CONTORNANDO O VAN GOLU E BEIJANDO A ARMÉNIA….

À primeira vista a frase parece confusa contudo quem nos seguir num mapa ou através do google earth pelas localidades que mencionamos verá que não é assim tão complicado ; e passo a explicar

Depois de termos saído da capital do

em MALATYA a capital mundial do alperce......

seguimos com mil cuidados por estradas ora razoáveis ora impróprias para camelos,quase sempre sob chuva intensa e absolutamente petrificados 90% do tempo pelas manobras suicidas e totalmente irracionais da maioria dos condutores turcos…

tendo dormido não na cidade que tínhamos previsto ( TATVAN ) mas sim cerca de 100 km antes pois as forças abandonaram-nos e a quantidade de stress pela necessária super-atenção ao volante fez mossa ! Escolhemos uma pequena cidade chamada KOZLUK e por estarmos numa região ”infestada” de curdos decidimos procurar guarida nos ” jandarmas”,o equivalente na TURQUIA à nossa G.N.R. contudo muito mais militarizados,possuindo inclusivamente algum armamento pesado (tanques,anti-aéreas,etc : vi-mo-las…….); neste tipo de países,sabemos por experiência,é melhor procurar ”dormida” junto das autoridades quando se está numa zona digamos …..sensível. Assim chegados ao enorme quartel,lá nos fizemos entender por gestos e ruídos(imitando o ressonar e pondo as duas mãos ao lado da cara….); que sim,disse a sentinela mas que tinha que consultar o….oficial de dia ! Vem o dito – cujo e num inglês paupérrimo disse que sim mas………que tinha que consultar o…..comandante da unidade !!! Vem passados uns minutos o dito-cujo e num inglês já razoável explicou que…….não ,pois não só  não se queria sentir responsável pelas nossas vidas se houvesse algum atentado como ficaríamos muito melhor……servidos se ficássemos sob o atento e permanente olhar da…………….POLIS,exactamente polícia ; que eram só 2km adiante e de imediato ligou pelo seu telélé para o chefe da polícia e………ordenou-nos que o seguíssemos o seu carro !!! cerca de 2km adiante,junto a uma super-fortificada esquadra de polícia mandaram-nos estacionar mais ou menos em frente à sentinela e……………GOOD NIGHT !!!!!!

o chefe e os .....outros

Na manhã seguinte lá estavam à nossa espera 2 cafés turcos mas como não havia croissants quentinhos com manteiga,fomos embora com a jura de nunca mais lá pernoitarmos….!!! Agora vamos finalmente ao VAN GOLU : é o maior lago da TURQUIA,com uma área de cerca de 3800 km2 e pelas suas margens percorrem-se cerca de 430 km,chegando a atingir profundidades de 450 metros,com água salgada e paisagens deslumbrantes!!!

lago van golu

lago van golu

Contornámos metade do lago para seguir em direcção ao IRÃO tendo como destino a cidade de DOGUBAYAZIT,precisamente onde nos encontramos esta noite a escrever num internet-café este post. no caminho durante uma curta paragem para fotos estas turcas fizeram questão de tirar uma foto com a marilia

Até à cidade onde nos encontramos apanhámos um tempo péssimo,quase sempre a chover e quando subimos as montanhas até cerca de 3000 metros- – – – – – – -toma lá neve para não te queixares !!!!! No exterior estavam  -2º e mesmo com este frio nas enormes descidas até à planície  os travões da estrelinha sobre-aqueceram mesmo com as muito cuidadosas travagens que eu ia fazendo,quer com o motor quer apenas tocando ao de leve no pedal do travão : às tantas começou a cheirar a queimado e saía fumo das rodas- – – – – – – – tenho que ver!

Tendo-me ”queixado” no último post que ainda não tínhamos sido parados pela POLIS eis senão quando,no meio de nada os JANDARMAS nos mandam parar,mas claro o velho método de encolher os ombros quando eles falam e dizer repetidamente ”parlez-vous français?” é realmente infalível : mandaram-nos embora !!! A incrível quantidade de  ENORMES quartéis de JANDARMAS que se vêm em qualquer cidadezinha,rodeados de altos muros com arame farpado e onde não existem muros colocam várias barreira de arame farpado,com guaritas  a cada 50 metros e todos os jandarmas usam coletes à prova de bala,o aspecto bélico impressiona e mete respeito!!! Gostava de saber qual a percentagem do P.I.B. é destinada à defesa…………

Há algo que não me posso cansar de mencionar,que é a EXTREMA POLUIÇÃO que se vê por todo o lado,como se a palavra AMBIENTE significasse para eles um tipo de gelado ou mcdonald’s!!!!! Faz aflição ver as margens dos rios,por exemplo,literalmente cobertas de detritos especialmente entulho e plásticos

margens poluídas.....

Obviamente há muitos outros tipos de poluição e nós não ficámos indiferentes à poluição visual que se verifica na esmagadora maioria dos prédios turcos,conforme mostramos num par de imagens :

lindos telhados..........

mas também há telhados cheios de parabólicas.....

A chegada de um email da nossa querida amiga iraniana RAZIEH veio fazer com que ”fossemos obrigados” a uma drástica mudança de planos : aquando da entrada no IRÃO deveríamos seguir pelo ocidente do país isto é : BAZARGAN—NAQADEH—SANANDAJ—DORUD—ESFAHAN ……. MAS pela enorme estima que temos pela ”pequena” não poderíamos recusar o amável convite de passar um par de dias em TEERÃO  num apartamento extra que os pais possuem,e tal para que os conhecêssemos!!! É claro que é um grande desvio mas não tivemos coragem de lhe negar  o suplicante convite ! Aproveitaremos para conhecer TABRIZ (não,não vamos comprar os famosos tapetes……) e após TEERÃO ela quer viajar na ”estrelinha” connosco até ESFAHAN,onde está a estudar.

BEIJANDO A ARMÉNIA porque estivemos muito perto das suas fronteiras- – – – – – há muitos anos fechadas com a TURQUIA,como se sabe pela questão do KABORNO-KARABAH e pelos massacres passados. Quem quiser ir à ARMÉNIA por terra terá de dar uma ”voltinha” pela GEORGIA pois pela TURQUIA pode esperar até que a lua fique azul……………..

Este será o último post  emitido da TURQUIA,pois como disse amanhã de manhã entraremos no IRÃO onde a net geralmente é muito lenta e não muito fácil de obter.Deixo-vos com 2 belas paisagens que desfrutámos hoje





Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “CONTORNANDO O VAN GOLU E BEIJANDO A ARMÉNIA….”

  1. estrela diz:

    O teu relato sobre os “jandarmas” , equipamento bélico, aparência, etc, está de gritos. Fez-me recordar a minha primeira odisseia em terras da ex-Checolováquia, ainda nos tempos do “antes queda do muro de Berlim, antes das aberturas ao ocidente….etc”. Parecia que estávamos a entrar num filme da segunda guerra mundial, mal se passou a fronteira.
    Sobre a passagem pela Turquia, ficaram, pelo menos, umas boas barrigadas de alperces, não? Se não, foram trouxas!
    As vistas do Lago são soberbas! A Marília está muito bem na foto.
    Boa viagem nessa passagem para o Irão. Faz lá a vontade à cachopinha e leva-a connvosco na autocarava. Acredito que seja quase uma aventura para ela e motivo para recordar o resto da vida. Vocês acabarão por saber muitas mais coisas, na partilha dos espaços.

    Logo que tenhas net, vai escrevendo.
    Continuação de boa viagem. Beijinhos para vocês.

    • admin diz:

      é quase certo que a razieh irá connosco na estrelinha mas ainda não sei como é que vai ser à noite quando ela se for deitar,será que tira o lenço e finalmente nos mostra o cabelo – – – – – – – – -ou dorme de lenço ???????????????????????????????????

  2. Ricardo diz:

    Olá, estou a seguir atentamente a vossa fantástica viagem.
    não pensei que se pusessem no irão tão rápido. Esta parte
    da viagem é bastante bonita. recentemente passei por essa zona,
    mas de comboio e atravessando o lago van de barco. as paisagens
    são mesmo deslumbrantes. Notei também movimentos militares
    com armamento pesado, assim como o comboio
    levava policia armada numa espécie de escolta. Penso que de onde
    vocês se encontram visualizam o monte Ararat!?. acredito que seja lindíssimo.
    aproveitem para ouvir musica curda enquanto percorrem essa zona, é uma combinação
    perfeita.
    Uma boa continuação de viagem.

    • admin diz:

      olá amigo ricardo,
      obrigado pelo seu comentário ; as paisagens são realmente bonitas pena que se veja tanto lixo em quantidade e qualidade disperso por todo o lado.
      a razão básica da presença maciça de milhares de jandarmas e militares é muito simples : ”curdistão” à vista- – – – – – – está tudo dito não está ?????
      um abraço
      david+marilia

  3. Antonio Resende diz:

    Sei que no IRÃO, estarão em CASA.
    Aí, sim… gostaria um dia de vos acompanhar… paulatinamente…
    O meu abraço à Marília e ao David.
    A R

    • admin diz:

      olá antónio,
      obrigado pelos teus comentários,sempre bem-vindos.
      para se ver muito= muitas cidades,etc é necessário andar muitos kms a menos que se visite apenas um ou dois países,mas como vamos passar por 15 então há que ”galgar” muitos kms,mas não te esqueças que somos dois a guiar……
      um abraço
      david+marilia

  4. Ursinho amarelo diz:

    Irão… pois bem posso eu andar pendurada no skype à espera de um bonequinnho verde…

    Esse café turco… o seu consumo, quero dizer, conseguiu escapar ao olhar das autoridades da pesada?! ehehe Melhor seria um banho turco, digo eu…

    Só mais uma curiosidade: com tanto km em cima do lombo, onde é que se conduz pior? Falam mal dos portugueses, mas dizem que os italianos ainda são piores. Pelos vistos, os turcos também estão na corrida pelo posto de pior condutor. Calculo que também os iranianos e os chineses, mas como nunca lá fui…

    • admin diz:

      olá querida !
      aqui não há skype para NINGUÉM ,faço-me entender ???
      maus condutores mundiais ? ex-equo TURCOS- – – AZERIS- – – IRANIANOS : se se filmar toda a gente pensa que é uma montagem…………
      beijos

  5. Hélia eJúlio diz:

    É emocionante seguir a vossa viagem. Abraços e “sorte” além do bom senso.

    • admin diz:

      olá hélia e júlio,
      mais uma vez muito obrigado pelas simpáticas palavras.
      pena que a net muitas vezes não nos deixe publicar mais fotos ou também pena que por vezes não possamos escrever TUDO o que nos apetece escrever…ENTENDEM???
      um abraço
      david+marilia

  6. alexandre diz:

    olá david e marilia!

    queria muito ver de perto essas paisagens do lago e do onte ararat ..deve ser incrível ,ainda que se tenha que conviver com esse transito de armamentos pesados e tensão militar

    estou em istambul e com vontade de ir a armênia mas a começar pelos relatos de vocês essa passagem parece complicada não? fazer a volta pela geórgia ?

    as estradas no leste da turquia são razoaveis ? para o caso de se seguir de cpmboio ou carro?

    abraços para os dois

    alexandre

    • admin diz:

      olá alexandre,
      gratos pela sua mensagem,entretanto informo-o que é um pouco complicado ir à ARMÉNIA pois,em 1º lugar não pode ir através da TURQUIA pois as fronteiras entre os 2 países estão fechadas há vários anos ; em2º lugar terá que ir pela GEORGIA ( não necessita de visto ) mas a passagem daí para a ARMÉNIA é algo truculenta; é de todo desaconselhável passar por NAGORNO-KARABAH!!!
      as estradas no leste da TURQUIA não são muitomás mas é necessário um redobrado cuidado com os condutores turcos : suicidas e esquizofrénicos além de maníaco-depressivos ao volante !!!!
      um abraço e bons passeios
      david estrela

Trackbacks/Pingbacks