DAMÃO E……QUASE SEM DEDO !!!

Pois é,temos coisas para contar……VÁRIAS !!!

Em primeiro lugar,estamos na buliçosa,barulhenta,confusa e suja MUMBAI,para os menos actualizados BOMBAIM segundo dizem alguns fundada pelos portugueses que acharam a sua enormíssima BAÍA muito BOA,daí ter ficado durante séculos a chamar-se BOMBAY até há alguns anos atrás quando as autoridades indianas resolveram acabar com todas e quaisquer palavras de cidades que lembrassem  terras colonizadas ; assim BOMBAY passou a chamar-se MUMBAI,MADRAS passou a chamar-se CHENNAI e por aí fora…….(acho é que se esqueceram de alterar os nomes de GOA,DAMÃO e DIU….) bom ,na realidade DAMÃO alteraram para DAMAN………..

AMPLIEM A IMAGEM E LERÃO COISAS INTERESSANTES........

Mas vamos por partes; primeiro que tudo DAMÃO tem um interesse extremamente limitado pelo muito pouco que resta do legado português,e mesmo esse pouco está muito abandonado,super desleixado e maltratado……….; eu estou convencido que se ”os papéis” se tivessem invertido historicamente falando,nós não teríamos a coragem ou se quiserem ,o descaramento,de abandonar ao completo desleixo um passado histórico indiano em PORTUGAL ; mas enfim,nós temos um apreço pela história muito diferente dos indianos……..; vários exemplos : a maioria das muito poucas placas toponímicas que restam mal se conseguem ler,tal o abandono a que foram votadas ; certas placas que homenagiavam combatentes mortos em combate ,estão tão sujas que impressiona tanta falta de respeito………; uma delas,resolvemos eu e a marilia limpá-la com um simples lenço e água da chuva que caía a cântaros para que se pudesse ler minimamente :foi a nossa pequena homenagem!!! custava assimtanto um qualquer empregadomunicipal esfregar todas aquelas placas com um pouco de lixívia ou detergente?????????

a placa inferior estava cheia de musgo e detritos e foi por nós minimamente limpa...

MAS O MAIS CARICATO ( e aqui caricato quer dizer ridículo….) É QUE POR TODA DAMÃO SE VÊ QUER EM CARTAZES QUER IMPRESSO NOS BANCOS DOS MALTRATADOS JARDINS,QUER NAS PONTES ,SEMPRE EM LETRAS GARRAFAIS,AUTO-ELOGIOS AO DEPARTAMENTO DE……TURISMO DE DAMÃO (departamento de quê???????????? ) . De um dos fortes (S.GERÓNIMO ) pouco ou nada resta a não ser uma fachada a cair de podre e com tanto musgo que quase nada se percebe……..; o principal chama-se simplesmente FORTALEZA DE DAMÃO e é imponente,mas sofre igualmente de muito abandono e desleixo,embora vá perdurar nos tempos devido à enormidade das suas muralhas e sólida construção.

uma das 2 únicas portas/entradas da fortaleza ; a casa que se vê à direita foi durante vários anos residência do poeta BOCAGE (de certeza por causa das anedotas picantes foi para aqui desterrado.....)

Atente-se na diferença de  respeito e tratamento,ao repararmos como está relativamente cuidado um pequeno monumento evocativo da BATALHA que uns milhares de soldados indianos travaram com meia-dúzia de gatos-pingados portugueses que defendiam a fortaleza ; ampliem a foto,leiam a placa- – – – – limpa- – – – – –  e reparem na quantidade de brazões de armas expostos nas paredes das companhias que tomaram de assalto a guarnição………….

homenagem aos heróicos libertadores de DAMÃO..........

De resto DAMÃO apresenta várias igrejas portuguesas de onde se destacam a IGREJA DE N.S. DOS REMÉDIOS e a CAPELA DA N.S. DO ROSÁRIO no entanto o melhor exemplo da arte sacra portuguesa desse tempo é sem dúvida a CATEDRAL DO BOM JESUS,de 1603 :

exterior da catedral do bom jesus - damão

interior da catedral do bom jesus - damão

capela de n.s. do rosário (exterior ) - damão

capela de n.s. do rosário (interior )

igreja de n.s. dos remédios (exterior ) - damão

igreja de n.s. dos remédios (interior ) - damão

construída em 1607

Em DAMÃO quase não se vêm casas coloniais portuguesas e as poucas que subsistem estão adulteradas na sua remodulação,sendo que se vêm sim muitas ruínas de casas típicas dos anos 40 , 50 e 60.Aquando das nossas voltas frequentemente éramos parados para nos perguntarem (em inglês ) a nossa origem e o espanto e admiração não podia ser maior quando dizíamos sermos de PORTUGAL,mal acreditando que tínhamos conduzido toda esta distância ,sempre insistindo se não tínhamos embarcado o ”BUS” num barco até à INDIA………; de vez em quando aparecia um ou outro sujeito de idade a falar correntemente português,apenas com um muito leve sotaque. Devido ao passado histórico,há uma maioria de católicos em DAMÃO ,mais do que hindus ou muçulmanos ; a praia é absolutamente detestável,a areia negra mas sobretudo o lixo desmotivam qualquer……..ida a banhos !!! As marés são de tal modo fortes que na baixa-mar o negro areal se estende por várias centenas de metros fazendo com que os pequenos e médios barcos de pesca pareçam estranhos objectos abandonados no meio de um extenso,sujo e lamacento areal,mas a meio da tarde……………………..milagre,milagre ……………..recomeçam todos a boiar !!!!

As cenas vistas numa praia indiana davam para um outro post ou melhor dizendo,para um bom filme pois nada do que vemos na EUROPA se pode assemelhar ao estranho comportamento dos indianos perante o mar,melhor ainda,das indianas…………; de saree ou de jeans , vale tudo para ir ao mar…………menos fato de banho!!!!!!!! A Marilia não tendo aqui o seu saree nem querendo molhar os jeans, ficou a ler o seu livro na ”estrelinha”…………………………

Para o final deixei a explicação do título deste post : é que eu por vezes faço coisas estúpidas; ao tentar direccionar a nossa forte e feia mas eficaz ventoinha indiana ,COM ELA A TRABALHAR,sendo a grelha de protecção muito fraca e ineficaz,a mesma partiu-se e o meu dedo indicador direito penetrou na dita cuja……………………………A PONTA DO MEU DEDO QUASE FICOU DECEPADA,A PANCADA E CORTE FOI DE TAL MODO VIOLENTA QUE UMA DAS 3 LÂMINAS PARTIU-SE COM O IMPACTO !!!!!!!!!!!! DOEU HORRORES MAS DECIDI NÃO IR AO POSTO MÉDICO DE DAMÃO POIS TENHO A CERTEZA QUE A SOLUÇÃO DELES ERA ACABAR POR CORTAR O RESTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ASSIM FIZ O MELHOR CURATIVO E TALAS POSSÍVEIS E SEM DÚVIDA QUE ESTÁ A RECUPERAR,NÃO HÁ INFECÇÃO E AS DUAS FERIDAS ESTÃO A FECHAR LENTAMENTE : além da internet lenta a vontade de escrever tem sido nula !!!!!!!!!!!!   I  N  T  É  !!!!!!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “DAMÃO E……QUASE SEM DEDO !!!”

  1. Maria Melo diz:

    Rápida recuperação. Acho que fez bem em fazer o curativo “em casa”, é mais seguro.

    Continuação de boas viagens.
    Maria Melo

    • admin diz:

      muito obrigado pela mensagem,maria melo.

      • Cidalina diz:

        Parabéns pela coragem e heroicidade!!! Em segundo lugar desejo que o dedo melhore completamente e que a viagem resulte num êxito total.E eu a pensar que nós é que éramos os heróis porque fomos até à Finlândia!.

        • admin diz:

          gratos pela sua amável mensagem !
          ir de AC até à finlândia também tem que se lhe diga mas sem dúvida que é bem mais fácil do que …….conduzir na india ou no paquistão !!! tiveram no entanto a grande vantagem de verem bonitos lagos não poluídos e nós só os vemos poluídos………
          umabraço
          david+marilia

  2. Antonio Resende diz:

    Ó David… vão-se os dêdos… fiquem os anéis… ahahah
    Vê lá se colas bem a mossa pois na nossa idade todos os dedos fazem falta…
    Espero recuperes e continuem a aproveitar a Odisseia.
    O meu abraço
    António Resende

    • admin diz:

      olá antónio !
      acredita que doeu HORRORES……….
      a ponta do dedo vai acabar por sarar mas irão ficar mazelas nomeadamente falta de sensibilidade e/ou adormecimento permanente da ponta do dedo pois houve um par de pequenos nervos seccionados e que não recuperarão,enfim !
      umabraço

  3. Armindo Santos diz:

    Realço a lucidez e, claro, a coragem que revela. A descrição está muito melhor… e não é só por ser mais alargada. Tem mais detalhes que dão gozo ler.
    Continuação de boa viagem.

  4. Ana Pressler diz:

    Excelente reportagem sim senhor!

    Tu escreves como pensas…e a imagem passada fica muito mais viva que qualquer foto, pois acrescentas-lhe mais cor, sensação e ainda o cheiro que nós daqui não conseguimos sentir.
    Adoro o bom humor sempre presente.O modo de enfrentar as coisas (obstaculos) é sempre como eu faço : com descontraçao e estupidez natural! Podemos dizer que há sempre pior. Por acaso não és caranguejo de signo?
    Felizes aqueles que vivem, aprendem a viver e gostam de viver!
    Arruda dos Vinhos tá toda verdinha do vinhedo e os taipais para a largada dos 4 patas com cornitos estao a ser montados. Arruda não é a minha terra de origem, mas é linda…
    Saudaçoes autocaravanistas
    Ana Pressler

    • admin diz:

      olá ana pressler !
      sou carneiro,embora não acredite muito nos signos- – – para não dizer que não acredito nada !!!
      já tenho saudades do cheiro da TERRA da arruda,mas como não se pode ter tudo…………
      obrigado pelas simpáticas palavras.
      um abraço

  5. Hélia e Júlio diz:

    Estou preocupada com o sucedido, muito cuidado com essa grande porta de entrada para tanta lixeira, por acaso está a tomar pelo menos um anti inflamatório? Proteja bem a ferida. peço desculpa pela observação mas….. sou enfermeira. Continuamos a acompanhar-vos, achamos que nenhum pormenor é esquecido fabuloso…. Grande abraço e rapida cicatrização

    • admin diz:

      obrigado pelos conselhos e preocupação!
      tomei as precauções necessárias pois sei algo de enfermagem ; ainda dói um pouco mas as duas feridas estão a cicatrizar devidamente,sem terem infectado ; a questão é que vou ficar com pouca sensibilidade na ponta do indicador pois houve pois houve seccionamento de pequenos nervos que não irão recuperar ; tal já se nota pelo adormecimento da ponta do dedo….MAS TUDO BEM !!!
      um abraço
      david~marilia

  6. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Contente por darem notícias pois quando não escrevem sinto falta das vossas interessantes narrativas . Pelo contrário fico triste por saber que o legado que os portugueses deixaram está em tão mau estado. Mesmo assim é sempre muito interessante ler o que tão bem escreves e ver as fotos que acompanham . Quanto ao dedo tens de ter cuidado para evitar que infecte e te venha a dar complicações . As melhoras,tudo de bom e beijocas.

  7. JOSÉ FAZENDA diz:

    OLÁ ILUSTRES VIAJANTES, LAMENTO O SUCEDIDO NO DEDO, MAS AINDA BEM QUE PERCEBES DE ENFERMEGEM E COM OS RESPECTIVOS CUIDADOS VAI FICAR BOM,TODAVIA PARA CONDUZIR E FAZER FOTOS TORNA-SE PROVAVELMENTE INCOMODO, MAS ENFIM SÃO PRECALÇOS QUE ACONTECEM, LI EM TEMPOS UM LIVRO “EU FUI À INDIA” E FIQUEI COM IMPRESSÃO QUE ESSE NOSSO LEGADO ESTAVA EM MELHORES CONDIÇÕES, MAS PELO TEU RELATO E FOTOS NÃO ME PARECE. HOJE VI NO TELEJ. A FUGA DE UM ELEFANTE AI NA INDIA, ATÉ MALHAVA NAS VACAS COM CADA TROMBADA, BOM MAS LÁ O ADORMECERAM.(AQUI JÁ MUDARAM AS MOSCAS, AS TUAS MELHORAS, CONTINUAÇÃO DE BOA VIAGEM E UM GRANDE ABRAÇO.

  8. decarvalho diz:

    Meus caros….
    vou amplaira a vossa reportagem colocando um link no grupo do facebook 1 AC 1 Cafe que ja conta com 243 aderentes, e tambem no respectivo CHAT que funciona diariamente quando ha interessados entre as 22h e as…tantas!
    Boa recuperaçao e votos de boa continuação da vossa never ending story!
    Bem hajam!

  9. Seco dos Santos diz:

    Caros Viajantes

    è um prazer acompanhar as vossas aventuras, Espero o vosso regresso para “ao vivo” sentir as emoções.
    Quanto ao dedo votos de que rapidamente sare e pode ser que a fisioterapia consiga repor o funcionamento integral do dito!

    Uma abraço e boa viagem

    seco

    • admin diz:

      muito gratos pela sua amável mensagem.
      se o dedo não recuperar totalmente………………………ainda tenho nove de reserva !!!!!!!!!!!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks