caros leitores já estão a imaginar o tamanho daquelas ruas e avenidas , não é verdade ???? AVENIDA tal e tal , número 9468 ………ATÉ ASSUSTA !!!!

É uma cidade sem qualquer atractivo , quer monumentos , quer templos , etc apenas é bastante conhecida por ser a capital gastronómica do Brasil , os restaurantes contam-se pelos MILHARES e ali se podem encontrar cozinhas de todo o planeta !!! Não havendo qualquer razão para permanecermos na cidade , saímos passado um dia , depois de o simpático médico nos ter levado a dar ”uma volta” pela cidade : dezenas de kms e…………………… ”é já ali” !!!!!

As distâncias no Brasil metem medo , assustam mesmo ! Andámos uns milhares de kms desde que saímos de OURO PRETO em direcção da FOZ DO IGUAÇÚ , onde se situam as célebres cataratas ; e se formos a ver no mapa , não são mais que um par de dedos de caminho contudo é mais do que de LISBOA a PARIS !!!! Temos de andar sempre por auto-estrada pois as estradas secundárias são escabrosas , o piso é inacreditavelmente mau ( tipo BURKINA FASO ….. ) , as lombas no pavimento são exageradamente altas e a estrelita…..não aguenta tanto sofrimento !!! Além de que , se não usarmos as auto-estradas , nas más estradas nacionais atravessamos constantemente pequenas cidades com as tais estúpidas lombas no pavimento de 50 em 50 metros………e o tempo de viagem facilmente duplica !!!

As portagens são relativamente baratas ( cerca de metade do custo em Portugal ) contudo o conceito que eles têm de auto-estrada é francamente distorcido da realidade ………ocidental ! Muitas vezes nem há divisórias centrais , buracos nem se fala , piso em mau estado , curvas apertadas PERIGOSÍSSIMAS para não dizer IRRACIONAIS ; o estudo e planeamento de algumas auto-estradas mais parece ter sido feito por alunos de uma escola primária tal a quantidade de erros e incongruências que se encontram ……….. ; depois vem a cereja no topo do bolo : estradas absolutamente normais , seja , uma via para cada lado , com piso em bom estado e……….com elevadas portagens , tipo ………EUROPA OCIDENTAL , pois então !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ou seja , é tudo a roubar !!! Pode-se construir uma estrada nova aqui ou acolá  , ”tem problema não” , dinheiro ???? O povo parolo e ignorante vai pagar a estrada num instante ………a partir do momento em que a começar a usar !!!!

ISTO É QUE É GOVERNAR SERIAMENTE ?????? ISTO SERÁ PORVENTURA CONSTITUCIONAL ?????? ADIANTE……….

As CATARATAS DE  IGUAÇÚ são um dos motivos principais que atraem tantos turistas ao BRASIL e à ARGENTINA , pois podem e devem ser admiradas de ambos os lados ; é uma redundância dizer que são ENORMES , que ASSUSTAM pelo barulho das águas , etc,etc o certo é que são realmente um espectáculo que se mantém na retina durante muito tempo : aqueles milhares de m3 de água a tombarem em cada segundo com um ruído ensurdecedor, numa extensão de quase 3 km , ao todo dependendo da estação do ano , são entre 150 a 270 quedas de água todas juntas ; o RIO IGUAÇÚ , que nasce nas montanhas junto a CURITIBA , percorre uma extensão de cerca de 1300 kms até se juntar ao RIO PARANÁ e encontram-se na junção de 3 países : BRASIL , ARGENTINA e PARAGUAI , onde as águas caem através de um CANYON formando exactamente as tais famosas cataratas.

Nós visitámos ”ambas as cataratas” ou seja , a parte Argentina e a parte Brasileira ; cada uma tem a sua beleza , deixo as fotos para vocês julgarem  ; entretanto ficámos instalados num conhecido camping em FOZ DO IGUAÇÚ pois a oferta era ……………..irrecusável : camping + electricidade +água +sanitários + duches + internet wifi + cozinha comunitária + CAFÉ DA MANHÃ ( pequeno-almoço buffet ) + campo de jogos + piscina com bar de apoio e caipiras a € 4.50 = tudo por 60 reais/2 pessoas= €15 , enfim , não nos podemos queixar !!!

Cheio de brasileiros , alguns argentinos , um ou outro uruguaio e uns alemães e belgas , todos nos ”metem medo” com a nossa próxima ida ao PARAGUAI , mas eles nunca estiveram no PAQUISTÃO , TURQUEMENISTÃO e outros afins para saberem o que são países perigosos , portanto …..eu deixo-os falar !!!

Mas é engraçado que todos eles vão ao PARAGUAI ( afinal é só atravessar a fronteira a meia-dúzia de kms ) mas vão em……….EXCURSÃO , numas carrinhas providenciadas pelo camping …………… aí vão eles ver a ”bicharada local” e fazer as suas compras de electrónicos………. !!!

É claro que a maioria dos brasileiros só usa AC do tamanho XXXL por isso todos acham muita graça à nossa AC tipo……..”BARBIE”: 

 

SONY DSC

CATARATAS DO LADO ARGENTINO :

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (19)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (33)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (54)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (55)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (38)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (62)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (63)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (137)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (66)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (68)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (80)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (75)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (120)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (118)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (157)

 

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (169)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (166)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (164)

 

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (160)

 

 

AGORA AS CATARATAS VISTAS DO LADO BRASILEIRO : INCOMPARAVELMENTE MAIS GRANDIOSAS , O ESPECTÁCULO DENTRO DO ESPECTÁCULO !!!

Enquanto que na ARGENTINA estamos muito perto da água , isto é , muito perto das quedas , no lado do BRASIL vemos as quedas de água relativamente ”ao longe” isto é , dá para admirar muitas quedas mais pequenas e ver em centenas de metros de largura as grandes cascatas a debitarem toda aquela enorme massa de água ……..

Enfim , um espectáculo absolutamente único e inacreditavelmente belo , daí atrair largos MILHARES de visitantes diariamente de todos os cantos do mundo ; as entradas nos PARQUES NATURAIS rondam os € 13-14 / pessoa o que é perfeitamente aceitável , face à experiência única que se desfruta !!!

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (9)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (10)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (31)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (46)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (51)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (54)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (55)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (70)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (56)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (74)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (57)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (76)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (79)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (58)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (59)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (60)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (62)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (67)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (68)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (25)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (24)

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

SONY DSC

SONY DSC

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ - BRASIL (124)

 

 

A VIDA ANIMAL no parque natural , onde estão situadas as cataratas, é essencialmente constituída por ”persistentes” borboletas das mais variadas cores e tamanhos , que teimam em poisar inocentemente em qualquer parte do nosso corpo , porém , por serem muitas tornam-se algo incómodas …….; mas há aves muito bonitas também , assim como milhares de QUATIS , os quais ”perseguem” as pessoas em busca de alimentos ….

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (85)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (103)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (104)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (171)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (172)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (108)

 

não são flores .....são milhares de borboletas amarelas !!!

não são flores …..são milhares de borboletas amarelas !!!

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (49)

QUATIS

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (47)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (48)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (100)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (180)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (101)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (102)

 

CATARATAS DO IGUAÇÚ ( ARGENTINA ) (111)

 

 

E pronto , agora espera-nos outro país , é só atravessar uma fronteira , é já aqui ao lado , chama-se PARAGUAI e TODA A GENTE TEM MEDO DE LÁ IR , parece que os descendentes dos índios GUARANI não são lá muito boa gente em geral , não são flor que se cheire como se costuma dizer mas , claro , se nós não formos lá ……………………..não poderemos dar a nossa opinião ,  não é verdade ????????? E QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA  !!!!!!

De qualquer modo , já decidimos não visitar a capital ASUNCIÓN pois não há nada , absolutamente nada para ver e se é só para dizermos que já estivemos na capital do PARAGUAI não vale a pena ; limitar-nos-emos às missões jesuítas e já não é mau…..

I N T É …

 

P.S. Como último post sobre este enorme país , não queria deixar de fazer uma especial referência negativa sobre a autêntica barbárie que são os condutores de pesados no BRASIL , especialmente os de carga , autênticos assassinos profissionais do volante ; a falta de controle nas estradas ( em quase 90 dias nas estradas brasileiras e largos milhares de kms percorridos , apenas uma única vez , repito UMA SÓ VEZ , vimos um controle da polícia na estrada , a verificarem documentos e possivelmente cargas e quiçá a fazerem testes de alcoolemia …….; os condutores de pesados andam como querem , fazem todo o tipo de manobras perigosas , segundo nos disseram , andam frequentemente alcoolizados ou drogados pois só assim conseguem aguentar as imensas horas ao volante….. ; aconteceu-nos demasiadas vezes termos de sair da faixa de rodagem para não sermos cilindrados por aqueles maníacos !!! UMA LOTARIA ……

Não admira pois que se vejam tantos e tantos casos destes  :

 

aconteceu uns minutos antes de passarmos : caiu por uma enorme ribanceira abaixo !!!

aconteceu uns minutos antes de passarmos : caiu por uma enorme ribanceira abaixo !!!

 

morreu,claro !

morreu,claro !

 

também tinha acontecido uns minutos antes....

também tinha acontecido uns minutos antes….

 

aqui morreram os 2....

aqui morreram os 2….

 

vimos muitos e muitos acidentes , mas nem sempre é viável a fotografia.....

vimos muitos e muitos acidentes , mas nem sempre é viável a fotografia…..

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



18 comentários para “BRASIL : UMA SAÍDA EM BELEZA……..”

  1. José Ricardo diz:

    Olá casal.
    Quantas historias. O Brasil realmente rendeu muito assunto. Estamos em maio a um caos politico e social veremos no que vai dar. manterei voces informados.
    Quase não consegui o contato da sportrailler, pois foi muito dificil falar com o Sr Rodrigo da Dometic, mas a sorte estava do lado de voces. Fico feliz que alem de solucionar alguns problemas ainda fizeram bons contatos.
    A situação das estradas e a maneira que os caminhoneiros dirigem são incansavelmente denunciados em nossos jornais, mas os inocentes continuam a pagar com a vida quando precisam se aventurar nas rodovias brasileiras. Marília esta otima, manda um super abraço de toda nossa familia. Jorgelina tentando voltar a vida normal…Joaquin aprendendo a sorrir continuamente e adorando ficar na banheira, brincando com a agua.
    Eu seguirei para o Bahrain na próxima semana.
    As cataratas são maravilhas e merecem ser protegidas, lindas fotos.
    Beijos e boa viagem.
    José

    • admin diz:

      olá estimado amigo !
      esperamos que a enorme crise que avassala o teu país não te atinge , nem aos teus…
      desejamos que faças uma boa viagem até ao médio-oriente , longa ——–muito longa !
      um grande abraço e antes que me esqueça , muito boa viagem para a jorgelina+joaquin !
      david+marilia

  2. Duarte diz:

    Olá David + Marília
    Estou estupefacto, com todo o vosso relato, da parte do Brasil neste ultimos post’s e claro maravilhado com as todas fotos desde as praias, Rio de Janeiro, e por ultimo estas fotos das cataratas do Iguaçú.
    Uma continuação de boa viagem agora no Paraguai.

    um abraço da familia Andrés

    • admin diz:

      olá duarte !
      pois é , o brasil REAL nada tem a ver com a imagem que passa nas novelas , etc : a realidade é outra …..
      obrigado por comentar
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!!!
    Já estava com saudades vossas!

    Este post é um tributo merecidíssimo a essas famosas cataratas. São fantásticas, sem dúvida. Exploradas até ao tutano em séries documentais, filmes, roteiros e quejandos, têm sempre um pequeno nada de diferente em cada foto. E tu fizeste uma excelente reportagem fotográfica do local.É daqueles locais imperdíveis, no mundo. Pena que seja acessível a poucas pessoas.
    Fala-se muito das cataratas Vitória… Niagara… mas estas do Iguaçu são verdadeiramente expectaculares!!!!! Contudo, penso que deve dar um apertãozinho no estômago a proximidade do abismo, naqueles passadiços construídos para o pessoal tira fotos.Eu, que tenho vertigens, julgo que não conseguiria aproximar-me tanto, embora gostasse de o fazer. Mas como não tenho possibilidade de ir até lá, está o problema resolvido…ehehehe…

    Sobre o relato final feito às autoestradas e restantes vias de comunicação, acaba por constituir mais uma achega sobre o muito que se fala e escreve sobre o assunto.Não se entende como um país riquíssimo em matérias primas, recursos naturais e humanos, se deixou chegar a tal situação.A explicação só pode ser uma: falta de vontade política e corrupção. Mas penso que o povo está a chegar ao limite da tolerância e vai “resolver” o assunto das “chefias”. A ver vamos.

    A passagem pelo Paraguai deixa-me alguns amargos de boca ou não te conhecesse eu bem…Vejam lá onde se metem e com quem se metem!!!!! Até novo post da vossa parte, fico na angústia.

    Como podem deduzir, abriu-se uma nova página na minha vida de afazeres. Ainda não tenho os vagares suficientes para contar mais e mostrar fotos mas vou tentar até ao fim de semana. De qualquer modo, aproveito esta mensagem para te desejar um dia fantástico, com saúde e alegria de viver, que felizmente não te tem faltado. Por cá, brindaremos a vocês, esperando comemorar de outra forma em Setembro. Já falta pouco…

    Beijinhossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    PS: Deviam ver as fotos de Lisboa sobre a granizada que caiu ontem! Vejam na net e pasmem, como nós por cá.

    • admin diz:

      o brasil , mais tarde ou mais cedo , vai ”dar a volta ” à sua má situação actual e mais uma geração , creio eu , será um país muito mais moderno e sem a maioria dos problemas actuais.
      acabámos de passar a fronteira do paraguai , já estamos na argentina , felizmente …..; o paraguai é dos tais casos : não interessa nem ao ”menino jesus” , mas é das tais coisas , se eu não fosse lá ….ficava-me atravessado na garganta para sempre !mas realmente é um país atrasado , muito pobre e desinteressante …..
      o nosso dia foi passado a conduzir….
      beijinhos !

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Maravilhada com as fotos,e claro com o texto que como sempre está muito bem escrito.Como estou a trabalhar,de momento não posso escrever tanto como desejava,mas a razão principal para não deixar de o fazer,é dar-te os parabéns e desejar que continues a realizar os teus sonhos. Beijocas e um brinde a mais um ano de vida intensa.

    • admin diz:

      olá ana ! espero que tenhas melhorado…
      obrigado pelo simpático comentário e ainda bem que gostaste !obrigado igualmente pelos votos.
      beijinhos

  5. margarida diz:

    Olá meus amigos do coração!
    De volta ao “canteiro à beira-mar plantado” mas ainda às voltas com os problemas
    oftálmicos, não quero deixar de te desejar um dia em beleza e que tudo continue
    a correr como sonhaste. Tenho lido os posts e deliciado com o óptimo trabalho
    fotográfico. Parabéns meu querido e muita saúde para vós os dois. Continuem a
    aproveitar bem a vossa megaviagem.
    Beijinhos grandes e “aquele abraço”. E o Paraguai não há-de ser assim tão
    assustador. “Ver para crer”

    • admin diz:

      olá querida !
      estranho que ainda não estejas bem dos olhos , se calhar não era má ideia visitares outro médico….
      obrigado pelos teus votos .
      um beijinho para ti.

  6. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Excelente reportagem fotográfica sobre as cataratas.
    Quanto à entrada no Paraguai, votos para que a boa Estrela que vos acompanhou no Brasil (desculpem, mas esperava que vos acontecesse algo menos bom…) vos acompanhe também nesse novo país. É que pneus furados, ar condicionado avariado, uma queda na Vespa, uma claraboia colada com Duck Tape… são coisas que também acontecem cá em Portugal…
    Mais uma vez que a boa Estrela vele pelos Estrelas e pela Estrelita!
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      pois é , no meio de variados azares também temos tido alguma sorte….; mas não esquecer que no brasil sofremos uma tentativa de assalto , embora sem consequências ! quantos e quantos overlanders não têm sido assaltados no brasil ???
      já agora , a talhe de foice , fique o meu caro companheiro a saber que embora se vejam relativamente muitas autocaravanas no brasil , circulando aqui e acolá , nunca vimos uma única sequer a pernoitar fora dos campings , eles pura e simplesmente não o fazem…..
      um abraço
      david+marilia

  7. Eduardo Rana diz:

    Boas amigos:
    Antes de mais contente com a vossa saúde e boa disposição embora nestas coisas há sempre contrariedades, mas que nada melhor que um sorriso para ajudar a resolver os problemas. Depois este Pais é mesmo assim Tem tanto de belo com de 3º mundo. Quanto aos camionistas das chamadas carretas é mesmo assim eles percorrem milhares de quilómetros em grandes retas e é carregar no acelerador.
    Nunca será demais vos agradecer por partilhem connosco através de maravilhosas fotos.
    Um abraço e vamos continuar, porque amanhã será outro dia.

    • admin diz:

      olá eduardo !
      já há bastante tempo que não tínhamos o prazer de o ler….
      realmente os camionistas brasileiros pregaram-os valentes sustos !!!!
      é um prazer partilhar as nossas histórias e fotos com os nossos assíduos leitores …
      um abraço
      david+marilia

  8. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Há alguns dias que vi, mas só hoje escrevo. Obrigado pelas fotos que mostram, não só o pior (acidentes etc) mas, também o melhor as belas Cataratas, que são realmente imponentes, a vida selvagem e todo um Mundo, que, mais parece que estamos a ver ao vivo.
    Sobre os “percalços” que teimam em acontecer, espero que não voltem! Mas, se voltarem serão resolvidos, como sempre. E uma viagem sem percalços não tinha história.
    Votos de muita saúde e continuação de boa viagem.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      obrigado por se dar ao trabalho de comentar.
      tem toda a razão mas , pensando bem , já são demasiados percalços para 8 meses …..não acha ?
      um abraço
      david+marilia

  9. Aurélio Raposo diz:

    Caros David e Marilia,gostei muito das cataratas,mas de facto sair dessas estradas vivo é quase uma lotaria,boa sorte aí para o Paraguai,um abraço.

Trackbacks/Pingbacks