CAZAQUISTÃO

INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE  O CAZAQUISTÃO

*MOEDA : TENGE (1€=+- 200 t );não há mercado negro;ATM e cartões de crédito livres; as notas de usd têm de estar absolutamente novas,sob pena de não serem aceites.

*VISTO : obrigatório e não difícil  de obter junto da embaixada em MADRID,embora seja necessária uma L.O.I. (letter of invitation)  :calle cascanueces,25 parque conde de orgaz,tel 0034917216294 : 2 fotos+formulário+carta explicativa+fotocópia do passaporte e do B.I.

*C.P.D. : não é exigido mas deve-se levar a carta de condução internacional.

*GASÓLEO : € 0.34/litro com muito poucas estações de serviço e enormes distâncias entre elas.

*ESTRADAS : alternam o muito bom com o (predominantemente) muito mau ou péssimo; frequentes controles de estrada com uma enorme panóplia de truques.

*SEGURANÇA : país seguro

*POLÍCIA : muita e muito visível,altamente corruptos ; no campo impera a lei de quem possui as armas e há que ter muita calma e paciência…

*CUSTO DE VIDA : médio-alto.

*ACAMPAR : onde se queira.

*ÁGUA : difícil de obter

*GÁS : não necessitámos.

*INTERNET : rápida e com bastantes locais públicos com o senão de não se poder usar o nosso pc e os teclados deles estarem maioritariamente em cirílico!

*ENTRADA NO PAÍS : embora com todos os documentos em ordem,a entrada é muito demorada e burocrática,os agentes não facilitam com os formulários ininteligíveis para nós ! a fronteira de BASQARQARA está fechada,o que causa um enorme transtorno a quem vem do QUIRGUISTÃO; obrigatório declarar todos os valores que se transportam.

*SAÍDA DO PAÍS : mais facilitada do que a entrada mas demasiado inquisitivos.

*REDE CELULAR : muito boa cobertura geral,mesmo nos desertos e áreas isoladas.

*OBSERVAÇÕES : PORTUGAL não tem embaixada em ASTANA ,qualquer assunto é tratado pela nossa embaixada em MOSCOVO; o seguro automóvel não é obrigatório ; já não é necessário o registo individual nos OVIR; elevado nìvel cultural da população em geral.

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.