G P L

A esmagadora maioria dos companheiros autocaravanistas gasta apenas uma ou no máximo duas botijas de gás por ano ( normalmente propano )  , contudo para aqueles que por vezes fazem viagens mais longas ou por largos períodos de tempo

não há dúvida que o mais aconselhável é instalarem um ou dois depósitos de GPL , pois este gás é fácil de encontrar por quase todos os países  ; infelizmente eu não me tinha apercebido desta possibilidade mais cedo caso contrário já teria posto em prática todo este processo.

Mas passo a elucidar : primeiro que tudo o GPL ( GÁS DE PETRÓLEO LIQUEFEITO ) ou internacionalmente conhecido por LPG em inglês ou até GLP em castelhano , não é mais do que uma mistura em proporções variáveis de PROPANO com BUTANO , sendo este último na maioria dos casos numa baixa percentagem ; claro que os dispositivos das nossas autocaravanas ( fogão,forno,boiler e frigorífico ) aceitam normalissimamente esta mistura chamada GPL , sem qualquer problema para os aparelhos ; a instalação em paralelo com as botijas tradicionais de gás é bastante fácil de ser feita por técnicos de GPL e ronda os € 850 para 2 depósitos de 104 litros de gás de capacidade, contudo há que tomar em conta que NUNCA se podem encher o(s) depósito (s) acima de 80% da sua capacidade nominal , por razões de segurança , mas felizmente existe uma válvula que não permite o enchimento de qualquer depósito acima dos tais 80% da sua capacidade nominal ; assim , 2 depósitos de 52 litros cada levam no máximo 83 litros de gás GPL , o que grosso modo equivalem a 4 botijas normais de 13 kgs ( 20 litros de gás ) ; os depósitos são na maioria dos casos cilíndricos e há-os de todas as capacidades , tudo depende do espaço que se tem por debaixo da autocaravana , aí sendo normalmente colocados ,extremamente bem seguros ao chassis da viatura .

A vantagem de se colocarem os depósitos em paralelo com as 2 botijas tradicionais de gás é que ficamos com uma tremenda autonomia de 120 litros de gás , o que nos dá facilmente para 5-6 meses contínuos de consumo ; mas , na realidade a grande vantagem está no factor preço , pois o GPL custa na ordem dos € 0.76 / litro e o seu rendimento é cerca de 20% superior ao tradicional propano ; uma outra enorme vantagem é o facto de ser bem cómodo chegarmos a uma estação de serviço e ……… enchermos o depósito como se de gasóleo se tratasse …………… ,é prático , é seguro , é económico e acabaram-se as danças das constantes e irritantes trocas de botijas de gás por todo o lado !!!

Há vários instaladores espalhados pelo país , contudo nem todos os que transformam carros de gasolina para GPL , fazem a instalação em autocaravanas , mas apenas alguns ; a maior dificuldade nem é  técnica mas sim  prática , isto é , como colocar em perfeitas condições de segurança, estabilidade  e numa horizontalidade a 100 %  perfeita um ou dois enormes cilindros de aço por debaixo do chassis , quando normalmente estes instaladores não têm elevadores preparados para levantar bem alto as CC  , é um árduo trabalho que tem de ser feito ………no chão de barriga para o ar !!! Há que colocar um redutor especial pois o débito de GPL não deve ser igual ao das botijas , em que a pressão recomendada é de 30 mbares .

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “G P L”

  1. José Ricardo Ferrari diz:

    Parabéns, você conseguiu…… Imagino a dificuldade que foi fazer essa instalação…
    Os equipamentos aceitaram bem a pressão? Andei pesquisando por aqui, no Brasil, e não descobri ninguém que tenha feito essa adaptação… Todos utilizam esses inconvenientes botijões que mudam de bico em cada país aqui da América latina.
    Abraços !!!

    • admin diz:

      olá josé !
      obrigado por nos continuar a seguir.
      não foi nada fácil fazer esta instalação do GPL mas de certeza que vai valer a pena !!!
      um abraço
      david+marilia

  2. Dmsmoreira diz:

    Excelente ideia!

    Apenas uma questão. Não seria ideal (se possível) colocar uma “chapa” para proteger de eventuais pancadas na parte inferior da AC, atingirem os depósitos?

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      olá companheiro !
      para esta viagem que se vai iniciar não andaremos em estradas de ”calhaus” pelo que tal protecção afigura-se desnecessária mas no futuro……..nunca se sabe ! isto apesar de os cilindros serem feitos em aço de 4mm de espessura.
      um abraço
      david+marilia

  3. António Cozinheiro diz:

    Olá Companheiro David.
    Penso que vai valer a pena. para quando a GRANDE VIAGEM ??
    Um abraço

    Pires Cozinheiro

    • admin diz:

      olá Pires !
      a……..GRANDE VIAGEM é sempre a próxima…!!! estamos quase a partir- – – – – – – só falta o quase !
      um abraço
      david+marilia

  4. Lucas DaSilva diz:

    Estimado David,
    Li atentamente todo texto relacionado com a instalação do sistema GPL na Autocaravana o que, na minha opinião, não podia ser mais elucidativo e esclarecedor.

    Realmente, o mais provável, tendo em conta as enormes vantagens do sistema será decidir por essa solução na minha autocaravana.

    Aceite os meus agradecimentos; e o meu abraço, com estima.

    Com amizade, sou,
    L.Lucas DaSilva

    • admin diz:

      olá lucas da silva !
      ainda bem que o post foi proveitoso para si ; mesmo que não se façam grandes viagens de vários meses , a economia no custo do gpl em relação ao propano é bastante significativa ( o gpl por kg sai bem mais barato do que o gás propano em botijas ), além de ser muito mais prático encher o depósito/cilindro uma vez ”quando o rei faz anos” do que andar sempre a acartar bilhas de gás às costas …….
      obrigado por comentar
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks