CANADÁ : A FARTURA ………

Por alguma razão os ditados existem e , na maioria das vezes , até dão certo !!!!

Isto porque se no ALASKA vivemos uma ”fome” incrível de WILDLIFE , mal passámos a zona de WHITEHORSE , no CANADÁ a fartura de vida selvagem foi tanta, tanta que às tantas já nem sequer parávamos a estrelita para admirar e fotografar os URSOS, ALCES, BISONTES , VEADOS , RENAS , etc que nos apareciam de todos os lados pela beira da ALASKAN HIGHWAY !!!

Quase já ”enjoava” tanta bicharada !!! Até deu para ver um par de RAPOSAS , belos animais , mas furtivos quanto baste , não deu para fotografar pois mal nos aproximámos um pouco fugiram de imediato…..

Ou seja , aplica-se perfeitamente o ditado ”NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA” ………..

Foi realmente um autêntico ”tirar a barriguinha de misérias” no que respeita a avistamentos e …..não só !!!

Até deu para deixar aproximar um urso preto da janela da estrelita e dar-lhe uma bolacha Maria à boca ……………eu sei , eu sei que não devia mas foi apenas 1 e a tentação foi mais forte , tenho pena de o momento não ter ficado registado em foto pois a Marilia ficou de tal forma ”chocada” / nervosa com o atrevimento dos dois ( meu e do bicho !!! ) que nem sequer se lembrou de tirar a respectiva foto !!! Mas deu para sentir o bafo do animal na minha mão !!!!!!!!!!!

Mas o mais engraçado é o facto de ter chegado à conclusão que os bichos são como certas pessoas : dá-se a mão e querem logo o braço ……!!! Não é que o ”negrito” gostou tanto da bolacha Maria que começou a esgravatar na protecção metálica da janela para ver se tinha acesso ao interior da AC , pois queria mais bolachas ???? A Marilia cheia de medo que ele conseguisse arrancar com as longas unhas a protecção metálica…..!!!

Ao dar-se conta da impossibilidade , andou às voltas à AC até parar junto ao elevador da VESPA e farejar longamente ; depois tentou subir para cima do elevador / para cima da mota e eu ,  perante tal abuso = descaramento , resolvi dar à ignição e ……………….zás , pernas para que te quero……….assustou-se com o barulho do motor !!!!!!!!!!!!!!!

Foi um episódio engraçadíssimo do qual não nos vamos esquecer rapidamente ……foram mais de 5 minutos de ”brincadeira” com o animal e carros que passavam ficavam admiradíssimos com tanto ……..”namoro” !!!

Ireis ver mais à frente as respectivas fotos da vida selvagem ; entretanto quero relatar algo sobre a magnífica ALASKAN HIGHWAY :

Esta incrível obra de engenharia nasceu da imperiosa necessidade dos americanos defenderem o ALASKA de uma possível invasão japonesa durante a 2ª Guerra Mundial , já que os japoneses tinham bem perto do ALASKA , exactamente na última ilha do arquipélago chamada ATTU , uma importante base militar ; o receio dos americanos em serem invadidos ou seja , em que o ALASKA fosse ocupado era de tal modo elevado que , logo após o terrível ataque a PEARL HARBOR os americanos acordaram com os canadianos a construção da dita estrada , a qual ficaria a ligar DAWSON CREEK com DELTA JUNCTION / ALASKA , não muito longe de FAIRBANKS , UMA ESTRADA COM O TOTAL DE QUASE 3.000 KMS e que demorou menos de 9 meses a ser construída por mais de 11.000 soldados e 16.000 operários civis , tudo isto em 1942 !!!

Considerada a mais cara obra de engenharia da 1ª metade do século XX , atravessa uma importante parte do CANADÁ e entra finalmente no ALASKA , chegando não muito longe de FAIRBANKS ; ora nós tivemos o privilégio de a percorrer INTEGRALMENTE nos dois sentidos e a mesma passa por pequenas e interessantes cidades e vilas as quais recordaremos com carinho por muito tempo ; referi-mo-nos por exemplo à pequena aldeia de BEAVER CREEK , onde permanecemos quase 2 semanas devido à avaria que sofremos na AC e onde fizemos amizade com pessoas extraordinárias ; passa igualmente pela capital da província de YUKON chamada WHITEHORSE mas o mais importante de tudo é o facto de , usando a HIGHWAY , ser possível admirar paisagens absolutamente únicas no mundo …..!!!

Passa por WATSON LAKE , FORT NELSON , TOK , etc e começa no km ZERO em DAWSON CREEK , exactamente AQUI : 

 

 

 

 

 

 

Alguns exemplos das magníficas paisagens que podemos apreciar ao longo da ALSKA HIGHWAY :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mesma estrada passa por uma pequena cidade chamada WATSON LAKE conhecida mundialmente por um facto bastante curioso : em 1942 um dos muitos soldados americanos empregados na construção da ALASKA HIGHWAY , sentindo imensas saudades de casa , lembrou-se de colocar numa árvore ( em WATSON LAKE ) uma tabuleta com a distância desde o local até à sua terra natal …..; a ”moda” pegou e , meus caros , hoje em dia contam-se para cima de 85.000 (!!!!!!) placas de todos os tipos , DE TODO O MUNDO , ocupando uma área de mais de 4 ou 5.000 m2 e é simples : as pessoas penduram o que muito bem entendem , embora a esmagadora maioria sejam placas de localidades e matrículas de veículos , mas vimos igualmente chapéus , botas , lenços , etc,etc !!!

Mas o mais curioso é que , andando pacientemente às voltas pelo ”jardim das tabuletas” , aliás oficialmente chama-se SIGN POST FOREST , não é que fomos descobrir uma ……. matrícula portuguesa pendurada numa das muitas árvores ??? Das duas …uma : ou foi à AMÉRICA DO NORTE de AC ou então , já tendo conhecimento da existência da famosa SIGN POST FOREST , levou de Portugal uma matrícula do seu carro e colocou-a lá !!! 

 

aqui está ela , no 1ª poste à direita…. 77-74-CB …………alguém conhece ?????

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

era o que mais faltava , a estrelita não aparecer ali !!!!!!!!!!!!

Viagem sem percalços não tem piada nenhuma , aliás já estamos habituados há vários anos ……!!!

Como já há alguns dias que quase morríamos de tédio , tinha que surgir um  novo percalço !!!

Desta vez foi assim : saímos de FORT NELSON com algumas nuvens cinzentas no horizonte em direcção a DAWSON CREEK e , cansados de conduzir , resolvemos pernoitar numa estação de serviço com restaurante (???) no meio de NADA , ou seja numa ”localidade” que quase nem figura nos mapas , chamada BUCKINGHORSE RIVER a qual tem apenas e só……2 casas !!!  Pedi ao dono da estação de serviço+restaurante se podíamos estacionar no seu terreno , ele anuiu e dormimos muito bem ; na manhã seguinte o espectáculo era este das fotos ……..nem queríamos acreditar !!!

 

 

 

 

 

 

 

Como a estrada estava assim :

 

 

passados cerca de 30 kms , numa subida não muito íngreme mas extremamente longa ( mais de 5 kms ), a estrelita decidiu partir para a ”greve selvagem” e recusou-se terminantemente a prosseguir viagem !!! Ou seja , começámos a apanhar um pouco de GELO e obviamente os nossos pneus não tinham tracção ……; era ver as rodas da frente a girar como loucas , as luzes do ABS e mais não sei o quê a acenderem-se , enfim……um susto !!!!

Até que aparecessem os limpa-neves lá ficámos dentro da AC , nem para a frente nem para trás ……..; ao fim de algum tempo , com parte da estrada limpa , deixei descair a AC e , com imensa dificuldade , consegui fazer a inversão de marcha ( ainda hoje estou para saber COMO !!! ) , novamente os tais 30 e tal kms até BUCKINGHORSE RIVER já que não havia a mínima hipótese de continuar viagem naquelas condições , pois faltavam ainda quase 300 kms até DAWSON CREEK e a localidade mais próxima seria apenas a cerca de 200 kms dali , de resto apenas e só floresta e animais selvagens !!!  

Logicamente TODOS os canadianos usam PNEUS DE INVERNO e uma significativa parte deles tem veículos com tracção 4×4 ; ficaram espantadíssimos quando lhes disse que a estrelita tinha tracção SIMPLES e ainda por cima ……..DIANTEIRA !!!! ARE YOU JUST PLAIN CRAZY OR ARE YOU OUT OF YOUR FUCKING MIND ??????

De qualquer forma , era ver os famosos REBOQUES ( tantas vezes vistos na TV nos tais programas sobre o ALASKA HIGHWAY ) para cima e para baixo , num enorme frenesim, a rebocar carros e autocaravanas que se tinham despistado e ido parar fora das bermas , felizmente na zona eram quase nada inclinadas ; mas já se sabe, fora do alcatrão (ainda por cima com gelo ) não há nada a fazer senão chamar o reboque !!! E , meus amigos , os reboques tinham de vir de FORT NELSON a cerca de 200 kms de distância……; aposto que nenhum de vós acerta no preço do reboque : NÃO SE CANSEM , APENAS E SÓ 900 DÓLARES CANADIANOS , ou seja a módica quantia de € 600.00 !!!!!!!!!!!!!!! APENAS PARA TIRAR O VEÍCULO DESPISTADO DO LOCAL E COLOCÁ-LO NA ESTRADA ……!!!! Se o mesmo tivesse que ser rebocado para uma oficina em FORT NELSON , seria ainda mais caro !!! REBOQUES PORTUGUESES………MUDEM DE PAÍS !!!!!

Bom , na realidade estamos de férias , portanto há que tirar o máximo proveito e por que não descansar um par de dias NO MEIO DO NADA ????????

Assim fizemos , 2 dias depois a chuva que caía derreteu aquela quantidade anormal de neve e …..prosseguimos viagem !!!

Segundo nos informaram no local , há mais de 40 anos que não nevava com aquela intensidade em MAIO , eles próprios estavam espantados com a quantidade anormal de neve para a época …..

Bom , vamos então aos bichos ; realmente a ”fome” deu num ”repasto” que não nos passava pela cabeça !!!

Especialmente depois de passarmos WATSON LAKE foi um autêntico desvario de WILDLIFE , os URSOS eram uns a seguir aos outros , os BISONTES quase se atropelavam , cada um maior do que o anterior , os ALCES eram também seguidos , VEADOS aqui e acolá , RENAS ou CARIBUS (como aqui são chamados ) pastavam tranquilamente , enfim , a excitação era muita e a vontade de nos chegarmos perto dos animais era demasiado forte !!!

As fotos falam por si :

 

porco-espinho

 

 

 

 

carneiros da montanha ???

 

 

 

 

 

MOOSE (ALCE FÊMEA )

 

 

 

 

VEADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BISONTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

numa certa zona , eram às dezenas por kms de estrada !!!

 

tão ”descontraída” que ela está ….!!!!

 

vejam só esta cabeçorra !!!

 

bisonte bébé !

 

estes já são outros ursos !

 

OUTRO À BEIRA DA ESTRADA !!!

 

NÃO NOS LIGOU PETA !!!

 

 

 

CARIBUS , NA EUROPA CHAMADAS RENAS ; não estou seguro se serão renas/caribus ou veados ???

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora a tal cena mais engraçada :

 

 

 

 

 

a Marilia ”looking for troubles”…….

 

mesmo filme……”part two” !

 

aí vem ele…..

 

pronto para o assalto à estrelita !!!

 

 

ataco….não ataco ?????

 

quase……

 

a pensar no que há-de fazer….

 

AO ATAQUE !!!!!!!!!!!!!!!

 

 

preparem-se !!!!!!!

 

BENDITAS GRADES !!!!!!!!!
OLÁ !!!!!!!

 

NÓS É QUE ESTAMOS NA JAULA …………..ELE AO AR LIVRE !!! não há justiça neste mundo !!!

 

 

 

BOM…..TÁ-SE MESMO A VER QUE DAQUI NÃO LEVO NADA !!!! CIAO …..!!!!!

 

E NEM É TARDE NEM É CEDO PARA DIZER A MESMA COISA …………………………………………….CIAO !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “CANADÁ : A FARTURA ………”

  1. Cisfranco diz:

    Caros David e Marília, experiência incrível!…Obrigado por partilharem tudo. Boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      foi realmente uma experiência para não esquecer ; vamos a ver se conseguiremos admirar mais wildlife no yellowstone
      um abraço
      david+marilia

  2. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia!
    Mais uma reportagem fantástica, onde até se a aprende sobre a história do Alaska.
    Veremos se haverá mais algum português que deixe uma nova chapa de matrícula nessa “floresta”!
    Imagino a vossa surpresa ao ver tamanho manto de neve!
    Em tempo: muito interessante a construção dessa “casinhas” de madeira. Pena não se ver o seu interior! Quanto ao canil, belos exemplares. Esperemos é que não fiquem demasiado tempo presos. De qualquer maneira, não parecem muito infelizes.
    Um abraço e continuação de boa viagem
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo comentário.
      ainda bem que o post foi do seu agrado.
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Continua a saga das aventuras incomuns! Vocês perderam completamente o juízo com essa amabilidade de partilharem o lanche com o urso! Não que ele vos pudesse morder, ratar eventualmente a mão….que isso seria de pouca importância….(ehehehe…que maldade minha) mas pela simples razão de prejudicarem o animal, não só por lhe ser dado um alimento processado e ele ser um animal selvagem, como pelo teor dos açúcares contidos nas bolachas, que não são digeridos à semelhança do ser humano! Se foi uma fêmea e ela tem crias pequenas, em amamentação, pode até ser “trágico” para as crias. Mas que foi um belo momento vivido por vocês, lá isso foi!!!! Pena a Marília não ter tirado fotos do bichano a provar doçaria portuguesa….

    Fiquei pasmada a ver a quantidade de neve que se depositou durante a noite sobre a estrelinha. E por falar em neve, vocês não colocaram correntes? …ou isso não adiantava nada?

    Como receberam vocês as novidades do sábado passado?…o treta do Benfica e a eurovisão? E por essas bandas, alguém se pronunciou? É que pelo mundo todo há críticas super elogiosas à música, letra e interpretação da canção vencedora. Por cá foi a loucura total. Ainda está meio mundo “anestesiado” com os feitos. Já sei, já sei….que és verde mas, sinceramente, um bom desportista reconhece o mérito do adversário, estamos entendidos????

    VIVA o BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijocas! Continuação de boa viagem!

    • admin diz:

      olá a todos !
      em 1º lugar , e uma vez mais , foi apenas e só UMA bolacha , a qual bem vistas as coisas NADA fará num corpanzil daqueles !!!
      quase impossível colocar correntes na AC devido a estar tão baixa…., de qualquer modo nada serviriam !
      a boca tem tendência para fugir para a verdade , segundo diz o ditado ; escreveste a respeito do xungoso do teu clube TRETA DO BENFICA , em vez de TETRA ; realmente foi uma ….treta !!!
      por estas bandas não fazem ideia o que é a eurovisão , obviamente …
      beijinhos

      • estrela diz:

        Ahahahahahahaha….por acaso não li o que escrevi…mas não volta a acontecer….Isso foi mais uma prova que ando a ficar com problemas na escrita (já não é a primeira vez que tal me acontece). Velhice!

        Xungoso????….ahahahahahah…que despeitado….!!!!!!

        Vai-te preparando para o PENTA!!!!!!!!!…até lá, aconselho que tomes umas pastilhas por causa da bílis…

        Beijinhos

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Completamente apaixonada por este post,as fotos dos animais são maravilhosas e deixam-me com uma invejinha saudável,de não estar presente.A vossa aventura é realmente extraordinária e será certamente inesquecível.Claro que também gostei muito de ver as fotos em que vocês estão,ajuda a matar saudades.ContinuaÇão de boa viagem e beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      ainda bem que foi do teu agrado !
      é muito possível que consigamos tirar mais fotos de animais dentro do parque yellowstone para onde nos vamos dirigir…..logo que termine de escrever !!!
      beijinhos

  5. joaquim julio madeira da silva diz:

    Fantástico! Uma viagem até para quem lê e vê as fotos, inesquecível.
    Que tudo vos corra sempre pelo melhor, que por aqui vamos acompanhando o que relatarem.
    Helia e Julio

    • admin diz:

      olá júlio !
      há um bom par de anos atrás , a sua estimada consorte era assídua comentadora do nosso site , sempre com pertinentes e engraçados comentários ; de repente , sem nós fazermos a mais pequena ideia porquê , deixou de comentar , enfim , fez o que lhe apeteceu e ….está tudo dito !
      só esperamos que a estimada helia esteja de boa saúde !
      agradecemos obviamente o seu comentário e as suas generosas palavras ; faremos os possíveis para que no futuro os nossos posts e fotos tenham a suficiente qualidade para merecer a vossa boa atenção !
      um abraço e desejos de saúde
      david+marilia

  6. Pedro Tavares diz:

    Caro David e Marilia,

    Este post está repleto de coisas interessantes, mas tenho de confessar que o que mais gostei foi das vossas fotos a “atreverem-se” fora da Estrelita para ficarem na foto com o(s) ursos… certamente terá sido um dia diferente e cheio de emoções 🙂

    A vossa descoberta de uma matricula Tuga, fez-me andar uns minutos pelo google a ver se descobria a marca/modelo, etc do veiculo, mas para já só consegui saber que essa matricula pertence a um veiculo com seguro feito na Zurich com apólice nº 007532728 (11-10-2016)…

    Abraços, beijos e lambidelas,

    Pedro, Sara e RAFA

    • admin diz:

      olá pedro tavares
      obrigado por mais um simpático comentário.
      creio que apenas os que t~em bons conhecimentos na polícia conseguem saber tudo sobre a tal matrícula ….
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks