BUENOS AIRES
É definitivamente uma mistura , uma agradável mistura do
novo com o velho , da nostalgia com o avant-garde , é conhecida como a PARIS DO SUL ! ( mas é um exagero , está a anos-luz de o ser……, aliás os argentinos sempre tiveram a mania de sobrevalorizar tudo o que se relaciona com o seu país !!! )
Tem sim a melhor carne do mundo , com as reses criadas exclusivamente em pastos verdejantes , grelhada como só eles sabem e degustada com o famoso vinho MALBEC , seguida de um incrível gelado no CADORE – – – – – não fossem os argentinos maioritariamente descendentes de italianos- – – – deixa qualquer um facilmente com uma especial simpatia por esta enorme cidade de cerca de 3 milhões de habitantes ; se a tais delícias gastronómicas juntarmos uns melodiosos sons de tangos , cantados e dançados ao vivo em alguns locais ao ar livre ( essencialmente nos bairros SAN TELMO especialmente na PLAZA DORREGA e em LA BOCA ) ,
então temos a receita para um agradável dia , desde que não nos lembremos mais tarde de ir jantar pelas 20h00 senão arriscamos a ter como companheiros de sala……………….os empregados do restaurante que visitamos , já que é normal à meia-noite ainda se estar na sobremesa !!!
Ao fim de semana não há lar ou local onde não se faça o ”asado” isto é , uma parrillada de vários tipos de carne na brasa , sem o ”asado” os argentinos nunca poderiam sobreviver : é uma autêntica religião !!!
Mas se preferirmos ver e ouvir os tangos sem ser ao ar livre , existem dezenas de MILONGAS , o que ( mal comparado ) corresponderão às nossas inúmeras casas de fado , isto é , uma espécie de clubes onde se bebe e come algo mas onde se vai essencialmente para ver dançar e ouvir tangos……; a lista de bons restaurantes de carne é interminável , tudo a preços bem competitivos , e a qualidade das carnes……..bem , a qualidade não a consigo descrever !!!
Mas comecemos por algumas fotos dos lugares mais emblemáticos :
BUENOS AIRES tem como grandes bairros mais importantes e conhecidos : PALERMO , BELGRANO , RECOLETA , RETIRO , CENTRO , SAN TELMO e LA BOCA , cada um com as suas especificidades , e alguns mais ou menos………inseguros ! É verdade , infelizmente não se pode dizer que B.A. seja uma cidade segura , de modo algum ; os ”esquemas” são tantos e tão sofisticados que , se não os soubermos de antemão……estamos lixados !!! Se aos ditos ”esquemas ” juntarmos os assaltos à mão armada , assim como os roubos por esticão e os assaltos a carros e residências, se a tudo isto juntarmos a típica indiferença da POLÍCIA às queixas que lhes são apresentadas , então temos uma metrópole bem………….movimentada e negativamente excitante !!! O que é realmente uma pena pois B.A. é uma cidade muito bonita , com imenso para se visitar , uma história cultural riquíssima e um deslumbramento gastronómico absolutamente ímpar ……e ainda por cima os argentinos debitam carradas de simpatia por todos os poros………….até os malandros !!!
Eis um sofisticado esquema típico para estrangeiros : vamos na rua e de repente , ao passarmos sob uma árvore , cai-nos em cima uma valente cagada de pombo ou pássaro ; só depois é que vimos a saber que tal merdice nos foi atirada , mas entretanto aparece-nos à frente um solícito velhinho que , com uma enorme simpatia se desculpa perante a sujidade da cidade e que lamentavelmente as autoridades não eliminam , quer os pássaros quer os pombos ; sem sabermos como , o velhinho saca de uma pequena garrafa que diz ter água e prontifica-se a limpar-nos as costas……..sujas de caca ; que assim e que assado , que já lhe aconteceu várias vezes , e isto e aquilo , e que apenas quer ajudar ; é claro que ninguém vai desconfiar de um velhinho tão……velhinho e de aspecto tão inofensivo e claro , até deixamos que ele nos limpe o ombro ou as costas da caca das aves ; o que poucos sabem é o facto de o tal ”inocente” velhinho nos estar a por em contacto na pele com uma poderosíssima droga inodora e incolor chamada BURUNDANGA que , em poucos minutos , nos deixa absolutamente inertes e totalmente dependentes de quem a administra……..em seguida vem o cúmplice que nos tira todos os valores e nós estamos sem a mínima capacidade de reacção…..LI EM VARIADOS SITES FRANCESES DE TURISTAS QUE CAÍRAM NESTA E NOUTRAS DO GÉNERO !!!
Há também o clássico esquema da troca dos dólares ou euros a um câmbio tão bom , tão bom , tão bom que nem nos damos conta que os pesos que estamos a receber em troca já saíram de circulação …….há uns bons anos atrás !!! Há também o velho truque do óleo do carro derramado , ou o truque das notas dobradas , ou ,ou , ou …….só esquemas !!! …
Mas isto não interessa nada , o que é giro é ver mais fotos , né?????

este é definitivamente o café mais famoso de B.A. e onde se realizam conhecidos espectáculos de tango; já conhecíamos de visita anterior , desta vez não entrámos.

aqui têm decorrido ao longo de várias DEZENAS de anos , as manifestações das mães dos desaparecidos durante a ditadura militar…

por toda a PLAZA DE MAYO vêm-se dezenas de carrinhas da polícia de choque e alguns carros especiais com canhões de água , PERMANENTEMENTE pois …….quem tem cú tem medo !!!
É um dado adquirido que os argentinos e em especial os PORTEÑOS ( os naturais de B.A. ) adoram cães , é só os ver às centenas e centenas por toda a cidade ; mas alguém tinha de inventar uma profissão condizente : OS PASSEADORES DE CÃES !!!
Por incrível que pareça , chegam a andar com 9 e 10 ao mesmo tempo !!! por outro lado e paradoxalmente , é impressionante o número de cães abandonados nas ruas ….
Sem dúvida que o bairro mais castiço de B.A. é igualmente o mais perigoso , digamos assim de uma forma simplista , é uma espécie de BAIRRO ALTO ; durante o dia não tem qualquer problema mas à noite convém….ir armado ! Chama-se LA BOCA , fica perto de SAN TELMO e a sua parte mais típica é uma pequena rua chamada…..CAMINITO , sim exactamente essa onde foi composto o famoso tango !!!
Passemos a uma parte menos agradável : a crise argentina e a miséria social muito generalizada ; a Argentina vive desde há vários anos uma profunda crise económica , a qual se tem vindo a agravar de ano para ano ; a corrida a moedas fortes tais como o usdollar e o euro é tremenda já que , desde há bastante tempo , o governo proibiu a compra de divisas para viagens de turismo ao estrangeiro e mesmo as viagens de negócios são extremamente controladas. Como exemplo , 1€ no mercado oficial troca-se por 10.4 pesos argentinos porém , obviamente , ninguém utiliza os bancos ou as casas de câmbio para trocar divisas , mas sim os cambistas de rua , o chamado mercado paralelo ou mais cruamente , mercado negro ! O mesmo euro na rua passa a valer quase 18 pesos (!!!) ou seja , mais de 70% do seu valor oficial ; preferencialmente existe mais procura por dollares do que por euros , pois o sonho de qualquer sul-americano é visitar e efectuar compras nos ”STATES” ( 1 usd no mercado negro vale 16 pesos ) ; resumindo e concluindo , se a vida para o turista está de certo modo bastante aceitável (pois logicamente o turista troca as suas divisas no mercado paralelo ) , para os argentinos a vida está a atingir o limite do suportável , eu nem sequer consigo compreender como é que eles conseguem sobreviver…….; vê-se muita miséria por todo o lado e os incontáveis bairros de lata nos arredores de BUENOS AIRES são tão, tão desoladores e miseráveis que , acreditem que não estou a exagerar , há POCILGAS em Portugal com muito melhor aspecto , eu arriscaria mesmo dizer , miséria assim apenas vimos igual nos imundos bairros de lata da ÍNDIA ……. ; eu conheci – – – – – como tantos lisboetas- – – – – o aspecto pobre , degradado,imundo , etc do CASAL VENTOSO de há 20-30 anos atrás ; pois meus amigos , deixem-me que vos diga : estes incontáveis bairros de lata dos arredores de B.A. são 100 vezes piores , nem se comparam minimamente !!!!
Como consequência , vemos com uma frequência demasiado elevada cenas deste género :
É claro que há sem-abrigos por todo o mundo , mas em B.A. a quantidade é gritante ; mas no final , realmente o que mais nos chocou foi ver a quantidade de pessoas que faz isto…..
Passemos a algo mais interessante : a mania nacional das EMPANADAS !!!
