CHILE : O SACRIFÍCIO DE AQUI CHEGAR…..

Não é que tenhamos entrado DEFINITIVAMENTE no CHILE , daqui a cerca de 1000 de kms sairemos para voltar a cruzar a fronteira com a ARGENTINA e assim o continuaremos a fazer , CHILE-ARGENTINA-CHILE-ARGENTINA -CHILE-ARGENTINA : CORDILHEIRA DOS ANDES A QUANTO OBRIGAS !!! 

Mas antes de mais , alguns dados sobre este país :

 ÁREA : 756.950 KM2 ( 8 vezes PORTUGAL )

CAPITAL : SANTIAGO

POPULAÇÃO : 17.248.400

MOEDA : PESO CHILENO ; 1 euro = 730 pesos 

CIDADES PRINCIPAIS : SANTIAGO , VALPARAÍSO , IQUIQUE , ANTOFAGASTA , PUNTA ARENAS , VIÑA DEL MAR

PIB per capita : US$ 14.911 ( PORTUGAL US$ 21.747 )

INDEPENDÊNCIA : 1810 de ESPANHA

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : PATAGÓNIA CHILENA , FIORDES , LAGOS , GLACIARES , TORRES DEL PAINE , DESERTO DE ATACAMA , VALPARAÍSO , ILHA DA PÁSCOA

PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES : COBRE , PEIXE CONGELADO , VINHO , AÇÚCAR , TURISMO

 

Bandeira do Chile

 

Num país que tem TUDO o que a natureza pode oferecer : MONTANHAS , VULCÕES , GEISERS , FIORDES , GLACIARES , FLORESTAS , DESERTOS , LAGOS , PRAIAS , PARQUES NATURAIS etc,etc não teremos mãos a medir para apreciarmos tantas belezas…….mas vamos tentar visitar o maior numero possível de lugares !

Saídos de USHUAIA , não tínhamos outra alternativa senão tomar a mesma estrada que nos trouxe de RIO GRANDE , afim de chegarmos novamente à fronteira de SAN SEBASTIÁN , sabendo que aí teríamos de flectir para oeste na direcção de PORVENIR ; da fronteira até PORVENIR a única estrada não é alcatroada , mas sim uma  picada de rípio , numa quase interminável distância de 160 kms…….., distância essa que nos tomou quase o dia inteiro para a percorrermos !!!

Desse troço , além de paisagens soberbas à medida que nos aproximamos do CHILE , há  a assinalar que vimos pela primeira vez FLAMINGOS ROSA , muito bonitos :

 

DSCN0973

 

DSCN0975

 

DSCN0978

 

DSCN0968

 

 

Mas antes de chegarmos à fronteira de SAN SEBASTIÁN ( nem sonhávamos o que nos ia acontecer !!!!………….. ) ainda parámos 1 dia em RIO GRANDE pois era necessário endireitar uma vez mais a chapa de aço que protege o carter e que se amolgou novamente devido às tais lombas / redutores de velocidade que os argentinos usam tão ”generosamente” em qualidade e quantidade……RIDICULAMENTE ALTAS !!! Mas as mazelas da estrelita fazem parte de um post aparte….

Extenuados e muito stressados , lá fizemos a nossa segunda travessia do ESTREITO DE MAGALHÃES afim de chegarmos a PUNTA ARENAS , onde permanecemos 4 dias afim de tratarmos de todas as ”doenças” da AC junto de pessoal competente….

Punta Arenas é uma agradável cidade na PATAGÓNIA chilena e foi a primeira imagem que tivemos do CHILE ; e antes que me esqueça , as notas deles têm um belo  aspecto   ;  1 euro = 730 pesos chilenos  ; as notas são extremamente elegantes pois além de serem muito finas , têm uma ”janela” transparente com um requintado holograma , difícil de ver na foto mas muito bonito ao natural….

 

NOTAS DO CHILE

 

As matrículas chilenas são assim :

 

IMG_1226

 

 

Eis algumas fotos de paisagens da PATAGÓNIA CHILENA : 

 

IMG_1181

 

 

IMG_1244

 

 

IMG_1246

 

 

DSCN1159

 

 

DSCN1126

 

 

IMG_0976

 

 

DSCN1160

 

 

DSCN1163

 

 

DSCN1144

 

 

DSCN1141

 

 

DSCN1137

 

 

DSCN1145

 

 

PATAGÓNIA CHILENA (2)

 

 

IMG_0991

 

Agora algumas de PUNTA ARENAS :

 

PUNTA ARENAS (39)

 

 

PUNTA ARENAS (40)

 

 

todas as pequenas cidades chilenas são extremamente coloridas

todas as pequenas cidades chilenas são extremamente coloridas

 

 

PUNTA ARENAS (42)

 

O CEMITÉRIO DE PUNTA ARENAS É SOBEJAMENTE CONHECIDO NO CHILE POR SER UM DOS MAIS IMPONENTES :

 

PUNTA ARENAS (33)

 

 

PUNTA ARENAS (5)

 

 

PUNTA ARENAS (11)

 

 

PUNTA ARENAS (34)

 

 

PUNTA ARENAS (27)

 

 

 

PUNTA ARENAS (3)

 

 

PUNTA ARENAS (20)

 

 

PUNTA ARENAS (18)

 

 

Em praticamente todas as cidades ( ou mesmo em TODAS ) da América do Sul , a praça central chama-se invariavelmente PLAZA DE ARMAS ; ora nesta cidade , quem é que acham que deveria figurar em grande destaque ?????

 

e ainda por cima , ocupa pomposamente o CENTRO da praça !!!

e ainda por cima , ocupa pomposamente o CENTRO da praça !!!

 

 

PUNTA ARENAS (47)

 

 

PUNTA ARENAS (48)

 

 

PUNTA ARENAS (49)

 

 

PUNTA ARENAS (50)

 

 

PUNTA ARENAS (51)

 

Mas não faltam locais para fotografar na cidade , bastante visitada por turistas que ali chegam através dos cruzeiros que escalam PUNTA ARENAS :

 

a entrada da plaza de armas e a singela catedral

a entrada da plaza de armas e a singela catedral

 

 

PUNTA ARENAS (71)

 

 

 

PUNTA ARENAS (61)

 

 

PUNTA ARENAS (57)

 

 

PUNTA ARENAS (54)

 

 

PUNTA ARENAS (55)

 

 

Seguiu-se PUERTO NATALES , a cidade que todos os turistas visitam ( embora seja uma cidade bem desinteressante ) antes de entrarem no ”monumento natural número 1 do Chile” : PARQUE NATURAL TORRES DEL PAINE ; vejam então algumas fotos de PUERTO NATALES :

 

PUERTO NATALES (34)

 

 

IMG_1231

 

 

PUERTO NATALES (4)

 

 

PUERTO NATALES (13)

 

 

PUERTO NATALES (9)

 

 

PUERTO NATALES (16)

 

 

PUERTO NATALES (17)

 

 

PUERTO NATALES (11)

 

 

PUERTO NATALES (24)

 

 

PUERTO NATALES (23)

 

 

PUERTO NATALES (25)

 

 

Em PUERTO NATALES pode-se admirar uma espécie única de CISNES BRANCOS COM PESCOÇO PRETO…..

 

PUERTO NATALES (37)

 

 

PUERTO NATALES (31)

 

 

PUERTO NATALES (27)

 

 

A nossa próxima paragem será um dos pontos mais altos desta enorme aventura , um dos locais mais emblemáticos de todo o continente americano e que é visitado por muitos milhões de turistas anualmente : PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE , aposto que vão gostar !!!!!!!!!

I N T É …..

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “CHILE : O SACRIFÍCIO DE AQUI CHEGAR…..”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Espero que estejas verdadeiramente melhor,pois quando falámos ficámos preocupados com essa queda.Como dizes custou muito a chegar mas valeu a pena,pois as fotos são muito bonitas e certamente valeu o sacrifício. Os flamingos e os cisnes são de uma grande beleza,as paisagens são também muito bonitas e claro é sempre bom ver fotos vossas.O cemitério é realmente impressionante e muito diferente do que estamos habituados a ver. Pelo que enuncias muitas coisas belas se seguirão,pelo que ficamos a aguardar com curiosidade.Tudo a correr bem,divirtam-se,beijinhos e como referiste o melhor da vida são os momentos que nos dão prazer e alegria.

    • admin diz:

      olá prima !
      já estou quase bom , subsistem pequenas dores mas vai passar !!!
      irás ver outros posts com animais….
      beijinhos

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Gostei muitíssimo das vossas notícias. Tenho andado preocupada com as consequências da tua queda, pois com a idade, os ossos partem mais facilmente e pode ser muito perigoso. Enfim, parece que sobre o assunto, está tudo OK.

    Mais uma vez nos brindaram com fotos da natureza, excelentes. Concordo com a Ana, os flamingos rosa são umas das aves mais belas do nosso planeta. Há outras que igualmente me fascinam, como certas espécies de araras, águia real (alto e pára o baile: isto não é provocação ao teu sportinguismo!) e tantas outras espécies que só se encontram em África e cujos nomes não fixei, só a extraordinária beleza e colorido das suas penas.

    Quanto à estrelinha, acho que não devem abandonar essas paragens sem antes estarem completamente descansados quanto ao “restauro” das maleitas da coitadinha. Os “pensos rápidos” que lhe aplicaram podem não ter sido suficientes e outras paragens vos esperam e… sabe-se lá se terão melhores condições para resolver mais problemas (lagarto, lagarto, lagarto!!!!). Bom, vocês lá sabem, estão no terreno e com a mão na massa…

    Há fotos que me despertaram muita curiosidade mas, a tua preguicite aguda em colocar legendas deixou-me a ver navios.Vá lá, esforça-te um pouquinho…. Eu sei que isso dá muito trabalho e nem sempre terão paciência para a ilustração mas o teu público seguidor agradece RECONHECIDO!
    Continuação de boa viagem!!!!
    Beijocas

    PS: acreditam que ainda pensei que te arriscasses a montar o cavalo de ferro? ehehehe

    • admin diz:

      segundo o médico , contusão ( como foi o caso ) ou fractura de costelas , o tratamento é exactamente o mesmo : descanso , anti-inflamatório e nenhum esforço lombar!
      aqui praticamente não há AC portanto é quase impossível arranjar algum técnico que perceba do assunto ; enquanto houver apenas problemas de ”plásticos” tudo bem , quando forem outros…é pior !
      de vez em quando ponho legendas mas sempre…..é pedir demais !!!
      beijinhos

  3. JOSE RICARDO diz:

    Olá pessoal.
    Agora a viagem vai ficar mais entusiasmante para mim, pois nunca coloquei meus pés no Chile e sempre tive esse sonho. Vocês serão meus guias nessa terra linda.
    Muitas fotos, textos com dicas e observações valiosas.
    Adoro acompanhar vocês.
    Forte A braço.
    Até!!!
    José

    • admin diz:

      olá josé !
      vamos ver se fica satisfeito com alguns futuros posts sobre o chile ; é um país bem mais organizado do que a argentina….influência alemã???
      um abraço
      david+marilia

  4. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Apesar dos contratempos e das maleitas da estrelinha cá vamos recebendo as vossas maravilhosas paisagens, sendo uma terra tão bonita e visitada por cruzeiros com frequência fica-me uma pergunta.

    Porque será que as estradas são tão más? lugares como esses aqui na Europa têm belas estradas e tudo o que é preciso.

    Continuação de boas aventuras e tudo a correr bem.
    um abraço

    • admin diz:

      olá m.josé !
      quanto à sua pergunta, a resposta é fácil : os turistas dos cruzeiros que escalam os portos sul-americanos pura e simplesmente visitam apenas e só as cidades onde aportam os navios , já que as escalas normalmente nunca ultrapassam as 12-18 horas….. ; as estradas de rípio , quer no chile quer na argentina , são essencialmente as secundárias.
      um abraço
      david+marilia

  5. Aurélio Raposo diz:

    Caros Amigos,não pensava que o Chile fosse assim tão bonito,estou a gostar,como diz a sra.Maria José,de facto é pena não ter boas estradas,mas é claro que isso é falta de dinheiro,cá espero mais notícias e boas paisagens,boas viagens,grande abraço.

    • admin diz:

      olá aurélio,
      não sei exactamente se será apenas falta de dinheiro….
      um abraço
      david+marilia

  6. margarida diz:

    olá

    mais um bom relato de viagem, belas fotos e …gostei. parece que desta vez
    sem sobressaltos, lá vão vocês debitando etapas. adorei os cisnes e eram alpacas,
    não eram? a ida ao cemitério também foi muito interessante. aprendi com o Volker
    a saber apreciar essas visitas por tudo o que revelam sobre os locais e sobre os
    habitantes. paisagens lindas essas que se vos deparam. por aqui tudo normal,o frio
    entretanto está a chegar.
    e as marcas da tua queda, já passaram?
    ainda acerca do hábito no Uruguai, de beber o chá mate a toda a hora. sabes que
    tem mais cafeína que o café? é que é mesmo viciante, e o mais engraçado é que
    na Alemanha era costume dar às crianças por ser considerado inocente!… só há
    pouco tempo é que descobriram que afinal não é bem assim.
    agora voltando ao Chile, achei as esculturas espalhadas por essas cidades de-
    veras curiosas!

    naquela foto junto ao mar eram dedos que saiam do chão? que significado terá?
    enfim, como vês viajo convosco aliás como todos os que vos acompanham nesta
    aventura.
    até logo, beijos

    • admin diz:

      olá pequena !
      já vi que te deitaste tarde….
      as mazelas da queda quase já desapareceram.
      sorry mas não eram alpacas , eram guanacos ; as alpacas têm as orelhas mais curtas e existem sobretudo no peru e na bolívia.
      quanto ao mate , não faço ideia sobre a cafeína pois não provei ; na argentina também há esse hábito de andarem sempre a beber mate mas não tanto como no uruguai , aí é uma praga !!!
      na escultura , os dedos saem do cimento ; esta escultura é uma imitação de uma outra exactamente igual que existe numa famosa praia do uruguai , não muito longe de montevideo , em que os gigantescos dedos ( maiores que estes ) saem da areia ; o significado é simples : ambas representam o ”afogado”.
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks