BUENOS AIRES

É definitivamente uma mistura , uma agradável mistura do

novo com o velho , da nostalgia com o avant-garde , é conhecida como a PARIS DO SUL ! ( mas é um exagero , está a anos-luz de o ser……, aliás os argentinos sempre tiveram a mania de sobrevalorizar  tudo o que se relaciona com o seu país !!! )

Tem sim a melhor carne do mundo , com as reses criadas exclusivamente em pastos verdejantes , grelhada como só eles sabem e degustada com o famoso vinho MALBEC , seguida de um incrível gelado no CADORE – – – – – não fossem os argentinos maioritariamente descendentes de italianos- – – – deixa qualquer um facilmente com uma especial simpatia por esta enorme cidade de cerca de 3 milhões de habitantes ; se a tais delícias gastronómicas juntarmos uns melodiosos sons de tangos , cantados e dançados ao vivo em alguns locais ao ar livre ( essencialmente nos bairros SAN TELMO especialmente na PLAZA DORREGA e em LA BOCA  ) ,

 

plaza dorrego , ao domingo

plaza dorrego , ao domingo

então temos a receita para um agradável dia , desde que não nos lembremos mais tarde de ir jantar pelas 20h00  senão arriscamos a ter como companheiros de sala……………….os empregados do restaurante que visitamos , já que é normal à meia-noite ainda se estar na sobremesa !!!

Ao fim de semana não há lar ou local onde não se faça o ”asado” isto é , uma parrillada de vários tipos de carne na brasa , sem o ”asado” os argentinos nunca poderiam sobreviver : é uma autêntica religião !!!

Mas se preferirmos ver e ouvir os tangos sem ser ao ar livre , existem dezenas de MILONGAS , o que  ( mal comparado ) corresponderão às nossas inúmeras casas de fado , isto é , uma espécie de clubes onde se bebe e come algo mas onde se vai essencialmente para ver dançar e ouvir tangos……; a lista de bons restaurantes de carne é interminável , tudo a preços bem competitivos , e a qualidade das carnes……..bem , a qualidade não a consigo descrever !!!

Mas comecemos por algumas fotos dos lugares mais emblemáticos :

 

a casa da Cristina , ou seja , o palácio presidencial....

a casa da Cristina , ou seja , o palácio presidencial….

 

a CATEDRAL DE BUENOS AIRES no exterior é quase insignificante contudo no interior é espectacular...

a CATEDRAL DE BUENOS AIRES no exterior é quase insignificante contudo no interior é espectacular…

 

CATEDRAL DE BUENOS AIRES (7)

 

CATEDRAL DE BUENOS AIRES (3)

 

CATEDRAL DE BUENOS AIRES (9)

 

CATEDRAL DE BUENOS AIRES (10)

 

o mausoléu do muito venerado GENERAL SAN MARTIN , com guarda militar permanente.

o mausoléu do muito venerado GENERAL SAN MARTIN , com guarda militar permanente.

CATEDRAL DE BUENOS AIRES (16)

 

 

o congresso

o congresso

 

um teatro

um teatro

 

DSCN0402

 

DSCN0407

 

DSCN0413

 

o OBELISCO , no meio da avenida mais larga do mundo , a 9 DE JULIO

o OBELISCO , no meio da avenida mais larga do mundo , a 9 DE JULIO

 

DSCN0405

 

IMG_0513

 

 

BUENOS AIRES tem como  grandes bairros mais importantes e conhecidos : PALERMO , BELGRANO , RECOLETA , RETIRO , CENTRO , SAN TELMO e LA BOCA , cada um com as suas especificidades , e alguns  mais ou menos………inseguros ! É  verdade , infelizmente não se pode dizer que B.A. seja uma cidade segura , de modo algum ; os ”esquemas” são tantos e tão sofisticados que , se não os soubermos de antemão……estamos lixados !!! Se aos ditos ”esquemas ” juntarmos os assaltos à mão armada , assim como os roubos por esticão e os assaltos a carros e residências, se a tudo isto juntarmos a típica indiferença da POLÍCIA às queixas que lhes são apresentadas , então temos uma metrópole bem………….movimentada e negativamente excitante !!! O que é realmente uma pena pois B.A. é uma cidade muito bonita , com imenso para se visitar , uma história cultural riquíssima e um deslumbramento gastronómico absolutamente ímpar ……e ainda por cima os argentinos debitam carradas de simpatia por todos os poros………….até os malandros !!!

Eis um sofisticado esquema típico para estrangeiros : vamos na rua e de repente , ao passarmos sob uma árvore , cai-nos em cima uma valente cagada de pombo ou pássaro ; só depois é que vimos a saber que tal merdice nos foi atirada , mas entretanto aparece-nos à frente um solícito velhinho que , com uma enorme simpatia  se desculpa perante a sujidade da cidade e que lamentavelmente as autoridades não eliminam , quer os pássaros quer os pombos ; sem sabermos como , o velhinho saca de uma pequena garrafa que diz ter água e prontifica-se a limpar-nos as costas……..sujas de caca ; que assim e que assado , que já lhe aconteceu várias vezes , e isto e aquilo , e que apenas quer ajudar ; é claro que ninguém vai desconfiar de um velhinho tão……velhinho e de aspecto tão inofensivo e claro , até deixamos que ele nos limpe o ombro ou as costas da caca das aves ; o que poucos sabem é o facto de o tal ”inocente” velhinho nos estar a por em contacto na pele com uma poderosíssima droga inodora e incolor chamada BURUNDANGA que , em poucos minutos , nos deixa absolutamente inertes e totalmente dependentes de quem a administra……..em seguida vem o cúmplice que nos tira todos os valores e nós estamos sem a mínima capacidade de reacção…..LI EM VARIADOS SITES FRANCESES  DE TURISTAS QUE CAÍRAM NESTA E NOUTRAS DO GÉNERO !!!

Há também o clássico esquema da troca dos dólares ou euros a um câmbio tão bom , tão bom , tão bom que nem nos damos conta que os pesos que estamos a receber em troca já saíram de circulação …….há uns bons anos atrás !!! Há também o velho truque do óleo do carro derramado , ou o truque das notas dobradas , ou ,ou , ou …….só esquemas !!! …

Mas isto não interessa nada , o que é giro é ver mais fotos , né?????

 

IMG_0528

 

este é definitivamente o café mais famoso de B.A. e onde se realizam conhecidos espectáculos de tango; já conhecíamos de visita anterior , desta vez não entrámos.

este é definitivamente o café mais famoso de B.A. e onde se realizam conhecidos espectáculos de tango; já conhecíamos de visita anterior , desta vez não entrámos.

 

a Marilia a sonhar que poderia dansar o tango com o CARLOS GARDEL.....

a Marilia a sonhar que poderia dançar o tango com o CARLOS GARDEL…..

 

 

a sede do jornal mais famoso LA PRENSA

a sede do jornal mais famoso LA PRENSA

 

parte da célebre PLAZA DE MAYO

parte da célebre PLAZA DE MAYO

 

 

aqui têm decorrido ao longo de várias DEZENAS de anos , as manifestações das mães dos desaparecidos durante a ditadura militar...

aqui têm decorrido ao longo de várias DEZENAS de anos , as manifestações das mães dos desaparecidos durante a ditadura militar…

 

DSCN0417

 

 

por toda a PLAZA DE MAYO vêm-se dezenas de carrinhas da polícia e alguns carros especiais com canhões de água , PERMANENTEMENTE pois .......quem tem cú tem medo !!!

por toda a PLAZA DE MAYO vêm-se dezenas de carrinhas da polícia de choque e alguns carros especiais com canhões de água , PERMANENTEMENTE pois …….quem tem cú tem medo !!!

 

 

plaza de mayo , tristemente célebre.....e mesmo em frente ao palácio da presidenta !!!

plaza de mayo , tristemente célebre…..e mesmo em frente ao palácio da presidenta !!!

 

É um dado adquirido que os argentinos e em especial os PORTEÑOS ( os naturais de B.A. ) adoram cães , é só os ver às centenas e centenas por toda a cidade ; mas alguém tinha de inventar uma profissão condizente : OS PASSEADORES DE CÃES !!!

Por incrível que pareça , chegam a andar com 9 e 10 ao mesmo tempo !!! por outro lado e paradoxalmente , é impressionante o número de cães abandonados nas ruas ….

 

IMG_0512

 

Sem dúvida que o bairro mais castiço de B.A. é igualmente o mais perigoso , digamos assim de uma forma simplista , é uma espécie de BAIRRO ALTO ; durante o dia não tem qualquer problema mas à noite convém….ir armado ! Chama-se LA BOCA , fica perto de SAN TELMO e a sua parte mais típica é uma pequena rua chamada…..CAMINITO , sim exactamente essa onde foi composto o famoso tango !!!

 

IMG_0578

 

IMG_0580

 

IMG_0582

 

IMG_0586

 

IMG_0604

 

IMG_0607

 

IMG_0612

 

IMG_0602

 

Passemos a uma parte menos agradável : a crise argentina e a miséria social muito generalizada ; a Argentina vive desde há vários anos uma profunda crise económica , a qual se tem vindo a agravar de ano para ano ; a corrida a moedas fortes tais como o usdollar e o euro é tremenda já que , desde há bastante tempo , o governo proibiu a compra de divisas para viagens de turismo ao estrangeiro e mesmo as viagens de negócios são extremamente controladas. Como exemplo , 1€ no mercado oficial troca-se por 10.4 pesos argentinos porém , obviamente , ninguém utiliza os bancos ou as casas de câmbio para trocar divisas , mas sim os cambistas de rua , o chamado mercado paralelo ou mais cruamente , mercado negro ! O mesmo euro na rua passa a valer quase 18 pesos (!!!) ou seja , mais de 70% do seu valor oficial ; preferencialmente existe mais procura por dollares do que por euros , pois o sonho de qualquer sul-americano é visitar e efectuar compras nos ”STATES” ( 1 usd no mercado negro vale 16 pesos ) ; resumindo e concluindo , se a vida para o turista está de certo modo bastante aceitável (pois logicamente o turista troca as suas divisas no mercado paralelo ) , para os argentinos a vida está a atingir o limite do suportável , eu nem sequer consigo compreender como é que eles conseguem sobreviver…….; vê-se muita miséria por todo o lado e os incontáveis bairros de lata nos arredores de BUENOS AIRES são tão, tão desoladores  e miseráveis que , acreditem que não estou a exagerar , há POCILGAS em Portugal com muito melhor aspecto , eu arriscaria mesmo dizer , miséria assim apenas vimos igual nos imundos bairros de lata da ÍNDIA ……. ; eu conheci – – – – – como tantos lisboetas- – – – – o aspecto pobre , degradado,imundo , etc do CASAL VENTOSO de há 20-30 anos atrás ; pois meus amigos , deixem-me que vos diga : estes incontáveis bairros de lata dos arredores de B.A. são 100 vezes piores , nem se comparam minimamente !!!!

Como consequência , vemos com uma frequência demasiado elevada cenas deste género :

 

IMG_0514

 

IMG_0516

 

IMG_0517

 

IMG_0542

 

IMG_0543

 

IMG_0576

 

É claro que há sem-abrigos por todo o mundo , mas em B.A. a quantidade é gritante ; mas no final , realmente o que mais nos chocou foi ver a quantidade de pessoas que faz isto…..

 

vimos inúmeras cenas destas....

vimos inúmeras cenas destas….e achamos de bom tom não mostrar mais fotos do género…..

 

Passemos a algo mais interessante : a mania nacional das EMPANADAS !!!

Não é difícil adivinhar que são EMPADAS , mas eles fazem-nas de tudo e mais alguma coisa….; nós provámos de carne picada , de frango , de vegetais e de queijo e…………….não ficámos muito excitados , ou seja , preferimos as nossas …………………….de longe !!! Mas é melhor nem dizer nada aos argentinos , seria uma ofensa capital !!!!! A EMPANADA É , PARA ELES , UMA BANDEIRA NACIONAL ………………………segundo eles crêem , não se faz no mundo nada parecido !!!! I G N O R A N T E S ………!!!

Uma outra ”iguaria” que eles tanto publicitam e que não há restaurante , café, snack-bar ou similar que não tenha , é o DULCE DE LECHE , que eles elevam quase a ….bandeira nacional , colocando-o em tacinhas , dentro de croissants, sobre bolachas , em cima de pudim flan , dentro do pão , enfim , em todo e qualquer lugar onde a imaginação chegar……; e agora perguntam os meus amigos : e essa coisa , é boa ??? Bom , pasmem-se almas , a tal iguaria que eles tanto publicitam e que tanto alarde fazem , querendo pôr meio-mundo a comê-la , aliás como nós o queremos fazer com os nossos PASTÉIS DE NATA……………………………não é mais nem menos  e sem nada a acrescentar , do que SIMPLES LEITE CONDENSADO COZIDO / FERVIDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! exactamente esse mesmo que nós já compramos feito , em latas , no supermercado e que utilizamos para preparar a conhecida ”BABA DE CAMELO” …….., esse mesmo , castanho-claro , muito doce , coisa simples ………; como vêem , este é mais um exemplo de como os argentinos empolam EM DEMASIA  E EXAGERADAMENTE  tudo o que é nacional !!!

 

IMG_0551

 

IMG_0537

 

 

Como é óbvio , aquando da preparação exaustiva da viagem , já tínhamos pré-seleccionado vários locais como boas hipóteses para pernoitar ; acabámos por ficar no 1º , isto é , numa zona nova e bastante exclusiva com modernos prédios arranha-céus de escritórios e apartamentos de luxo chamada PUERTO MADERO ( corresponderá mais ou menos ao nosso PARQUE DAS NAÇÕES ), com extensos parques verdejantes e constantemente policiada , ninguém nos incomodou , bem pelo contrário , sucediam-se a toda a hora , sempre que estávamos na AC os sorrisos , acenos , polegares ao alto e sinais de espanto e admiração ao verem na ”estrelita” os dizeres PORTUGAL – PATAGÓNIA – ALASKA e/ou PORTUGAL – USHUAIA – ANCHORAGE, sendo que o mais complicado e exaustivo foi explicar tantas vezes como é que a AC tinha chegado até BUENOS AIRES……………

 

local em PUERTO MADERO onde ficámos estacionados durante 5 dias

local em PUERTO MADERO onde ficámos estacionados durante 5 dias

 

o dinheiro tem este aspecto :  

a nota mais alta é a de 100 pesos , o que ao câmbio paralelo equivale apenas a € 6.00 !!!

a nota mais alta é a de 100 pesos , o que ao câmbio paralelo equivale apenas a € 6.00 !!! as moedas , de valor insignificante , nem sequer se usam…….

 

 

e as matrículas dos carros são assim :

 

IMG_0560

 

Então até um destes dias…………..temos de seguir para sul !!!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “BUENOS AIRES”

  1. eduardo rana diz:

    Boas amigos:
    Também e a partir de agora posso dizer que já fui á Argentina. Um abraço e boa viagem para Sul

    • admin diz:

      e irá igualmente a outros países , pois então !!!
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Caros amigos
    Gostei muito da v/ reportagem, aliás já estamos habituados e já se não espera outra coisa.Boa continuação.

    • admin diz:

      ainda bem que gostou , mas de certeza absoluta que o próximo post ….vai adorar !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. maria jose azevedo diz:

    Olá companheiros

    Folgo em ver que a vossa aventura vai de vento em popa, como sempre os relatos são óptimos e as fotos um regalo. Continuação de boa viagem com os cuidados necessários.

    um abraço
    maria josé

    • admin diz:

      olá m.josé !
      obrigado pelos seus votos.
      um abraço
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Olá, meninos!
    Caramba, esmeraram-se na prosa: completa reportagem, escrita e fotográfica. Só faltam alguns vídeos desses tangos de rua…para abrir o apetite. Vejam se ainda conseguem fazer alguns para meu deleite.

    O prato branco com 3 enormes empadas…fez-me recuar ao passado, (por uma qualquer associação de ideias que não consigo explicar) – recordei as famosas “empanadas” da D.Laura, feitas à base de bacalhau e cebolada, com um cheirinho tão bom e que o nosso pai adoravaaaaaaa. Se calhar, o pitéu deve ter tido origem na América do Sul e levada a receita para terras de Castela, na altura das descobertas….sabe-se lá…Mas que eram belíssimas, lá isso eram!

    O palácio do congresso é, simplesmente, imponente e maravilhoso. Esse, a sede do LA PRENSA e alguns edifícios que se vislumbram nas fotos, fazem lembrar um pouco da cidade de Praga. Pena que nós, por cá, tenhamos acabado com o que havia em Lisboa em matéria de edifícios do género para substituirmos por betão e vidro. Enfim, mais palavras para quê? O problema é que falar disso parece coisa do outro mundo, pois as novas gerações não fazem a mais pálida ideia de como eram as Avs. da Liberdade, República, 5 de Outubro, Fontes Pereira de Melo, etc, etc. com os seus prédios lindos, palacetes encantadores e que no espaço de sessenta anos todos desapareceram…. Ainda sobrou um, o ex-clube dos empresários, na Av.da República, jóia belíssima que qualquer dia….PUM! A área que ocupa deve fazer comichões a muitos gulosos da construção.

    Sobre Puerto Madero, onde estacionaram, o local parece ser tranquilo e limpo, bem localizado. Eles não embirraram com a autocaravana? E já tiveram alguma tentativa de “assalto”?

    Beijocas

    • admin diz:

      pois é , umas vezes sai melhor outras pior- – – – – – – – é como tudo !
      o palácio do congresso é o que corresponde ao nosso s.bento.
      felizmente tudo pacífico quanto a segurança ; como precisávamos de lavar alguma roupa , ao 70º dia de viagem dormimos pela 1ª vez num camping , em camarones/argentina ; esta vila deve o seu nome à desmesurada quantidade de camarões que sempre se pescaram aqui ; desde puerto madryn que estamos a comprar gambas ”ridiculamente grandes” e saborosas , de um tamanho que não se vê aí , aliás vê-se mas aí chamamos camarão tigre , a diferença é que aqui na costa , em vários locais , se compram por……………………….segurem-se…………………………………… um pouco menos de € 3.00 / kg !!!!!!!!!!!!!!!!! tem sido um aut~entico enjoo de gambas gigantes , já nem sabemos que nova maneira havemos de inventar para as cozinharmos……. !!!
      beijinhos

  5. Que magnífica reportagem!
    Verdadeiramente digna de um bom jornalismo de viagem.
    Obrigado.
    Abraço do CG

  6. Aurélio Raposo diz:

    Amigos David e Marília mais uma boa apresentação de Buenos Aires,só o que é pena é essa insegurança,mas gostei da reportagem,mais uma vez obrigado e a continuação de boa viagem,um abraço.

  7. José Ricardo diz:

    Belo relato.
    Li tudo em voz alta para querida mulher, uma argentina da província de Santa fé. Ela sorria e se enchia de orgulho quando vossas citaçoes eram elogiosas, mas logo logo vieram as descordancias quando críticas sobre las empanadas e dulce de leche foram ditas. Como boa argentina que é fez questão de lembrar que o fernet branca com coca cola e gelo também é um costume cordobés que se espalhou por toda nação.
    Amigos, se preparem. Quando chegarem ao Rio de Janeiro a mais deliciosa, maravilhosa, fenomenal… empanada, pascualina e outros quitutes argentinos estarão vos esperando.
    Agora brindaremos com um incrivel, sem igual, magnifico… vinho cabernet-Mendocino. kkkkkkk
    Forte abraços
    Dale flaco!
    Buen viaje.

    • admin diz:

      olá josé !
      fez muito bem em ler o post à sua mais que tudo …………..ela não se deve cansar !!!
      é claro que ela compreende que o que escrevemos nos posts são só e apenas as nossas opiniões pessoais as quais não devem influenciar outrem…(estou-me a referir às empanadas e ao meloso ”dulce de leche” !
      quanto ao cabernet….venha ele , mas a propósito , sabe o que é o vinho português ”vinho verde” ??? se não sabe ….não sabe o que perde !!!
      um abraço
      david+marilia

  8. Amparo y Enrique diz:

    Vemos que entrasteis a Argentina por Buenos Aires. Y sobrevisisteis a la Gran Capital, je,je!!
    Y a la viveza criolla!
    Que ricas las empanadas….!!!
    Abrazos y a disfrutar!

    Gracias por compartir el viaje!

    Amparo y Enrique

    • admin diz:

      estimados amparo y enrique,
      mejor que las empanadas y que el dulce de leche ( una copia barata del leche condensado……) son las MEDIA-LUNAS , eso si muy bien preparado y una perdicion diaria!!!
      dentro de algunos meses , cuando pasarmos chile , volveremos a argentina para irmos a brasil , entonces pasaremos cerca de la tierra de enrique….
      un abrazo a enrique y besitos para ti con pedido expresso que te cuides bien !!!
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks