CANADÁ

 Às vezes acontece , por mais ridículo que vos pareça , não sabermos se nesse preciso local , estamos no país A ou no país B ; ora bem , para quem sobe o lado oeste dos ESTADOS UNIDOS

acontece que nem sequer se dá conta que já entrou no CANADÁ… a fronteira  passa despercebida !

Vindos do estado de WASHINGTON percorremos muitos kms na INTERSTATE 5 e de repente damos connosco quase em cima das cabines dos agentes da imigração canadiana ; não existe controle de saída do país ( E.U.A. ) ou seja , sair podem sair todos , mas entrar já é mais complicado , especialmente agora com o TIO TRAMPA !!!

Imigração canadiana , super simpáticos , amabilidades até mais não ; primeira pergunta , aliás comum em quase todas as fronteiras que atravessamos : PARA ONDE VÃO ??? ( apetecia dizer MALI ou ZIMBABUÉ , mas se calhar não gostavam ……) ; depois , quanto dinheiro transportam convosco ??? Trazem armas ou munições de qualquer espécie ??? ( não admira pois eles sabem que nos E.U.A.  é normal ter-se pelo menos 1 arma , viajar com arma é ”obrigatório” …….) .

Viajam com PEPPER SPRAY ??? ( o americano quando anda de AC se não traz arma , traz pepper spray…..proibido no Canadá) ; depois veio a pergunta mais engraçada : BUT ARE YOU REALLY PORTUGUESE ??? Quer-se dizer ……….nunca tinham visto portugueses de AC por aquelas bandas !!! ainda um pouco desconfiados , apesar de terem os nossos passaportes na mão : onde é que vivem em Portugal ???

Em 3 minutos estávamos livres !!!UMA SUPER FRONTEIRA……

 

Mas tomem nota de alguns dados sobre este enorme país:

 ÁREA : 9.984.670 KM2 ( 108 vezes PORTUGAL…. )

CAPITAL : OTTAWA

POPULAÇÃO : 35.019.000

MOEDA : DOLLAR CANADIANO

CIDADES PRINCIPAIS :TORONTO , MONTREAL,VANCOUVER , HALIFAX , CALGARY, QUEBEC

PIB per capita : US$ 50.577

INDEPENDÊNCIA : 1867 da GRÃ-BRETANHA

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : PARQUES NATURAIS , LAGOS , QUEBEC , VANCOUVER , MONTREAL

 

Bandeira do Canadá

 

 

Antes que me esqueça , as notas deste país assim como as matrículas têm este aspecto :

 

cada província tem as matrículas algo diferentes , esta é da B.C.

 

 

AS NOTAS CANADIANAS SÃO , PARA MIM , DAS NOTAS MAIS ELEGANTES DO MUNDO !!

 

Como todos sabem , para se chegar ao ALASKA , temos de atravessar uma pequena parte do CANADÁ , são bem mais de  3 mil de kms sem qualquer cidade importante mas com imensa vida selvagem , onde acampar ”à balda” como nós fazemos tão frequentemente , pode tornar-se algo perigoso por causa dos……..ursos ! E especialmente agora que aparecem esfomeados depois da longa hibernação ……MAS NÃO CREIO QUE VAMOS ENCONTRAR ASSIM TANTA WILDLIFE …….; a maioria da wildlife consta de ALCES , BISONTES , VEADOS , URSOS , ESQUILOS , LOBOS , RAPOSAS , COELHOS …….se calhar esqueci-me de alguns !!!

O tamanho deste país é algo de tal forma descomunal que deixa qualquer um verdadeiramente impressionado ; sendo o segundo MAIOR país do mundo , é o 1º em outras coisas , como por exemplo , tem a maior costa marítima do mundo .

É assustador pensarmos que ao percorrermos o país de leste para oeste ou vice-versa , andamos muito mais do que se percorrermos TODA a EUROPA de lés a lés , tipo LISBOA-MOSCOVO !!!

As distâncias aqui medem-se na prática às CENTENAS de kms e nós iremos comprovar tal facto quando começarmos a subir em direcção a norte este país depois de VANCOUVER ………é um ”galgar” de kms que impressiona o mais batido viajante ; depois dessa imensa metrópole , iremos passar por HOPE,WILLIAMS LAKE,PRINCE GEORGE , WATSON LAKE , WHITEHORSE , etc até atingirmos ANCHORAGE afinal o epilogo tão almejado da nossa grandiosa viagem !

 

Mas antes de mais , a nossa rota :

 

 

A nossa permanência no CANADÁ vai ser também encurtada , conforme temos estado a fazer com o nosso passeio pelos ESTADOS UNIDOS ; assim , a ideia é chegar a ANCHORAGE / ALASKA o mais rapidamente possível , mas não antes de 20 – 25 de Abril , mais ou menos

VANCOUVER é uma cidade muito bonita e tivemos a sorte de ficar a pernoitar apenas a cerca de 4 kms do centro , num local com internet ”emprestada” e onde vimos outros companheiros americanos estacionados ; acontece que os americanos , apesar do seu elevado nível de vida , nem todos estão dispostos a pagar 50/60/70 e mais dólares por noite num qualquer camping , por vezes bem ranhoso….

Infelizmente esteve quase sempre a chover nos 3 dias que lá passámos e , claro , qualquer cidade no mundo perde metade da sua graça quando está a chover…. ; estas são pois as fotos possíveis :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O caminho que nos levou a ANCHORAGE foi um autêntico ”calvário” de kms pois andar praticamente 3.000 kms sem ver uma CIDADE que assim se possa chamar é apenas possível num país como o CANADÁ !

Foram dias e dias a ”comer” kms , as bombas de combustível estão muitas vezes espaçadas de 150 a 200 kms (!!!) portanto havia que andar sempre com o cuidado de fazer bons cálculos ao depósito de combustível ; foi normal durante esses 8-9 dias até chegarmos a ANCHORAGE metermos diesel no depósito DUAS vezes por dia pois houve dias em que fizemos tiradas de 600 e 700 kms !!!

O que vale é que o super reduzido trânsito e o bom asfalto não cansam tanto a conduzir pois a condução é bem mais descontraída…..

Paisagens absolutamente soberbas , inesquecíveis mesmo , aliás o CANADÁ é exactamente conhecido pela sua incrível natureza , ninguém vem a este país pelas suas grandes cidades …..; é um país maravilhoso para se visitar mas , meus caros , para nele se viver a história já é outra …..! Tem um dos climas mais severos do mundo , se não chove está a nevar , o frio é quase constante , não admira pois que , mal chega a idade da reforma , largas centenas de milhares de canadianos abandonam o país e passam a viver em países com um clima quente e onde o custo de vida é extraordinariamente mais baixo , como por exemplo , MÉXICO , NICARÁGUA,TAILÃNDIA,MALÁSIA , etc,etc ; a quantidade de canadianos que vimos no México , a viver permanentemente em CAMPINGS causava-nos alguma surpresa , até falarmos com vários que  nos explicavam quão fácil era para eles receber as suas chorudas pensões , transformar 30% em pesos e viver descansadamente ……………….. e ao sol !!! Normalmente iam passar o NATAL a casa ……para verem um pouco de neve !!!

Algumas fotos das lindas paisagens que tivemos o privilégio de admirar :

 

 

não , não estão a ver um lago sujo , estão a ver um lago completamente gelado !

 

o norte, noroeste do Canadá está repleto de MILHARES DE LAGOS de todo o tamanho sendo que alguns alcançam o comprimento de 50 , 60 kms e gelam completamente no inverno , mantendo-se assim muitos meses ; alguns não descongelam completamente !

 

outro ”mar ” de gelo !!!

 

 

 

paisagens fabulosas para onde quer que se olhe….

 

montanhas seguidas , várias seguidas , totalmente cobertas de neve , todo o ano!

 

 

estamos em Abril , começa o degelo….

 

 

 

 

 

 

 

 

este lago tem cerca de 40 kms de comprimento !!!

 

 

 

 

 

 

apareceram-nos de repente à nossa frente e…….

 

fizeram a respectiva ”pose” para a foto e………

 

depois foram-se embora !!!

 

 

O longo caminho desde VANCOUVER na direcção de ANCHORAGE levou-nos por uma estrada em estado bastante razoável , passando por HOPE , WILLIAMS LAKE , PRINCE GEORGE ( onde conhecemos uma super simpática fotógrafa canadiana , que nos levou até sua casa para nos ”emprestar” a sua internet relâmpago……obrigado uma vez mais PHILOMENA ! ) , WATSON LAKE e WHITEHORSE , onde ficámos 2 dias a tratar da AC e …………….para comprar mais 2 pneus novos , tem sido um gastar de pneus que nem acredito !!!

WHITEHORSE  é a cidade mais importante do noroeste canadiano , pois tudo o resto ( com excepção de PRINCE GEORGE ) pouco mais são do que pequenas vilas ou aldeias….

Em WHITEHORSE , assim como noutros locais habitados e isolados , os habitantes são altamente subsidiados pelo governo devido não só ao isolamento a que estão sujeitos mas também às difíceis condições climatéricas do noroeste canadiano ; basta dizer que é NORMAL no inverno as temperaturas descerem aos -25-30ºC e por vezes até aos -35ºC !!! Não podemos pois estranhar quando vemos ( como nós vimos ) jovens em T-SHIRT e CALÇÕES estando a temperatura no exterior a rondar os 3 a 5ºC – – – – – – – para eles uma esplendorosa  PRIMAVERA !!!

Não vale a pena continuar a contar-vos as nossas desventuras com os pneus , agora o que aconteceu foi termos caído num simples buraco de 20 ou 30 cm de comprimento ( as estradas no YUKON não são tão boas devido à neve + gelo + constantes camiões ) e um pneu NOVO ( acabado de comprar em LAS VEGAS ) ficou com uma enorme BOLHA , sendo que um técnico em WHITEHORSE desaconselhou vivamente a continuação do uso desse pneu pois podia rebentar a qualquer momento ……; ele nem sequer era a parte interessada no assunto pois não tinha o pneu que nós necessitávamos …….; procurámos em toda a cidade , nos 5 locais que vendem pneus e NO ÚLTIMO tivemos sorte pois tinham a medida pretendida !!! Só esperamos sinceramente que esta tenha sido a última compra de pneus de toda a viagem …..

Depois de WHITEHORSE seguem-se mais cerca de 500 kms até à fronteira com os E.U.A. e daí mais cerca de 700 até `”meta” chamada ANCHORAGE…..!!!!

Desculpem mas temos de ir , ainda faltam muitos kms até chegarmos a ANCHORAGE !!!

I  N  T  É ……

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “CANADÁ”

  1. António Resende diz:

    Caríssimos Amigos. Bem gostaria de poder fazer aquilo que estão a experimentar. O Canadá para mim é algo de familiar já que durante 8 anos por aí passei 1 mês e tal de férias em cada um dos anos. Não vos tenho seguido por indisponibilidades várias. Acabo de chegar de Marrocos e no Nosso Algarve tenho mais tempo pois vou por cá ficar a ‘pastar 1 mês. Um dia destes darei uma olhada ao vosso périplo. Alegra-me saber que etão bem e no essencial as coisas correm bem. O meu Abraço a quem tem tanto para contar!

    • admin diz:

      olá caro antónio !
      prazer em ler-te !!!
      ainda bem que continuas com os teus passeios ; como facilmente compreendes , quando temos net usa-mo-la para fins urgentes tais como contactos telefónicos , escrever e fazer o up-load das fotos , etc isto para te dizer que há bastantes meses que não lemos os teus posts….
      estamos neste momento parados com um grave problema na fronteira canadá-alaska ou seja …..no cú de judas !
      um abraço para ti
      david+marilia

  2. Gonçalo diz:

    Obrigado por dedicarem algum tempo a descrever as vossas aventuras. É viciante ler as histórias que nos trazem. Parabéns!!

    • admin diz:

      olá gonçalo !
      obrigado por nos seguir e pelo simpático comentário.
      espero que continue a desfrutar dos nossos textos.
      um abraço
      david+marilia

  3. Pedro Tavares diz:

    Caro David e Marilia,

    Antes de mais espero que tenham tido uma maravilhosa Páscoa, rodeados por essas maravilhosas paisagens do Canadá… Neste momento possivelmente já devem ter entrado no Alaska.

    Faço minhas as palavras do amigo Gonçalo quando escreve “É viciante ler as histórias que nos trazem.”

    Se me permitem a pergunta, qual o motivo para estarem a encurtar a vossa permanência nos E.U. e Canada? Saudades de casa? cansados de tantos meses em viagem? Para quando está previsto o vosso regresso a Portugal e onde vão embarcar?

    Boa semana 🙂

    Abraços e beijos,
    Pedro, Sara e RAFA

    p.s. – na semana passada enviei uma mensagem, a minha primeira, onde aproveitei para me apresentar, mas a mesma não apareceu publicada… será que fui eu que fiz alguma coisa mal ao enviar ou poderá ter ido para o spam

    • admin diz:

      olá pedro tavares !
      apesar de você não ter escrito anteriormente na secção dos ”comentários” o seu anterior comentário enviado para o meu correio electrónico foi devidamente publicado no post ”san francisco” conforme poderá verificar !
      quando alguém escreve um comentário pela 1ª vez , o mesmo vem automaticamente à minha aprovação ,; sendo aprovado ( aprovo todos os comentários , de qualquer teor , excepto os que podem ferir a susceptibilidade dos leitores…) o comentário seguinte já ”entra” automaticamente , não sendo necessário que seja aprovado por mim , embora possa ser eliminado se for indecoroso…
      regressaremos algo mais cedo a casa por variadas razões , um conjunto delas ; quanto ao local de embarque ou será baltimore/usa ou halifax/canadá depende de um par de factores.
      um abraço
      david+marilia

      • Pedro Tavares diz:

        Olá David,

        Sim, tem toda a razão, a minha primeira msg não tinha sido na secção dos comentários, mas sim na secção de contatos 🙂

        tenho pena que regressem a casa mais cedo do que tinham antes pensado… apenas porque desse modo os posts vão tb terminar mais cedo…

        Bem um abraço e continuação de uma super semana…

        Pedro Tavares

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Castiça, a vossa entrada no Canadá!
    Vancouver, ou é do tempo chuvoso ou parece ser uma cidade muito cinzenta… ou talvez do tipo de prédios muito envidraçados!
    E mais umas fotos de paisagens nevadas!
    E desculpem a minha pergunta, se for inoportuna: sempre conseguiram resolver o problema do seguro?
    Boa viagem até Anchorage!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      é realmente uma cidade um pouco cinzenta , percepção muito agravada pela chuva quase constante !
      depois de incontáveis esforços conseguimos que um agente de seguros ( caricato : da Progressive !!! ) baseado no texas nos fizesse o necessário seguro com uma morada fictícia do texas ……, o mais importante era ter uma morada- – – – – – – embora tudo fosse tratado online !!! americanos ridículos !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. David & Marília espero que tenham resolvido a situação de entrada no Alasca = Grande Terra. As soberbas paisagens compostas por lagos e montanhas do Canadá mais parecem de cinema pela imponência e grandiosidade ! Para compensar todas as adversidades vão agora continuar a desfrutar das paisagens magnificas e apreciar o melhor salmão do mundo que é bem melhor que o do Pingo Doce de cá !!
    O J.Halliday. também interpretou S. Franciso longe do impacto de Scott M. nos períodos áureos 60/70.
    Espero que continuem a ter uma boa viagem !
    abraço
    alberto abreu

    • admin diz:

      olá alberto !
      infelizmente a ”situação” ainda não está resolvida ….
      ar puro e bonitas paisagens não nos faltam neste momento !
      um abraço
      david+marilia

  6. estrela diz:

    Olá, meninos!! Especialmente para ti, olá Marília!!!!!

    Não consegui escrever há mais tempo e, depois de ter falado convosco ao telefone, ainda protelei a vinda aqui por várias razões de comodismo: ainda não estou totalmente bem dos achaques, tenho dormido pouco e o tempo já está a mudar, com as consequentes dores articulares. Mas como hoje é 20 (21) e o 25 é só para a semana, (nunca sei quando gostas mais de comemorar…ehehehe) venho dar, primeiramente um beijinho grande à Marília, esperando que a comidinha ainda chegue para uma comemoraçãozita à maneira…

    Estou preocupada com a vossa despensa. Agora é que é altura de abusarem de chocolates,(se acaso guardaram alguns….) pois sempre conseguem algumas calorias…Que passes um dia MUITO BOM, apesar das circunstâncias, guardando as comemorações para a semana que vem.

    Sobre as fotos urbanas, já tinha tido oportunidade de referir, no post anterior, que não sou grande fã dessas cidades super cinzentas, descaracterizadas, ainda por cima em climas lixados. Mas quanto às paisagens de montanha, penso que ver ao vivo e a cores deve ser uma experiência e tanto. Essa imensidão de lagos gelados, esse silêncio que se adivinha em todo o lado, a ausência de povoações, os cumes das montanhas cobertos de neve, empurram inevitavelmente para experiências quase místicas. Não é por acaso que a grande maioria dos mosteiros existentes pelo mundo fora se localiza em vertentes de montanhas onde a beleza circundante é esmagadora e o silêncio convida à interioridade. Vocês são sortudos por conseguirem viver, ao longo da vida, tanta variedade de sensações…

    Bom, o relato vai longo e daqui a nada estás (ó chefe!) a trepar às árvores de irritação….
    Beijocas e que as peças cheguem na terça-feira para tranquilidade de todos nós.

    Marília, DIVERTE-TE dentro dos condicionalismos!!!!!!!!!

    • admin diz:

      a marilia agradece , vamos a ver se não temos de celebrar o seu aniversário com bolachas ”maria” ….
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks