CABO NORTE E O REGRESSO A CASA…..
À primeira leitura é óbvio que o título engana , mas é mesmo verdade que , tendo atingido o ponto mais longe de casa ( cerca de 5350 kms segundo o GPS ) ,
para qualquer sítio que sigamos estaremos mais perto de casa , trata-se pois de um regresso , mas não antecipado !!! Estamos no CABO NORTE e tendo acabado de visitar o muito pouco que há para visitar , decidimos acampar aqui mesmo no alto e passar a noite a ouvir o forte vento a soprar e com uma réstia de esperança de ver o sol à meia noite no horizonte a beijar a linha do mar……………….mas se o não virmos não vem daí mal ao mundo……………; a última noite foi passada em SKARSVAG uma aldeia de pescadores apenas a 15 kms do CABO NORTE (creio eu que é a aldeia mais setentrional deste país) ,com direito a internet grátis , aliás como acontece neste preciso momento em que escrevo este post ,na AC estacionada no CABO NORTE junto ao único edifício existente , o qual contem um restaurante , um café,uma loja de souvenirs , um museu , um cinema,toiletes,etc ; embora a net fosse codificada e obrigasse a password bastou pedi-la educadamente e……..ei-la para os que cá vierem no futuro , user e password são iguais : ”telenor” , net rápida e sem problemas . Um casal de franceses e outro de holandeses também decidiram pernoitar , nós tencionamos sair cedo em direcção à FINLÂNDIA dizendo por agora adeus à NORUEGA. Por estarmos num ponto alto , não só o frio é muito mas a AC abana com alguma frequência , mas se virmos a coisa sob outro prisma, até ajuda a adormecer……
Às 4 da manhã na ”noite” passada o sol estava FORTÍSSIMO , tão forte que os painéis solares estavam a carregar a quase 3 ampéres/hora , não fossem os estores seria impossível dormir pois a claridade a toda a hora é total……; sobre o CABO NORTE o que é que vos posso dizer ???? Para mim é mais um marco , uma etapa , um sítio que eu não conhecia e que fiquei a conhecer com a certeza absoluta de não mais cá voltar , pois na realidade a paisagem nem é assim TÃO deslumbrante que se justifique toda esta canseira e despesa , sem dúvida alguma que a NORUEGA tem locais muito mais atraentes do que este…..; mas pronto , é um marco conhecido e que fica visitado, nada mais do que isso ! Surpreende-me que haja autocaravanistas que tendo apenas 30 dias de férias as gastam numa correria desenfreada para vir até aqui , eu creio que há uma mística ERRADA a respeito do CABO NORTE , parece que é o sonho de todos os que compram uma AC visitarem dois lugares que afinal até desiludem um pouco : o MONTE SAINT MICHEL e o CABO NORTE ……..; deixo-vos algumas fotos do local e avaliem se quiserem………..; aviso-vos que o local nem está muito bem tratado ,muita lama , neve que não é removida , estatuetas meios escondidas , enfim , esperava mais…………….
Possivelmente o próximo post será sobre os LAGOS FINLANDESES ou sobre o PAI NATAL ou sobre a SAUNA FINLANDESA …………..ou sobre outra coisa qualquer , logo se verá !!!!!!!!!!! C I A O !!!!
p.s. a noite foi um verdadeiro tormento………….não aconselho a ninguém pois o vento é de tal forma violento que constantememte temos a sensação que a AC irá ”levantar voo” como acontece com os tornados nos E.U.A………………….NÃO MAIS MUITO OBRIGADO !!!!
Bom dia, meninos!
Eu sei que gostos não se discutem mas até achei soberbas as vistas daí. Não fossem os estremeções criados pelo vento e o desconforto dessa insegurança, acho que me sentiria a viver uma verdadeira aventura se estivesse no vosso lugar. Imaginamos o círculo polar ártico uma lonjura de frio, neve, ausência de seres humanos…e pouco faltou, pelas imagens colhidas.
Quanto ao sol da meia noite, deve ser desconfortável querer dormir com tanta claridade mas… os meninos já ouviram falar em “viseiras”???…heim????…aquelas “coisinhas” pretas que se colocam sobre os olhos para dormir melhor…heim???…pois é, os meninos pensaram em tudo menos no mais elementar para essa região….rsrsrsrsrsrs
Venham de lá, então, essas fotos dos lagos. É sinal que estão de regresso.
Continuação de boa viagem e beijinhos cá da malta (Sissi incluída ehehehe)
temos aqui esses tapa-olhos mas não usamos por falta de hábito….
neste momento já estamos em inari-finlândia e a esta hora o sol está forte,a carregar as baterias…..
beijos
Bom dia, Marilia e David
Pois… é a primeira vez que «leio» alguma desilusão sobre o Cabo Norte. Compreendo que, para quem conhece tanto mundo, subsista um leve desconforto relativamente às expectativas que esse lugar induz. Acredito, mesmo, que é a mística «setentrional» que leva tantos a percorrer milhares de kms para pouco mais que posar para umas quantas fotos num cenário que até nem é tão deslumbrante assim. Concordo convosco!
Ainda bem que relatais essa experiência como o fizeste. Pois, dessa forma, teremos uma outra visão para as escolhas do futuro.
Obrigado e continuação de boa viagem.
Carlos da gama
tem toda a razão !!!
ainda bem que estes posts servem para algo no futuro…..
quanto ao CABO NORTE na realidade há milhentos sítios no planeta mais bonitos que este, na minha opinião claro !
um abraço
david+marilia
Bom dia Marília e David
A vossa descrição do Cabo Norte, coincide com aquilo que já por mais de uma vez ouvi. No entanto, continuo a pensar passar por aí. Talvez por ser um “marco” como diz o David.
As fotos não impressionam, embora bonitas.
Estou curioso relativamente á Finlandia de que quase nada sei.
Um abraço e continuação de boa viagem.
a ida ,digamos assim , directa ao CABO NORTE não a aconselho a ninguém , não se justifica minimamente ,agora a NORUEGA em si ,claro que sim e o espírito será para quem vem à NORUEGA : já agora que estamos aqui vamos ”até lá a cima”………….
sobre a finlândia procuraremos dar a imagem mais fiel possível ,acabámos de cruzar a (vazia)fronteira e ”acampámos ” em INARI
um abraço
david+marilia
Gosto de ver neve ,gelo e mar .Aí vê-se tudo junto.Gostei ,OBRIGADO .Agora gostava que me matassem a «curiosidade » se não for demais !
1-Como é que num país de tão rigoroso asseio e com tanta neve ,fazem para vazar depósitos e cassete ,e abastecer de água fora dos parques de campismo ?
2-E,quanto a lavagens de roupa ,peças grandes ( banho e cama ) quando não é fácil o acesso às lavandarias ,qual é o vosso método ?
Desculpem-me tantas perguntas visto não nos conhecermos,OK ?
Mais uma vez ,os meus votos de uma boa viagem!!!
se gosta dessa combinação então na NORUEGA tal abunda…….
quanto às suas perguntas ( faça as que entender,sem receio ! ):
1-fora dos campings há as frequentes áreas de descanso à beira das estradas e normalmente essas áreas além de árvores ,mesas e cadeiras têm WC …………………COM PAPEL HIGIÉNICO ,imagine-se em PORTUGAL desaparecia o mesmo 5 minutos depois de lá ter sido colocado……….; quando necessitamos despejamos a cassette nesses WC.
2- as águas cinzentas despejamos nos campings e em situação de emergência pois o depósito leva apenas 90 litros já o fizemos à beira da estrada…..(sorry !!! )
3-o abastecimento de água ,quando não o fazemos nos campings metemos nas estações de serviço,é simples.
4-as roupas de cama e toalhas ,como trouxemos 4 conjuntos ,quando estamos a utilizar o 4º conjunto mandamos lavar os 3 sujos , há lavandarias por todo o lado ,inclusivamente muitos dos campings têm máquinas de lavar que trabalham a moedas,aparte das cidades claro!
um abraço
david+marila
Bom dia, casal simpático.
Sinceramente acho o máximo a vossa disponibilidade para irem relatando, com regularidade, as boas e menos boas impressões que vão recolhendo. Isso acrescido à canseira de tantos kilómetros percorridos, é “obra”. Claro que nós, os priviligiados, temos uma mais valia inestimável. E isso, é merecedor da nossa (minha) eterna gratidão.
Pois, David, compreendo o seu desencanto quanto a alguns locais. Mas é mesmo como diz. São “marcos” que se somam a outras experiências, quiçá mais gratificantes, mas que em si mesmas não nos criam aquela sensação de total preenchimento. E, afinal, as coisas são mesmo assim. Tudo faz parte da viagem.
Uma coisa é certa.É nesse conjunto de sensações e constatações que se cimentam as experiências que contribuem para um melhor disfrutar da vida. Coisa que vocês demonstram saber fazer.
Votos de continuação de boa viagem. E vão continuando a deixar-nos com esta “aguinha na boca”. Um abraço cordial
Maria Jesus e Álvaro
muito obrigado pelas suas amáveis palavras ; ainda bem que compreende que não é fácil manter o blog ”updated” com relatos e fotos depois de um dia de viagem , mas tentamos sempre o nosso melhor para não desiludir os que nos seguem há vários meses……, mas uma vez mais , não é fácil pois todo este trabalho ”rouba” várias horas de sono e descanso…..
como diz e muito bem , há locais mais bonitos que outros e se não os conhecermos (quase) todos então não os saberemos qualificar e comentar.
um abraço
david+marilia
Muito bem, fico com uma ideia mais que perfeita desse lugar mítico por onde passaram. Continuem sempre, agora como regressando a casa. Boa continuação!
obrigado por nos seguir tão atentamente !
um abraço
david+marilia
Então e fotos do sol da meia noite?
Espero que não o tenho “gasto” todo, e que tenham deixado umas migalhas para mim, talvez daqui a 2 semanas.
Desde já o meu muitooooooooooo obrigado pela passwoard….certamente vai dar muito geito 😉
Entretanto…ainda em Flam, para a viagem de barco, amanhã, no fiorde.
Tudo de bom para vocês…e cuidado com as finlandesas (as renas…)
esqueci-me de te dizer que quando quiseres ter acesso à net tens primeiro no browser de clicar em ”free access” e só depois metes a user name e a password
não te aconselho a pernoitares , é demasiado vento!
quanto a FLAM ,já sabias que não se justificava…………
as renas e as raposas são um espanto !
continuação de boa viagem e actualiza o blog……..não sejas mandrião………….!!!
um abraço
david+marilia
Não me surpreende o vosso espanto.
Não esqueçam que foram ao Cabo Norte numa altura inapropriada… o que dizem os ”experts” é que o Sol-da-meia-noite deverá ser visto de fins de JUNHO a JULHO… e a neve já não existe… foi assim que por aí passei… apenas os ventos fortes e frio nos tolheram… mas… à Meia-Noite… abrimos o champanhe junto ao monumento cilíndrico do Cabo.
É verdade que apenas se vai lá uma vez, mas David… perdes-te o melhor da Noruega… as Ilhas Lofoten!!!
Vê lá se desces a Finlândia nas calmas… mas… sem muita neve…senão nem o Pai Natal de Rovaniemi te salva…
Um abração
A R
pois é antónio , viemos na altura possível aos lugares possíveis ; repara que mesmo em junho nada garante que quando lá se chegue ”aquilo” não esteja rodeado de nevoeiro……; de qualquer modo , ainda bem que o viste,desfrutaste e gostaste !
quanto a rovaniemi……..é precisamente onde estamos neste momento!
um abraço e continua a escrever
david+marilia
Será que por ser dia, durante todo o dia, as Estrelas não são tão brilhantes ???
Nada disso…. vamos manter o animo elevado e pensar nos Europeus do Centro e Norte, quando chegam a Sagres e pouco veêm, para alem das altas escarpas e a imensidão atlantica. Mas… e como bem diz, é um marco.
Cumprimentos As Estrelas.
as estrelas brilham SEMPRE com a MESMA intensidade , o problema normalmente é de quem as vê : quem as vê de dia e quem as vê de noite………
um abraço
david+marilia
olá companheiros Marilia e David desejo um resto de boa viagem regresso ao nosso
Portugal que apesar de ser mais pobre e civilizado, é o NOSSO…
Que tal uma febra de porco assado no chupeto e um branquinho?
Penso que o branquinho levaram mas quanto ao porco…..
E uns 30 graus de temperatura.
Bom tudo isto é desculpa pois adoraria estar no vosso lugar.
Bom mais uma vez boa viagem são os votos da familia Coelho.
A.Coelho”coelhoamarelo”
olá companheiro coelho !
no que respeita a comida , ontem comemos carne de porco à portuguesa e hoje vai ser…..coelho frito !!! (sem piada….!!!) e quanto ao branquinho,estamos bem servidos….
quanto à temperatura,ainda estamos negativos mas daqui a um par de dias passamos a positivos…..
obrigado pela sua mensagem e continue a acompanhar a nossa viagem
um abraço
david+marilia
Olá Companheiro David.
Acabei de ler a sua opinião sobre o CABO NORTE (era uma das minhas viagens a programar), mas ainda bem que nos informa “in loco” deste local tão longínquo.
Infelizmente este ano não vai dar para fazer uma viagem pela Europa, devido a afazers aqui em Portugal. Espero sinceramente no próximo ano fazer a tal viagem a Praga e outro locai ai próximos e de interesse.
Quero aproveitar para lhe dar a maior força para “a descida” ao nosso pobre Portugal, e que o resto da viagem corra tudo a vosso contento.
Vou acompanhá-los certamente na sua viagem via blog.
Um abraço e tudo de bom pra si e esposa.
Saudações Autocaravanistas
Um abraços
António Pires Cozinheiro
olá amigo,
obrigado por comentar e , mesmo que não saia do ”rectangulo” desejo-lhe bons passeios e muita saúde
um abraço e qualquer informação que necessite sobre estas paragens não hesite!!!
david+marilia
Olá Estrelas
Pois é mesmo assim. Para podermos dizer bem ou mal temos sempre que ver e só assim podemos opinar e é por esse motivo que sabe tão bem percorrer outros países. Um dia também irei, só não sei quando.
Um abraço e boa viagem.
seguramente que um dia fará estas e outras viagens , quiçá até mais apelativas…..
obrigado por nos continuar a seguir
um abraço
david+marilia
Companheiros, a Dª Marília, na 3ª foto, 010 (6) “é uma residente local”, mas com ar latino, está muito bem. Também é mérito do fotografo, “dizia que se andava a adaptar à máquina” para quê, há muito que é profissional.
Há dias chamei odisseia à vossa viagem, porque estava a avaliar por mim, para os companheiros David e Marília, é só mais uma bela voltinha.
Obrigado pela partilha de informações e fotos.
Que a vossa viagem continue a ser, deslumbrante.
Abraço
Fernando Ramos
olá ramos!
em primeiro lugar a marilia agradece o amável elogio e em segundo lugar , muito obrigado pela sua dedicação em nos continuar a acompanhar,outros desistiram……outros continuam !!! Assim será sempre,sempre…….
um abraço
david+marilia