E COMO TUDO MUDA DE REPENTE…… !!!

Parece que fizemos uma jura de não mais usarmos campings na ESCANDINÁVIA pois voltámos a apanhar o gosto que adquirimos na ÁSIA isto é 

 parquear a AC onde muito bem nos apetecesse e conviesse , dentro de certos limites claro! Assim , preferencialmente temos escolhido os grandes parqueamentos dos supermercados onde , a partir de certa hora já ninguém estaciona e o parque é só para nós…..; ninguém nos tem incomodado e de manhã vamos ao super comprar pão fresco : pedir mais seria pecado !!! Já percorremos parte da FINLÂNDIA e , francamente , o contraste com a fria NORUEGA não podia ser mais gritante e tal nota-se muito pouco depois de se atravessar a vazia fronteira entre os dois países junto a KARASJOK na NORUEGA  e KARIGASNIEMI na FINLANDIA , esta apenas uma pequena vila mas cheia de cor,pessoas  e sons……..; em qualquer vilaou cidade que se visite na FINLÂNDIA , é notória a diferença com as que acabámos de ver na NORUEGA : há pessoas nas ruas , há cartazes publicitários , há reclamos luminosos ,há bares,cafés ,etc parece que entrámos noutro planeta!!! A juventude é muito mais expansiva ,mais alegre,riem alto ,são mais alegres sem comparação : este país não é CINZENTO !!!! Como nem tudo são rosas……..a paisagem deixa muito a desejar em relação às belezas naturais norueguesas ; aqui temos andado algumas centenas de kms sempre mas sempre com o mesmo tipo de paisagem : terreno completamente plano ou quase, floresta constante de pinheiros nórdicos e….nada mais !!! Apenas e só pinheiros !!! O frio é menos intenso ,temos tido sempre uma temperatura diurna na ordem dos 7 a 10º , bem mais suportável portanto,alguns dias com um sol tímido mas o suficiente para as girls vestirem de imediato blusas de manga curta…..Há lagos espectaculares , não fosse a FINLÂNDIA apelidada O PAÍS DOS MIL LAGOS , pena que estejam praticamente todos ainda em gelo excepto os do sul claro,com imensas marcas dos trenós e das motas-ski : bonitos , mesmo assim !!Para os que não sabem,quando acaba o gelo ficam esplendorosos MAS cheios de mosquitos especialmente em Junho e Julho !!!

As principais cidades que visitámos foram ROVANIEMI , KEMI , OULU e TAMPERE qualquer delas com um interesse muito , muito relativo e isto apesar de estarmos a falar de cidades algo importantes ; ROVANIEMI vive essencialmente da folclórica imagem do PAI NATAL,contudo qualquer actividade turistica apenas se manifesta em JUNHO,JULHO e AGOSTO  e depois na época natalícia ; até lá tudo fechado com excepção das lojas de souvenirs; com interesse a visitar- – – – – – embora não a pudéssemos ver no interior mas apenas do exterior – – – – – – –  uma quinta de criação de cães HUSKIES. Na realidade o mais interessante de ROVANIEMI é o muito bom MUSEU ARKTIKUM , dedicado a tudo o que se relaciona com a LAPÓNIA e que justifica plenamente os € 12.00 do custo do bilhete, vale a pena e são 3 ou 4 horas de muita instrução !!! Como se sabe , ali passa novamente o CÍRCULO POLAR ÀRTICO contudo em abono da verdade , o local peca por deficiente sinalização ao contrário do que acontece na NORUEGA ! Portanto sobre ROVANIEMI  está tudo dito……..não tem qualquer interesse relevante além do referido museu ! KEMI ainda menos, demorámos 10 minutos a visitar esta pequena e desinteressante cidade,sem qualquer motivo fotográfico que justifique tirar a máquina do bolso……; quanto a OULU esta cidade já um pouco maior,tem alguns locais engraçados e dignos de visita ,como por exemplo a reconstruída CATEDRAL e toda a zona pedonal,com muitos ,muitos jovens , não fosse esta a cidade com mais ”cérebros” deste país pois é o centro tecnológico da FINLÂNDIA. Muitas lojas de todos os géneros ,muitos restaurantes estrangeiros tipo italianos,chineses,espanhol,mexicano , etc- – – – – – – – montes de anúncios , carradas de publicidade colorida ( que saudade!!! )- – – – – – – – department stores,salas de snooker,bares ,salas de karaoke enfim uma cidade a respirar vida , o oposto à quietude monótona e tediosa das vilas e cidades norueguesas…….; quanto a TAMPERE é , enfim , mais uma monótona cidade finlandesa com”carradas de punks” e outros afins que adoram juntar-se no MCDONALD’S…….

É um verdadeiro alívio meter gasóleo a € 1.55 /litro e até menos ,  depois do pesadelo norueguês,assim como é um enorme alívio não ter de atravessar dezenas de túneis diariamente (gabo a paciência do VITORINO em os contar…..) e não haver a preocupação das portagens : tudo diferente e quase tudo melhor !!! É claro que o nível de vida aqui nada tem a ver com o da NORUEGA ,os preços nos supermercados são equivalentes aos portugueses (pouco mais caros) contudo a roupa é bem mais cara,nas cidades maiores como OULU e TAMPERE encontramos facilmente todas as grandes marcas internacionais. Em todas as cidades,mais pequenas ou maiores , há grandes supermercados extremamente bem fornecidos , com todo o tipo de géneros , a esmagadora maioria importados claro pois neste severo clima , muito pouca agricultura se desenvolve…..; em todos os supermercados , mesmo nos gigantescos , há apenas um produto que nem a sombra se vê : VINHO !!! Impossível de encontrar , apenas cerveja…….

Uma percentagem elevada dos jovens usa piercings e as girls com o cabelo preto quase todas usam madeixas com as mais variadas cores possíveis e imaginárias………………JUVENTUDE MALUCA !!!! De modo algum pude resistir à tentação de fotografar algumas delas ….. especialmente as que usam as cores mais berrantes !!! Deixo-vos alguns exemplos …………..HÁ-AS PARA TODOS OS GOSTOS !!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

no meio de tantas fêmeas , um macho (pouco macho.....) para variar........

Quanto a animais , renas e mais renas a somar a outras tantas renas , intercaladas com raposas (!!!) vermelhas e muitos coelhos brancos , ENORMES !!! ALCES???? Vimos um mas……..estava empalhado no célebre museu em ROVANIEMI……..e além deste , apenas os que se mostram nas placas rodoviárias……….

 

Entretanto algumas imagens da FINLÂNDIA:

parte da ALDEIA DO PAI NATAL em ROVANIEMI

 

PRAÇA PEDONAL EM OULU

A CÂMARA MUNICIPAL DE OULU

não sei o que é..........

também não sei o que é.......

 

A CATEDRAL DE OULU

As paragens de autocarros no campo são bem engraçadas…

Comprámos num super BIFES DE RENA e hoje experimentámos ,mas o sabor das natas e dos cogumelos sobrepôs-se ao real sabor da carne , pelo que teremos de a cozinhar de uma maneira mais simples para lhe adquirirmos o sabor…. 

Entretanto , algumas imagens dos famosos LAGOS DA FINLÂNDIA , tiradas na zona de KUOPIO :

 

 

 

 

 

 

 


Outras imagens de KUOPIO , OULU e TAMPERE :

câmara municipal de kuopio

 

idem , de TAMPERE

 

 

A DELINQUENTE E O POLÍCIA...........DE MÃOS DADAS !!!!!!

igreja em TAMPERE

o teatro de TAMPERE

FONTE EM TAMPERE

 

A CATEDRAL DE TAMPERE

IGREJA ORTODOXA EM TAMPERE

 

o interior

 

simbólico......................

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “E COMO TUDO MUDA DE REPENTE…… !!!”

  1. estrela diz:

    Pensei que tinha havido algum problema cabeludo! Demoraram tanto a dar notícias que já estava preocupada.
    Foram à “casinha do Pai Natal”? Como é?
    Sobre os lagos, parecem ser todos iguais. Realmente, a paisagem não é lá muito diversificada.
    E por falar em lagos, pesca-se neles alguma coisa? tentaram, pelo menos?
    Quanto às cachopinhas, são exóticas e pouco interessantes, pelo menos pelas amostras. Acho que vou morrer sem ter uma explicação para certas coisas: que pode levar uma pessoa a certos graus de extravagância, como a utilização “abusiva” de piercings, tatuagens, cortes de cabelo radicais…(e mais não digo)…?
    Enfim, vou aguardar mais novidades.
    Cuidem-se! E não nos deixem com sobressaltos …
    Beijocas

    PS: Por aqui o calor aperta mas estão previstas quebras acentuadas de temperatura e chuva até domingo.

    • admin diz:

      não houve nenhum problema,felizmente ! apenas tivemos coisas mais interessantes que fazer do que escrever posts no site………
      não sei se há peixes em quantidade nos lagos , não tentámos nem vimos ninguém a pescar.
      beijinhos

  2. Cisfranco diz:

    Olá vivam!

    Boas paisagens e ficamos a saber de tudo duma forma light só com um click. Obrigado por tudo. Boa viagem!

    • admin diz:

      ainda bem que gostou,se calhar houve outros que não gostaram….
      um abraço e continue a acompanhar-nos !
      david+marilia

  3. Antonio Resende diz:

    Olá Marília e David
    Já vi que hoje já estarão em Talin na Estónia… Alguém deu um cheirinho no meu blog de lá…
    Espero tenham passado em Rauma – (World Heritage Town) – pois terão de dizer forçosamente que é bonito… como Helsínquia…
    Será que nos vamos encontrar e ao MVitorino em Junho?
    A partir de 24JUN12 deverei estar em BERLIM – e iniciar a descida por MUNIQUE – Liechtenstein -2.JUL.12 em Zurich para assistir ao Tour de France nos Alpes Franceses…
    A ver vamos.
    Continuação de Boa Viagem
    António Resende

    • admin diz:

      antónio , não fomos nós que visitámos o teu blog em TALLIN pois………ainda estamos em HELSINKI e somente dentro de alguns dias faremos a travessia por ferry,portanto……..tens admiradores ( espero que admiradoras) por aquelas paragens!
      não passámos em RAUMA pois o guia que temos da FINLÂNDIA do LONELY PLANET não lhe atribuía uma importância por aí além,apenas se referia ao de leve à parte da old town,consequentemente não fizemos tal desvio.
      em BERLIM apenas chegaremos no início de JULHO vindos de PRAGA,não sei se tens alguma flexibilidade de datas para nos podermos encontrar algures ???
      um abraço
      david+marilia

  4. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marília e David
    Confesso que andava a ficar preocupado. Tanto tempo sem notícias.Afinal vocês estão na Europa. O que importa é que continua tudo bem
    Até achei as pequenas interessantes.
    Um abraço e continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      pois é mas na EUROPA eu acho que há muito mais perigos diversificados do que no ORIENTE por exemplo,mas de qualquer maneira estamos bem e continuaremos a dar notícias , quiçá mais espaçadamente…
      um abraço
      david+marilia

  5. benedita diz:

    Realmente já se estranhava a falta de notícias ,ainda bem que não foi por mal mas talvez por cansaço ou falta de tempo . COMPREENDE-SE!!! Continuo a gostar de todas as fotos e informações ,que muito AGRADEÇO !Hoje pela primeira vez foi mostrada uma estátua gigantesca de uma figura humana ,já estava admirada se ISSO não existiria por aí, tal como nos países de leste em que usam e abusam . SIGO CONVOSCO .BOA VIAGEM !!!

    • admin diz:

      olá benedita,
      não só nem sempre temos vontade de escrever como nem sempre obtemos net à borla,igualmente nem sempre há inspiração e há frequentemente coisas mais interessantes que fazer do que escrever e publicar fotos no site……………….FOI O CASO !!! não agradeça o trabalho que temos em manter o site ,fazê-mo-lo com gosto e agradecemos uma vez mais a todos os que dedicadamente nos seguem,como é o seu caso!
      um abraço
      david+marilia

  6. António Cozinheiro diz:

    Olá Companheiros
    David e Marilia
    Espero sinceramente que o “regresso” continue e vos surpeenda sempre para melhor.
    Também estava á “espera de mais” sobre a Finlândia, (mas são as tais espectativas que criamos por vezes e nos desiludem bastante).
    Espero no próximo ano fazer viagem até Praga.
    Mas entretanto vou acompanhando a sua aventura e sinceramente desejo tudo de bom.
    Cumprimentos ao David e Marilia.

    Pires Cozinheiro

    • admin diz:

      olá companheiro!
      se puder escolher entre PRAGA e FINLANDIA nem hesite : mil vezes PRAGA uma das cidades mais interessantes do mundo……..
      obrigado pelos seus votos e um abraço
      david+marilia

  7. Olá Estrelas

    O mundo é assim, cheio de diferenças e só assim nos apetece viajar para podermos fazer comparações. Continuação de boa viagem.
    Abraços.

    • admin diz:

      sem dúvida , não poderia ser melhor dito…..
      obrigado por nos continuar a seguir e por comentar.
      um abraço
      david+marilia

      • António Magalhães diz:

        Bom dia!
        Vi há dois dias uma reportagem na TV que passou aqui em Portugal, a propósito do Europeu de Futebol.
        Hoje deu para dar uma espreitadela no vosso blog e pelo que já vi, são autênticos embaixadores lá fora. Adorei!
        A. Magalhães

        • admin diz:

          muito obrigado pelo simpático comentário , esperamos que nos siga a partir de agora.
          um abraço e desejos de saúde
          david+marilia

Trackbacks/Pingbacks