CAZAQUISTÃO 2-julho-2010

2-JULHO-2010

ESTAMOS EM ASTANA DEPOIS DE ATRAVESSARMOS O 8º MAIOR PAÍS DO PLANETA,DE SUL PARA NORTE—–QUASE!! NÃO TIVÉMOS DURANTE 3 DIAS ACESSO À NET POIS A TRAVESSIA DE ALMATY ATÉ ASTANA É……VOU EXPLICAR DE OUTRA MANEIRA!! A DISTÂNCIA ENTRE AS 2 CIDADES É DE MAIS DE 1200 KM ( OS QUAIS PERCORREMOS EM 3 DIAS )  A QUESTÃO NÃO É A DISTÂNCIA!  IMAGINE-SE O PERCURSO LISBOA-BORDÉUS (FRANÇA) QUE DEVE SER SENSIVELMENTE 1200 KM; AGORA ,COMO EXERCÍCIO IMAGINEMOS QUE LISBOA É ALMATY E O DESTINO BORDÉUS É ASTANA; AGORA IMAGINEMOS QUE ENTRE LISBOA E BORDÉUS EXISTE APENAS UMA CIDADE DIGNA DESSE NOME ( NO CASO PRESENTE KARAGANDA,O QUE GEOGRAFICAMENTE CORRESPONDERÁ A IRUN,POR EXEMPLO JÁ QUE SE ENCONTRA APENAS A CERCA DE 200 KM DE BORDÉUS,PERDÃO….ASTANA! ) AGORA IMAGINEMOS QUE ENTRE LISBOA E IRUN NÃO HÁ ABSOLUTAMENTE NENHUMA CIDADE DIGNA DESSE NOME A SÉRIO,A NÃO SER TIPO……SESIMBRA!!!!!!!! NO CASO PRESENTE BALKHASH!!!! DE RESTO MICRO -MICFRO ALDEIAS DE 2-3-4-5 CASAS AQUI E ACOLÁ,SEPARADAS POR…CENTENAS DE KM!! É PORTANTO ESTE O PERCURSO ALMATY-ASTANA……… 1200 E TAL KM DE ESTEPE SEMPRE IGUAL,MONÓTONA ATÉ DIZER CHEGA!!!!!!!!!!

UMA PARTE DA ESTRADA É EXTREMAMENTE MÁ ( 200 KM),OUTRA PARTE BASTANTE BOA ( 300 KM) O RESTO REGULAR MENOS! AS REPENTINAS LOMBAS SUAVES ,MESMO NA PARTE BOA DA ESTRADA,NÃO NOS PERMITIAM ANDAR A MAIS DE 90-100 KM/H POIS DE OUTRO MODO UM ENORME SALTO PODIA OCASIONAR UMA SUSPENSÃO PARTIDA OU MOLAS SERIAMENTE DANIFICADAS. DE QUALQUER FORMA ,NÃO DEIXÁMOS DE APANHAR O MAIOR SUSTO DA VIAGEM!!!!!! NA PARTE MÁ DA ESTRADA,A CERCA DE 200 KM DE ALMATY,NUMA PARTE DA ESTRADA QUE MAIS PARECIA BOMBARDEADA TAL ERA A QUANTIDADE DE ENORMES CRATERAS,EU IA A GUIAR E NÃO VI UMA ENORMÍSSIMA,NA QUAL CAÍMOS!!!! NÃO A VI POIS ESTAVA A UM NÍVEL INFERIOR; A AC ”MORREU” DE IMEDIATO,O MOTOR PAROU,ACENDERAM-SE OS PISCAS E FARÓIS,ACENDEU-SE UMA LUZ DE PERIGO NO TABLIER E…………BEM EU PODIA DAR À CHAVE QUE ELA NÃO……….MUGIA!!!! FICÁMOS COMO É ÓBVIO MUITO PREOCUPADOS DE IMEDIATO POIS ALÉM DE ESTARMOS LONGE DE TUDO SABÍAMOS JÁ QUE FIAT NO CAZAQUISTÃO….JÁ ERA!!! PAROU PASSADO UM POUCO UM PEQUENO CAMIÃO E POR GESTOS O HOMEN DIZIA QUE SEGURAMENTE O PROBLEMA ERA ELECTRICO——————–NADA,MESMO NADA FUNCIONAVA NA AC,POR MAIS BOTÕES QUE SE MEXESSE!!! DITO ISTO,ELE FOI-SE E FICÁMOS A OLHAR UM PARA O OUTRO COM MAIS VONTADE DE CHORAR DO QUE DE RIR; LEMBREI-ME ENTÃO DE LIGAR PARA LISBOA,PARA A TREVAUTO QUE ASSISTIU A AC; EM BOA HORA O FIZ JÁ QUE O AMÁVEL ELECTRICISTA  SR RIBEIRO ME INFORMOU QUE AQUANDO DE UM CAPOTAMENTO OU FORTE COLISÃO EXISTE UM MECANISMO QUE CORTA A ALIMENTAÇÃO DO COMBUSTÍVEL E ACENDE AS LUZES PARA NÃO SÓ NÃO HAVER INCÊNDIO MAS PARA O VEÍCULO SER LOCALIZADO DE IMEDIATO! FRANCAMENTE EU NÃO FAZIA IDEIA DA EXISTÊNCIA DESSE MECANISMO!!! INFORMOU-ME IGUALMENTE QUE EXISTE UM BOTÃO QUE REPÕE TODA A MÁQUINA OPERACIONAL E…..PARA PROCURAR ESSE BOTÃO ATRAVÉS DO LIVRO DE INSTRUÇÕES DA FIAT!!! AÍ VAMOS NÓS EM PLENA ESTEPE COMEÇAR A LER E PROCURAR O MALDITO,PERDÃO BENDITO BOTÃO!! ACONTECE É QUE A DESCRIÇÃO NO LIVRO ASSIM COMO OS DESENHOS NÃO CORRESPONDEM À REALIDADE DA AC,ASSIM DEMORÁMOS UMA BOA HORA E UM PAR DE TELEFONEMAS PARA O ENCONTRAR,MAS FINALMENTE…….EUREKA AÍ ESTAVA ELE ESCONDIDO AOS PÉS DO PENDURA!!!!!!!!!!!! PRESSIONEI O DITO CUJO E…..VIOLÁ! A ESTRELINHA COMEÇOU A GUINCHAR DE CONTENTE POR VOLTAR À( MÁ ) VIDA!!!!

NÃO TERÍAMOS QUALQUER OUTRA HIPÓTESE SENÃO ‘ENFIAR’ A AC NUM TIR E DESPACHÁ-LA PARA A OFICINA FIAT MAIS PRÓXIMA ( OU RÚSSIA OU HUNGRIA …) ; ENFIM SÓ VOS DIGO QUE FOI UM SUPER-SUSTO DE TODO O TAMANHO,AGORA SÓ DEIXO À VOSSA IMAGINAÇÃO O TAMANHO E PROFUNDIDADE DO BURACO ONDE CAÍMOS ,PARA O TAL MECANISMO TER ACTUADO…………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!MAS É DESTES SUSTOS QUE É FEITA A VIAGEM E CORRESPONDENTE AVENTURA; SE EU QUIZESSE UMA VIAGEM SEM QUALQUER TIPO DE EMOÇÃO OU PROBLEMA,ENTÃO TINHA IDO SOMENTE ATÉ À ….CAPARICA!!!

ASTANA É MUITO BONITA E ULTRA-MODERNA; A ESPECTACULARIDADE DOS SEUS MODERNOS PRÉDIOS SERÁ EVIDENCIADA NAS FOTOS QUE VOS OFERECEREMOS POSTERIORMENTE. CONTAMOS FICAR AQUI APENAS MAIS 1 OU 2 DIAS E SEGUIR PARA NOROESTE OU NORTE,AINDA NÃO DECIDIMOS QUAL A FRONTEIRA DA RÚSSIA PELA QUAL ENTRAREMOS.

PASSÁMOS UMA NOITE NA MARGEM DO BONITO LAGO BALKHASH,BONITO E ENORME! VIMOS DOIS JEEPS E PENSANDO TRATAR-SE DE LOCAIS A VERANEAR OU À PESCA RESOLVEMOS JUNTAR-MO-NOS; QUAL O NOSSO ESPANTO QUANDO AFINAL ERAM 4 GUARDAS FLORESTAIS QUE SE PREPARAVAM PARA PERNOITAR NO LOCAL; OBVIAMENTE QUE APROVEITÁMOS A’BOLEIA’ E POSICIONÁMOS A AC AO LADO,AFINAL AS SUAS PISTOLAS E KALASHNIKOVS QUE FAZIAM GALA EM EXIBIR SEMPRE NOS DAVAM UMA FORTE SENSAÇÃO DE SEGURANÇA!!!


ALGUMAS BONITAS FOTOS DE ASTANA…VALE A PENA!!

ast1

ast2

ast3

ast4

ast5

ast6

ast7

ast9

ast10

ast12

ast13

ast14

ast15

ast16

ast17

ast18

ast19

ast20

ast21

ast22

ast23

ast24

ast25

ast26

ast27

ast28

ast29

ast30

ast31

ast32

ast33

ast34

ast35

ast36

ast37

ast38

ast39

ast40

ast41

ast42

ast43

ast44

ast45

ast29 2

trabalho feito entre as 23h00 e as 04h00……AGRADEÇAM!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



1 comentário para “CAZAQUISTÃO 2-julho-2010”

  1. Belíssimas fotos da cidade de Astana,que tem na realidade,edifícios lindíssimos e ultra modernos…Igualmente belos,sao os seus monumentos,jardins e estátuas…
    Obrigado,por me terem dado a conhecer,nao só o país,mas como a cidade de Astana,que para mim era totalmente desconhecida,quanto á sua modernidade,pois a ideia que pudesse fazer sobre a região,seria a de a de comparar, ao tempo dos mongóis..

Trackbacks/Pingbacks