Não é difícil adivinhar que são EMPADAS , mas eles fazem-nas de tudo e mais alguma coisa….; nós provámos de carne picada , de frango , de vegetais e de queijo e…………….não ficámos muito excitados , ou seja , preferimos as nossas …………………….de longe !!! Mas é melhor nem dizer nada aos argentinos , seria uma ofensa capital !!!!! A EMPANADA É , PARA ELES , UMA BANDEIRA NACIONAL ………………………segundo eles crêem , não se faz no mundo nada parecido !!!! I G N O R A N T E S ………!!!
Uma outra ”iguaria” que eles tanto publicitam e que não há restaurante , café, snack-bar ou similar que não tenha , é o DULCE DE LECHE , que eles elevam quase a ….bandeira nacional , colocando-o em tacinhas , dentro de croissants, sobre bolachas , em cima de pudim flan , dentro do pão , enfim , em todo e qualquer lugar onde a imaginação chegar……; e agora perguntam os meus amigos : e essa coisa , é boa ??? Bom , pasmem-se almas , a tal iguaria que eles tanto publicitam e que tanto alarde fazem , querendo pôr meio-mundo a comê-la , aliás como nós o queremos fazer com os nossos PASTÉIS DE NATA……………………………não é mais nem menos e sem nada a acrescentar , do que SIMPLES LEITE CONDENSADO COZIDO / FERVIDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! exactamente esse mesmo que nós já compramos feito , em latas , no supermercado e que utilizamos para preparar a conhecida ”BABA DE CAMELO” …….., esse mesmo , castanho-claro , muito doce , coisa simples ………; como vêem , este é mais um exemplo de como os argentinos empolam EM DEMASIA E EXAGERADAMENTE tudo o que é nacional !!!
Como é óbvio , aquando da preparação exaustiva da viagem , já tínhamos pré-seleccionado vários locais como boas hipóteses para pernoitar ; acabámos por ficar no 1º , isto é , numa zona nova e bastante exclusiva com modernos prédios arranha-céus de escritórios e apartamentos de luxo chamada PUERTO MADERO ( corresponderá mais ou menos ao nosso PARQUE DAS NAÇÕES ), com extensos parques verdejantes e constantemente policiada , ninguém nos incomodou , bem pelo contrário , sucediam-se a toda a hora , sempre que estávamos na AC os sorrisos , acenos , polegares ao alto e sinais de espanto e admiração ao verem na ”estrelita” os dizeres PORTUGAL – PATAGÓNIA – ALASKA e/ou PORTUGAL – USHUAIA – ANCHORAGE, sendo que o mais complicado e exaustivo foi explicar tantas vezes como é que a AC tinha chegado até BUENOS AIRES……………
o dinheiro tem este aspecto :

a nota mais alta é a de 100 pesos , o que ao câmbio paralelo equivale apenas a € 6.00 !!! as moedas , de valor insignificante , nem sequer se usam…….
e as matrículas dos carros são assim :
Então até um destes dias…………..temos de seguir para sul !!!!!!!!!!!!!!
Boas amigos:
Também e a partir de agora posso dizer que já fui á Argentina. Um abraço e boa viagem para Sul
e irá igualmente a outros países , pois então !!!
um abraço
david+marilia
Caros amigos
Gostei muito da v/ reportagem, aliás já estamos habituados e já se não espera outra coisa.Boa continuação.
ainda bem que gostou , mas de certeza absoluta que o próximo post ….vai adorar !!!
um abraço
david+marilia
Olá companheiros
Folgo em ver que a vossa aventura vai de vento em popa, como sempre os relatos são óptimos e as fotos um regalo. Continuação de boa viagem com os cuidados necessários.
um abraço
maria josé
olá m.josé !
obrigado pelos seus votos.
um abraço
david+marilia
Olá, meninos!
Caramba, esmeraram-se na prosa: completa reportagem, escrita e fotográfica. Só faltam alguns vídeos desses tangos de rua…para abrir o apetite. Vejam se ainda conseguem fazer alguns para meu deleite.
O prato branco com 3 enormes empadas…fez-me recuar ao passado, (por uma qualquer associação de ideias que não consigo explicar) – recordei as famosas “empanadas” da D.Laura, feitas à base de bacalhau e cebolada, com um cheirinho tão bom e que o nosso pai adoravaaaaaaa. Se calhar, o pitéu deve ter tido origem na América do Sul e levada a receita para terras de Castela, na altura das descobertas….sabe-se lá…Mas que eram belíssimas, lá isso eram!
O palácio do congresso é, simplesmente, imponente e maravilhoso. Esse, a sede do LA PRENSA e alguns edifícios que se vislumbram nas fotos, fazem lembrar um pouco da cidade de Praga. Pena que nós, por cá, tenhamos acabado com o que havia em Lisboa em matéria de edifícios do género para substituirmos por betão e vidro. Enfim, mais palavras para quê? O problema é que falar disso parece coisa do outro mundo, pois as novas gerações não fazem a mais pálida ideia de como eram as Avs. da Liberdade, República, 5 de Outubro, Fontes Pereira de Melo, etc, etc. com os seus prédios lindos, palacetes encantadores e que no espaço de sessenta anos todos desapareceram…. Ainda sobrou um, o ex-clube dos empresários, na Av.da República, jóia belíssima que qualquer dia….PUM! A área que ocupa deve fazer comichões a muitos gulosos da construção.
Sobre Puerto Madero, onde estacionaram, o local parece ser tranquilo e limpo, bem localizado. Eles não embirraram com a autocaravana? E já tiveram alguma tentativa de “assalto”?
Beijocas
pois é , umas vezes sai melhor outras pior- – – – – – – – é como tudo !
o palácio do congresso é o que corresponde ao nosso s.bento.
felizmente tudo pacífico quanto a segurança ; como precisávamos de lavar alguma roupa , ao 70º dia de viagem dormimos pela 1ª vez num camping , em camarones/argentina ; esta vila deve o seu nome à desmesurada quantidade de camarões que sempre se pescaram aqui ; desde puerto madryn que estamos a comprar gambas ”ridiculamente grandes” e saborosas , de um tamanho que não se vê aí , aliás vê-se mas aí chamamos camarão tigre , a diferença é que aqui na costa , em vários locais , se compram por……………………….segurem-se…………………………………… um pouco menos de € 3.00 / kg !!!!!!!!!!!!!!!!! tem sido um aut~entico enjoo de gambas gigantes , já nem sabemos que nova maneira havemos de inventar para as cozinharmos……. !!!
beijinhos
Que magnífica reportagem!
Verdadeiramente digna de um bom jornalismo de viagem.
Obrigado.
Abraço do CG
olá amigo !
obrigado e um abraço
david+marilia
Amigos David e Marília mais uma boa apresentação de Buenos Aires,só o que é pena é essa insegurança,mas gostei da reportagem,mais uma vez obrigado e a continuação de boa viagem,um abraço.
olá aurélio!
ainda bem que gostou !
um abraço
david+marilia
Belo relato.
Li tudo em voz alta para querida mulher, uma argentina da província de Santa fé. Ela sorria e se enchia de orgulho quando vossas citaçoes eram elogiosas, mas logo logo vieram as descordancias quando críticas sobre las empanadas e dulce de leche foram ditas. Como boa argentina que é fez questão de lembrar que o fernet branca com coca cola e gelo também é um costume cordobés que se espalhou por toda nação.
Amigos, se preparem. Quando chegarem ao Rio de Janeiro a mais deliciosa, maravilhosa, fenomenal… empanada, pascualina e outros quitutes argentinos estarão vos esperando.
Agora brindaremos com um incrivel, sem igual, magnifico… vinho cabernet-Mendocino. kkkkkkk
Forte abraços
Dale flaco!
Buen viaje.
olá josé !
fez muito bem em ler o post à sua mais que tudo …………..ela não se deve cansar !!!
é claro que ela compreende que o que escrevemos nos posts são só e apenas as nossas opiniões pessoais as quais não devem influenciar outrem…(estou-me a referir às empanadas e ao meloso ”dulce de leche” !
quanto ao cabernet….venha ele , mas a propósito , sabe o que é o vinho português ”vinho verde” ??? se não sabe ….não sabe o que perde !!!
um abraço
david+marilia
Vemos que entrasteis a Argentina por Buenos Aires. Y sobrevisisteis a la Gran Capital, je,je!!
Y a la viveza criolla!
Que ricas las empanadas….!!!
Abrazos y a disfrutar!
Gracias por compartir el viaje!
Amparo y Enrique
estimados amparo y enrique,
mejor que las empanadas y que el dulce de leche ( una copia barata del leche condensado……) son las MEDIA-LUNAS , eso si muy bien preparado y una perdicion diaria!!!
dentro de algunos meses , cuando pasarmos chile , volveremos a argentina para irmos a brasil , entonces pasaremos cerca de la tierra de enrique….
un abrazo a enrique y besitos para ti con pedido expresso que te cuides bien !!!
david+marilia