E DEPOIS DO RIO ………..

Mais de 3 semanas no RIO DE JANEIRO foram suficientes para

circular NA CIDADE e quase não usar o GPS pois as cautelas foram redobradas COM O APARELHO  e os principais eixos passaram a ser mais familiares………só me perdi 1 vez !!!

A Marilia foi 1 semana  a Portugal sendo que um dos propósitos era trazer a nova clarabóia , porém …..chegou sem ela , para grande surpresa minha quando a fui buscar ao aeroporto internacional GALEÃO ; aquando do CHECK-IN em Lisboa , a funcionária da TAP recusou terminantemente despachar a caixa de madeira onde a clarabóia estava devidamente embalada alegando que era demasiado grande para caber na máquina dos raios x , a Marilia foi rapidamente para o departamento de CARGA AÉREA da TAP que recusou igualmente aceitar o envio da caixa sem a intervenção de um transitário , os minutos a voarem , um par de horas se passou e não houve outra alternativa senão deixar a caixa para trás sob pena de perder o voo ……

Teremos pois de remediar a situação com ……muito mais fita-cola e possivelmente um forte plástico , esperando que não apanhemos fortes chuvadas tropicais ; vou procurar uma solução alternativa mas não é fácil devido ao formato peculiar da clarabóia !

As etapas seguintes no nosso itinerário eram e vieram a ser ARRAIAL DO CABO , BÚZIOS e CABO FRIO .

Decidimos ficar uns dias em CABO FRIO pois esta cidade fica entre BÚZIOS e ARRAIAL DO CABO ; CABO FRIO não tem um interesse por aí além , ao contrário da conhecida BÚZIOS ( ARMAÇÃO DE BÚZIOS ) desde os idos anos 60 quando foi ”descoberta” por Brigitte Bardot que a tornou mundialmente conhecida ; é claro que algumas novelas brasileiras ajudaram imenso a que esta minúscula povoação se enchesse posteriormente de hotéis e pousadas , assim como de caros restaurantes , discotecas e bares , mal comparado , tipo ALBUFEIRA……..

Por outro lado , ARRAIAL DO CABO é uma pequena vila piscatória , imensamente visitada por turistas nacionais e estrangeiros mas infelizmente não deixa de ser mais uma ”mentira” nacional : praias aceitáveis embora com bastante lixo , mas com águas limpas , acessos deploráveis e sobretudo  milhões de barracas nas favelas imundas que cercam quase por completo a vila E COM ACESSO QUASE DIRECTO À PRAIA……… !!!

Cereja no topo do bolo??? Simples : UMA GIGANTESCA ETAR EMANANDO UM CHEIRO NAUSEABUNDO ( claro !!! ) NO MEIO DA VILA , e ao lado de vários condomínios fechados com nomes super-pomposos , em geral nomes franceses ou ingleses = VENDEM MELHOR !!!

NÃO HÁ QUEM VEJA TANTA ASNEIRA JUNTA ??? Que tipo de turista se sentirá atraído por tal lugar ???……………

Muitos restaurantes , bares , snacks , sorveterias , etc mas de aspecto médio-baixo ( praticamente todos vazios….) , barcos muito pequenos dos pescadores a caírem de podres , meio abandonados na areia , lixo e lixo e mais  lixo até perder de vista , enfim…….o que é que atrai as pessoas aquela vila ???? Uma percentagem muito significativa dos andares dos prédios estão à venda ou são para alugar , os proprietários ao quererem fazer notar a sua intenção de venda ou aluguer  INUNDAM com cartazes gigantescos tudo o que é porta e janela , dando um aspecto ao imóvel de ….”barato e desinteressante” ……!!!!!

A vila até acredito que . em tempos idos tipo anos 70-80 tivesse sido típica e algo interessante , contudo o seu desordenado crescimento somado às inúmeras favelas que as autoridades deixaram construir lado a lado com prédios e urbanizações , tudo isso levou a uma decadência irreversível , tornando o local uma sombra do que já foi…….

Estivemos uma tarde inteira na vila e apenas vimos um casal de franceses ……… ; aliás , tínhamos planeado ficar em ARRAIAL DO CABO 2 dias e , ao fim de um par de horas de visita ,  despedi-mo-nos de local tão mal cheiroso e desinteressante !!!

 

e as favelas descem para a praia....

e as favelas descem para a praia….

 

uma agradável praia contudo com péssimo acesso....

uma agradável praia contudo com péssimo acesso….

 

ARRAIAL DO CABO (6)

 

a melhor areia mas infelizmente muito lixo na praia

a melhor areia mas infelizmente muito lixo na praia

 

ARRAIAL DO CABO (12)

 

 

o centro , junto à praia principal mas ......favelas à vista !!!

o centro , junto à praia principal mas ……favelas à vista !!!

 

pois é , parece mentira mas é verdade !!!

pois é , parece mentira mas é verdade !!! E ISTO QUASE NO CENTRO DA CIDADE !!!!!!!!

 

Segui-se a mais que famosa ARMAÇÃO DE BÚZIOS ; finalmente um local muito aprazível , uma cidade ordenada e sem favelas à vista , ou seja , elas existem contudo estão longe !!!

Búzios , como é mais conhecida , tem cerca de 20 praias e quase todas elas de superior qualidade ; finalmente foi possível ver muitas centenas ( milhares ??? ) de turistas de diversas nacionalidades FORA DO RIO DE JANEIRO , e isto por que BÚZIOS tem uma enorme fama internacional , e confesso , com uma certa razão…..

As pousadas ( no Brasil o termo POUSADA significa mais ou menos o que nós designamos por PENSÃO ) são às largas CENTENAS e segundo nos informou um empresário português radicado na cidade proprietário de um bar-restaurante , a esmagadora maioria das pousadas são pertença de ……..argentinos !!! É claro que há também hotéis , alguns deles bem modernos e pomposos , e isto uma vez mais por que BÚZIOS atrai verdadeiras multidões ; quando estivemos em BÚZIOS o verão já tinha terminado contudo algumas das praias apresentavam uma moldura humana bastante interessante , embora sem os multidões do típico verão….. ; BÚZIOS  ficou famosa e bem conhecida a partir do momento em que BRIGITTE BARDOT passou no local várias temporadas nos idos anos 60 e 70 , lá conduzida pela primeira vez pelo seu namorado brasileiro , um conhecido play-boy.

Devido à enorme dificuldade em estacionar a estrelita …..onde nos apetecesse , ficámos instalados num enorme descampado a servir provisoriamente de parque de estacionamento com guarda , pela módica quantia de 15 reais por dia , enquanto que um parque de estacionamento clássico não nos cobraria menos de 40 reais por cada 24 horas….

É claro que não visitámos as cerca de 23 praias existentes à volta de BÚZIOS , visitámos apenas 5 e mostramos algumas fotos delas :

 

PRAIA FERRADURA-BÚZIOS (2)

 

PRAIA GERIBÁ-BÚZIOS (3)

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (3)

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (4)

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (7)

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (8)

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (2)

 

pois é , a realidade é esta : nas praias de Búzios não existem favelas em redor .......e os turistas abundam !!!

pois é , a realidade é esta : nas praias de Búzios não existem favelas em redor …….e os turistas abundam !!! Esta é parte da praia de GERIBÁ em BÚZIOS

 

na famosa praia João Fernandes em Búzios não se vêem favelas !

na famosa praia João Fernandes em Búzios não se vêem favelas à volta da praia , daí que se encha com turistas !!! !

 

PRAIA JOÃO FERNANDES-BÚZIOS (14)

finalmente um acesso à praia mais ou menos decente…………BÚZIOS , CLARO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

A VESPA apresentava sinais de …..”doença” e após visita a um competente mecânico já sabemos a razão das maleitas ; ela ia-se abaixo frequentemente quando parávamos , custava muito a ganhar velocidade e não andava tão depressa quanto antes …….; resumindo , o competente mecânico desconfiou de imediato de algum problema no filtro de ar e embora nunca tivesse mexido numa VESPA e mostrasse até algum receio em mexer nela , dispôs-se a ajudar ; desmanchou a caixa que contém o filtro de ar e perante nossa enorme surpresa , de lá saiu de imediato uma enorme quantidade de ……..ÓLEO !!! Ora acontece que a esponja que compõe o filtro de ar é levemente , muito levemente molhada em óleo , afim de que as impurezas do ar fiquem retidas nessa esponja ; é suposto deitar-se apenas e só um dedal de óleo , contudo aquando da última revisão o mecânico que a fez ensopou a esponja em óleo e , claro , a mota pouco a pouco começou a ….”sufocar” !!! Naquele compartimento não passa óleo e não era pois suposto haver mais do que uma leve película de óleo na esponja , contudo a mesma estava ensopada em óleo……literalmente !!!

AI,AI,AI SENHOR NELSON QUANDO EU REGRESSAR VAI-ME OUVIR !!! FOI VOCÊ QUE FEZ AS ÚLTIMAS REVISÕES À MINHA LAMBRETA !!!!!!!!!!!! ESTA NÃO LHE PERDOO………

Depois de tudo limpo , o trabalhar da ”lambreta” ( como dizem aqui ….) passou a ser totalmente diferente ; quanto à potência , foi-me explicado que a MELHOR gasolina no Brasil tem apenas e só 89 octanas pois misturam sempre álcool ( etanol )  , o governo autoriza a mistura de álcool até 28% mas como é muito barato , as gasolineiras misturam-no numa proporção superior para aumentarem o lucro , resumindo e concluindo , os nossos carburadores não estão preparados para tal mistura e ….sofrem desalmadamente !!! Quando eu informei o mecânico que em Portugal a nossa gasolina tem 98 octanas ele nem queria acreditar………QUE SONHO , QUE SONHO  dizia ele !!! Ou seja , até sairmos do Brasil teremos de andar na mota com esta gasolina falsificada pois …….é o melhor que aqui há !!!

Voltando a BÚZIOS , gostámos , francamente gostámos e acreditamos plenamente que , se as autoridades cuidassem de outras estâncias de veraneio como cuidam de  BÚZIOS , o turismo no Brasil teria certamente outro impacto…; eis mais algumas fotos de BÚZIOS :

 

BÚZIOS (4)

BÚZIOS tem muito a agradecer à BB…..

 

BÚZIOS (9)

 

BÚZIOS (11)

 

Seguiu-se uma longa ”caminhada” de algumas centenas de kms até OURO PRETO , uma das cidades históricas mais importantes fundada pelos portugueses e repleta de igrejas e outros edifícios de origem portuguesa ; nesta região do ESTADO DE MINAS GERAIS , existem várias cidade coloniais que fazem parte muito importante da história deste país , refiro-me a OURO BRANCO , OURO PRETO , MARIANA , CONGONHAS , DIAMANTINA , S. JOÃO DEL REI , TIRADENTES , etc ; logicamente não poderíamos visitar todas pelo que optámos pelas mais importantes , as que mantiveram traços portugueses mais marcantes : OURO PRETO e MARIANA , das quais falarei mais adiante .

Entretanto no caminho não podíamos evitar de visitar a famosa PETRÓPOLIS , cidade fundada a meio do século XIX para ser um ”refúgio” de verão da nobreza e ricos desse tempo, o local favorito de veraneio da família imperial brasileira ; a cidade foi fundada por D.PEDRO II e durante muitas décadas foi realmente o ”AI-JESUS” dos brasileiros ; o caminho até lá é verdadeiramente espectacular , umas montanhas de rara beleza com vegetação luxuriante , chega-se finalmente a 800 metros de altitude e a paisagem é sublime…… ; MAS DEPOIS VEM A MISÉRIA E A DESGRAÇA !!!!

A cidade cheira mal , o lixo está por todo o lado , as favelas …..não perdoam , os esgotos estão a céu aberto ….., enfim , o costume !!! Ruas de certo modo apertadas , tudo muito acidentado , totalmente impossível estacionar para pernoitar onde quer que fosse ; demos imensas voltas  pela cidade e não conseguimos ver um único local onde pudéssemos estacionar a AC por 1 ou 2 noites ; não tivemos outra alternativa senão tirar um par de fotos rapidamente , uma breve visita à catedral e……..fomos embora !!! Com certa pena pois toda a região é um conhecido pólo gastronómico e havia certos palácios merecedores de uma visita……..; lamentavelmente uma vez mais , um outro local como tantos outros sem um CAMPING pois este tipo de lazer ainda não está suficientemente implantado no Brasil ; soube que neste país , os 3 ou 4 fabricantes de autocaravanas produzem na sua totalidade E POR ANO cerca de 100 veículos , ou seja , o que um fabricante MÉDIO europeu produz por mês………..

 

petrópolis

 

a caminho de Petrópolis

a caminho de Petrópolis

 

o palácio QUITANDINHA , construído na década de 50 para ser o maior casino da América do Sul : durou 2 anos como casino !

o palácio QUITANDINHA , construído na década de 50 para ser o maior casino da América do Sul : durou 2 anos como casino !

 

petrópolis (2)

petrópolis (3)

 

a catedral

a catedral

petrópolis (5)

 

petrópolis (6)

 

petrópolis (7)

 

 

Quanto a OURO PRETO , é realmente uma cidade encantadora , onde afinal ficámos 6 noites  não apenas pelo que havia para ver mas igualmente para descansar um pouco ; como já estamos em pleno OUTONO , o tempo está mais fresco e o céu frequentemente nublado pelo que as baterias da AC não carregam tão facilmente  ; face à prolongada permanência , resolvemos pernoitar no insípido CAMPING local que de bom apenas tinha o preço : 25 reais /noite  ( cerca de € 5.90 ) com electricidade incluída mas sem internet ( CLARO !!! ) ; instalações extremamente básicas e pobres , além de sujas , mas era o único local possível para pernoitar já que OURO PRETO é extremamente acidentada com ruas que a AC nem engrenada em 1ª jamais subiria…….; aliás , aconteceu várias vezes que , em muitas das ruas , a Marilia tinha que descer da Vespa e subir a íngreme rua a pé pois com os dois montados ela nem se mexia !!! 

OURO PRETO foi durante imensos anos a capital do ESTADO DE MINAS GERAIS , até a mesma passar para a recém construída BELO HORIZONTE ; é PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE e justifica plenamente uma demorada visita .

Uma personagem de alto significado para o povo brasileiro nasceu na região e chamava-se JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER , muito mais conhecido por…..TIRADENTES ; foi um dos revoltosos iniciais contra o domínio português tendo sido preso e condenado à forca ; enforcado na praça pública , mas para terem a ……….. certeza que o ”trabalho” ficava bem concluído , foi em seguida ………..esquartejado !!

A figura do TIRADENTES é de tal importância capital para os brasileiros que a principal praça de OURO PRETO chama-se exactamente PRAÇA TIRADENTES , havendo uma cidade ao norte do estado com o mesmo nome ………e incontáveis ruas no país assim chamadas !

OURO PRETO tem nem mais nem menos do que 14 (!!!) igrejas e mais meia dúzia de capelas………; ou seja , ” quer queiram quer não , hão-de ser católicos à força ” !!!

Estou a brincar , pois a verdade é outra : a desmesurada construção de igrejas super pomposas para a época  ( século XVII , XVIII e XIX ) deveu-se à enorme prosperidade dos colonos e residentes devido à abundante extracção do ouro e dos diamantes ; era em toda esta região  onde se situavam a grande maioria das minas de ouro e algumas de diamantes , exploradas inicialmente por portugueses ; hoje em dia , apenas resta uma única mina de ouro em actividade .

As igrejas , obviamente todas de traça portuguesa e …..mal conservadas , estão espalhadas em todas aquelas cidades , contudo em 2 delas especialmente : OURO PRETO e MARIANA , sendo que PASMEM-SE BEM : É PROIBIDO FOTOGRAFAR O INTERIOR DELAS PARA PROTEGER A ARTE SACRA DOS ROUBOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tal foi-nos repetidamente dito em várias igrejas ! Ou seja , não fotografar é isso que protege as igrejas dos frequentes roubos de arte sacra !!! Não é a segurança , não são as câmaras de CCTV , não são os alarmes , etc ………………………………são as fotografias , as grandes aliadas dos ladrões !!!!!

OH DEUS , PERDOA-LHES MAIS UMA VEZ TANTA ESTUPIDEZ JUNTA !!!! Assim , inundam o interior das igrejas com pequenos cartazes em português e inglês onde evidenciam que é estritamente proibido filmar ou fotografar ; em cada igreja há 4-5-6 funcionários pagos para fazerem respeitar as instruções ……não sei de quem , ou seja , do iluminado que teve esta ”apagada”ideia !!!

OH ESTÚPIDO , USA A CABEÇA !!!!!!!!!!!! ACORDA E COPIA O QUE SE PASSA NO MUNDO INTEIRO !!!!!!!!

Subrepticiamente consegui apenas e com dificuldade um par de fotos………; algumas das igrejas estão em obras e portanto fechadas , mas é claro que não visitámos as 14 , apenas 6-7 :

 

IGREJA DE N. SRA. DO CARMO

IGREJA DE N. SRA. DO CARMO

 

igreja de n.sra. do carmo (3)

TUDO ESCULPIDO PELO ”ALEIJADINHO” EM PEDRA-SABÃO

 

SONY DSC

AZULEJOS PORTUGUESES DO SÉCULO XVIII

 

SONY DSC

IDEM

 

SONY DSC

IDEM

 

SONY DSC

IDEM

 

IGREJA DE N. SRA. DO PILAR

IGREJA DE N. SRA. DO PILAR

 

IDEM

IDEM

 

IDEM

IDEM

 

IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO

IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO

 

igreja de n.sra. do rosário (1)

IDEM

 

IDEM

IDEM

 

IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO

IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO

 

IGREJA DE S. FRANCISCO DE ASSIS

IGREJA DE S. FRANCISCO DE ASSIS

 

ESTA É CONSIDERADA A OBRA MAIS IMPORTANTE DO ''ALEIJADINHO''

ESTA É CONSIDERADA A OBRA MAIS IMPORTANTE DO ”ALEIJADINHO”

 

igreja de s. francisco de assis (9)

 

igreja de s. francisco de assis (12)

 

 

É A MAIS IMPORTANTE IGREJA DE OURO PRETO E A MAIS.......GUARDADA !!!

É A MAIS IMPORTANTE IGREJA DE OURO PRETO E A MAIS…….PROTEGIDA  CONTRA FOTÓGRAFOS !!!

 

IGREJA DE SANTA EFIGÉNIA

IGREJA DE SANTA EFIGÉNIA

 

IGREJA DE N. SRA. DAS MERCÊS

IGREJA DE N. SRA. DAS MERCÊS

 

IDEM

IDEM

 

IGREJA DE S. FRANCISCO DE PAULA

IGREJA DE S. FRANCISCO DE PAULA

 

IGREJA DE S. FRANCISCO DE PAULA

IGREJA DE S. FRANCISCO DE PAULA

 

Há imensa arte sacra em várias das igrejas da autoria do ultra famoso ”ALEIJADINHO” ( na realidade chamado ANTÓNIO FRANCISCO LISBOA ) , um incrível escultor e arquitecto,  filho de um português construtor e arquitecto e da sua ……..escrava negra ; teve durante muitos anos lepra e outras deficiências , contudo tal não o impediu de fazer notáveis obras , especialmente esculturas em pedra e madeira ; uma significativa parte das igrejas de estilo barroco foram realizadas por ele em OURO PRETO e MARIANA , especialmente as fachadas de muitas das igrejas , assim como os seus interiores , evidenciam a mestria do seu trabalho.

De realçar que OURO PRETO tem a nível mundial a MAIOR concentração de arte sacra de estilo barroco em igrejas .

Entretanto algumas fotos de OURO PRETO ( é possível ver-se a enorme inclinação de algumas ruas)  :

 

IMG_2649

 

IMG_2654

 

 

IMG_2695

 

museu da inconfidência e igreja n.sra. carmo

 

 

ex-câmara municipal , hoje museu

ex-câmara municipal , hoje museu

 

PRAÇA TIRADENTES

PRAÇA TIRADENTES

 

SONY DSC

 

 

FEIRA DE ARTESANATO

FEIRA DE ARTESANATO

 

a praça principal da cidade

a praça principal da cidade

 

DSCN3038

 

DSCN3040

 

 

DSCN2993

 

DSCN2997

 

 

DSCN3001

 

DSCN3039

 

DSCN3019

 

DSCN3003

 

DSCN3025

 

 

DSCN3034

 

DSCN3048

 

DSCN3035

 

DSCN3045

 

DSCN3047

 

DSCN3050

 

a Marilia com a mania dos investimentos.....

a Marilia com a mania dos investimentos…..

 

 

mas depois aparece a outra realidade.....

mas depois aparece a outra realidade…..

 

DSCN3013

 

para qualquer lado onde se olhe quase só se vêem igrejas.....

para qualquer lado onde se olhe quase só se vêem igrejas…..

 

Fomos igualmente a MARIANA , cidade distante de OURO PRETO apenas 22 kms e a 1ª vila a ser constituída no estado de MINAS GERAIS ainda no século XVII ; obviamente fomos na VESPA e deu para admirar a luxuriante paisagem verde , salpicada aqui e acolá por aldeias , infelizmente extremamente pobres….. ; MARIANA foi o local de nascimento do célebre pintor MESTRE ATHAYDE , o qual pintou os mais importantes tectos das igrejas mais conhecidas de OURO PRETO e MARIANA , as quais por sua vez foram valorizadas pelo extraordinário trabalho do igualmente célebre ALEIJADINHO  ; o expoente máximo da notável obra do MESTRE ATHAYDE é o tecto da IGREJA DE S. FRANCISCO DE ASSIS em OURO PRETO o qual infelizmente não nos foi possível fotografar – – – – – – – A PROIBIÇÃO DE FOTOGRAFAR SERVE PARA PROTEGER A ARTE SACRA DOS ROUBOS , LEMBRAM-SE ????? TECTOS INCLUÍDOS !!!!!!!!!!!!!!!

Vale a pena pesquisarem por este tecto na internet , mas claro , não esperem ver um tecto tipo ……..CAPELA SISTINA , ok ???? Mas é bastante bonito de qualquer modo……

 

CÂMARA MUNICIPAL

CÂMARA MUNICIPAL

CATEDRAL : fechada para obras...

CATEDRAL : fechada para obras…

 

UMA AO LADO DA OUTRA.......

UMA AO LADO DA OUTRA…….

 

DSCN3060

 

DSCN3063

 

DSCN3064

 

 

 

 

e aí está a Vespa ao cantinho !

e aí está a Vespa ao cantinho !

 

DSCN3079

 

DSCN3080

 

DSCN3083

 

IGREJA DE N. SRA. DO CARMO

IGREJA DE N. SRA. DO CARMO

 

IGREJA DE S. FRANCISCO DE ASSIS

IGREJA DE S. FRANCISCO DE ASSIS

 

IGREJA DE S. PEDRO DOS CLÉRIGOS

IGREJA DE S. PEDRO DOS CLÉRIGOS

 

E ENFIM , POR € 3.50 NÃO SE PODE EXIGIR NEM GRANDES E LUXUOSAS INSTALAÇÕES , NEM MUITO MENOS CORTES DE CABELO DECENTES , NÃO É VERDADE ???

E ENFIM , POR € 3.50 NÃO SE PODE EXIGIR NEM GRANDES E LUXUOSAS INSTALAÇÕES , NEM MUITO MENOS CORTES DE CABELO DECENTES , NÃO É VERDADE ???

 

E pronto , daqui seguir-se-à a última paragem no BRASIL , AS FAMOSAS CATARATAS DE IGUAÇÚ , MAS COMO JÁ SABEM …………………. ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE ?????????

Avise-me por email sobre novas publicações !



30 comentários para “E DEPOIS DO RIO ………..”

  1. Marcos Santini diz:

    Boa noite. Os vi hoje (14/3) e ontem aqui em Maringá. Espero que tenham visto nossa catedral em formato de foguete, bem inusitado. Estou lendo muito e adorando seus relatos. Gosto muito da franqueza com que escrevem. Realmente nossas praias carecem de limpeza e estrutura. As do Sul tem águas escuras e frias. As do Nordeste são lindas e de águas verde claras mornas. Seria interessante se pudessem visitar o pantanal a ver jacarés e a cidade de Bonito. Vi que indagou porque falamos tanto de apelido, de fato até jogadores de futebol são mais conhecidos pelos apelidos do que pelo nome. Exemplo: Pelé (Edson), Ronaldinho (Ronaldo). Foz do Iguaçu é bem interessante. Boa viagem!

    • Almeida José diz:

      Eu os vi em Maringá, fiz umas fotos, gogostei muito.

      • Maria Melo diz:

        Boa noite, Marília e David:

        Gostei muito de ler os relatos e apreciar as fotos. Foi tudo muito revelador. Agradeço o facto de nos proporcionarem participar nas vossas viagens.
        Desejo-lhes continuação de boa viagem.
        Saudações autocaravanistas,
        Maria Melo

        • admin diz:

          olá maria melo !
          obrigado pelo comentário e pelos seus votos
          david+marilia

      • admin diz:

        ainda bem que viu e gostou do que viu……

    • admin diz:

      olá marcos !
      muito obrigado por comentar.
      não houve tempo de visitar a catedral em maringá mas achámos a sua cidade bastante interessante.
      um abraço
      david+marilia

  2. Ricardo Miguel diz:

    Bom dia amigos, mais um excelente post.
    Amigo Estrela diga-me uma coisa, aqueles sinais de trânsito que aparecem ás centenas nas suas fotos são de proibição de estacionar?
    Abraços e não parem de postar 😉

  3. José Duarte Santinho dos Santos diz:

    Amigos,
    Já estava a estranhar a v/ ” ausência”.
    Fico satisfeito por saber que está tudo bem!
    Muito obrigado pelas fotos e pelas magnificas descrições.
    Que continuem a disfrutar desse passeio de sonho.
    Cumprimentos

    • admin diz:

      olá santinho !
      ainda bem que gostou , quanto à quantidade de fotografias…..não se podem queixar !
      um abraço
      david+marilia

  4. Amigos
    A minha esposa conhece alguns dos lugares que visitaram, fez-lhe bem reviver.
    E, concorda com a vossa opinião referente a alguns lugares menos cuidados. É pena, mas que fazer!
    Prezo em saber que a vossa aventura continua maravilhosa.
    Continuem a desfrutar,
    Abraços
    Martinez Jm

    • admin diz:

      olá martinez !
      obrigado por comentar e por elucidar.
      um abraço
      david+marilia

  5. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Mais uma completíssima descrição dos locais por onde vão passando. Com tantos pormenores, não duvido que levaram meses a ler e pesquisar sobre todos os locais que iriam visitar! De tal maneira que, a milhares de quilómetros, termos a impressão de que vamos à boleia da Estrelita!
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      na realidade a exaustiva preparação da viagem demorou quase 2 anos e meio , todos os países menos usa e canadá , estes estão agora a ser estudados !
      apenas com uma cuidada preparação se podem realizar aventuras deste género , caso contrário ….nem vale a pena arriscar !
      um abraço
      david+marilia

  6. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Realmente in loco o Brasil não é aquilo que imaginamos que seja, um Pais maravilhoso. Tem realmente grandes paisagens, é tudo em grande, mas fora das grandes cidades é um pouco mais seguro, mas muito pobre. è a minha opinião, peço desculpa, mas preocupa-me a vossa circulação nesse país. tenham muita sorte e saúde, e muito cuidado. Se não fosse o meu irmão que vive aí á mais de 40 anos eu mais a minha mulher eramos assaltados logo na 1ª noite. Um grande abraço amigos

    • admin diz:

      olá eduardo !
      realmente o brasil não é ”o país maravilha” , tem coisas maravilhosas mas tem coisas muito próprias de um país do 3º ou 4º mundo……; veja-se por exemplo quão nojenta é a sua política interna , verdadeiramente vergonhosa esta acção da dilma ter nomeado o lula ministro in extreminis apenas e só para ele fugir à justiça : nem é 3º mundo é 4º mundo , tipo burkina faso ou mali !!!!!
      um abraço
      david+marilia

  7. Miguel diz:

    Olá, tios! Cheguei esta manhã e fiquei deslumbrado com a vossa viagem.Em Setembro estarei ao pé de vocês. A minha avó manda dizer que vai escrever em breve. Os tios irão ser, SEMPRE, uma grande referência para mim.Quero poder fazer algumas dessas espantosas viagens com o mesmo espírito aventureiro da família. Que tudo corra pelo melhor. A avó manda dizer que tenham muito cuidado daqui para a frente. O mau tempo que assola o Brasil tem feito imensos estragos nas estradas.
    Viva a vida!!!!!
    Miguel

    • admin diz:

      olá miguel !
      então aprende depressa a ler para poderes desfrutar dos posts…..
      tios

  8. Goncalves diz:

    Leio com muita avidez todos estes relatos, obrigado pela forma tão clara e concisa como são apresentados.
    Continuação de boa viagem.

    Gonçalves

    • admin diz:

      obrigado por comentar pela 1ª vez , esperando nós que não seja a última…..
      ainda bem que os posts são do seu agrado.
      david+marilia

  9. Olá, Estrelas
    As v/ crónicas são sempre um excelente momento de leitura, sobretudo porque adornadas com magníficas fotografias desse imenso país tropical. Quando por cá o frio parece não nos querer largar, apesar da chegada da Primavera, faz bem «sentir» o calor das v/ palavras na abordagem desse litoral brasileiro (há uma foto de Búzios que me faz lembrar a baía de S. Martinho do Porto). Adorei, mais uma vez!
    Dentro de 2 dias partirei para uma viagem de autocaravana em que procurarei visitar a Bretanha francesa, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo. Daí que só estarei por cá dentro de 50 dias (raramente escrevo ou uso a internet durante as viagens). Mas prometo, quando chegar, enviar-vos um abraço de amizade.
    Continuação de excelente viagem
    Abraço do CG

    • admin diz:

      OLÁ C.G. !
      JÁ SENTÍAMOS FALTA DOS SEUS COMENTÁRIOS…..; OBRIGADO POR SE TER LEMBRADO !
      A TAL PRAIA É MUITO , MUITO BONITA E É UMA DAS FAVORITAS DE QUEM VISITA BÚZIOS , CHAMA-SE MUITO PROPRIAMENTE ”PRAIA DA FERRADURA”…..
      QUANTO À SUA VIAGEM , EM 1º LUGAR DESEJAMOS QUE CORRA SEM QUALQUER CONTRATEMPO ( ESSES FICAM PARA NÓS…..) , DEPOIS QUE GOZE IMENSO E TIRE MONTES DE FOTOS!!!
      SE ME É PERMITIDO METER-ME ONDE NÃO SOU CHAMADO , EU CONHEÇO EXTREMAMENTE BEM A EUROPA POIS COMECEI A VIAJAR DE COMBOIO PELA EUROPA TINHA UNS MEROS 16 ANOS ….PELO QUE DOU-LHE UM PAR DE SUGESTÕES :
      LUXEMBURGO : É QUASE UMA PERDA DE TEMPO POIS QUASE NADA PARA VER….
      BÉLGICA : A CAPITAL E BRUGES SÃO ENGRAÇADOTAS MAS POUCO MAIS DO QUE ISSO….; PREPARE-SE PARA MUITA CHUVA !!!
      HOLANDA : A VER PROFUNDAMENTE POIS HÁ CIDADES MUITO INTERESSANTES APARTE DE AMSTERDAM , ALÉM DE QUE OS HOLANDESES SÃO UM POVO SUPER DIVERTIDO !
      BRETANHA : ACHO QUE FAZ MUITO BEM , CONTUDO ”DEVIA” INCLUIR A NORMANDIA ( IMPERDÍVEL !!! ) ; EM AMBAS AS PROVÍNCIAS COME-SE MUITO BEM….SENDO AS OSTRAS BOAS E BARATAS NA COSTA ; LATICÍNIOS ? UMA PERDIÇÃO…..
      DE QUALQUER FORMA…..MUITO BOA VIAGEM E UM ABRAÇO !!!
      DAVID+MARILIA

  10. Aurélio Raposo diz:

    Olá Meus caros,David e Marília,adorei as fotos maravilhosas,mas essas leis brasileiras são assim tão diferentes de uns sítios para outros a nível de limpeza e construção clandestina,de quando em quando lá aparecem umas praias limpas,enfim as viagens servem mesmo para ver as diferenças e aproveitar o que vale a pena,mas agora com a possível saida da Dílma do governo pode ser que as coisas melhor, mas duvido ,um abraço e até breve.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      ainda bem que gostou, haverá mais no futuro….
      quanto à dilma ….é só esperar um pouco mais !
      um abraço
      david+marilia

  11. Joao Pedro Bizarro diz:

    Olá viajantes

    Tal como vós também gostei muito de Búzios. Apenas fiquei com a sensação que nós Portugueses não éramos assim tão bem vindos.

    Continuação de boa viagem e obrigado pela extraordinária reportagem dessas vilas e cidades.

    Esta madrugada também me farei à estrada. Barcelona e sul de França será o destino.

    Um abraço

    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá joão !
      na realidade búzios é uma das excepções do brasil ….
      quanto aos portugueses , francamente depois de 88 dias no país nós não temos essa impressão, fomos sempre muito bem acolhidos e com enorme simpatia !! agora o que acontece com uma certa generalidade é outra coisa : para os brasileiros , o português é ”parolo”, ”saloio”, ”atrasado” , + – ”estúpido” , enfim temos uma série de …..”qualidades” que eles , muito mais ”evoluídos” do que nós , não possuem !!!
      quanto à sua viagem , em 1º lugar que corra tudo bem e depois um sério aviso : muito , muito cuidado com barcelona , sabe que é uma das cidades onde ocorrem mais assaltos na europa ???
      um abraço e desfrute do passeio
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks